10

Piauí: Ministério Público vê apenas Bolinha, Jhonatan e Elker Veloso como assassinos de Fábio Brasil…

O promotor João Mendes Benígno Filho, da 1ª Promotoria do Tribunal do Júri do Teresina (PI), adotou no processo da morte do empresário Fábio Brasil, a mesma tese defendida neste blog para a morte do jornalista Décio Sá.

Jhonatan, na simulação do assassinato de Décio

Para o promotor, apenas o assassino Jhonatan de Souza, seu comparsa Elker Veloso, e o empresário Júnior Bolinha podem ser configurados como autores da morte de Brasil – e pronunciados a Júri Popular. (Leia aqui)

Na concepção de Benígno, não há como caracterizar a certeza de que o agiota Gláucio Alencar e seu pai, José Miranda, tenham participado do assassinatos.  Por esta razão, o promotor pediu a impronúncia dos dois.

A tese é a mesma adotada neste blog desde o início das investigações do caso Décio Sá.

No caso Décio, não há dúvida de que o assassino foi o mesmo Jhoantan de Souza do caso Fábio Brasil. E que Júnior Bolinha foi o responsável pela sua contratação.

Leia também:

Ministério Público desqualifica tese de quadrilha para acusados do Caso Décio…

Caso Décio: o juízo já está formado…

Mas a partir deles, este blog sempre cobrou uma prova clara da ligação Jhonatan e Bolinha, especificamente para contratar a morte de Décio – e um nexo causal que pudesse levar Gláucio a matar o jornalista.

Acusados da morte de Décio; os mesmos do caso Fábio Brasil

Estes elos nunca apareceram.

Mesmo assim, tanto Gláucio Alencar quanto seu pai, Miranda, e os demais acusados, foram pronunciados a Júri Popular no caso Décio.

O Ministério Público e a Justiça maranhenses levaram em consideração o “clamor popular” para pronunciar todos os acusados a Júri.

Já o promotor piauiense utilizou-se do argumento do Indúbio Pró-Réu, argumento segundo o qual, em caso de dúvida, a posição deve ser favorável ao acusado.

As diferentes opiniões revelam duas faces da mesma moeda na análise dos processos, que têm os mesmos acusados…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Só pra tirarem as conclusões sobre o Juiz do caso (Osmar Gomes dos santos), numa rápida consulta no Site TJ/MA no 2. Grau, o juiz titular da 1ª Vara do Júri de São Luís e também diretor do Fórum Sarney Costa, Osmar Gomes, possui 19 processos só no 2. grau. olhe o link abaixo:
    http://jurisconsult.tjma.jus.br/eNodxzkOwjAQXDDAv-QD9vqIQygpaPkB2ssoXCKKIx9Ffo_EdNNWCG6dAqBcJ8KQwTLAoo4lkFwnr8nFJYFD0cg5LD5mFT_PFog4R0kswPaGTT_jkPKsOAyXo4294_sctG-M5qvXo4gaa33wYPp16v9cJ9auZt9ax1ctrK2VZnodOt1_vVgxrQ,,
    E no 1. grau também possui 6 processos abaixo:
    http://jurisconsult.tjma.jus.br/eNodzjkOwyAQQNG7-AIwLMZ2Shdpc4NoGAYJBQeLpfDtY6X90pN-28Cu22RcMLX3aFwiSAJYWFEwXnvNTtnFgcLAlqJZtI0c9DxL8J6iDY4CkFxc8azp4FTLs-IQVL5t5I7vc_icCMWHr70EFkpLI8GJfp38D1wn1s5cIqfW8VULcWuliV4Hi5ZpLwfWW98_0-MHSKk3TQ,,
    Será que ta certo ele presidir essa vara, ser diretor do fórum e também membro efetivo do TRE… CNJ nele…

  2. A culpa agora é toda do bolinha o mais fraco me poupe sr. Marcos até o pistoleiro falou k não foi o bolinha tem gente grande isso tem k ser investigado cadê os figurões k não aparecem…

  3. Esses juízes daqui são uns cartolas, um câncer, o aluisio eu não digo nada sempre foi um mal caráter! inocentou a família Teles! eu como policial fico irado com as diferenças da justiça deste estado! subserviente!e se juiz e esse promotor do caso DECIO deve ser futuro desembargador! centro de corrupção. DECA, corra atrás cara, divulgue esses juízes que pensam que são imortais, pois mataram fulminando, não quês eram santos, o capitão Fabio, e a família Alencar. Não há nada encoberto que não vira as luzes .

  4. Caro jornalista vejo que vc acompanha o caso Décio e conhece as entranhas dessa “elucidação” como ninguém. Tenho observado este caso de perto também a bastante tempo e sei que está meio sem pé nem cabeça. Até hoje também não consegui ver esta motivação como algo palpável. Vejo apenas como uma satisfação para a “sociedade”. Não entendo pq o pistoleiro disse que o fábio capita era o responsável por pegar o dinheiro nas mãos do mandante e levar pro bolinha, ja que ficou provado tanto pelo MP de São Luís como o de Teresina que glaucio e o sr miranda jamais comheceram esse Fabio capita. E realmente achei coerente a postura adotada pelo promotor de Teresina pois de certo messe caso só vejo até o bolinha pois do bolinha pra cima ta muito nebuloso. E sabemos que o bolinha teve aquela irritação quando da soltura do Fabio capita que fez o bolinha abrir um pouco a boca, ja que permanecia calado e revelando o elo que faltava para encaixar o quebra cabeça. O mega empreitero que foi abafado e que muitos fingem que nunca ouviram falar essa história. Assim como vc Deça eu não sou tolo pra cair nesse conto do vigário, sei que o mandante da morte do Décio jamais foi preso e foi muito protegido. Sei o nome dele e até a empresa que ele é dono , assim como todos sabem e fingem não saber. E me alegro ao ver que aqui no Maranhão tem gente de bem e honesta que não se dobra ao poder, que não se corrompe e que mesmo contra o mundo todo não se cala nem se junta as opiniões e vai na ondinha de todos só pra não contrariar os poderosos. Muitos Deça sabem de toda a verdade e ainda assim acusam inocentes e tripudiam do falecido jornalista, não vejo vc fazer isso.Parabéns corajoso blogueiro.

  5. Justiça sendo feita!
    Mandantes da mote de Fábio Brasil e Décio são outros

  6. Agora estão colocando a culpa só no bolinha antes ele só tinha fornecido a arma agora já é o mandante??? Me poupe marcos… onde está os mandante figurões??? Se o próprio pistoleiro ja falou k não foi ele…

  7. Marcos, sempre tive essa certeza de que estes não eram os mandantes desses crimes.
    Infelizmente aqui no maranhao as coisas não funcionam como deveriam!
    Parabéns pela postagem!

  8. A UNICA CERTEZA É QUE ESSE BANDO DE GLAUCIETE ALENCAR,MIRANDETE, FABETE CAPETA,BOLETE IRAO COMER O PAO QUE O DIABO AMASSOU QUANDO CHEGAREM EM PEDRINHAS..AH!! EU QUERO VER ESSA CORJA PREFERIR MORRER À ENFRENTAR UMA REBELIÃO ONDE NAO TERAO TEMPO DE SE ARREPENDER………ESTAO É FRITOS NO CADEIAO DO INFERNO.

  9. Só pra tirarem as conclusoes:

    http://www.conjur.com.br/2004-dez-16/stj_determina_afastamento_desembargadores_piaui

    16 de dezembro de 2004, 09:58h
    A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça determinou, por 14 votos a 3, o afastamento dos desembargadores José Soares Albuquerque e Augusto Falcão, do Tribunal de Justiça do Piauí. Também foram afastados o juiz Samuel Mandes de Moraes e o promotor João Mendes Benigno Filho.

    Eles são acusados de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, retardamento de decisões judiciais, pressão sobre promotores de Justiça e episódios de favorecimentos. A decisão do STJ não significa a condenação dos envolvidos, mas apenas que ficarão afastados de seus cargos até que as investigações tenham terminado.

  10. PARA A JUSTIÇA DOS HOMENS QUEM ESTÁ PRESO É DÉCIO SÁ QUE NUNCA MAIS VOLTARÁ AO CONVÍVIO DE SEUS FAMILIARES E AMIGOS.
    DAQUI A POUCO VÃO INOCENTAR TODOS DESSA QUADRILHA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *