5

“Partido não!”, o novo grito

Manifestantes queimam bandeira do PT na Paulista / Carla Bigatto/BandNews FM

Manifestantes queimam bandeira do PT na Paulista / Carla Bigatto/BandNews FM

O movimento Vem pra rua, São Luís, assim como os outros protestos fora do país, tem uma peculiaridade: o ojeriza a partidos políticos.

Desde a mobilização nas redes sociais, pedia-se que representantes de partidos, seja lá qual fosse, não levantassem a bandeira durante o protesto.

Até aí , muito compreensível, pois o país está se formando por pessoas cada vez mais desiludidas com partidos políticos, relacionando-os apenas à disputa do poder pelo poder.

Contudo, não se pode exagerar. Arrancar a bandeira do militante à força e queimá-la, como fizeram com a bandeira do PSTU, no protesto da quarta-feira (19),  em São Luís, beira ao autoritarismo.

Assim como agredir fisicamente o próprio militante, como alguns fizeram em outras cidades do país.

A ideia é interessante, é até louvável, mas não se pode exagerar.

Perde-se a coerência. É o mesmo que tomar partido, por incrível que pareça.

Pois o inimigo agora é outro.

E o foco, cadê?

Com redação de Aline Alencar

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Em verdade, o que o povo já não aguenta mais, são os políticos.
    Políticos como os do nosso Estado, que contratam professores para fazer “dobra de carga horária” e lhes pagam só a metade do salário a que tem direito, governantes que constroem hospitais só para tirar fotos na inauguração e não colocam em funcionamento para atender a população, deixam a população à mercê dos criminosos, que agem livremente sem que medidas enérgicas sejam tomadas para garantir a segurança a que todos tem direito, …
    Os filhos da revolução estão começando a fazer o que há muito já era para ter sido iniciado – isto é só começo, muitas coisas ainda hão de acontecer para que tenhamos um País verdadeiramente livre e democrático.
    Como disse o poeta Gonzaguinha: “(…) eu acredito é na rapaziada, que seguem em frente e segura o rojão, eu acredito e nessa juventude (…).
    Viva a força e a coragem da nossa Juventude!

  2. TÁ BOM, SE FOSSE LIBERADO O USO DE BANDEIRAS PARTIDÁRIAS, VOCÊS SERIAM OS PRIMEIROS A ACUSAR O MOVIMENTO DE COMUNISTA, DE ESTAR APOIANDO PARTIDO X OU Y.

  3. Aline, você e de uma vulgaridade sem tamanho.no bom português uma comunistazinha sem caráter. Mas comunista não cultiva os bons costumes.

  4. O movimento como todos sabem, e não precisa ser nenhuma cientista político é apartidário até aí tudo bem. No próprio congresso tramita projeto de lei que inibe a criação de novos partidos. Sabe por que? Pra não atrapalhar os grandes PT/PMDB/PSDB entre outros nas próximas eleições. Mas cadê o foco? São fatos que há bastante tempo os brasileiros engolem goela abaixo: corrupção, PÉSSIMA EDUCAÇÃO,SAÚDE, a classe média esquecida, juros abusivos, falta de mobilidade urbana tanto para quem anda de meios próprios, como quem se arrisca em ir de transporte público. Você quer mais focos? Ou você vive na Suíça????

  5. Incoerência maior é desses “Partidários”. O movimento é contra toda a politica que se instalou no país, politica partidária, alguém que vai com bandeira de partido P, M, D ou B dizendo que esse é o melhor, salvador etc e tal é ironia e desrespeito com os manifestantes. Que faça sua manifestação com seus partidários em local e hora diferente. Até em carnaval você tem que ter sintomia com os blocos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *