8

Com um pouquinho mais de esforço vão conseguir acabar com as tradições do carnaval de São Luís…

Corredor oficial da folia, vazio em plena noite de sábado

Por Aquiles Emir

Não se sabe quando, nem quem, por quais critérios, elegeu o carnaval de São Luís o terceiro melhor do Brasil, mas a explicação mais próxima da realidade, teria sido um comentário feito pelo empresário italiano Francisco Matarazzo, o Conde Matarazzo, dono de uma das maiores fortunas do Brasil até os anos 1930, como empreendedor em São Paulo.

Numa de suas viagens de negócios pelo Nordeste, coincidiu que passasse os dias carnaval em São Luís, e ele de tão encantado com os bailes de máscaras, desfile de fofões, o ritmo dos blocos etc, teria dito que aquele foi o terceiro melhor carnaval que já tinha visto no Brasil, pois ficava atrás apenas do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

O comentário ganhou repercussão e transformou-se numa verdade.

Matarazzo elegeu o carnaval do Maranhão e o terceiro melhor do Brasil

Certo é que São Luís teria tudo para ter um bom carnaval, pela criatividade do seu povo, pela diversidade dos ritmos aqui existentes, porém o que se percebe é que esta manifestação está diminuindo ano após ano, principalmente por conta de interferência do poder público, que acaba atravessando o samba para privilegiar não quem é de bamba, mas é bom de votos, e isto vem de uns anos para cá.

A foto que ilustra esta postagem, copiada de O Estado do Maranhão, mostra um exemplo disto, pois numa noite de sábado um dos principais corredores de folia criado pelo Governo do Estado e Prefeitura está vazio, sem animação dos poucos que foram tentar se divertir.

A continuar assim, daqui a alguns anos o carnaval de São Luís vai estar para os brasileiros igual ao de Fortaleza (CE), Teresina (PI), Palmas (TO), Brasília (DF) e outras cidades em que quase não se vê animação, até porque quando alguém pensa em diversão no período do Reinado de Momo, os lugares que vêm em mente são Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Olinda (PE), Salvador (BA), Ouro Preto (MG) e até mesmo São Paulo (SP).

O pior é que a cidade não se apresenta sequer como opção alternativa para quem não quer folia, sendo prova disto o esvaziamento da rede hoteleira, que está com apenas 50% dos leitos ocupados.

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. ainda bem que o carnaval daqui está acabando, e se Deus quiser mui em breve não teremos mais nada na cidade de são luís. quem quiser brincar de carnaval que vá pra salvador que lá que o lugar de gente que não faz nada e só quer viver na vida mansa. Graças a Deus tá acabando essa nojeira de carnaval aqui..huuuuuuuuuuu!

  2. ESTOU TORCENDO PRA QUE O CARNAVAL DE SÃO LUÍS ACABE LOGO, A EXEMPLO DE CIDADES COMO GOIÂNIA,PORTO VELHO,BH E OUTRAS. NINGUÉM AGUENTA MAIS INVESTIMENTOS EM COISAS QUE NÃO TRAZ NENHUM BENEFÍCIO A POPULAÇÃO. CARNAVAL, NUCA FOI E NUCA SERÁ CULTURA POIS A EXEMPLO DE PAÍSES EUROPEUS ALGUÉM CONHECE ALGUMA CIDADE QUE TEM CARNAVAL COMO CULTURA? FIM AO CARNAVAL DE HOMICÍDIOS, ROUBOS, PROSTITUIÇÃO,ETC.

  3. Uma coisa importante a considerar é que em todas as cidades do Brasil o Carnaval de rua acontece durante o dia, enquanto que em São Luís os blocos só saem à noite, entrando pela madrugada. Será que a prefeitura e o governo do estado não poderiam alterar isso a partir do próximo ano?

    resp.; Holandinha vai alterar: simplesmente não vai ter carnaval em horário algum. Se depender dele…

  4. Deixem de ser imbecis, os incentivos do governo da sarneizada so serviu para encher os alforjes dos grupos ligados ao poder. O povo como sempre viveu a chupar o dedo, achando que se divertia com a graça que os mandatários forjava .

  5. Elegendo Prefeito evangélico, Governador comunista e talvez a sucessora desse prefeito também evangélica nunca mais vamos ter um carnaval e um festejo junino como nossa cidade merece, acho que vou pensar em quebrar essa sequencia me candidatando a Prefeito de São Luis, dá até pra sorrir da situação da cultura local.

  6. Com muito esforço e sem nenhum sentimento de culpa conseguiram acabar com tudo de bom que o Maranhão poderia ter, o carnaval servia para abastecer as empresas ligadas ao feudo, no São João tudo se Barricava e assim o Maranhão rico sempre foi um pobre coitado.

  7. No meu entendimento, o carnaval de São Luís começou a morrer, quando começaram, inclusive, com apoio estatatal, os desfiles da escolas de samba no Anel Viário. Sem essa de saudosismo, lembro da Turma do Quinto, Turma da Mangueira, Marambaia e outras agremiações desfilando pelo/centro da cidade. A tentativa de imitação às Escolas do Rio, acabou com tudo. Mirem-se no carnaval pernambucano que não se deixou contaminar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *