7

A gestão tem que ser por competência…

fotoAcomodar os aliados políticos formados a partir de um bloco heterogêneo de forças eleitorais e partidárias é, infelizmente, o pesadelo de qualquer governo eleito. Porém, se a meta é “tirar o Maranhão de um atraso de 50 anos, pela Revolução Burguesa”, marca de governo do Flavio Dino, a gestão tem que ser por competência.

O que adianta nomear colegas do colegial, do curso de direito, políticos profissionais com investidura em cargo eletivo esquecendo os critérios técnicos? Saudosismo? Gratidão? O horizonte de Recursos Humanos de Flavio Dino, infelizmente, por não ter tido a oportunidade de administrar uma empresa ou uma simples prefeitura, é limitadíssimo, pondo em risco real o futuro da sua administração e do nosso Estado.

O atual governador errou em não aliar os critérios políticos com os critérios técnicos, colocando em cargos estratégicos pessoas sem nenhuma capacitação para tal múnus.

O atual secretariado de Flavio pretende ser um eficiente gestor de mão de obra, isso não vai trazer confiança para os investidores. Diriam os menos céticos: – qualquer pessoa com formação superior pode administrar com eficiência até tomar “pé da situação”, basta ter assessoria de qualidade, ora em alguns casos, cuja complexidade é inerente ao simples desempenho de gestor de RH e “assessoria competente”, o “tomar pé” pode levar muitos anos, e aí já passou a oportunidade de mudança, de algo ser feito.

Temos que lembrar que 2015 será um ano de recessão grave no Brasil, convencer empresários a investir no Estado será uma tarefa árdua, senão impossível para esta fragilizada e inexperiente equipe de governo cujo sentimento, até agora, é de medo, insegurança e dúvidas.

No caso especifico da Secretaria de Indústria e Comércio e da EMAP, sem nos atentar a outras, a expectativa geral é de fracasso. Na primeira, responsável pela prospecção das tais empresas a investirem no Maranhão, o empresariado esperava um técnico com real acesso e conhecimento do mundo corporativo e não um secretário que vale ressaltar e elogiar, “de grande valor e competência política”, porém sem experiência alguma no tratamento empresarial, sem causar, portanto a tão esperada e importante confiança nos investidores.

Na EMAP, o problema é ainda maior, o porto do Itaqui ocupa uma posição estratégica para o desenvolvimento do Maranhão, tendo passado, nos últimos 12 anos, por administrações temerárias, corruptas e incompetentes que o levaram a perder mercado para os portos de Pecém – Ce e Vila do Conde – PA.

Sem um currículo que o habilite para tal cargo, o novo presidente tem demonstrado a seus interlocutores sentimentos de total insegurança com a gestão e trato direto com a complexidade portuária, prova disso é que evita dar seu expediente diário, ficando naquela empresa apenas poucas horas por dia.

Por último, convidou, segundo Gilberto Leda, o antigo gestor do porto para assessora-lo por mais 3 meses, assinando um irrefutável atestado de incompetência. O Sr. Ted Lago, apesar de não apresentar experiência profissional, tem como currículo político o fato de ter tido por 8 anos consecutivos, a sua esposa Luciana Lago, como chefe de gabinete do Deputado Marcelo Tavares, atual Secretario da Casa Civil de Flavio Dino, onde foi formalizada a amizade sincera entre os casais Tavares/Lago, daí sua indicação para tão importante cargo.

Vale ressaltar também que, o Sr. Ted Lago, como enteado de Rosa Murad, irmã de Jorge e Ricardo Murad e de ter como única origem profissional, um cargo administrativo na ineficiente e desconhecida ong ICEMA, cuja criação é atribuída a um pool de empresas e entidades ligadas ao grupo Sarney, tais como CEUMA (Mauro Fecury), Sistema MIRANTE (família Sarney), INTERNACIONAL MARÍTIMA (Luis Carlos Cantanhede), ATLÂNTICA SERVIÇOS (Luis Carlos Cantanhede), fundação NAGIB HAICHEL, construtora EDECONSIL entre outras, terá dificuldades em manter sua independência administrativa e cumprir com as metas rígidas do atual governador, já que as empresas citadas se desdobram em uma verdadeira teia de relações empresariais e de amizade com a família Sarney, muitas dessas com interesses ou mesmo já instaladas nas entranhas da EMAP em contratos de prestação de serviços diversos.

Em tempo. O atual presidente ainda mantém um diretor (ligado intimamente aos Sarneys) da administração passada no seu cargo por pedido do seu amigo Luis Carlos Cantanhede.

*Manoel Gonçalves Neto – Mestre em logística – Economista e Professor aposentado da UFMA

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. O Diretor que ficou é o Sr ,Magalhães
    Esta pessoa passava o dia inteiro na sala da Jaqueline Lobão recebendo instruções de como operar os esquemas.
    Manteve-se no cargo pela engenhosidade de alguns interesses particulares, pois sua permanecia foi solicitada pelos operadores portuários.
    Agora, o Sr ,Magalhães se diz dinista desde criancinha, mas na realidade está ali para defender interesses de poucos que o bancaram na permanência do cargo.
    Juntou-se neste caso, a operação de alguns empresários a incapacidade e total falta de conhecimento dos novos gestores que ali empossados.Pois o carro de Diretor de Operações impacta diretamente no resultado diário de qualquer Porto.
    Esse Sr Magalhães já começou a por suas manguinhas de fora e diariamente fala mau e desqualifica a gestão anterior.
    Faz isso achando-se auto-suficiente e conhecedor da realidade do Itaqui, coisa que os inexperientes e despreparados novos gestores ainda vão penar para descobrir.

  2. É bem provável que haja um troca de comando na EMAP em um curto prazo, a atividade Portuária é uma das áreas mais complexas e requer duas características : Estudo e Experiência, se formos analisar a maioria das grandes empresas nacionais, todas são administradas por Administradores de formação, já na área portuária, embora seja uma empresa, a maioria dos Portos são geridos por Engenheiros com especialização em Gestão, e o por que disso ? Por que começaram trabalhando na área em posições menores e a medida que o tempo foi passando foram galgando espaços nos Portos diante da falta de peças qualificadas para a função, não estou dizendo que se deva contratar um engenheiro para a vaga em detrimento de um administrador de formação, até porque sou um, mas sim que se faz necessário a contratação de alguém experiente na área para o comando do Porto.

  3. Nada pode ficar pior que a gestão dos sarneys e duailibe no porto.
    Porto em total crescimento. Iniciou a moralização!! para frente Ted Lago!!!

  4. por um minuto, achei que o texto era de sua autoria!
    o manoel falou e disse; é preciso ter know-how para gerenciar empresa do porte da emap. lembro da gestão do porto grande na vila maranhão entregue a burocratas do banco do estado do maranhão – bem na década de 90.
    bons curriculos sabemos que o assessores do Governador tem.
    agora, se o sr. ted se habilitou a essa cargo, deverá esta se mexendo para tocar o projeto.
    em tempo, o porto do itaqui perdeu espaço simplesmente pelo alto indice de ineficiência e custos altos.
    falta produtividade x qualidade nos serviços oferecidos.
    os custo todos sabem que são altos, então, o porto deve oferecer um serviço compatível, o que não ocorre no itaqui.
    nesse item, não adianta culpa o sarney

  5. Marco tu quase me mata do coração. Quando estava lendo essa matéria pensei que você estava virando a casaca, atacando a tua patroa e seus apaniguados, mas ao final vi que a matéria não era sua…KKK. Fora isso a minha percepção sobre a Emap é a mesma, a colocação de pessoas que nunca pisaram em um porto em lugares estratégicos da empresa com certeza vai afugentar investimentos do nosso Estado e a tendencia do porto nosso é se tornar um elefante branco. Existem profissionais de ponta no porto que podem ocupar os cargos que estão em disputa pelos políticos e amigos do governador e do todo poderoso “operador” do governo Marcio Jerry, mas preferem pagar dividas de campanha com cargos aos apadrinhados. É a distribuição de sinecuras, quem se habilita!!!

  6. D’Eça, na Emap há um quadro de empregados concursados/efetivos, que não passa de 20% do total de empregados, que poderiam ser aproveitados, pois a grande maioria possuiu até dois cursos superiores, mas continuam renegados, demonstrando que a equipe do Ted não entende nada de gestão e/ou são mais uns aproveitadores, pois estão enchendo a empresa com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *