8

Quem luta pelo Centro Histórico de São Luís?

centrohistóricoPor Caio Hostílio

De quatro em quatro anos se tem eleição para prefeito e vereadores aqui em São Luís, mas não se ouve um desses camaradas falar em lutar pela preservação desse acervo histórico que São Luís possui.

O mesmo ocorre para os que se predispõem as disputas de governador do Estado, senador, deputado federal e deputado estadual. Todos pedem votos aqui, porém sequer lembram em dizer que lutarão pela manutenção de patrimônio deixado e que é maltratado.

Debate-se todo tipo de politicalhas nessas casas legislativas, mas não se ver ninguém levantar essa bandeira e exigir do poder executivo providências ou quiçá um projeto de lei que dê condições de conservação a esse magnífico acervo histórico.

O certo é que o Centro Histórico está completamente abandonado pelo poder público, além de não se ver nenhum movimento que lute por esse maravilhoso acervo patrimonial… Que tivessem a honradez ao menos em dizer que não gostam do Centro Histórico!!!

É constrangedor o destrato com as praças públicas, as depredações dos casarões, os monumentos saqueados e destruídos… Tenham amor pelo maior tesouro dessa cidade!!!

Quando será que veremos debate sobre o abandono do Centro Histórico de São Luís?

Quando será que os políticos respeitarão a memória dessa cidade? Sua história, seus costumes, sua cultura, sua literatura, sua música, sua arte? São Luís Patrimônio Histórico da Humanidade!!! “O Belo que vem se transformando em ruínas”… Que monstruosidade!!!

Cadê o poder público? Por que a Câmara de Vereadores nunca se manifestou? Por que a Assembléia Legislativa se cala? Que tristeza…

Todos dizem amar São Luís… Que amor é esse?

Ela já passou dos 400 anos e nenhum político mostra modelo inovador para resgatar o que existe de mais “BELO” nessa cidade… Seu Centro Histórico.

Debatam esse assunto… Não deixem morrer um dos maiores sentido do “Belo” da humanidade…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Parabéns pelo texto, realmente o descaso com este magnífico acervo histórico mostra a irresponsabilidade dos governantes (federal, estadual e municipal) São Luiz deveria ser um lugar obrigatório para qualquer turista do Brasil e do mundo, dada a sua vasta riqueza, mas esta marginalizada e abandonada, transformando-se em ruínas e deixando de gerar renda ao povo maranhense. lamentável.

  2. É UMA VERGONHA, ESSE NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO SER TÃO DESPREZADO. OS GOVERNANTES NÃO SE PREOCUPAM PORQUE ISSO NÃO DA VOTO. DEVEMOS LUTAR PARA REVERTER ESSE QUADRO TÃO VERGONHOSO. PARABÉNS PELA MATÉRIA.

  3. O que está faltando de verdade são governador e prefeito tomarem conhecimento da conservação desse patrimônio. E quando escolherem secretário de turismo que seja realmente empenhado em fazer alguma coisa.Pessoas comprometidas em mostrar para a população e o turista propaganda de verdade e não propaganda enganosa.Dizer que está faltando recursos para mudar essa situação não cola mais.

  4. O vereador Francisco Carvalho apresentou Projeto de Lei nº 155/2012, aprovado na sessão 09/07/2014, que cria o Fundo para Conservação e Recuperação do Acervo Arquitetônico do Centro Histórico de São Luis do Maranhão e o Comitê Gestor, com o objetivo de custear programas e projetos governamentais de recuperação e conservação dos prédios do centro histórico de São Luis do Maranhão inscritos no Patrimônio Mundial e tombados pelo Governo Federal. O Fundo será constituído por 1% (um por cento) da parcela pertencente ao Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU e 1% (um por cento) do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis, arrecadado, bem como por recursos financeiros decorrentes de doações, legados, convênio e transferências. O acervo histórico cultural de São Luís, considerado patrimônio da humanidade, é constituído, principalmente, de prédios seculares que precisam ser recuperados e preservados a fim de oferecer conforto e segurança aos turistas que nos visitam. Turistas que vem conhecer uma parte importantíssima da história do Brasil, vivida pelos que aqui estiveram no período da colonização, a partir do século XVI. Portanto, garantir, de forma permanente, recursos financeiros necessários a tal finalidade será um passo inicial para a agilização da recuperação e conservação desse acervo que é propriedade dos maranhenses.

  5. O Vereador Francisco Carvalho apresentou o Projeto de Lei que cria o Fundo Para Conservar e recuperar o Acervo Arquitetônico do Centro Histórico de São Luis Ma.e Comitê Gestor e da outras providencias

  6. Parabéns pelo texto, muito oportuno. Você tem razão, os políticos não tem incluído nos seus programas, nem tampouco tem luta pela preservação do nosso valioso acervo, porem, O IHGM tem luta muito e encampado essa bandeira.

  7. Parabéns pelo texto, muito oportuno. Você tem razão, os políticos não tem incluído nos seus programas, nem tampouco tem luta pela preservação do nosso valioso acervo, porem, O IHGM tem luta muito e encampado essa bandeira.

    Euges Lima(pres. do IHGM)

  8. Sou aluno de Bacharelado em Ciências Imobiliárias. Sendo o ambiente acadêmico um dos foruns para tratar de assuntos da espécie, em especial, em um curso que se identifica com essa realidade, corroboro com essa preocupação e com certeza iremos levar ao debate essa realidade, que coloca em risco São Luis perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Oportunó post. mat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *