28

Imagens do dia: basta chover…

viadutoBastou mais uma chuva, hoje – rápida, porém intensa – para São Luís mais uma vez mostrar que está completamente entregue à falta de estrutura. No viaduto da Cohama, o túnel foi simplesmente interditado, por falta de drenagem, resultando no caos da falta de fluxo no trânsito.

santoantonioA avenida Santo Antonio do Calhau, entregue pelo então prefeito João Castelo (PSDB) há pouco mais de um ano, se confundiu com o canal que corta o Barramar e transbordou, inundando a rua Coroatá e outras do Quintas do Calhau, onde não há nem sinal de drenagem.

chuvaSem iluminação pública de qualidade, o Centro também transformou-se num caos debaixo de chuva. Os motoristas não tinham a menor visibilidade, ampliando os riscos de acidente. São apenas alguns exemplos, do que se vê por toda a cidade. E fica a pergunta: até quando esperar???

Marco Aurélio D'Eça

28 Comments

  1. Me pergunto onde está o governo do Estado, que está totalmente omisso quanto a dar apoio de infraestrutura a capital? Pq, querendo ou não, os viadutos, mais precisamente, o sistema de drenagem é de responsabilidade do governo. E vão culpar tb São Pedro!!! Até pq, na “tão” perfeita gestão de Castelo, não aconteceram chuvas como essa!!! E culpa tb desse Castelo que fez péssimos trabalhos de infraestrutura e que só agora, com o apoio de São Pedro, está mostrando como nenhuma dessas obras foram bem executadas.

  2. Fazendo umas buscas pela internet, vi que esses elevados foram obras do governo do Estado, já então que ocorreu esse alagamento, parece me que não foi algo bem planejado. Essa ai do Quintas do Calhau foi apenas mais serviço mal feito feito pelo CAOSTELO. Agora todos estão culpando o Edivaldo Jr. que está pouco tempo na prefeitura, vamos ser justos e lembrar de como CAOSTELO deixou São Luís.

  3. Realmente basta chover para constatarmos o quanto esse governo é displicente e q durante todo esse tempo nunca providenciou uma obra de verdade com drenagens para resolver ou no minímo amenizar esses problemas q estamos vivenciando hoje. #ForaRosengana

  4. Esse Ribrasmar só fala besteira. Defeca pela boca mesmo… Ou melhor “pelos dedos”.

  5. FALTOU COMPETENCIA DESDE O COMEÇO QUANDO CONSTRUIRAM TUDO ISSO LÁ EM 19 E CARNE DE PORCO. MANIA DE QUERER TAPAR TUDO SEM FAZER UM PLANEJAMENTO PRO RIO. NO ANIL É A MESMA COISA NÃO É DE HOJE. AÍ CHOVE E TRANSBORDA TUDO E TODO MUNDO COLABORA PRA ENTUPIR ESCOAMENTO JOGANDO LIXO E NO FINAL TODO MUNDO TEM CULPA

  6. Agora a Caema não vai reclamar que não tem água no batatã, pois o que já choveu e alagou são luís toda não está pra bricadeira, agora resta começar os trabalhos mesmo proposto pela prefeitura e sair dessa zona triste e infeliz que estamos passando, acredito no comprometimento de Edivaldo com relação a tudo isso, sei que não é fácil, mas o fardo não é só dele, até nós somos culpados pela calamidade, a partir do momento que jogamos um papelzinho de bombom no chão.

  7. SÓ NO MARANHÃO MESMO RAPAZ, A GOVERNADORA FAZ A MERDA E DEIXA PARA O PREFEITO ARRUMAR? ERA SÓ O QUE TAVA FALTANDO PRA TI MARCO, ATÉ NISSO TU ES SUBMISSO À QUADRILHA.

  8. A imagem é do túnel do viaduto da Cohama, uma das ‘grandes’ obras realizadas por Roseana Sarney em São Luís. Como se vê, além de mal planejada no que diz respeito ao trânsito, a obra do governo do Estado é sofrível quanto ao sistema de drenagem. Esta é parte da herança maldita de quatro mandatos de Roseana Sarney como governadora para São Luís.

  9. De fato é chover para piorar a situação dessa bendita obra que nunca termina. Fica tudo alagado porque a água não pode escoar. O pior é o probre do prefeito que paga o pato.. A obra é do governo do Estado do Maranhão, mas a rapaziada coloca a culpa em Holanda. Tem que pedir é pra essa bigoduda terminar a lambança dela.

  10. A coisa está ficando bastante séria, não só em São Luís, mas em todo o estado. Nem precisa ir longe para perceber o caos nas rodovias de acesso a São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, ainda mais com as chuvas. Esse viaduto da Cohama foi feito pelo governo do estado e não por que alaga ali sempre. É necessário que todos os poderes administrativos se unam e façam algo realmente eficaz na infraestrutura e no trãnsito da região metropolitana.

  11. esse projeto de prefeito deveria ter vergonha e mandar limpar a galeria do rio gangan, vai esperar morrer alguem afogado por la??????????? trabalha prefeito, vai trabalhar de uma vez e esquece de querer nossos impostos….

    esse projeto de prefeito ainda quer aumentar o iptu desse jeito? aumenta que tu ganha voto…..tu e esse outro….

  12. Além de toda essa CALAMIDADE que vive a nossa São Luis , cadê essa DESGRAÇA desse prefeitinho INCOMPETENTE que nem tem coragem de dar uma satisfação a população , um verdadeiro COVARDE !!
    Será que não era hora da câmara municipal pensar em pedir o impechiment desse incompetente por pura falta de capacidade administrativa.
    A população de São Luis cançou , tá na hora de ir pra rua e pedir providências ….CHEGA , CHEGA !!!
    FORA HOLANDINHA !

  13. Caro Deça , acredito que também somos culpados pois quem é coloca lixo nas ruas de forma inadequada, a coleta existe.

  14. Fico passada com tantos comentários idiotas e irresponsáveis. Gente, por favor parem de ainda querer defender o indefensável, a culpa por esses alagamentos é único e exclusivo da falta de ação do poder público. ESTÁ FALTANDO LIMPEZA NAS GALERIAS DE ÁGUAS PLUVIAIS, bem como, LIMPEZA DE VALAS, SARJETAS E DEMAIS SERVIVOS DE LIMPEZA PÚBLICA. Limpeza pública não é apenas coletar resíduos, tem que ter varrição diária nas vias e corredores principais da cidade, tem que ter capina e trabalho educação junto à comunidade para evitar que a mesma jogue resíduos na rua. A população também tem culpa.
    Não venham com esse papo imbecil e já fora de tempo de que a falta de ação dessa gestão é culpa de Roseana, Castelo e etc.
    Sempre choveu muito em São Luís, mas nunca se viu tantos alagamentos e caos pela cidade como agora, pois os outros gestores bem ou mal faziam o seu papel. Ninguém limpou tão bem está cidade como Tadeu Palácio. Castelo com todas as dificuldades que teve, e foram muitas, começando pelas chuvas torrenciais que caíam no período da gestão dele, também fez. E só agora, já quase no meu do ano de 2014 é que de fato estamos tendo chuvas assim é que os alagamentos estão pipocando com gosto de gás.
    POR ISSO AFIRMO, ESTÁ FALTANDO SIM, TRABALJO DESSA GESTÃO, DA PREFEITURA, FALTA LIMPAR, VALAS, SARJETAS, GALERIAS DE ÁGUAS PLUVIAIS E DEMAIS SERVIÇOS DE LJMPEZA PÚBLICA. E ISTO É DE RESPONSABIDADE DO SR. PREFEITO EDVALDO HOLANDA E SUA EQUIPE DE TRABALHO, NESSE CASO E PARA ESSE CASO A SEMOSP COM A SUPERINTENDÊNCIA DE LIMPEZA PÚBLICA-SULIP E SUPERINTENDÊNCIA DE SANEAMENTO-SUSAN. Urgente antes que a chuveiro volte!
    Esqueçam Roseana e Castelo, ela como governadora construiu graças a Deus os elevados, sem eles a gente nem andava mais de carro nesta cidade. E Castelo, fez o papel dele, ou guem aqui via esses aluamentos na gestão dele e volto a dizer, não foi por fta de chuva não!
    Vamos cobrar a responsabilidade a quem de direito que é PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS! Simples assim!

  15. Bom… até onde sei se a galeria de escoamento da água dentro do elevado leva essa mesma água para o rio, logo mais abaixo, por trás do Center Lusitana, e o rio transbordou, como está amplamente espalhado em fotos no facebook e whatsapp, pra onde essa água iria nobre blogueiro??

    Vc e eu sabemos que várias áreas da cidade sofrem com alagamentos por conta do crescimento desordenado da cidade e por conta da estrutura de drenagem que não suporta mais tanta água. Porque? Porque a cidade nunca foi planejada, em TODAS as suas esferas, por NENHUM GOVERNO seja MUNICIPAL ou ESTADUAL. E vc sabe disso!

    Naquela região em específico, existe ainda hoje um arremedo de riacho, afluente do Rio Anil, conhecido como Rio Vinhais desde o período colonial e que serviu para os jesuítas chegarem na região para colonizar os índios… Pois bem, na sua cabeceira foi construído o Conjunto Vinhais, uma parte da Cohama (região da caixa dágua) e outros conjuntos menores, por trás do posto de gasolina que fica em frente à garagem da Primor, região da antiga Tajmahal… com a supressão da vegetação e substituição da cobertura vegetal por asfalto essa água vai pra onde?? Vejam só: desce o morro e acaba no antes rio e hoje canal de esgoto.. Sim: esgoto porque não existe tratamento de esgoto na cidade e as estações também não funcionam, culpa de Ricardo Murad, e vc também sabe disso. O rápido enchimento do rio leva ao aumento do nível da água que se lembro bem (e olha que passo ali todo santo dia) é quase no mesmo nível do túnel. Impossível então essa água escoar meu amigo.

    Sem contar a água que desce do Bequimão…sem ter pra onde correr.. como fica? Ademais, as bocas de lobo ali são pequenas, se quiser tiro as fotos e mostro pra vc.

    Diante do exposto, o alagamento do túnel era inevitável. A culpa é da Administração Pública, em suas esferas estadual e municipal, em todas as épocas.. e não do azarado do prefeito que pegou uma bomba na mão que, do jeito que está, ninguém consegue desarmar. Nem vc, nem eu.

    Simples assim!!

  16. Caro nobre jornalista,
    O considero um dos melhores jornalista do nosso estado, e porque nao dizer do Brasil, porem essa sua materia e de suma importancia, e de total merecimento de questionamento por ser um ponto estrategico para que o transito venha fluir melhor. So o questiono pelo fato do nobre jornalista do sistema mirante nao mencionar que se trata de uma obra do Governo Roseana Sarney do PT.
    Espero que publique.
    Muito obrigado, estou comentando pelo bem do povo maranhense que merece ser tratado melhor.
    Adelman Barbosa

    Resp.: Meu caro, o governo faz as obras, mas a manutenção é responsabilidade da prefeitura. O viaduto foi construído pelo governo Roseana ainda no final da década de 90 (imagine se não tivesse, heim?!?). Assim que foi inaugurado, automaticamente passou para a gestão da prefeitura. É o prefeito o responsável pela manutenção das galerias, da iluminação, da pavimentação e da segurança no local. Portanto, o alagamento do Viaduto da Cohama é de inteira responsabilidade do prefeito Edivaldo Holznda Júnior. Se ele tivesse feito a manutenção da galeria – desde as primeiras chuvas, ainda em janeiro – hoje não haveria mais este problema. Mas a questão é que as coisas se sucedem, uma atrás da outra, e Holandinha permanece inerte, sem ação, como sem saber o que fazer. É a mudança que aconteceu em São Luís. Simples assim.

  17. Me diz aqui…esse viaduto da Cohama não foi feito pela Gerência metropolitana, na época de Ricardo Murad, que dizia que “O Governo do Estado, trabalhando por SLZ”…será que está obra não foi feita por essas Empresas em que Ricardo Murad só ele conhece ???. Não isentando a culpa também da Prefeitura que está uma brincadeira.

  18. ESSAS OBRAS DE ROSEANA, MAL FEITAS, SEM PROJETOS (PLANTA BASE) , FORAM FEITAS NAS COXAS, ESSES VIADUTOS, CHAMADOS DE ELEVADOS, A QUASE 5 ANOS ATRÁS UM ENGENHEIRO CIVIL ME FALOU QUE FUTURAMENTE CAUSARIAM TRANSTORNOS AO POVO DA CAPITAL, NÃO ACREDITEI, MAS HOJE ESTOU VENDO. QUEREM COLOCAR A CULPA DISSO NO EDIVALDO, QUE SO RECEBEU A BOMBA E ESTÁ TENTANDO DESATIVA-LA SOZINHO E QUERENDO, DE BOA FÉ , REDUZIR O IMPACTO DO ESTOURO, QUE ESTA PRESTES A ACONTECER, O CAOS SE INSTALOU NA CAPITAL FAZ MUITO TEMPO E ISSO NÃO SE CORRIGE DA NOITE PRO DIA, NÃO VOTEI NESTE RAPAZ, MAS ACHO UMA SACANAGEM O QUE ESTÃO FAZENDO COM ELE. O POBRE COITADO PEGOU UMA CARGA DE DINAMITE, PRESTES A ESTOURAR, ISSO QUE ACONTECE HOJE SÃO CONSEQUÊNCIAS DE LONGOS PERÍODOS DE ABANDONO PELOS QUE AI PASSARAM, TANTO A NÍVEL MUNICIPAL, QUANTO ESTADUAL. VONTADE PARECE QUE ESSE EDIVALDO TEM O PROBLEMA É O CAOS QUE ELE HERDOU, SIMPLES ASSIM.

  19. João Carlos falou tudo!
    Esse presidente da câmara e o já eleito, pelo amor de Deus, São Luís, não merecia…

  20. O que aconteceu na semosp com o monte de caminhoes bloqueiando a passagem, era algum protesto contra a falta de adiplencia?

  21. Caro D’Eça, você deveria postar em sua foto do elevado da Cohama que governo construiu e essa obra já nasceu ultrapassada como muitas que sua governadora Roseana construiu para enrolar os analfabetos maranhenses. Infelizmente parece que nesta eleição teremos novamente café ou leite isto é tipico de um estado pobre de tudo mas tudo mesmo até de politicos.

  22. Caro D’Eça, não sou nem Edinho, Flávio ou Holanda Jr. mas você deveria postar em sua foto do elevado da Cohama que governo construiu e essa obra já nasceu ultrapassada como muitas que sua governadora Roseana construiu para enrolar os analfabetos maranhenses. Infelizmente parece que nesta eleição teremos novamente café ou leite isto é tipico de um estado pobre de tudo mas tudo mesmo até de politicos.

    Resp.: O elevado da Cohama, assim como todas as obras que o governo construiu em São Luís, são hoje de responsabildiade da prefeitura. É a prefeitura quem tem que fazer a manutenção.

  23. Vai ser preciso fazermos uma manifestação aqui no aririzal pra esse projeto de prefeito mandar limpar a galeria do rio gangan e, tem mais se, depender dele pra eleger Flavio Dino o Edinho já ganhou.

  24. A culpa é desse prefeito incompetente que não é capaz nem de limpar as galerias. A galeria do rio gangan no trecho do Snob motel próximo ao Aririzal está com a sua capacidade reduzida em 80% por causa do mato e terra no seu interior. A minha casa alagou novamente em menos de 10 dias. E o IPTU vence no final do mês. Como posso pagar?

  25. caro marcos

    outro estelionato eleitoral que aconteceu em nosso estado nas ultimas eleições foi esta para prefeitura de são luis em 2012,este rapaz com slogan de mudança já, se foram 01 ano e meio e nada só mentira,trapalhadas e mudanças de secretários incompetentes todo mês.o pior é que ainda estão com desculpas alegando que o culpado é o outro irresponsável do joão castelo,pelo que vejo vamos chegar em 2016 e a cidade vai estar pior ainda sem melhorias e mudanças,com um prefeito marionete e uma câmara municipal omissa e preguiçosa que só sabe barganhar em nome do poder,são luis merecia uma melhor sorte,não estar nas mãos de quadrilhas politicas verdadeiros sanguessugas do dinheiro publico.

  26. É a mudança, sinceramente que decepção essa administração, acorda EDVALA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *