3

Os quatro Zé’s do PT…

Da coluna Estado Maior*

Consolidada a aliança do PT com o PMDB para as eleições de 2014 – em que pese as pendências do Processo de Eleição Direta, ainda a serem resolvidas pela direção nacional – o partido no Maranhão já começa a movimentar os bastidores na discussão para a montagem da chapa.

E quatro Zé’s disputam a indicação: José Costa, secretário de Ciência e CTecnologia; José Ignácio, superintendente do Incra; Zé Carlos da Caixa, deputado estadual, e José Antonio Heluy, secretário de Economia e Trabalho Solidário.

José Costa é o nome mais próximo do ex-vice e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira. E tem a simpatia de parte da cúpula do PMDB, até como reconhecimento ao próprio Washington. Zé Ignácio, também da mesma corrente de Washington, tem postura independente em relação ao ex-vice. Trabalha com a hipótese de ser candidato a deputado federal, mas não descarta uma possível indicação para compor com o PMDB.

Zé Carlos da Caixa é ex-aliado da corrente de Washington, mas se afastou dele durante o PED. Seu projeto era transformar o assessor Henrique Souza em presidente da legenda, para garantir um canal de interlocução com o PMDB. Aos mais próximos, tem dito que prefere disputar vaga na Câmara Federal, mas é visto como um nome para compor com Luis Fernando Silva.

José Antonio Heluy é o petista que há mais tempo defendeu a aliança com o grupo da governadora Roseana Sarney. Ainda em 2006, quando Roseana pertencia ao antigo PFL – e contra as correntes petistas locais, que se alinhavam à oposição – Heluy teve a coragem de assumir publicamente o apoio à então senadora. Em 2009, com a retomada do governo por Roseana, voltou a defender o apoio do PT ao seu governo, consolidado apenas em 2010, com a indicação de Washington. José Heluy tem, portanto, know-how para estar na aliança PT/PMDB.

Há outros nomes no PT com possibilidades de composição com o PMDB. Mas os quatros Zé’s estão entre os mais cotados.

 *Publicada em O EstadoMaranhão, edição de 08/12/2013

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Não acredito nesse Ze Inácio, esse é mais fraco que caldo de peteca, já o Ze Costa deve continuar na pasta e os outros Ze, Carlos e heluy, devem ir pra uma disputa a deputado, primeiro acho ridículo o PT como vice, mas já que tem só essa opção a GOVERNADORA deveria inovar, o PT do interior tem um quanto excelente, do ponto de vista técnico e de caráter, pessoas não viciadas em politicagem, que jamais foram oportunistas e nem candidatos se quer já foram, olhar por esse lado pode trazer algo que ROSEANA sabe fazer muito bem em estratégia de eleição, UM NOVO DISCURSO, uma nova proposta pra mais 4 anos, esqueça esses malas, nem voto eles trazem. Obrigado

  2. Falta um ZÉ, mas ele tá na cadeia, é o Zé Dirceu.seu Zé mané.

  3. Marco,
    O melhor nome do PT para compor a chapa com o PMDB que disputará o governo em 2014 é de Heluy, mas há aqui um porém. Em que pese gostar muito de Zé Antonio e saber que ele é um ótimo companheiro, acredito que o melhor Heluy para essa função deva ser outro: Helena Barros Heluy. Ex-deputada e pessoa respeitada por uma vida inteira de trabalho dedicada as pessoas e as boas causas.
    Ela dará uma dimensão nova e colocará nessa chapa os ingredientes necessários para que possamos estender nossa aliança e os compromissos a que ela se propõe em esferas que nos mostramos pouco eficientes.
    Quanto aos outros Zés de sua postagem… Zé Antonio deve se candidatar a deputado estadual e o mesmo deve acontecer com Zé Inácio. Zé Carlos deve ir para federal e Zé Costa deve continuar onde está e tentar mais tarde ser prefeito de um outro Zé, o Zé Doca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *