0

Aparício Bandeira vistoria obra da Ponte sobre o Rio Preguiças, em Barreirinhas…

Além de facilitar o acesso de turistas à região dos Lençóis Maranhenses e a povoados-polo, como Atins, Caburé e Tapuio, a obra garantirá aos moradores de outros vários povoados das regiões das areias a chegada mais rápida à zona urbana, garantindo mais acesso aos serviços de saúde e educação e ao comércio e serviços no município

 

A ponte sobre o Rio Preguiças vai garantir melhor mobilidade a turistas e moradores entre as áreas urbanas e os povoados das areias dos Lençóis Maranhenses

O secretário de Estado da Infraestrutura Aparício Bandeira vistoriou na última sexta-feira, 13, uma série de obras do Governo do Estado no município de Barreirinhas, dentre elas a Ponte sobre o Rio Preguiças, que garantirá maior mobilidade entre as zona rural e a área urbana da cidade.

A ponte ligará a sede do município à região dos Lençois Maranhenses, o que hoje é feito apenas por veículos 4X4, que precisam também enfrentar horas em balsas para chegar aos pontos turísticos mundialmente conhecidos.

Já na fase de construção das bases de sustentação, a ponte de 240 metros vai beneficiar cerca de 15 mil habitantes, que terão maior facilidade de ligação com a área urbana, garantindo também maior acesso aos setores de saúde, educação e ao comércio e serviços locais. 

Sonho antigo da população e do setor de turismo de Barreirinhas, a ponte sobre o Preguiças vai garantir maior acesso a regiões movimentadas de Barreirinhas, como os povoados Atins, Laranjeiras, Mucambo, Caburé, Ponta do Mar e Tapuio, que hoje são polos turísticos do município.

Detalhes estruturais

Aparício Bandeira acompanha a execução dos serviços estruturantes em Barreirinhas desde o início do governo Carlos Brandão

A estrutura é dividida em nove eixos de sustentação. Destes, quatro já estão prontos. Atualmente, as equipes de engenharia estão atuando na execução de dois eixos de fundação da ponte.

Para garantir estabilidade, as cravações em concreto estão sendo feitas em uma profundidade de cerca de 20 metros dentro do solo. O projeto conta com uma extensão de 240 metros, que liga a área urbana à zona rural.

O tabuleiro da ponte, por onde os veículos vão passar, é feito de concreto armado, com uma largura de mais de 10 metros e vai contar com pistas para pedestres e ciclovias.

A obra é fruto de um investimento de mais de 24 milhões de reais e já tem mais da metade do projeto executado, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento urbano.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *