8

Melhor dos mundos…

Edivaldo teve uma semana satisfatória no debate da reforma política

Edivaldo teve uma semana satisfatória no debate da reforma política

De O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior deve encerrar a semana em estado de graça. Nada do que se desenhava para a reforma política ocorreu nesta primeira semana de votações.

A reeleição continuou garantida para os atuais ocupantes de mandatos no Executivo – só deverá valer a partir de 2020. As coligações continuam valendo e a votação proporcional continua do mesmo jeito, forçando vereadores a buscar coligações fortes.

E ele ainda pode ganhar mais presentes da Câmara Federal, se for aprovada, por exemplo, a emenda que pretende estender em mais dois anos os atuais mandatos de prefeitos e vereadores. Isso garantiria a Edivaldo mais dois anos adicionais de mandato, sem precisar passar pelo desgaste de uma campanha eleitoral.

Se, por outro lado, a emenda que passar for a que reduz o mandato dos próximos prefeitos em dois anos – para que haja a coincidência de todas as eleições já em 2018 – ainda assim Edivaldo se beneficia.

Afinal, quem vai querer entrar numa disputa para assumir por apenas dos anos, sem direito a novo mandato? Esta votação já tiraria do páreo, por exemplo, a deputada federal Eliziane Gama (PPS), que não se interessaria pelo mandato reduzido.

Fortemente desgastado pela falta de ações nos primeiros anos de mandato, Edivaldo Júnior tem o trunfo da boa relação política, que lhe dá certa esperança na renovação do mandato, apesar da distância em relação à primeira colocada, faltando pouco mais de um ano para as convenções.

Agora, com o resultado praticamente definitivo da reforma política, ele acaba por se beneficiar da conjuntura eleitoral, abrindo possibilidades mais reais de ganhar competitividade.

Publicado na coluna Estado Maior de 29/05/2015

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Fortemente desgastado nos primeiros anos de mandato? Claro! com Roseana de braços cruzados na epoca, sem querer sequer falar com o prefeito por puro orgulho, fazendo a linha ” quanto pior essa cidade estiver, melhor para mim”….muito dificil pra qualquer um enfrentar uma situação como essa.

  2. Eliziane nao é uma candidata tao  forte. Alias, no interior do Estado ela tem muita rejeição pois na campanha de deputada prometeu mundos e fundos. e nao deu qualquer satisfacao ou retorno aos eleitores.

    Resp.; O s eleitores do interior do estado não elegem o prefeito de São Luís.

  3. Nunca havera melhor dos mundos para um gestor publico.. isso é uma utopia. o que ha de verdade é muita cobrança…Edivaldo vai seguir com o que ja esta fazendo … Na verdade, easa reforma politica é um mero prestar contas de que algo está sendo feito pelo país.. nao faz diferença real.

  4. O melhor dos mundos do Holandinha foi mostrado hoje no Bom dia Brasil da Globo.
    Uma reportagem longa, foram mostrados homens do povo recuperando duas no bairro do João Paulo já que o “poder público” os ignora.
    Mais uma vez o Maranhão é manchete nacional.
    Fica a pergunta: Porque É de H NÃO RENUNCIA?

  5. Caso a câmara federal aprove que a eleição de 2016 seja para um mandato de 2 anos, todos os prefeitos terão direito a reeleição, inclusive os que estão atualmente no poder. É tá nessa emenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *