Impresso é visto pela parte mais influente e qualificada da população, segundo resultado da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014; dados mostram que 96% do que é dito na internet vem dos jornais
A Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, revelou que o meio Jornal ainda é o veículo de maior confiabilidade do brasileiro.
De acordo com os dados, 53% dos entrevistados confiam plenamente no que leem em jornal, contra 50% da TV e 49% do rádio.
Os blogs de Internet são os menos confiáveis: apenas 22% dos brasileiros disseram acreditar em tudo o que vêem neste meio.
A Pesquisa Brasileira de Mídia é o maior levantamento do país sobre o comportamento do brasileiro em relação aos veículos de comunicação. Serve de painel e fonte de pesquisas para agências de publicidade, universidades e interessados no estudo da mídia.
Revela, por exemplo, que 96% do que sai na Internet vem do jornal, mesmo que não se tenha lido diretamente no impresso. O jornal, ainda segundo o levantamento, apesar de ter público restrito – algo e torno de 6% – tem a audiência mais influente e qualificada dentre todos os veículos.
Leia também:
jornal impresso ainda detém maior confiança, diz Ibope…
Apesar de menos lido, jornal tem mais confiança do leitor…
A pesquisa desfaz também o mito da onipresença da internet como meio de comunicação.
Apenas 26% dos brasileiros acessam a rede mundial de computadores diariamente; e este público é formado, em sua ampla maioria (85%) por adolescentes e jovens com até 25 anos, que dão pouca importância às notícias.
O jornal, por sua vez aumenta sua base de leitores à medida que aumentam também a renda e a escolaridade da audiência.
O resultado da pesquisa mostra que, apesar de mais restrito, o jornal ainda é o meio mais influente e com audiência mais qualificada no Brasil.