19

Hildo Rocha quer prolongar mandato dos atuais prefeitos…

Uma das propostas polêmicas do projeto de reforma política em tramitação na Câmara dos Deputados prevê a realização de eleições gerais – de vereador a presidente – nas eleições de 2018, o que aumentaria em dois anos o mandato dos atuais prefeitos e vereadores

 

Rocha entende que o melhor caminho é a coincidência de mandatos

Rocha entende que o melhor caminho é a coincidência de mandatos

A coincidência das eleições no Brasil é um dos pontos polêmicos da reforma política que está em discussão na Câmara dos Deputados.

De acordo com o deputado federal maranhense Hildo Rocha (PMDB), a realização de eleições para todos os cargos no mesmo ano deve gerar o maior número de debates na Casa.

– A definição das regras que irão definir o que será feito para se unificar as eleições será o ponto mais polêmico dos debates – ressaltou Rocha.

Atualmente, o Brasil tem períodos eleitorais de dois em dois anos. Num deles, elege-se presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. No outro, são eleitos os prefeitos e vereadores.

A proposta de Hildo Rocha é prolongar os mandatos atuais de prefeitos e vereadores em dois anos, para coincidirem com a eleição de 2018.

– Eu vou apresentar proposta para que os atuais mandatos de vereadores e prefeitos sejam acrescidos de dois anos para que assim, possamos unificar as eleições e não um mandato tampão de dois anos como está sendo discutido – explicou.

Na pauta do debate da reforma estão ainda a diminuição do período das campanhas eleitorais, limites de despesas de campanha, fim das reeleições.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. bem, se essa proposta for vinculada a partir de 2018, eu concordo.
    pq primeiro temos que tirar o prefeito e os vereadores ladrões daqui de nossa cidade. OLHO DAGUA DAS CUNHÃS – MA.

  2. Defendo prolongar mandato, fim da releição mandato 05 anos para todos a partir 2018

  3. Ai Mrcos Aurélio! Isto é que é país democrático, o cidadão diz o que quer e quando quer: no Jornal, no Rádio e na Televisão, mas os nossos políticos roubão quando quer a quantidade que querem, porque sabem que vivemos no país da impunidade. Estou com o Profeta Boris Casois ” Isto é uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. VAI SER UMA BOA ECONOMIA MENOS DESGASTE E UMA SO ELEIÇAO DEFINE TUDO SOU A FAVOR PROLONGA MAIS OS MANDATOS EOS GORVENATES TERA MAIS PRAZO PARA GORVENA NA MINHA CIDADE VAI SER UMA BOA PARA PREFEITO JARDEL SEBA

  5. Concordo plenamente, pois evitaria um grande desgaste da máquina pública a cada dois anos. Parabéns deputado pela iniciativa.

  6. Defendo a proposta em que todos os cargos, Executivos e legislativos, federais, estaduais e municipais devem ser realizados em uma mesma data, e mandados de 5 anos sem reeleição, visto que, eleições no Brasil custa muito caro infelizmente a prática de compra de votos ainda existe e vai demorar acabar, seria uma forma de se economizar, pense bilhões foram gastos nesta ultima eleição para presidente, os eleitos terão apenas um anos para trabalhar integrado com os municípios pois a partir de 2016 os prefeitos estarão todos preocupado com suas eleições, e mais dinheiro serão gasto inclusive dos eleitos em 2014 do executivos e legislativos, com intuito de eleger os candidato

  7. É , sem dúvida a melhor proposta que poderiam fazer …. nâo da mais para aguentar eleiçoes a cada 2 anos .o povo tem que saber que 6 meses antes de uma eleiçâo seja para prefeito ou para govenador e presidente não se pode firmar convenios ,bem como 6 meses depois das eleiçoês tambem não pode . parabens.. deputado hildo rocha …. vamos deichar o povo trabalhar um pouco ….. É somente disperdicio de dinheiro publico a cada 2 anos….

  8. Defendo a proposta em que todos os cargos, Executivos e legislativos, federais, estaduais e municipais devem ser realizados em uma mesma data, e mandados de 5 anos sem reeleição, visto que, eleições no Brasil custa muito caro infelizmente a prática de compra de votos ainda existe e vai demorar acabar, seria uma forma de se economizar, pense bilhões foram gastos nesta ultima eleição para presidente, os eleitos terão apenas um anos para trabalhar integrado com os municípios pois a partir de 2016 os prefeitos estarão todos preocupado com suas eleições, e mais dinheiro serão gasto inclusive dos eleitos em 2014 do executivos e legislativos, com intuito de eleger os candidatos que o apoiam, sendo que eleições feitas na mesma época cada candidatos principalmente na esfera federal (detentores de maiores recursos financeiros )estariam preocupados com suas próprias candidatura, diminuindo gastos com apoios a outra candidatura como de prefeitos e vereadores e após as eleições só preocupariam com as próximas daqui 5 anos e não dois como ocorrer atualmente, seriam mais tempo trabalhando e menos preocupados com campanhas. E acabando com as reeleições diminuiria o uso da máquina pública com fins eleitoreiros e propagação da corrupção que se aprimora sempre no segundo mandado quebrando assim este ciclo.

  9. Meu amigo. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Pode ter certeza que ao longo dos debates surgirão propostas que poderemos considerar indecorosas. Pelo que tenho visto, até o momento, essa é a que melhor servirá pra fazer a duração dos mandatos ficarem coincidentes nos mesmos anos. Creio que seja um “mal necessário”.

  10. é louvável a proposta do DEPUTADO maranhense. porem, deveria esperar o termino dos mandatos dos atuais gestores (ratos).
    para sim encabeçar esse projeto da nova reforma politica.

  11. Se isso vier acontecer em coincidir as eleições municipais e o resto (deputado, senador, governador, presidente), logico que eles vão dar é mais dois anos para eles mesmos, podes ter certeza, ai o mandato dos atuais deputado que era até 2018 vai até 2020.

  12. Se o povo soubesse … o quanto lhe sai cara cada eleição. O quanto de administração deixa de acontecer ou se faz de forma torta só por causa de eleição …
    Poderia se fazer como na França: A eleições coincidem no ano mas em meses diferentes para não misturar os temas. Poderia fazer em junho de 2018, a eleição municipal. Com posse do novos prefeitos em agosto daquele ano. Em seguida a eleição de outubro e mantidas as novas posses em janeiro de 2019. O POVO TERIA TRÊS ANOS SEGUIDOS E ININTERRUPTOS DE ADMINISTRAÇÃO SEM CONTAMINAÇÃO DAS BANDALHEIRAS ELEITORAIS. SÓ TERIA A GANHAR.

  13. Ótima proposta. É muito melhor um mandato de 6 anos do que ter outra eleição para um mandato de apenas 2 anos. Os gastos para uma eleição são altíssimos e os cofres públicos acabam perdendo bastante.

  14. Sou a favor de uma única eleição e tb concordo com o dep. federal em prorrogar por mais dois anos os mandatos dos prefeitos e vereadores .porque estamos vivendo um momento muito complicado na economia do nosso País e com essa prorrogação dos mandatos o Brasil terá uma economia milionária no próximo ano.

  15. É companheiro não se sabe mais em quem votar? Fui eleitor do senhor Hildo Rocha, mas sou contra a sua proposta de prolongar mandado, ele parece que não vive no Maranhão ou quer esconder tanto escândalos que tem nesse estado dos atuais Prefeitos! Será que ele não foi mais em Cantanhede sua cidade Natal!!!!

  16. Imagina mais dois anos de mandato para os larápios que estão no poder. Afundará de vez os pobres municípios.

  17. Mais é muito carúado mesmo esse deputadozinho, se ja está todo mundo doido para se livrar dessa gangue de preitos ladroes e vereadores submissos e, se acontecesse poderia tacar fogo logo no que ainda resta dos municipios.

  18. Sou contra a conhecidencias dos mandatos.Mas se isso acontecer com a experiencia que eu tenho,esta proposta é a mais logica.
    Pois com dois anos de mandato,voce não consegue conhecer a maquina.
    Du Altimari Prefeito de Rio Claro SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *