18

Ricardo Murad pede desculpas públicas a jovem que deu à luz na calçada de maternidade…

Secretário considera lamentável episódio na Maternidade Maria do Amparo e anuncia sindicância para apurar responsabilidades. Ele vai realizar auditoria em todo o sistema para evitar novos casos

 

 

http://www.oimparcial.com.br/blogs/clodoaldocorrea/wp-content/uploads/2013/01/ricardomurad.jpg

Murad: investigação rigososa

Lamentável sob todos os aspectos o ocorrido com a jovem que deu à luz na calçada da Maternidade Maria do Amparo encaminhada pela Maternidade Marly Sarney sob a alegação de superlotação.

Desculpas públicas não resolvem, mas eu peço desculpas à jovem Natália e ao seu esposo.

Nada justifica esse tipo de atendimento.

Determinei não só a abertura de uma sindicância rigorosa, como também uma auditoria em todo o sistema para evitar que situações inadmissíveis como essa possam voltar a ocorrer.

Lamento não ter sido informado do fato tão logo tenha ocorrido.

Ricardo Murad

Secretário de Estado da Saúde

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Ai tem dois exemplos de descaso do governo, primeiro é uma menor de 16 anos e desprovida das ações governamentais e no final ainda é submetida a essa tremenda humilhação e a chefa ainda diz que tem sensibilidade pra cudar das pessoas.

  2. Realmente grandes gestos definem grandes homens, mas este não é o caso!!! Pois, quem trabalha com a vida humana infelizmente não pode errar, ser omisso ou um simples telespectador! Realmente não concordo com o “NÃO ESTÁ FAZENDO NADA ALÉM DO SEU DEVER!” Por que não é dever de um gestor de saúde pedir desculpas: se mãe, o filho tivessem morrido do que adiantaria esse pedido de desculpas??? E não se espante pois muitos aparecerão dizendo: “ MAS NÃO MORREU”.O dever dele é oferecer um serviço de qualidade e que proporcione a quem necessita desse atendimento uma GARANTIA que será bem atendido! concordo com você em partes quando fala “Graças a DEUS pelo bom pré-natal feito por Natália “. Pois, graças a Deus misericordioso que não aconteceu o pior: Morte de ambas!! Pois, até quem não trabalha numa maternidade sabe que um bom pré-natal não resulta no que aconteceu, pois então nobre e digno vereador prove o contrário, e realmente a atitude da ” profissional da saúde estadual” foi maravilhosa, mas não pelo lado profissional como o senhor fala, mas sim pelo lado humano, solidário que naquele momento era o que estava ali ao lado daquela mãe desesperada e com dor, e pra terminar uma coisa eu concordo com Vossa … “que a assistiu até que desse à luz uma nova vida” simplesmente o lado humano só assiste quando Deus trabalha!!!

  3. O pedido de desculpas é louvável, todavia não apaga o constrangimento a que aquela jovem foi submetida. Dessa forma, o Estado e os seus agentes devem ser responsabilizados. Se esse fato tivesse ocorrido em outro Estado, a essas alturas, o secretário de saúde já teria sido demitido. Como estamos no Maranhão da oligarquia sarney, dificilmente isso irá ocorrer.

  4. O Ricardo deve anunciar uma “grande reforma” que gastará alguns milhões e “transformará” a Marly Sarney igual ao Hospital St. Mary’s, onde nascem os bebês da realeza britânica…

  5. Muito provavelmente a pcte não foi examinada na Marly, até porque é fácil, durante o toque vaginal, detectar o periodo expulsivo do parto e, se foi examinada, cometeu-se um crime em envia-la, ainda mais sem pedir previamente o leito ou pelo menos avisar o destino…
    Mais uma sindicância que não vai dar em nada, isto é pratica comum na Marly e UPAs há muitos anos, até porque o Estado não tem uma central de regulação de leitos decente e efetiva…

  6. Pedir desculpas é muito pouco, tem que haver punição exemplar aos profissionais de saude que fizeram com que uma cidadã passe por uma situação vexatoria em todos os sentidos, pondo em risco de morte mãe e filha. Triste povo brasileiro. Uma palavra que resume isto: INDIGNAÇAO

  7. Eu já disse aqui milhares de vezes que nunca votei em nenhum membro da família Sarney, mas como nada é aterno a não ser DEUS, a cada dia me convenço mais que votar na oposição como sempre votei nos meus 50 anos, pois até uma tragédia como essa faz com que politiqueiros e “oposicionistas” de ataque, sim pois esses que fazem oposição a toda e qualquer ação do governo estadual (ações positivas e grande valia para o povo), estão apenas cumprindo um ritual de atacar ou defender por simples conveniência. Só isso!
    São os mesmo que atacavam, Tadeu, Castelo e hoje louvam os mesmo erros que continuam sendo cometidos pelo grupo de Holandinha e Dino. Chega a ser irresponsável e patético esse julgamento de valores dessa “gente” que ta doida pra Dino ganhar e ficam atacando até mesmo as ações corretas. No Maranhão, nunca teve um secretário de Saúde como esse, o Ricardo Murad, o cara é arrojado, trabalhador e não foge à luta e nem da luta, dá a cara a tapa e reconhece as fallhas, que aliás, falhas sempre acontecem e infelizmente irão acontecer em tudo na vida e na saúde publica e privada pior ainda, pois vivemos um caos nacional.
    Pois bem, nunca votei nos “Sarneys” , nem nos seus candidatos, mas em 2014 votarei em Luis Fernando, no senador da base deles e quanto a Ricardo Murad, votarei nele assim que ele sair como candidato.
    Para que fique bem claro, EU NÃO TRABALHO NO GOVERNO ESTADADUAL, MUNICIPAL ou FEDERAL.
    Sou profissional liberal.
    Mas cansei dessa pseudooposição do Maranhão, sobretudo a de São Luís, onde nasci, me criei e vivo até hoje.

  8. Se fosse hospital municipal o o secretário de saúde tivesse feito como o Ricardo Murad, o blogueiro estava metendo a taca. Mas como é o Ricardào….tá lindo.

  9. Caro blogueiro Marco Aurélio Deça,quero utilizar seu blog para parabenizar o esforço da governadora Roseana Sarney e seu Secretario de Saúde Ricardo Murad,por estarem dando novos rumos a saúde do Maranhão e,por outro também parabenizar o Sr.Ricardo Murad por seu gesto de humildade pedindo desculpas a família que teve problema na frente da Maternidade Marly Sarney,com este gesto Ricardo Murad reconhece que o Estado errou, mas vai tentar corrigir o erro, mas porém,é preciso que o município de São Luis se manifeste e diga onde está a Maternidade Municipal!

  10. não foi na Marly Sarney ?

    Resp.; Não. Ela foi da Marly Sarney para lá. Isso é que dá ouvir as coisas apenas pelo lado ideológico. Assime que se espalham as mentiras.

  11. Entendo que o Secretario mesmo realizando este procedimentos deveria afastar o diretor que disse que o procedimento estava correto ato desumano deste diretor.

  12. Sim, e o Diretor da Maternidade que falou em alto e bom tom para todo o Brasil que o fato ocorrido foi NORMAL?
    Já demitiram o IMBECIL?

  13. Uma atitude nobre. O secretário já demonstrou firmeza de caráter também em outras ocasiões.

  14. Ele dever ia era pedir desculpa era para o Maranhão todo, resolve construir hospitais e melhorar a saúde so nos lugares que interessa eles.O resto pode se arrebentar

  15. Grandes gestos definem grandes homens e o homem se faz grande não quando se exalta, mas quando reconhece nas limitações da sua humanidade finita e passiva de erros uma falha cometida. Eu não tenho a menor dúvida de que muitos críticos desprovidos de sensibilidade e coerência aparecerão dizendo: “NÃO ESTÁ FAZENDO NADA ALÉM DO SEU DEVER!” Verdade! Porém em muitos casos até piores do que esse em questão, a mesma atitude de humildade e reconhecimento do erro cometido foi requerida e apenas o silêncio foi ouvido por parte dos gestores relacionados ao fato. O secretário da saúde do Estado do Maranhão, Deputado Ricardo Murad, certamente que dará a esse episódio lamentável, que todos nós repudiamos, o tratamento rigoroso devido e necessário. Por fim, vale dizer GRAÇAS A DEUS quando nós homens falhamos. Graças a DEUS que a jovem mamãe Natália e a sua filhinha estão vivas e saudáveis! Graças a DEUS pelo bom pré-natal feito por Natália na maternidade Marli Sarney. Graças a DEUS porque Natália, mesmo tendo sido erroneamente transferida de unidade de saúde, esteve o tempo inteiro assistida por uma profissional da saúde estadual que a assistiu até que desse à luz uma nova vida. Pela integridade de duas vidas e pela humildade de reconhecer o erro e de primar para não seguir errando: GRAÇAS A DEUS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *