4

Graça Paz reabre debate sobre cota feminina na Política…

A deputada estadual Graça Paz (PSL) voltou a abordar, ontem, a discussão sobre as cotas para as mulheres nas casas parlamentares. Ela voltou a defender maior abertura para o sexo feminino nos partidos, como forma de conscientizar a participação.

– São 30%, no mínimo, e 70% no máximo, para ambos os sexos. Infelizmente, nem os 30% das vagas para as candidaturas femininas são preenchidos. E a própria mulher tem dificuldade de se candidatar por vários motivos, porque essas candidaturas femininas não são vistas como as candidaturas masculinas – comentou.

No início da semana, Graça Paz já havia dado sua opinião a respeito do assunto, em matéria de O Estado, o reforçou ontem.

– A mulher tem dificuldade de sair de casa, como mãe, como dona de casa, como esposa. Não tem quem cuide dos seus filhos. Ela tem que cuidar, levar para a escola, e não tem tempo para fazer campanha da mesma forma como o homem, que fica inteiramente livre. E os próprios partidos não investem da mesma forma nas candidaturas femininas.

Para a deputada, sua posição de política é uma exceção à regra estabelecida, que privilegia apenas a participação masculina.

– Estou aqui hoje no meu quarto mandato, indo para o meu quarto mandato, mas eu sou uma das exceções, porque a grande maioria não tem essa mesma facilidade de já ter um nome por trás, assim como muitas mulheres aqui: a deputada Cleide Coutinho, que
já tinha o nome do seu marido; a deputada Gardênia do seu pai, João Castelo; a deputada Vianey, do seu marido; a deputada Valéria, do seu irmão. Então sempre por trás da gente tem um homem que é o nosso marido, ou é o pai, ou alguém da família que nos dá esse grande legado do seu trabalho político no nosso estado – frisou.

Para a deputada, sem a conscientização dos partidos e das lideranças masculinas não adiantará ter cota de 30% ou de 50%.

– Se não estão conseguindo candidaturas no mínimo de 30% para ambos os sexos, o que se vai fazer com 50%? – questionou a deputada do PSL.

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Muito oportuno o debate proposto pela deputada Graça Paz! A participação feminina na atividade politica tem que ser incentivada, mesmo pq as mulheres teem a cada dia ocupado espaços importantes em outras åreas, sempre com muita responssabilidade e competencia.

  2. A deputada tem razao! É necessario criar mecanismos que incentivem a participacao feminina na atividade politica! Mesmo pq a mulher, a cada dia dar testemunho que quando é acionada pra alguma atividade, faz com competencia e responssabilidade! É um debate importante levantado pela excelente parlamentar!

  3. A valorização da mulher na política deve ser debatida incansavelmente em todas as esferas. Estou com a deputada nessa empreitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *