0

“Renovar para Mudar” surge com força total na disputa pela OAB/MA…

A união de dois movimentos na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados, seccional Maranhão, fez surgir o Renovar para Mudar, liderado pelo jovem, porém experiente advogado Thiago Diaz.

A oposição, pela primeira vez na história da OAB/MA, tem chances reais de tirar do poder um grupo domina há 30 anos a Ordem. O movimento cresce a cada dia com o número de advogados insatisfeitos e que anseiam pela mudança e renovação.

O grupo da situação, apoiado pelo presidente da OAB/MA Mário Macieira, mediante a ameaça, mudou a postura e o que se vê são veiculações de informações truncadas.

Como foi o caso do resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Exata, com 480 advogados. Os dois candidatos da oposição, Thiago Diaz e Charles Dias, somam 40% das intenções dos advogados contra os 41% da candidata Valéria Lauande. O candidato Mozart Baldez tem 1%. Outros 16% não souberam ou não quiseram responder e 2% declararam votar nulo.

Problemas antigos na OAB/MA

Os problemas enfrentados pela advocacia maranhense são antigos. Thiago Diaz destaca, por exemplo, a promessa dos chamados “escritórios compartilhados” que deveriam ter sido implantados desde 2009, assim como a Biblioteca Virtual, a realização de estudos para a redução da anuidade, a instalação do centro de inclusão digital na Justiça do Trabalho, atualização anual e permanente da tabela de honorários advocatícios, propositura de eleição direta para o quinto constitucional entre outras.

– A pergunta é: porque as gestões passadas e a atual não concretizaram as propostas de eleições anteriores? E o mais estranho é que são projetos que se repetem desde as eleições de 2009 e até agora nada foi concretizados? A OAB há muito tempo deixou de estar ao lado dos advogados maranhenses e hoje é perceptível um grande número de profissionais conscientes e insatisfeitos com a Ordem – enfatizou Thiago Diaz.

Outra estratégia do grupo da situação foi apresentar, via cartaz e registros fotográficos, fatos realizados pela atual gestão da OAB/MA. Como por exemplo, a entrega do prédio da subseção de Imperatriz, Caxias e Balsas. São fatos que merecem ser reconhecidos e aplaudidos como méritos da OAB/MA e não da candidata.

Afinal de contas, isso não seria uso da máquina?

No próprio folder institucional da candidata da situação, ela aparece a mesma presidindo a solenidade de posse dos novos advogados maranhenses. Ora não seria o vice-presidente a representar o então presidente? Ou porque a Conselheira Federal Valéria Lauande conduziu toda a cerimônia?

Enfim, em menos de um mês das eleições à OAB/MA, todas as promessas de campanhas anteriores, entraram na pauta para se concretizar, em um ano pirotécnico na OAB/MA – finalizou Thiago Diaz.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *