19

Se engolem a conversa de que Luís Fernando tem poucas chances, provam que não entendem de política e eleições…

luis-fernando-silva

Luis Fernando Silva: preparado e competitivo

Do blog de Roberto Kenard

Qualquer pipoqueiro de esquina sabe que a esquerda é craque em espalhar boatos para encurralar adversários.

O PT se mantém vivo no poder com mentiras sobre o PSDB. E o PSDB não retornará ao poder enquanto ficar tentando explicar o que nunca fez.

Digo mais: o PT está longe, mas muito longe mesmo, de ser invencível. O problema é que o maior partido de oposição decidiu disputar eleitores do PT, enquanto há milhões de eleitores se sentido órfãos.

Bom, fiz esse preâmbulo para discutir a disputa pelo governo no Maranhão. Então, vamos lá.

Em 2010, após perder a eleição no primeiro turno para Roseana Sarney (PMDB), o grupo de Flávio Dino (PCdoB) tratou de publicar pesquisas em que Dino aparecia com mais de 60% das intenções de voto, ou seja, não só venceria a eleição no primeiro turno como era imbatível.

Até onde a vista alcança, só este blog tratou de dizer que Flávio Dino era favorito contra a própria sombra. Afinal, quais candidatos estavam postos em 2010 para disputar a eleição de 2014? Simplesmente, nenhum.

Quem publica pesquisa de intenções de voto a quatros anos da eleição? Não existe um mísero caso registrado.

Só, meus caros, que isso fazia parte de uma estratégia, a de tentar pôr na cabeça dos eleitores incautos que a eleição de 2014 já estava no papo a quatro anos da disputa real!

Logo depois Flávio Dino e seu grupo trataram de publicar pesquisas em que Lobão era o grande perigo para o comunista. Luís Fernando? Bem, esse sequer deveria ser levado em conta.

Acontece que ninguém fez a pergunta fundamental: desde quando um candidato divulga uma pesquisa na qual mostra ao adversário quem deveria ser o seu (do adversário) candidato?

lf

O secretário em ação: obras por todo o Maranhão

 

Não sei se o leitor já viu isso. Eu, com bons quilômetros de política rodados, jamais ouvi falar.

Tratava-se – é tão óbvio – de outra estratégia: desconstruir o melhor candidato do campo adversário (no caso, Luís Fernando) e levantar a bola daquele com menores possibilidades (no caso, Lobão. Não, como já escrevi aqui, que Lobão viesse a ser um candidato fraco como eles imaginavam e imaginam).

lf2

O técnico em palestras: pronto para o debate

O jeito PSDB do PMDB maranhense

O certo, meus caros, é que o grupo que se encontra no poder estadual engoliu a pílula oferecida pelos adversários.

Criou-se um frenesi totalmente estúpido. A tal ponto que hoje os governistas acreditam a sério que Luís Fernando só terá uma eleição razoavelmente tranquila se for eleito primeiro pela via indireta.

Que Einstein da política maranhense chegou a essa conclusão? A partir de quê?

Em primeiro lugar (vocês vão me perdoar por proclamar o óbvio), quem se encontra no poder tem a faca e o queijo na mão. E como sempre digo, isso não acontece só no Maranhão. É no Brasil inteiro.

Querem saber de uma verdade? Ei-la: desde 1965, quando o oposicionista Sarney venceu a eleição de governador, a oposição não vence uma eleição para o Governo do Maranhão. Antes que algum tolo puxe o nome de Jackson Lago, esclareço: Jackson Lago venceu a eleição de 2006 como candidato do governo, Roseana Sarney é que estava na oposição.

Assim, a oposição perdeu.

Já escrevi aqui, que pela primeira vez o grupo ligado a Sarney tem um candidato competitivo. E é competitivo por inúmeros motivos. Não me custa citar alguns:

1) já comprovou ser um excelente administrador como prefeito da cidade de São José de Ribamar (não há um oposicionista decente que negue isso);

2) é um candidato que tem currículo e não folha corrida (ninguém o aponta como corrupto);

e 3) vai ter o que mostrar como candidato no horário eleitoral.

http://www.atual7.com/wp-content/uploads/2013/08/sebastiao-madeira-luis-fernando-silva-e1377365647937.jpg

O político em ação: hábil articulador

De onde tiraram, então, essa fragilidade? Só se foi do cofo da desconstrução de adversários da oposição.

O que o governismo já deveria saber é que uma coisa é a classe média de São Luís que se considera politizada e de esquerda. Outra bem diferente é a população que rala todos os dias e não vive de frente para o mar e de costas para o Maranhão real.

Não sou de origem popular, mas convivo tranquilamente com pessoas de origem abaixo da classe média, classe média que se quer defensora dos pobres, desde que seja com bastante distância.

O que essas pessoas dizem? Que Flávio Dino já ganhou? Que Luís Fernando não existe como candidato?

Hoje mesmo, quarta-feira, 26, estive conversando com vários trabalhadores da zona rural de São Luís. Provoquei a questão política sem citar nomes. Nenhum disse gostar ou votar em Flávio Dino. Mas todos citaram Luís Fernando.

Citaram se referindo à administração de Ribamar e ao trabalho que ele está desenvolvendo na Secretaria de Infraestrutura.

Aí está. O governo deveria primeiro saber o que se passa nas classes populares antes de repetir o discurso furado da oposição.

Ah, os blogueiros também.

Para terminar, lembro da eleição de José Reinaldo Tavares (hoje no PSB).

Roseana Sarney queria Jackson Lago (PDT) como candidato do grupo. Acordo que fora fechado em 2000. Como vocês sabem, Jackson se reelegeu naquele ano prefeito de São Luís com o apoio do grupo Sarney. Veio a Lunus (operação até hoje sem explicação pelo menos razoável) e Roseana teve de abandonar a candidatura à Presidência da República.

Mesmo assim, estava mantido o acordo: Jackson Lago seria o candidato a governador.

Lago, com a falta de visão política que o caracterizava, achou que o caso Lunus havia destruído o grupo Sarney no Maranhão. Ele, que até havia proibido outdoors de aliados contra Roseana e dizia que essa conversa de oligarquia era um engano, tratou de voltar a atacar a… oligarquia.

Pois é, perdeu a eleição para José Reinaldo Tavares, que em junho de 2002, ao me encontrar no Arraial do Ipem do Calhau, me mostrou uma pesquisa na qual tinha míseros 2% das intenções de voto.

Como, então, desacreditar do potencial de Luís Fernando???

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. Bom Trabalho? E alguém acredita nisso. Nós maranhenses somos órfãos a bastante tempo, ninguém se preocupa realmente com a real situação de miséria do estado. Qual a boa administração de São José de Ribamar? A cidade não cria emprego para a população jovem, não tem escolas descentes, hospitais, indústria…nunca deixou de ser um bairro de São Luís. Asfaltar meio metro de rua não dá a ninguém a experiência de Governar um Estado, assim como, também, como comandar uma empresa de turismo não dá. O Maranhão foi abandonado, os que brigam por poder se preocupam apenas com o seu lado da história. Temos os piores indicadores de educação, saúde, saneamento, infraestrutura, segurança…defender algum desses políticos é fechar os olhos para o que se vive todos os dias: milhares de crianças e adolescentes nos semáforos ameaçando a paz social, filas nos postos de saúde, ambulatório, sua casa invadida por bandidos que ameaçam a vida das pessoas que você tanto ama, engarrafamento, manutenção de carro cara pelos buracos, milhares de maranhenses expulsos dos campos de plantação de cana por inserção de máquinas e sem saber o que fazer, mão de obra desqualificada…enfim, os problemas são muitos. Não vi uma sequer proposta que mostre como combater a miséria do Maranhão, a preocupação esta em, apenas, degredar a imagem do opositor (de esquerda ou direita)

  2. Luis Fernando, é o mais preparado, o mais competente e com certeza será nosso próximo Governador.

  3. Por Rilton Silva

    As obras que estão sendo feitas pelo governo do estado em Paço do Lumiar, demostra que administração municipal está falida, e que o município não tem gestor. Uma vergonha para o republicano Josemar Sobreiro, que tenta ludibriar a população sinalizando que as obras estão sendo executadas por sua administração. Parece que Josemar, acredita que todo mundo é “bocó” ou estamos dispostos a exercer o papel de “mamulengos” de sua administração, hoje marcada pela sua falta de gestão. É fácil agora convidar todo mundo para assinar ordem de serviço nas comunidades, com obras executadas pelo governo do estado, atestar a qualidade do asfalto colocado nas ruas e avenidas do Maiobão. Na tentativa de apagar um pouco a vergonha que sua administração está sendo na vida dos luminenses. Dá vontade até de rir com a capacidade que tem os nossos governantes em armar verdadeiros espetáculos teatrais, acreditando eles que nos enganam. Longe disto. Nesta segunda-feira (31) novamente o prefeito mobilizou todas as secretaria de seu governo e seus subalternos na tentativa desesperada de coloca pelo menos umas cem pessoas na assinatura da ordem de serviço de mais 54 ruas do Maiobão, que será pavimentada pelo governo do estado. O desespero do prefeito Josemar Sobreiro é por causa da insignificância que estar sendo os eventos, a população praticamente o ignorou juntamente com seu candidato a governador Luís Fernando.

    O prefeito parece que perdeu o senso comum, agora deu pra utilizar sua pagina no Facebook, para colocar as obras do governo do estado, afirmando que esta trabalhando muito no município, parece até piada. Chega a ser ridículo os posicionamentos que vem adotando nos últimos meses para tentar enganar a população, mas o povo tem dado a resposta a altura, criticando de forma veemente as suas atitudes.

    Josemar Sobreiro tem até o direito de mostrar o que quiser e de dizer o que bem entender. Ele só não pode nos roubar o direito de analisar os fatos que foram mostrados, que acontecem diariamente, nas nossas barbas, todos os dias. Agora que é triste a sua situação, isso é inquestionável.

  4. O jornalista Kenard falou tudo.
    O Dr Luis Fernando tem um grande potencial eleitoral e tenho certeza que será nosso proximo governador.
    Eu mesmo nunca votei no grupo Sarney e se fosse o Lobão continuaria a não votar ,mas como o candidato é o Luis Fernando , meu voto é certo !

  5. Meu caro amigo MARCO AURÉLIO D´EÇA, parabéns por essa matéria, ela É UM EDITORIAL POLÍTICO DE QUEM DE FATO PENSA POLÍTICA COM RECHEIO DE CONSCIÊNCIA E CONHECIMENTO.

    Tudo que comentas em relação ao passado, FORAM FATOS REAIS…..
    Tudo que comentas em relação aos análises do presente e futuro, SEM DÚVIDA SERÃO FATOS REAIS………

    Meu caro MARCO D´EÇA, quando o SARNEY entregou a presidência da república para o COLLOR DE MELO, não errei em nenhum análise político, até mesmo o potencial eleitoral que eu teria de VOTO para VEREADOR DE SÃO LUIS, não errei. Fiz duas previsões, uma com uma certa estrutura que tinham me prometido, com essa eu seria VEREADOR DA CAPITAL DO MARANHÃO, e a outra, é que caso não recebesse essa certa estrutura, não venceria tanto que sabia a quantia exata do meu eleitorado. Todos esses análises foram nas três que concorremos para a VEREANÇA. Não errei também não votação que eu e CUTRIM teríamos, tanto que tivemos a quantia quase acertada para PREFEITURA DE SÃO LUIS e não errei nem mesmo na posição que alcançaríamos que seria a quarta colocação. Todos lembram que naquela OCASIÃO eu seria CANDIDATO A PREFEITURA DE SÃO LUIS PELO PRTB, tendo São Luis pela primeira vez, a oportunidade de ter tido uma CHAPA MAJORITÁRIA DOS SEGMENTOS DAS COMUNIDADES, mas o PRTB furou.
    Assim, foram os análises que fiz em todas as eleições principal para as majoritárias tanto para PREFEITURA DE SÃO LUIS como para o GOVERNO DO MARANHÃO.
    Meu caro MARCO D´EÇA, só teve uma eleição majoritária que fiquei um pouco em dúvida, foi aquela que ROSEANA SARNEY concorreu contra o JACKSON LAGO na ocasião CANDIDATO DO GOVERNADOR ZÉ REINALDO, eu achava que a ROSEANA poderia até vencer, mas seria numa disputa bem apertada, tanto que a eleição foi decidida no segundo turno.

    Meu caro MARCO D´EÇA na ultima eleição de GOVERNADOR, eu disse para o SENADOR JOÃO ALBERTO e FERNANDO SARNEY que a GOVERNADORA ROSEANA iria sim conseguir a sua reeleição, mas que não deixassem de procurar os comunitários, claro e evidente que os VEREADORES eram importantes como foram, mas que os comunitários seriam também e como foram importantes. Meu caro, quando vir que alguns VEREADORES estavam fazendo corpo mole, fiquei calado e sair a traz de um ponto para IMPLANTAR A FRENTE COMUNITÁRIA muitos VEREADORES com ciúmes pediram para a GOVERNADORA NÃO IR INAUGURAR O COMITÊ DA FRENTE COMUNITÁRIA NO MONTE CASTELO, eu queria era ajudar e muito menos criar problema para a GOVERNADORA, disse para os comunitários de SÃO LUIS E DE TODA REGIÃO METROPOLITANA que não teria problema e conclamei a todos para massificar apoio. Naquela ocasião o SAUDOSO Luciano Moreira foi importante assim como o Senador João Alberto, conseguimos ajudar a GOVERNADORA na sua reeleição onde vencemos no 1º turno.

    Meu caro MARCO D´ÇA, não é dessa vez que vamos errar. Se a COORDENAÇÃO POLITICA DA MAJORITÁRIA for bem montada e bem articulada, nós venceremos essa eleição com ampla facilidade. O LUIS FERNANDO É PREPARADO E PREENCHE TODOS OS REQUISITOS DE UM CANDIDATO COMPETIDOR E VENCEDOR.
    No mais, comunico a todos que já fiz as minhas reflexões, ABRAÇO DO COMUNITÁRIO SEBASTIÃO SANTOS.

  6. O NOSSO FUTURO BEM PRÓXIMO GOVERNADOR SERÁ LUIS FERNANDO SILVA. TEREMOS UMA PESSOA COMPETENTE, HONESTO E QUE TEM EXPERIÊNCIA. ATRIBUTOS QUE O SEU ADVERSÁRIO FLÁVIO DINO NUNCA PODERÁ TER, POIS ELE É PREPOTENTE, ARROGANTE E MAL EDUCADO.

  7. LUIS FERNANDO SILVA É O MAIS COMPETENTE PARA GOVERNAR NOSSO ESTADO. ENGANA-SE QUE ACREDITA NESSE COMUNISTA E SUA TROPA TEM ALGUMA CHANCE.

  8. Estamos na final do carioca vascaíno. Pra ser campeão em cima daquela coisa, que é mais gostoso.

  9. Não sei quem é Roberto Kenard. Pelo que está escrito aqui neste blog por ele(Kenard), o mesmo tem convicção de que o Luís Fernando será eleito governador do Maranhão. Sendo assim, eu faço uma proposta ao Kenard: aposto 10 mil reais no taco do do Flávio Dino, é só me procurar e iremos ao cartório formalizar a aposta. Topas?

  10. Ainda não me meti em assuntos relacionados à teia política pré-eleitoral maranhense, mas hoje pense cá com meus botões: acho que Roberto Rocha não será candidato ao Senado coisa nenhuma! Será candidato a vice-governador na chapa de Flávio Dino! Vão queimar Eliziane Gama para o Senado, com a suplência dada ao PDT! Dutra volta à Câmara e sua mulher vai para alguma secretaria do (futuro provável) Governo Dino! Será que tem lógica o que estou falando? Quem sobraria nessa história é o combalido PSDB, sem rumo e prumo…

  11. O Autor desse texto fez contorcionismo, esforçou-se, mas certamente não conseguiu convencer ninguém. Tá difícil…A Oposição cada dia ganha mais volume e fica mais encorpada.

  12. marco, porque vcs do grupo Sarney não aceito ser derrotados fique sabendo que luis Fernando não tem a menor chance de ganha as eleições de 2014. um lobão a coisa seria diferente mas Assim mesmo do corria o risco de perder para Flavio dino, ninguém quer mais esta administração voltada para o atraso…

  13. DE ONDE TIRARAM ESSA IDÉIA EQUIVOCADA QUE LUIS FERNANDO TEM POUCAS CHANCES? É SÓ ELE E VOSSA GOVERNADORA FAZER AS COISAS DE FORMA SÁBIA… DAR ATENÇÃO E PRIORIDADE AOS PREFEITOS DA BASE ALIADA, OS QUE TEM VOTOS E REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA. O momento de fidelizá-los é agora, dizer NÃO a eles? seria um erro Implacável AGORA, pois diante dessa postura, próximo a eleição os prefeitos SAEM DE suas casas para pedir votos e se engajam de verdade, ou se acomodam e cruzam os braços em prol da eleição de LF, ou seja…. LUIS FERNANDO E ROSEANA CHAMEM UM POR UM DOS PREFEITOS E DÊ ASSISTÊNCIA, de verdade,CASO CONTRÁRIO VCS FICARÃO SEM O GOVERNO ETERNAMENTE. :((

  14. Hoje (domingo) eu conversava com duas pessoas que moram na Vila Luizão e em dado momento o assunto caminhou para a questão política. Eu perguntei sobre o pleito no Estado para Governador e ambas as pessoas (mãe e filha) na bucha disseram que não votariam em Flávio Dino. Agora a noite lendo a postagem do Kenard me veio a lembrança da conversa tida no início da tarde. Refletindo sobre ambas as coisas eu vão me convencendo (mas preciso pensar melhor) que vamos ter uma eleição acirrada e que provavelmente Imperatriz será será o fiel da Balança. Se Luís Fernando tiver uma boa votação lá (vencer mesmo que margem estreita) a eleição é dele, pois o Flávio Dino tem um eleitorado em São Luís, basicamente composto pela classe média, mas a cidade é pobre e é da periferia que irá emergir o vencedor na capital, que inclusive por não ser nenhum dos dois, mas sim Eliziane se sair candidata.

  15. Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Mudaram os pensanentos
    A direção dos ventos ê outra
    Ate as estradas sejam “pavimentadas” ou não levam a novos caminhos….
    Podem ate tentar prender o sentimento da mudança, mas sera em vão…
    Definitivamente, os tempos são outros.
    Ê tempo de mudança !
    Dessa vez não são os políticos que querem fazer a mudança, ê o povo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *