5

O governo Flávio e o combate à pobreza no Maranhão…

 

freibeto

Do blog de Robert Lobato

Entre todos os compromissos assumidos por Flávio Dino durante a campanha, o mais sério e mais urgente talvez seja o combate à pobreza no Maranhão.

Anima saber que, ao menos aparentemente, há um plano para enfrentar a chaga da miséria no nosso estado.

Da mesma, passa uma esperança cidadã para os maranhenses saber que o escritor, ativista político e social, Frei Betto, foi convidado pelo governador Flávio Dino para ser uma espécie de consultor na execução do “Mais IDH”, programa implementado pela atual gestão para a superação da pobreza no estado.

Contudo, não basta apenas ter um bom plano ou mesmo um Frei Betto na linha de frente para virar a página dos índice socioeconômicos sofríveis que por décadas insistem em colocar o Maranhão na rabo da fila quando o assunto é qualidade de vida e dignidade humana.

A ex-governadora Roseana Sarney chegou a lançar o programa “Viva Oportunidades”, cujo objetivo era reforçar as ações do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal.

Até a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, esteve em São Luis para o lançamento do plano. Continue lendo aqui…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. A melhoria dos índices de desenvolvimento humano, passa em primeiro lugar pelo conhecimento das realidades locais, e estas, as realidades, são invariavelmente dissimuladas tendo como motivação
    maior da referida dissimulação, os ambientes festivos presenciados por todos aqueles que, ao chegar nestas localidades, não percebem ou não distinguem o que é
    ser pobre por falta de conhecimento, ou ser pobre por falta de oportunidade. Quando não há esta definição, as pessoas dão as costas, vão embora e a vida continua. É preciso abrir as mentes da s pessoas para que saibam distinguir o papel de cada autoridade local. Todo município tem: Prefeito, no mínimo oito vereadores que tem a obrigação de fiscalizar as atitudes do prefeito, um ministério público para atuar em defesa do cidadão e um juiz da Comarca, algumas vezes, defensoria pública, conselho tutelar e uma infinidade de órgãos que têm por dever de oficio cuidar de todas a atividades em favor do comunidade. É dificil, mas, não é impossível as pessoas entenderem que, o maior responsável pelas mazelas são os votos comprados por quem quer que seja.

  2. Na verdade a presença de Frei Betto “na linha de frente” mais atrapalha do que ajuda na melhoria dos índices socioeconômicos maranhenses.

  3. Enquanto houver corrupção no nosso estado, nunca venceremos essa mazela da pobreza no interior do Maranhão. Haja vista que a maior mazela existente em todo nosso país é a classe política,pois, não tenho conhecimento de políticos honestos.

  4. O COMEÇO DE TUDO DEVE SER O COMBATE À CORRUPÇÃO DESSES PREFEITOS QUE SÓ VIVEM PARA ENGANAR A POPULAÇÃO MAIS CARENTE, E S ÓRGÃOS FISCALIZADORES SÃO CONIVENTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *