2

A eleição de 2016 e a formatação do governo Flávio Dino…

Por Robert Lobato

Escrevo este post de uma lanhouse, no centro de São Luis, que não oferece lá muito conforto e condições para digitar (teclado horrível). Mas farei um esforço para ser entendido, ainda que tenha que voltar ao tema assim que a internet do escritório do Blog do Robert Lobato estiver “no “jeito”. Vamos lá.

O governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), está anunciando o seu secretariado de dino1acordo com as contradições já vindas e vistas desde a montagem da coligação “Todos Pelo Maranhão”, que tinha um pouco de tudo: comunistas, petistas, tucanos, ex-sarneysistas etc.

De uma forma em geral, desculpa meu amigo Joaquim Haickel, que está a cada dia mais fascinado pelo novo governo, a equipe não tem, até aqui, nada de muito extraordinário ou mesmo de grandes novidades.

Pelo contrário: tira um deputado estadual aqui, coloca outro ali; chama um amigo para cá, bota outro chegado acolá… E assim o governador eleito vai formatando o seu governo.

Contudo, a intenção deste post não é avaliar os nomes indicados por Flávio Dino, isso será feito mais lá na frente, quando completarem os famosos primeiros cem dias de governo.

O que interessa aqui e agora é fazer um breve análise das indicações à luz das eleições municipais de 2016, não somente em São Luis, mas também em Imperatriz.

São Luis – No que diz respeito a São Luis, Flávio Dino tem candidato e atende pelo nome Edivaldo Holanda Júnior, ao menos até esta data de 31 de outubro de 2014. Assim:

É mais do que certa a filiação de Edivaldo Junior no PDT, podendo ter um nome do PT na vaga de vice, desde que o petista seja alguém ligado ao dinismo. Mas esta “condicionante” (ser dinista) pode mudar até 2016. Aguardemos.

Ao ‘nomear’ dois potenciais candidatos a prefeito de São Luis para o posto de secretário de Estado, Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia) e Neto Evangelista (Desenvolvimento Social) Flávio Dino não está, necessariamente, tirando-os do meio do caminho da reeleição de Edivaldinho, mas tão somente os embalando até a última hora, tal como aconteceu na época do consórcio de candidatos a prefeito em 2012 (Edivaldo, Roberto Rocha, Tadeu Palácio, Eliziane Gama), lembram? Pois é.

Só que agora há uma Eliziane Gama vitaminada com quase 80 mil votos na capital que, dizendo ela, não abrirá da candidatura de prefeita nem para um Palácio dos Leões lotado de argumentos para que desista. Aliás, Gama perdeu a Secretaria de Ciência e Tecnologia justamente por isso. Aguardemos.

Imperatriz – Na cidade de Imperatriz, o nosso querido governador eleito já tem seu candidato para a sucessão do complicadíssimo prefeito Sebastião Madeira (PSDB). Trata-se do Professor Marco Aurélio.

Eleito deputado estadual, o professor e vereador Marco Aurélio (PCdoB) é nome de Dino para prefeito de Imperatriz em 2016. E mais: com o apoio do prefeito Madeira, que sonha em ser candidato do grupo dinista a uma das duas de senador da República em 2018.

Só que essa é uma história contarei em outra postagem (os créditos aqui na lanhouse estão terminando).

Até a próxima…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Este cidadão eleito governador da mudança, deveria respeitar a população que o elegeu e entender, que o povo elegeu seus candidatos de acordo com suas consciências ou não!
    O que quero deixar claro, é que não é correto, o mesmo convidar os deputados que foram eleitos, para a assembleia, para fazer parte do governo, para dar vaga a outros que não foram eleitos, como gardenia e/ou marcos caldas.
    Assim, ele irá de encontro com a vontade popular, mostrando para que veio!

  2. Afinal, o que o Bob Lob quis dizer com o post?Está contra os nomes que o Dino está colocando. Só podemos dizer que a comida é ruim, depois de provarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *