7

O caos em São Luís, 30 dias depois…

Há exatamente um mês, aconteceram os últimos ataques a ônibus e motins em Pedrinhas. Faltava uma semana para o pleito, que garantiu encerramento da campanha em primeiro turno no Maranhão

 

Há exatamente 30 dias atrás, as facções criminosas de São Luís ordenavam os ataques a ônibus, rebelião em Pedrinhas e queima de carros particulares.

presídio

Policiais invadem Pedrinhas, a uma semana do 1º turno, para controlar motim

Estava-se na semana anterior à da eleição, um sábado; e o Ibope divulgaria, mais tarde, uma pesquisa que  todos esperavam apontar para um possível segundo turno no Maranhão.

Os ataques começaram a partiras 13 horas. Foram ônibus queimados no Bom Jesus, no Pão de Açucar e uma tentativa de rebelião em Pedrinhas.  (Relembre aqui e também aqui)

O Ibope saiu e mostrou que a eleição seria decidida em primeiro turno.

De fato, uma semana depois, o vencedor do pleito  saiu consagrado, com quase 65% dos votos.

Desde então, São Luís parece um ilha de paz.

oinibus

ônibus queimado no Pão de Açucar, às vésperas do Ibope

Leia também:

Governo do Amazonas negocia apoio de traficantes no 2º turno

Pedrinhas: armação política criminosa?!?

E nunca mai se viu ataques a ônibus, nunca mais se queimou veículos em São Luís.

Pedrinhas – apontado no auge da campanha como o pior presídio do país – parece agora um exemplo de ordem e tranquilidade entre as penitenciárias do Brasil.

Tudo cessou da mesma forma como começou – do nada; e sempre em momentos importantes da campanha eleitoral, desde o início do ano.

O que se pode pensar disto tudo?!?

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Marcos, há qto tempo o Sistema Penitenciário estar nas mãos dos agentes penitenciários? Mais de oito anos.Todas as direções de presídios, superintendência e secretaria adjunta de Administração Penitenciaria nas mãos deles, e o que o Maranhão colheu disso: altíssimo grau de corrupção, espancamentos, torturas, maus tratos, terceirizacão pesada ( quem mais colocou monitores para dentro dos presídios por politicagem foi o próprio Presidente de fato do Sindspem, Cesar Bombeiro que na gestão de Ex-Secretário Tamer ficava caladinho mesmo sabendo e se beneficiando das mazelas que estavam já solidifcadas dentro de nossas cadeias). Erro grave cometido pela então secretário Uchoa foi ainda continuar acreditando na classe dos penitenciários deixando-os em cargos de comando dentro do Sistema Penitenciário?! Mas sabes pq? Ele sabia separar o joio do trigo, pena que o trigo já estava muito pequeno pelos estragos cometidos pelos joios do passado.Quem criou as facções dentro dos presídios maranhenses colocando presos contra presos começando pela Casa de Detenção nos idos de 2007 em diante? Quem acabou com a Corregedoria do Sistema Penitenciário do Maranhão que só voltou a funcionar de um ano e meio para cá? O problema é sério onde os bons penitenciários são sufocados pelos corruptos e descompromissados que lucram bastante com o caos que eles mesmo implantaram para se darem bem e forjarem que tudo ali conhecem e só eles sabem fazer gestão…É preciso, sim, se fazer uma investigação profunda e bem focada, onde com certeza, nomes de agentes penitenciários vão aparecer nesse cenário de desmandos por que se enfiou o sistema penitenciario maranhense, e com certeza, “cadeia” neles, para que os honestos e trabalhadores penitenciários possam sobreviver e dignificarem a classe que hoje não goza de uma credibilidade social em razão das escancaradas convivências quase todos os acontecidos. Se quiseres, podemos levar 20 ou mais colegas para falar com vc e sentires o drama real da situação e quanto existem moços se passando como salvadores da pátria mas que nada tem de compromissos com a política penitenciária estadual. Assim, verás quem e foi o Cristo disso tudo ao tentar consertar os grames deixados pelas gestões passada…

  2. Tudo que foi planejado para a pacificação nos presídios estar sendo executado:transferências de presos, ocupação do presídio de segurança, trancamento dos presos que viviam soltos sobre o manto d máfia do segmento podre de determinados penitenciários que negociava absurdos em gestões passado,inquéritos policiais e administrativos em andamento etc. Só resta agora o novo governo concluir os trabalhos moralizadores que a governadora por meio de Dr. Uchoa que não se intimidou,concluir os trabalhos:extirpar o verdadeiro câncer do sistema penitenciário maranhense comandada por “Roma” ou “apagador de fogo” e sua trupe de larápios que destruíram o Sistema Penitenciário do Maranhão de oito anos até março do ano passado. O Maranhão precisa mostrar ao Brasil e ao mundo que é uma terra ordeira e para tanto identificar e prender os autores direto e indiretos das barbáries ocorridas dentro e fora de seus presídios, principalmente chegando nas portas de possíveis determinadas figurões da vida pública maranhense. Aí, sim, o câncer será definitivamente extirpado.

  3. Meu caro, a crise foi exonerada do sistema, ela se chamava Sebastião Uchôa…simples assim!!!

  4. Os distúrbios cessaram graças a ação eficiente do governo do estado, através se seu sistema de segurança. A governadora agiu com rapidez e não se intimidou. Você discorda?

  5. Meu caro temos que dar é graças a Deus que não teve mais, e que com a graça do nosso Deus nunca mais haverá de ter, agora para que vc está com saudades do caos.

  6. É MARCO, QUE SAUDADE NÃO É? ERA GREVE DE PROFESSORES, GREVE DE MOTORISTAS, GREVE DE GARÍS, INVASÃO DA PREFEITURA E MUITO MAIS, TUDO COM A PRESENÇA DA MIRANTE, AO VIVO, FABIO CÂMARA E O CARIOCA E O BONDE DOS 40 ERAM OS ARTISTAS DE FRENTE PATROCINADO PELO PELO PALÁCIO DOS LEÕES, O BLOGUEIRO PUBLICAVA MENSAGEM DO BONDE DOS 40, TU TEM SAUDADE DESSA ÉPOCA NÃO É? MAIS AGORA, É “FUI NUM PAGODE, ACABOU A COMIDA ACABOU A BEBIDA ACABOU A CANJA, SOBROU PRA MIM O BAGAÇO DA LARANJA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *