0

Litorânea completa circuito oficial que deve consolidar o carnaval de São Luís…

Espaço de apresentação de trios elétricos e blocos, na beira da praia – criado pelo governo Carlos Brandão – se junta ao Circuito Beira-Mar, que já havia mudado o roteiro de carnaval na capital maranhense desde o segundo mandato do governo Flávio Dino; os dois locais de festa devem consolidar o carnaval, agora também com atrações desde o início da manhã

 

Milhares de foliões brincaram no pré-carnaval e nos quatro dias de folia na Avenida Litorânea, que criou o novo circuito e o novo horário do carnaval maranhense

Duas novidades implantadas pelo governo Carlos Brandão (PSB) devem fortalecer o carnaval de São Luís nos próximos anos.

O circuito Litorânea e a festa começando desde o início da manhã marcaram o período momesco de 2023 e consolidaram o novo roteiro da folia, que já havia sido modificado em 2019, ainda no governo Flávio Dino (PSB), com a implantação do Circuito Beira-Mar.

Até 2018, o carnaval de São Luís se limitava ao Anel Viário, com a passarela do samba, e ao carnaval de rua, no antigo Circuito Madre Deus/São Pantaleão; este roteiro foi perdendo espaço ao longo do tempo, pela dificuldade de estacionamento e mobilidade dos foliões de outros bairros.

Foi quando Flávio Dino criou o circuito Beira-Mar, que uniu a beleza da orla marítima com a história do centro colonial, criando um dos mais belos cenários da folia em todo o país.

Em 2020, último ano do carnaval antes da pandemia, Flávio Dino ainda tentou criar outro circuito, o da Areinha, mas a falta de infraestrutura do local acabou por não ajudar.

Criador do novo circuito, o governador Carlos Brandão participou da festa na Avenida Litorânea

Com a inauguração do novo trecho da Avenida Litorânea, agora chegando até ao Olho D’Água, Carlos Brandão começou a testar este circuito com as festas de fim de ano; aprovado pelo público, o local virou também circuito de carnaval.

E trouxe uma outra novidade: o horário de início das apresentações agora é pela manhã, aproveitando a movimentação nas praias.

Novidades que devem ganhar mais força ao longo dos próximos anos de retomada da cultura maranhense…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *