1

Esclarecer é o melhor caminho a seguir no combate às drogas…

Por Herbertt Morais

Não existe, a meu ver, nenhuma fórmula pronta capaz de erradicar o consumo de drogas, da noite para o dia. O combate às drogas não pode ser questão de um dia, de um mês, é de toda uma vida. Não podemos esquecer que a droga nasceu com o homem. Então, você não pode querer falar sobre droga durante um dia, um mês ou um ano, e, depois, simplesmente, esquecer o tema. Tem que ser permanente!

cracolandiaDaí, a importância das campanhas permanentes de esclarecimentos, como um instrumento de extrema eficácia no combate ao consumo de drogas, principalmente, dirigidas aos adolescentes.

Os governos (federal, estadual e municipal) precisam, urgentemente, compartilhar responsabilidades com a sociedade, buscando a criação de uma agenda de esclarecimentos sobre as drogas capaz de responder ao desafio de erradicar da sociedade, este inquietante fenômeno da atualidade.

Neste aspecto, lembrei-me que dados oficiais do governo federal, através da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), indicam que 75% dos adolescentes consumidores de maconha (talvez por ser uma das drogas mais acessíveis aos adolescentes) estão na faixa etária do ensino fundamental e médio.
Ora, então, porque não introduzir, por exemplo, no currículo escolar do Ensino Fundamental, matérias pertinentes ao estudo sobre drogas?

O aluno que desde cedo aprende que água é H²O, que o Arsênico é As, passaria, também, a aprender, desde cedo, à ação química, da maconha, da cocaína e de outras substâncias, incluindo-se ai, principalmente, as chamadas drogas aceitas socialmente: álcool e fumo.

Mas, por favor, não me venham com essa baboseira de “ensino religioso das drogas”. Esse estudo tem que ser sem exageros, sem sensacionalismo, dentro da verdade e rigorosamente dentro dos princípios científicos.

Isto sim, é esclarecimento capaz de produzir bons resultados…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. DROGAS: O PROBLEMA ESTÁ EXATAMENTE NAS TEMÁTICAS QUE NÃO DÃO PROSSEGUIMENTO NOS ENCAMINHAMENTOS.
    Bravos e bravas, me reporto a todos os internautas para dizer que me contemplo nos argumentos muito bem apropriados de Herbertt Morais. Bravos e bravas, nunca deixou de ser novidade que o combate as drogas está exatamente na educação. É fácil então porque não aplicar uma disciplina para os estudantes nas diversas faixa etária da adolescência nas redes de ensino, é muito melhor priorizar esse tema como disciplina permanente nas escolas tantos públicas e privadas do que discutir só em fóruns e em audiências públicas levando em consideração que esse tema sempre se transformou numa temática sem prosseguimento dos encaminhamentos que na realidade deveriam ser permanentes. No mais bravos e bravas, sugiro a todos da importância de assocializarmos esse entendimento no mais real e apropriado argumento de Herbertt Morais/Blog de Marco Aurélio D’eça. Abraços, Sebastião Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *