5

Uma reflexão sobre os dias de lixo

Como este blog havia afirmado, foram apenas três dias de greve dos agentes de limpeza em São Luís, mas o suficiente para a cidade se tornar um verdadeiro lixão.

Duas lições se tiram da situação: uma e até óbvia é que a atuação dos agentes é de suma importância para o bem estar da população. A segunda e menos falada é: o cidadão ainda não tem o costume de jogar lixo no lixo!

O que seria uma atitude sensata a se fazer não é a das mais corriqueiras na cidade. Por mais que a lata de lixo esteja do lado da pessoa, muitos preferem jogar no chão o seu lixo.

E os dias sem os agentes para manter a ordem foram o suficiente para se vê que o ludovicense não tem muito zelo pelo seu patrimônio.

O poder público é responsável por recolher a sujeira, mas a população também por manter a limpeza.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Pela primeira vez concordo com você. falta consciencia da população sim. todo mundo joga lixo no chão, atrapalhando até mesmo a passagem de pedestres. de nada adianta ter um serviço de coleta se a própria população nao faz sua parte.

  2. Parabéns pela reflexão, pois ela traduz exatamente a realidade de São Luís e só percebemos o quanto o serviço de limpeza é importante quando os agentes deixam de fazer a coleta. Já vi a mesma cena várias: mesmo com uma lixeira próxima, as pessoas jogam o lixo em vias públicas, já vi até colocarem o lixo em baixo da lixeira, no cantinho do porte e olha que a lixeira não tava cheia e são atitudes assim que não tem prefeitura que ê jeito. Esta é uma questão que se aprende em casa: EDUCAÇÃO!!

  3. Muito bom que a prefeitura resolveu o impasse. Concordo com D’Eça, os agente de limpeza exercem uma grande função em qualquer lugar, sendo que muitas das vezes as pessoas ignoram, como se não fossem um ser humano. Percebo também, como a população não tem a sensatez pela educação de manter o ambiente limpo!!! Lamentável a nossa sociedade a cometer esses tipos de coisas!!!

  4. Pois é! O que eu vejo é que nós, enquanto população temos sim muita culpa quanto ao lixo acumulado. não podemos colocar a culpa sempre nos gestores. E outra lição que tiro disso é: os garis tem bem mais importancia que muitos politicos por ai. Afinal, se um politico deixar de trabalhar 1 semana o que muda? Agora se os garis deixarem de trabalhar uma semana? É isso que acontece!

  5. A população, em parte, é mal educada, jogam lixo pela janela dos carros, dos ônibus, nas ruas, sem nenhuma consciência. Vejo mães fazendo isso em frente dos filhos, dando mau exemplo. Fico indignada, porque se não acho lixeira, levo lixo na bolsa para me desfazer dele adequadamente. Porcos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *