4

Roberto Rocha e a agenda positiva do governo Edivaldo Júnior

Por Robert Lobato

Qualquer levantamento sério feito destes mais de 120 dias de governo Edivaldo Holanda Júnior vai mostrar que a principal ação concreta foi encabeçada pelo vice-prefeito Roberto Rocha (PSB).

Claro que as ações empreendidas pelo vice conta com o aval do prefeito, mas é mérito de Rocha a principal “novidade” da administração de São Luis até aqui: a reativação, estruturação e ampliação do Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento (Cinpra).

Além do município de São Luis, que é o principal ente público do Cinpra, a atitude de empreendedorismo público de Roberto Rocha fez com os municípios de BarreirinhaPaço do Lumiar e São José de Ribamar também se consorciassem em torno da entidade, que já está sendo procurada por outros municípios como São Mateus, Santa Rita, Rosário etc.

Roberto Rocha tem dito que a missão do Cinpra é avançar no aumento da produção rural dos municípios participantes, e para isso tem procurado trabalhar em parcerias com instituições como a Embrapa, Codevasf e universidades públicas locais.

“Temos que avançar. É inadmissível que 90% dos legumes e frutas que consumimos aqui em São Luís sejam oriundos de outros estados. Com o Cinpra é possível mudamos essa realidade”, disse recentemente Roberto Rocha a um jornal da cidade.

O consórcio foi criado em 1997 na administração do então prefeito Jackson Lago. A ideia inicial, conforme costuma explicar o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, era consolidar a união entre os municípios para que todos se desenvolvessem. Para isso, cada município disponibilizaria um percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Quando foi criado, o Cinpra contava com 23 associados!

Durante a administração de Tadeu Palácio, ainda que tenha sido colocado em segundo plano, o Cinpra foi responsável pelo recebimento de vários prêmios nacionais e internacionais condidos a Palácio,  pela ideia e execução do consórcio.

Com o advento da administração João Castelo, o Cinpra caiu em desgraça e foi abandonado por completo.

Agora, na administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o Cinpra volta com toda força, bem estruturado, organizado, com quadro de gestores qualificados e pronto para dar uma contribuição histórica para o setor produtivo de São Luis e demais municípios consorciados.

Tudo isso é mérito, não exclusivo de Roberto Rocha, claro, mas sem a sua sensibilidade de gestor público à causa da produção agrícola e sem a sua visão empreendedora, jamais o Cinpra teria virado a Fênix, tal como aconteceu.

E nem o governo Edivaldo teria agora uma agenda positiva para com apresentar à população.

É isso.

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Se Roberto Rocha falasse de avicultura, eu poderia até acredita em 99%, pois esse rapaz e um galo, já pulou de vários partidos, hoje aparece como salvador da pátria do maranhão sendo candidato ao senado.
    Na verdade esse políticos como esse cara ai, são atraso para o estado, principalmente ele que é filho do pior político do maranhão, graças a Deus já falecido Luis Rocha.

  2. Caríssimo Marco, o CINPRA nunca funcionou e nem irá funcionar, só conversa. Os municípios não recebem recursos do governo federal para investir em agricultura. As secretarias municipais de agricultura são inoperantes, não funcionam, porque não tem recurso, e mais não pagam nem adesão ao seguro safra. Um técnico do sistema estadual chega para trabalhar no município, é pura humilhação para ganhar um prato de comida e 01 litro de gasolina. Pra finalizar, digo mais, se for esperar a agricultura do maranhão alavancar através desses consórcios, o povo do maranhão irá morrer de fome. E se fosse modelo, outros estados já teriam implantados, minha gente olha quem está querendo se promover. Conheci o modelo na época, não teve inicio, nem meio e nem fim. Em Pedreiras tinha uma unidade, e acabou nessa unidade.Isso é falta do que fazer, é querer criar um sistema paralelo.

  3. Na verdade vcs tão doido para encorajar o nome de Roberto Rocha ao senado. Com isso facilitaria a vida de Roseana nessas eleições de 2014. Tu não faz matéria sem mando de alguem do grupo.

    Resp.: é muita bobagem. É impressionante como vcs acabam valorizando o poder do grupo, e até deste blog, com comentários deste nível. Vc acha mesmo que os Sarney passan o dia inteiro monitorando o que a gente vai pu não dizer?!? Quanta bobagem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *