7

Menos, Machadinho! Menos…

http://1.bp.blogspot.com/-uDS61O9eoQo/UIXGqqs7aPI/AAAAAAAAIEM/3Nrm3RWBCCM/s400/data%2Bm.jpgO jornalista José Machado resolveu se fazer de vítima diante das críticas às pesquisas feitas pelo seu instituto, o DataM.

Exagerado, chegou a relatar uma suposta conspiração para destruí-lo, embora não tenha apresentado um argumento sequer para justificar tal temor.

O dono do DataM está fazendo tempestade em copo d’água.

Experiente, Machadinho já deveria ter se acostumado ao embates políticos. Afinal, milita na área há pelo menos 25 anos.

Mas sua própria reação é que tende a desgastar a imagem do seu instituto.

Não se viu nenhuma mentira em nenhuma crítica à pesquisas do DataM.

O que se disse, e se diz, a respeito do instituto, é que seu proprietário é empregado do vice-prefeito Roberto Rocha (PSB), dono da rádio Capital, contratante das pesquisas. E Rocha foi um dos beneficiados com os números.

http://jornalpequeno.com.br/Fotos/JP22563.75969.O.jpg

Machadinho é o último à direita, ao lado de Roberto Rocha

Isto é fato, Machadinho não pode negar.

Também se disse que o jornalista trabalha para o Jornal Pequeno, veículo assumidamente anti-Sarney e declaradamente apoiador da candidatura do chefão comunista Flávio Dino, outro beneficiado pelos números do DataM.

Isso não quer dizer que estas relações impeçam o instituto de fazer levantamentos isentos. Nada disso; é perfeitamente possível, mas o questionamento sempre existirá.

Quem é político e profissional tem que aprender a conviver com estas relações.

Este blog, por exemplo, é assinado pelo jornalista Marco Aurélio D’Eça, funcionário do jornal O EstadoMaranhão há quase 20 anos.

Obviamente que o titular deste blog entende ser natural que seu posicionamento sempre será atrelado pelos leitores à relação com a família dona do jornal, que vem a ser a família Sarney.

É um fato, não se pode negar. E tem que se aprender a conviver com isto.

Assim como Machadinho não pode negar sua relação com Roberto Rocha, com a rádio Capital e com o Jornal Pequeno.

Querer reagir aos fatos, parece até certa prevenção.

É isto que se entende…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Meu caro, muito já foi dito sobre esta pesquisa do data M, inclusive achei muito sóbria a análise feita por Gilberto Leda, e reproduzida por você aqui em seu blog. Não há mais o que ser dito sobre isto. Se as pessoas ligadas ao governo consideram o instituto duvidoso, e questionam os números apresentados, existe uma maneira fácil de mostrar isto: é só contratar um instituto “mais sério” e divulgar os “números reais”. Simples assim!

  2. Não vou começar a acreditar na escutec e na exata talvez elas sejam mais eficientes, toda pesquisa é comprada praticamente o que se deve exaltar eh quem gabaritou na ultima eleição e esse mérito a Data M tem, podem espernear mas eh realidade, lidem com isso apenas.

  3. Essas pesquisas da DATA M são feitas num confortável escritório, onde se dão asas à imaginação.

  4. A grande diferença é que o machadinho como voce chama por conta das ultimas pesquisas feitas tem toda credibilidade,e este bloqueiro não tem nem uma credibilidade, pois credibilidade nao se compra se conquista.

  5. Blogueiro Marco Aurélio d’Eça, como vc diz, suas opiniões, por mais isentas e honestas que sejam, estarão sempre atreladas ao grupo que lhe emprega, no caso o Sarney, sócio majoritário da Gráfica Escolar, proprietária do EMA. Agora, querer levantar suspeitas sobre um Instituto de Pesquisa de um funcionário de um político “oposicionista” não é de bom alvitre. Se o Data M fez uma pesquisa que foi comprovada como certa nas eleições de São Luís, por que não há de está fazendo a coisa certa quanto aos candidatos que disputarão o pleito estadual em outubro próximo? José Machado que está na “lida” há mais de 30 anos, e não 25, é um profissional do mais alto gabarito. Passou por todas as etapas de um profissional do jornalismo e, mesmo como linotipista, foi um craque. Quem conhece o grupo Sarney sabe bem como ele age. Joga pesado. E está certo. Não interessa quem seja o adversário e faz tudo para “matá-lo” profissional e moralmente. Resta aos ofendidos responder com a mesma intensidade. Jackson Lago não fez isso e se ferrou. O “Machadinho” como vc chama, é um profissional que se faz respeitar. E como vc sabe, na tal “globosfera” se conta a dedo aqueles que podem se ombrear ao Machado. E por falar em Gráfica Escolar vc sabia que o ministro aposentado do STJ, Edson Vidigal, tem algumas ações? E isso não faz dele seu patrão. Tenha um feliz “domingo magro”.

    Resp.; Por que não é de bom alvitre? Por que ele é oposicionista? Oposicionista pode, governista, não? Me explique melhor isso, meu caro!

  6. O INSTITUTO QUE NA SOMA DOS NÚMEROS DEU MAIS DE 100% É LIGADO A QUEM? ELE TAVA CERTO, O DATAM NÃO, PORQUE VOCÊS QUE VIVEM DE PESQUISA NÃO PUBLICA UMA? SABEM QUE LF NÃO DECOLA NEM COM MENTIRA, ELE VAI PARA O DECOLAR.COM, VAI SUBIR IGUAL AQUELE PADRE DO PARANÁ QUE SUBIU EM BALÕES E ATÉ HOJE ESTÃO PROCURANDO.

  7. Marco Aurélio! Ele tem, mas é que ficar nervoso, pois colocou em jogo com essa pesquisa falsa a credibilidade do seu instituto, que tanto foi elogiada nas ultimas eleições> E a gora no desespero dos seus patrões, por que estão vendo na pesquisa real, que o professor de Deus está derrotado foi obrigado a destruir o seu mixuruca instituto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *