0

Alcântara: parceria entre prefeitura e polícia inibe violência e devolve o sono dos moradores…

CSI foi responsável por redução da violência

CSI foi responsável por redução da violência

De janeiro deste ano a meados de abril, o município de Alcântara carregava um triste recorde.

Das cinco ocorrências de assaltos a bancos e instituições financeiras na região, quatro foram na cidade histórica. Moradores e comerciantes denunciavam inúmeros casos de arrombamentos a imóveis e estabelecimentos comerciais. Turistas eram assaltados dia e noite. A insegurança popular tinha que ser resolvida com urgência.

E a solução veio com uma iniciativa pioneira e inédita, adotada pelo prefeito Domingos Araken.

Para dar um basta na situação, a Prefeitura firmou parceria com a PM, reforçou a Guarda Municipal, instalou, equipou e efetivou um moderno quartel na entrada da cidade: o Complexo de Segurança Integrado (CSI), inaugurado em abril último pelo prefeito Domingos Araken (PT), o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (10° BPM), tenente-coronel Osmar Alves da Silva Filho e o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar, tenente Albatênio de Brito Ramos.

Em três meses, o CSI revolucionou a segurança pública, com a redução drástica dos índices de violência e da criminalidade. Os assaltos a bancos e instituições financeiras foram zerados. Os índices de assaltos, roubos e furtos a moradores e turistas, arrombamentos de comércios e residências e o tráfico de drogas também foram reduzidos, praticamente a zero e a Festa do Divino de Alcântara não teve registro de furtos, roubos e brigas populares.

Comandante comemora melhora nas estatísticas

Comandante comemora melhora nas estatísticas

Em entrevista, o tenente Albatênio Ramos destaca os excelentes resultados conquistados com a instalação do CSI em Alcântara, a exemplo do índice violência zero durante a realização da Festa do Divino Espírito Santo, em maio. Nas duas semanas do evento, mais de 15 mil pessoas estiveram envolvidas na programação festiva. Ele destaca ainda o importante trabalho que vem sendo realizado em parceria com o prefeito Araken. Confira.

Quais os resultados conquistados com a efetivação do CSI de Alcântara?

Tenente Albatênio de Brito Ramos – Antes do Centro de Segurança Integrado (CSI) ser implantado e efetivado em Alcântara, com a 4ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o município tinha apenas um policial militar trabalhando por dia na cidade. Ficava alojado na Delegacia de Polícia Civil e funcionava mais como um apoio à Delegacia, onde fazia algumas operações com a Polícia Civil. Atualmente, o CSI trabalha com um efetivo de no mínimo três policiais, fazendo rondas e abordagens constantes na cidade, o dia todo, para impedir práticas delituosas. E a partir dai melhorou muito a prevenção. A situação da Polícia Militar chegou antes do crime ser realizado. Conseguimos reduzir a violência a números insignificantes e a quantidade de roubo. Praticamente zerou a questão de roubos e furtos. Quando acontece tem um tempo de resposta maior e mais rápida. A gente consegue chegar rápido no local e prender os criminosos.

Pela primeira vez na história a Festa do Divino zerou casos de violência. O CSI teve papel fundamental nesse resultado?

Tenente Albatênio – A Festa do Divino 2016 não teve nenhuma ocorrência de roubo nem de brigas por causa da chegada da Companhia e da implantação do CSI, que está instalado em local amplo, com alojamentos para todos os policiais de serviços, policiais de folga e policiais de reforço. Com o CSI, tivemos as condições para trazer a Alcântara um efetivo de mais dois policiais por dia durante a Festa do Divino. Fizemos operações constantes no período da Festa e coibimos todos os atos de violência.

Quem ganha com essa forte parceria da Prefeitura com as policias é a população?

Tenente Albatênio – A parceria da Policia Militar e todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado com Prefeitura e a Guarda Municipal fez com que o crime reduzisse. Os alcantarenses estão mais protegidos e seguros, após a implantação do CSI.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *