23

De como Joaquim Barbosa se perdeu no próprio recalque e no autoritarismo…

http://www2.tjam.jus.br/esmam/images/capa_preta2.jpg

Barbosa, de capa preta: recalque

A expulsão do advogado Luiz Fernando Pacheco da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal marcou o ápice do ocaso do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

E ele se perdeu nas próprias pernas.

Festejado como primeiro negro a chegar à Suprema Corte – por indicação do governo Luís Ignácio Lula da Silva – o ministro pareceu, desde o início, ter uma necessidade de provar algo à população brasileira.

E daí parece ter vindo a sua postura – decibéis acima do equilíbrio – contra o PT e contra os petistas.

Recalcado, Barbosa se deixou levar pela arrogância e se perdeu nos próprios conceitos, transformando a imagem de um jurista rigoroso e justo em uma caricatura de si mesmo – arrogante, prepotente, autoritário e intransigente.

mandou-saiu-618x400

O bate-boca entre Barbosa e Pacheco: espetáculo deprimente de autoritarismo

Por mais que a patuléia influenciável pela mídia-quatrocentona-falida-serrista-e-antinordestina bata palmas para os atos do presidente do STF, o próprio presidente do STF reconhece em seu íntimo que passou do ponto.

Por isso pediu para sair.

Desgastado na Corte e nos meios jurídicos; com a pecha de político alinhado ao tucanato nacional e anti-petista, o ministro jogou a toalha e quer sair de cena.

E o ato contra o advogado foi apenas mais um exemplo do seu recalque.

Que ele levará, agora, para a vida pós-poder…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. CARO MARCO DEÇA, QUERENDO OU NÃO , JOAQUIM BARBOSA JÁ DEFINIU O ANTES E DEPOIS DE JB NO STF. É ISSO QUE MATA VC , OS PETISTAS, E TODOS AQUELES QUE ESTÃO COM RABO PRESO E TEM PAVOR DESSE HOMEM NO PODER E NA PRESIDÊNCIA DO BRASIL. SE HOJE JOAQUIM BARBOSA, FOSSE CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPUBLICA, NÃO TINHA CANDIDATO QUE TIRASSE SUA VAGA NO 1º TURNO. O POVO BRASILEIRO NÃO AGUENTA MAIS. VEJA OS JOGOS DA COPA, NEM PARECE QUE ESTÃO ACONTECENDO , A ALGO NO AR A PONTO DE EXPLODIR A QUALQUER MOMENTO. PRINCIPALMENTE DE O BRASIL NÃO SE SAIR BEM. NINGUÉM AGUENTA MAIS OS ROUBOS E FALCATRUAS DO PT. EXISTE UMA MÁFIA POR TRÁS DE TUDO ISSO PARA MANTER O PT NO PODER, MAIS ISSO VAI ACABAR E TÁ CHEGANDO A HORA DO FIM. JOAQUIM BARBOSA, NASCEU COMO UMA ESPERANÇA DA DIGNIDADE PARA O PAÍS. ESSE BABACA ” AMIGO DA ONÇA” ESCREVER DIZENDO QUE JB TARIA ENVOLVIDO COM DOLEIRO.QUANTA BESTEIRA , ISSO COM CERTEZA É INVENÇÃO DOS PETISTAS E/OU PESSOAS QUE QUEREM DENEGRIR A IMAGEM DO JB…JB É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA ESSE PAÍS DE CORRUPTOS E INJUSTIÇAS. JAMAIS O PRESIDENTE DA MAIS ALTA CORTE STF, JB, FOI AGRESSIVO COM ESSE ADVOGADOZINHO DE 1/2 TIJELA. ELE APENAS MANTEVE A ORDEM E ISSO BASTA. FALEM O QUE QUISER MAIS A OPINIÃO PÚBLICA BRASILEIRA É UMA SÓ…JB É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA ESSE PAÍS DE CORRUPTOS! O QUE O PRESIDENTE DO STF FEZ, FOI ELEGANTE DEMAIS PORQUE OUTRO TERIA ENCHIDO A CARA DESSE ADVOGADO DE MURRO (PARECE QUE ESTAVA ATÉ EMBRIAGO, ASSIM FALARAM). BOM QUERENDO OU NÃO , O MINISTRO JB FEZ A DIFERENÇA NO STF QUE JAMAIS SERÁ O MESMO A PARTIR DA SUA SAÍDA…VIVA O MINISTO JOAQUIM BARBOSA – MAIS CONHECIDO COMO JB!

  2. Poucas palavras a respeito:

    O Min. Joaquim Barbosa, tanto nesse como em outros tantos episódios que assistimos, estava coberto de razão.

    Um advogado afrontar a autoridade do Presidente do STF em plena Seção Plenária sem receber uma reprimenda é algo inconcebível. E olha que o Ministro deu a oportunidade ao causídico de sair da tribuna sem a participação de Comissão “abre alas”.

    Que o Presidente do STF é temperamental, não se discute. Aliás, cada um tem o seu temperamento e devemos aprender a conviver com as pessoas e seus temperamentos (característica inata).

    Contudo, não se pode com isso, por questões ideológicas, reprovar atitudes corretas, como foi a do Min. Joaquim Barbos, ou pior, demonizar uma figura que até agora tem se mostrado correta.

  3. Meu Deus, como você inverte as coisas. De agredido, Joaquim Barbosa passa a agressor. Só na República Petista e na periferia dela formada por puxa-sacos!

  4. É JOAQUIM. você é tão covarde que não colocou a frase correta, você é um racista, vejamos quantos negros existem na papuda relacionados com o mensalão.

  5. Caro Marcos:
    Apesar de não concordar com tudo que escreve, mas, devo dizer que, seu comentário a respeito do ex-futuro-ministro Joaquim Barbosa é sensato e atual.

    A sua arrogância e prepotência cheira ao autoritarismo, como bem disse a nota de repúdio da OAB-Nacional, nem os militares ousaram em expulsar qualquer advogado da tribuna quando este usava a palavra. Quando estava cursando direito uma professora disse que: após a constituição de CF/88 estaríamos entrando na ditadura do poder judiciário, agora entendo o por que desta reflexão, realmente, se não criarmos um mecanismo constitucional para frear o Poder Judiciário os tutores do poder judiciário se acharão que são: “Deuses” acima de tudo e de todos.

  6. Caro Marcos:
    Apesar de não concordar com tudo que escreve, mas, devo dizer que, seu comentário a respeito do ex-futuro-ministro Joaquim Barbosa é sensato e atual.

    A sua arrogância e prepotência cheira ao autoritarismo, como bem disse a nota de repúdio da OAB-Nacional, nem os militares ousaram em expulsar qualquer advogado da tribuna quando este usava a palavra. Quando estava cursando direito uma professora disse que: após a constituição de CF/88 estaríamos entrando na ditadura do poder judiciário, agora entendo o por que desta reflexão, realmente, se não criarmos um mecanismo constitucional para frear o Poder Judiciário os tutores do poder judiciário acharão que são: “Deuses” acima de tudo e de todos.

  7. Nunca admirei o ministro. Para mim, ele apenas faz o seu trabalho. Mas neste episódio, ele tem razão. Eu teria mandado prender esse advogado ébrio.

  8. Pena que não podemos comentar que afro descendente quando não faz na entrada, faz na saída, mas a realidade é essa.

  9. Engraçado que nenhum repórter conseguiu gravar imagens do advogado bêbado!

  10. Marco,

    Este advogado é apenas mais dos palhaços que integram o grande circo montado pelo PT. Independentemente das opiniões sobre o Min. Joaquim Barbosa, que desagradou muita gente, inclusive você, pelo simples fato de ter condenado (juntamente com os demais ministros) os criminosos filiados ao PT. Devemos respeitar a mais alta corte do país. Fazer baderna no STF? E vc achar normal, simplesmente demonstra que não se respeita as instituições. Em qualquer outro país, que seja sério, ela seria preso.

  11. um cara bêbado invade a maior corte do pais e nada acontece, queria ver em outro pais

    resp.; Quem disse que ele estava bêbado foram os jagunços do presidentes, repercutidos pela mídia anti-PT, patrocinada pela Globo. E pelo visto você faz parte do rebanho global.

  12. Marco, o problema todo está por vir.
    Barbosa utilizou “corretores” para a efetivação da compra de um imóvel em Miami, sendo que os corretores precisaram de “ajuda” para a transferência do dinheiro para a incorporadora.
    Até ai, tudo bem, só um pequeno detalhe, dentre os “doleiros” que a PF está metendo na cadeia, um é o “corretor” que viabilizou a venda do AP ao poderoso Barbosa.
    Até agora está TODO na surdina, à sete chaves mas, o negócio vai explodir.
    A precoce aposentadoria de Barbosa tem muita coisa a ver com isso.
    Eu não acredito que o Ministro tivesse ciência de como foi feito o envio do dinheiro para o pagamento do AP, mas que houve irregularidade houve.
    Caso Barbosa continuasse no Supremo, ele teria enorme dificuldade quando o caso fosse remetido àquela casa, já que o caso com certeza vai parar lá .
    Quem viver verá, afinal a dissimilação NÃO parou em Demóstenes Torres.

  13. Caro Março
    Me perguntaram se o termo correto não seria : vade retro satana. Na verdade grafei VATE RETRO para caracterizar essa ave satanica de má agouro (tucano ? … não ! se ver o azul ! Tá mais pra BATMAN) que só sabe vaticinar contra o Brasil e odeia o PT

  14. Você sim é um despreparado, p advogado não poderia interromper uma sessão para falar de coisas que não estavam em pauta. Talvez você siga à risca os métodos destes petistas que fazem parte dos alojamentos confortáveis da papuda.

  15. Na verdade a falta de respeito foi do advogado, pelo que vi quem estava gritando era o advogado. Ele simplesmente pediu que ele se retirasse da bancada, pois não tinha sido convidado para estar lá. Como não obdeceu foi chamado a segurança, achei correto.
    Ele ate agora foi o unico que teve coragem de bater de frente com essa corja que existe entranhada dentro dos partidos politicos inclusive o PT.

    resp.; O advogado foi questionar por que seu aravo não havia sido julgado, já que tem precedência sobre outras matérias. E foi destratado por Joaquim. Por isso agiu daquela forma. Joaquinzão é truculento e autoritário, meu caro. E isso os fatos mostram.

  16. Na verdade, muitos da sociedade não estão prontos para seguir à risca as leis redigidas por nossos legisladores. E muito menos preparados para fazer justiça ao invés de praticar o direito(muitas vezes baseado em leis “amigas” redigidas por “amigos”)…
    Sai um homem com mais virtudes que defeitos, e defeitos todos temos, afinal somos humanos… e falhos…
    Mas a soma das qualidades e do que ele gerou de esperança se sobrepõe à opinião daqueles incomodados com a justiça que o povo esperava.

  17. Informe-me, Marco D’eça. Joaquim Barbosa é o terceiro negro a chegar ao STF. Antes dele tinha Pedro Lessa e outro, que não lembro o nome. JB foi o primeiro negro a chegar à presidência do STF. É mais uma mentira criada pelo PT e espalhada por seus puxa-sacos de plantão para passar a imagem que o PT preocupa-se com a raça negra. Mentira! Tal qual aquela que diz que o PT criou o bolsa-família. Marco D’eça, como todo esquerdista que se preze, não ler, não se informa, mas se mete a falar e escrever sobre tudo. Mas basta encontrar alguém que ler e se informa um pouquinho mais para ser desmoralizado. Recomendo um pouco mais de estudo e leitura para ti.

  18. Caro Marco,
    Essa foto postada,de JB, travestido de um BATMAN deprimido e agourento é a cópia fiel dessa desastrada figura pública que chegou ao ápice do judiciário brasileiro, pelos méritos de quem soube vencer preconceitos e barreiras estéticas. Infelizmente o poder quebrou seus limites éticos e sua intolerancia aflorou incontinente. Ei-lo, então , como um cavaleiro arrogante de triste figura duelando com petistas e enxovalhando a presidencia da mais alta corte de justiça do Brasil. Vate retro satã .

  19. acredito que é necessário se observar o que de fato aconteceu em plenário.
    Sou advogado e defendo o direito do Colega defender os seus constituídos, contudo existe uma ordem e um respeito a ser observado.
    Acredito que o Colega ultrapassou certos limites de respeito e ordem.
    Ao ser afrontado e agredido por um individuo, que embora legitimo, se utiliza de sua “força” para interromper os procedimentos de nosso fazer e afrontar, agredir e questionar nossa lisura e moral, questiono qual de nós imbuídos de um dever não se utilizaria da força legitima para interromper tal agressão?
    Reconheço que a agressão não foi em exclusivo ao Sr. Joaquim Barbosa, pessoa, mas ao Dr. Joaquim Barbosa, Ministro de STF, mais alta corte do País, e ainda naquele momento Presidente da respectiva Corte, responsável por manter a ordem e preservar a imagem da Instituição.
    Ou seria admissível permitir que o Colega fizesse seu “teatro” a seu bel prazer?

  20. Vc assim como os puxa sacos desse petismo corrupto estão equivocados. Joaquim deu dignidade aquela corte que só servia pra ser pau mandado de presidentes. Joaquim representa os milhões de injustiçados nesse país afora que não aguentam mais politicos corruptos como sarney, renan, lula e cia, que se viciaram no poder e vivem de desviar verbas públicas! Verdadeiros fascinoras e ladrões do erário público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *