Yuri Arruda vai ter que explicar atrasos e não pagamentos de recursos prometidos a agremiações carnavalescas; requerimento de Othelino Neto foi aprovado por unanimidade
O REQUERIMENTOD E OTHELINO NETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE; secretário Yuri Arruda terá que dar explicações sobre recursos do carnaval
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 4, por unanimidade, Requerimento de autoria do deputado Othelino Neto (PSB), que convoca o secretário de Cultura Yuri Arruda esclarecer denúncias de não pagamento e atraso nos recursos que deveriam ter sido destinado aos municípios durante o carnaval.
“Hoje, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, um requerimento de minha autoria convocando o secretário de Estado da Cultura, Yuri Almeida, para explicar o calote no Carnaval. O governo Carlos Brandão não pagou os recursos prometidos aos municípios para auxiliar na realização do Carnaval local, enquanto gastou fortunas contratando atrações de outros estados”,declarou o deputado.
tanto gestores municipais quanto parlamentares relatam falta de pagamentos de emendas destinadas a municípios;
diante da falta de explicações os parlamentares decidiram apoiar o Requerimento, apresentado em 24 de fevereiro.
Yuri Arruda deverá comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos aos deputados sobre os critérios adotados pela pasta, a execução dos pagamentos e o cronograma de repasses relacionados ao Carnaval.
Ainda não há data para a audiência com o secretário de Cultura…
Pré-candidato a deputado federal atuou forte em apoio a blocos, brincadeiras, retiros culturais católicos e evangélicos, com ações que chegaram ao pós-carnaval
RETIRO DA IGREJA EVANGÉLCIA ASSEMBLEIA DE DEUS também recebeu apoio do ex-vereador Fábio Câmara
Tradicional apoiador da cultura maranhense, o pré-candidato a deputado federal Fábio Câmara esteve presente também no período momesco de 2026, não apenas no circuito tradicional, mas m todas as manifestações na grande São Luís.
Câmara apoio blocos tradicionais, escolas de samba e grupos carnavalescos que passaram pelo circuito oficial, na Passarela do Samba;
também apoiou manifestações em bairros como São Francisco, Madre Deus, Cohatrac e em comunidades como Tauá-Mirim, na zona rural;
além disso, apoiou retiros culturais em diversas partes de São Luís, tanto de representantes da igreja evangélica quando de igrejas católicas.
BLOCO DO BATMAN RECEBEU APOIOD E FÁBIO CÂMARA no período tradicional do carnaval de São Luís
“Enquanto houver tambor, sorriso e gente unida na rua o carnaval continua; e sinto essa missão de poder estar presente em todas as manifestações culturais do meu Maranhão”,destacou o pré-candidato.
Em suas ações, Fábio Câmara tem parceria com a candidata a deputada estadual Vanessa Marreca, em todos os quatro municípios da região metropolitana.
As ações perpassam o período de pré-carnaval e carnaval e seguem no pós-carnaval, com apoio não apenas ao circuito tradicional, mas também nos bairros.
Numa tradição que tem a mesma história pública do ex-vereador e ex-candidato a prefeito de São Luís…
Conversa postada por militante progressista em suas redes sociais – e não desmentida pelo prefeito de São Luís – indica caminhos de uma aliança nas eleições de outubro no Maranhão
BRAIDE COM PÉTALA NO CARNAVAL DA PREFEITURA; conversa não desmentida indica proximidade com Camarão e Lula
Uma conversa entre a militante social Pétala Monteiro e o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) durante os dias de carnaval em São Luís tem repercutido fortemente nos bastidores da política do Maranhão, sobretudo entre aliados de Braide e do vice-governador Felipe Camarão (PT).
Pétala conta em suas redes sociais – e mostra a foto comprovando o encontro – que esteve com Braide na Cidade do Carnaval, organizada pela Prefeitura de São Luís; e conversou sobre as eleições de outubro no Maranhão. (Veja aqui)
Travou-se um rápido diálogo:
Braide, tu vais apoiar Lula?”, perguntou a ativista; “Se ele me apoiar, eu apoio”,respondeu o prefeito, que provocou, em seguida: “E tu, Pétala, me apoia?”; “Meu candidato é Camarão, hahaha!”, respondeu ela; “O meu também, se ele for candidato”,admitiu o prefeito.
Logo depois, o dois posaram para a foto que ilustra esta postagem.
O diálogo foi postado por Pétala Monteiro na terça-feira de carnaval, e rapidamente foi replicada em grupos de whatsapp, tanto os ligados a Braide quanto os camaronistas; o prefeito não desmentiu a conversa.
“Para bom entendedor, é exatamente isto”, foi esta a conclusão da militante…
Em parceria com o Governo do Estado, prefeitura realizará quatro dias de folia, com artistas locais e nomes nacionais com Tony Guerra e Klessinha
O prefeito Roberto Costa (MDB) prepara o “Novo Carnaval na Nova Bacabal” a partir deste sábado, 14, na expectativa de tornar a festa a maior da região. na programação artistas locais e nacionais, do porte de Tony Guerra e klessinha.
“Com certeza teremos um grande Carnaval, para mim o maior da região. Tenho certeza de que irá aquecer a economia, movimentar os hotéis, os restaurantes e o comércio como um todo, como já temos visto, e tudo com muita organização e segurança para todos”, aposta o prefeito.
no sábado, 14 se apresentarão DJ Bigu, Márcia e Mônica, Silvânia e Berg, Taty Mel e Tony Guerra;
no domingo, 15, sobem ao palco DJ Wildmark, Iguinho e Lulinha, Letícia e Ruan, Oh Polêmico e Guto Ximenes;
a programação segue na segunda-feira, 16, com DJ Jakson, Pagode Recomeço, Léo Magalhães, Mano Maia e Yudson e Banda;
na terça-feira, 17, o público poderá curtir DJ Sérgio Duvale, O Kanalha, Will Cantor, Eva Gomes e Klessinha, fechando o Carnaval.
Ao anunciar oficialmente o Carnaval 2026, o prefeito Roberto Costa destacou a importância da parceria com o Governo do Maranhão para a realização da festa.
“Teremos um grande Carnaval mais uma vez, com apoio do governador Carlos Brandão e também do Orleans Brandão. O Governo garantiu o pagamento de todas as bandas, e isso tem nos ajudado a incentivar a nossa cultura, fomentar a economia da cidade e investir em outras áreas”,afirmou o prefeito.
O Novo Carnaval na Nova Bacabal promete quatro dias de muita música, alegria e segurança para bacabalenses e visitantes…
Uma semana depois de recusar-se a liberar emendas parlamentares para ajudar o Aldenora Bello, prefeito vai à Justiça para garantir o gasto milionário com a festa de momo
NADA PRA SAÚDE,L TUDO PRA FOLIA. Prefeito diz nas redes que foi à Justiça por dinheiro para obras, mas esconde que vai gastar é no carnaval
Análise da Notícia
O prefeito Eduardo Braide (PSD) fez carreira política como alguém que demonstrava forte preocupação na luta contra o câncer; a longo de seus mandatos de deptuado estadual e federal, ele encaminhou várias emendas parlamentares par ao Hospital Aldenora Bello; no comando de São Luís, as prioridades do prefeito parecem ser outras.
nesta sexta-feira, 13, a mídia informa que Braide entrou na Justiça para garantir R$ 22 milhões a serem gastos extra-orçamento no carnaval;
apenas uma semana antes, o mesmo Braide vetou o pagamento de R$ 12 milhões em emendas de vereadores para o Hospital do Câncer em SLZ.
“E já que a cidade continua sem orçamento, tivemos que pedir novamente à justiça a liberação de recursos, para que obras e serviços não parassem”, anunciou o prefeito em suas redes sociais, escondendo da população que pediu dinheiro, na verdade, para bancar as atrações milionárias no carnaval. (Veja aqui)
A realização de festas milionárias com o dinheiro público tem sido a marca deste segundo mandato da gestão Braide.
Brincadeira idealizada e criada pelo atual prefeito Roberto Costa mobiliza milhares de famílias no pré-carnaval da cidade
MILHARES DE FOLIÕES LOTARAM O ESPAÇO CULTURAL na festa do bloco Vem com as Jades, em Bacabal
O Bloco Vem com as Jades comemorou 10 anos de história no sábado, 7, reunindo milhares de famílias bacabalenses em um dos eventos mais tradicionais do Carnaval da cidade. Idealizado pelo prefeito Roberto Costa, quando era deputado estadual, o bloco reuniu participantes de todas as faixas etárias, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
“Começou através do projeto JADES, com aulas de Zumba da melhor idade que tínhamos aqui, e ao longo do tempo ganhou essa proporção se tornando hoje o maior bloco da história de bacabal”, revelou Costa.
a brincadeira mobilizou os bacabalenses no sábado, 7, no palco do Espaço Cultural;
como atrações, passaram pelo palco Milena Diniz, Bicho Terra e Márcia Felipe.
ROBERTO COSTA DIVERTIU-SE COM A RPESENÇA DO BICHO TERRA levando animação para os bacabalenses no carnaval
Mesmo com a chuva, os foliões seguiram animados a partir da concentração, no SESI; durante o percurso, a animação ficou por conta da Máquina de Descascar Alho.
Ao anunciar oficialmente o Carnaval 2026, Roberto Costa destacou a parceria com o governador Carlos Brandão e ressaltou que a festa é uma expressão cultural e, ao mesmo tempo, um motor da economia local, beneficiando ambulantes, hotéis, restaurantes e o comércio em geral.
“Nós teremos o carnaval sim! Agradeço o apoio do governador Carlos Brandão e as atrações serão: sábado a dupla Silvânia e Berg e Tony Guerra; domingo, Iguinho e Lulinha e Oh Polêmico; segunda, Léo Magalhães; e na terça-feira, O Kanalha e a Klessinha”, confirmou Roberto Costa.
O carnaval na Nova Bacabal será de 14 a 17 de fevereiro, no Centro Cultural, e também contará com artistas locais e regionais…
Bloco vai às ruas nesta sexta-feira, 7, e no sábado, 8, reunindo música, alegria e história em dois dias de festa popular, com atrações nacionais e locais
O tradicional e vibrante bloco Zé Pereira vai reunir foliões de Timon e região nesta sexta-feira, 7, e no sábado, 8, prometendo reafirmar sua importância no calendário cultural do Maranhão. A festa acontecerá no prolongamento da Avenida Piauí, reunindo música, alegria e história em dois dias de festa popular com atrações nacionais e locais.
o Zé Pereira de Timon é patrimônio cultural imaterial do Estado do Maranhão, reconhecido pela Assembleia Legislativa;
sua tradição tem forte importância para a identidade cultural da cidade e da região, influenciando toda a cultura regional.
“O Zé Pereira é muito mais que uma festa popular; é uma expressão da nossa identidade, da nossa alegria e união. É um momento de valorização da cultura local, de geração de renda e de celebração com segurança e respeito ao cidadão. Estamos trabalhando para que a edição 2026 seja ainda mais inclusiva, organizada e memorável para todos”,avalia o prefeito Rafael Brito.
A tradicional festa remonta às manifestações populares carnavalescas que ganharam força em Timon a partir dos anos 1980, com brincadeiras de rua e os tradicionais “Blocos de Sujos”, que percorriam as ruas em cortejos espontâneos. Com o passar das décadas, a festa evoluiu, incorporando trios elétricos, carros enfeitados, foliões fantasiados e atrações musicais, consolidando-se como um dos maiores pré-Carnavais do estado.
no formato atual, da década de 2000, o evento atrai milhares de pessoas, movimenta a economia local e proporciona renda para comerciantes e trabalhadores informais.
etapas marcantes da história recente incluem algumas edições que reuniram cerca de 100 mil foliões em dois dias de folia, demonstrando a grandiosidade da festa.
À semelhança das edições anteriores, a programação de 2026 traz um mix de atrações populares e renomados artistas nacionais, com nomes como Léo Santana, Tony Salles, Cheiro de Amor, Igor Kannário, É o Tchan e Vina Calmon, distribuídos ao longo dos dois dias de festa.
O Zé Pereira atrai foliões do maranhão e do Piauí, movimentando a cidade de Timon…
Leniência de quem deveria ter a força para impor uma decisão sobre a greve de ônibus leva empresários e rodoviários a desdenhar dos poderes constituídos; e a população fica a mercê da própria sorte
MOTORISTAS E COBRADORES SEGUEM PARADOS, em um esquema que envolve todos os atores do transporte; e a única vítima é a população de São Luís
Editorial
Desde sempre, a postura do desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho na greve dos motoristas de ônibus foi muito mais a de um advogado – sabe-se lá em defesa de quem – do que a de um magistrado, com poder de impor sua decisão. E o resultado é a população a mercê da própria sorte, sem transporte, precisando gastar o que não tem, sob risco de perder o trabalho.
mas não foi apenas o desembargador Gerson a ter esta postura leniente no TRT do Maranhão;
desde sempre, a Justiça Trabalhista do Maranhão parece fazer parte de um teatro grevista no setor.
“É uma farsa que se repete ano após ano, desde que a prefeitura é prefeitura e os empresários do transporte público controlam o sindicato dos motoristas de ônibus; uma farsa que se mantém sob a vista grossa do Ministério Público e a leniência elitista da Justiça do Trabalho”, escreveu este blog Marco Aurélio d’Eça, em 2 de fevereiro de 2024, na postagem “O manjado teatro para aumento de passagens no carnaval…”.
Bem antes da gestão de Braide – que só manteve a encenação – este blog Marco Aurélio d’Eça já denunciava o esquema envolvendo poder público, Justiça, Ministério Público e sindicatos para lesar a população desavisada. (Relembre aqui,aqui,aqui,aqui, aqui,aqui,aquie também aqui)
Mas, de fato, nenhum episódio de greve, ano a pós ano, viu tanta incapacidade quanto a demonstrada pela Justiça do Trabalho nesta de 2026.
Com apoio cultural do Governo do Estado, prefeitura terá programação completa entre os dias 13 e 17 de fevereiro, em dois circuitos diferentes
A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE ARARI é uma das mais diversificadas do interior maranhense
O “Carnaval da Alegria 2026”, em Arari, promete mobilizar toda a população em dois espaços de folia, entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
Os shows e apresentações culturais estão marcados para a Praça do Folclore e para o Cais da Alegria.
“Arari vai se transformar em um grande palco de festa, cultura e tradição! Prepare sua fantasia, reúna a família e os amigos e venha viver momentos inesquecíveis”, convoca a prefeita Maria Alves, em suas redes sociais.
os shows estão por conta de Yasmin Sensação, Oh Polêmico, Solange Almeida, Fabrícia Show e May Costa;
haverá apresentação também de grupos folclóricos, DJs e paredões de som nos dois espaços da folia.
O carnaval de Arari tem apoio cultural do Governo do Estado.
A programação começa no cais a partir das 13h; na Praça do Folclore a festa começa a partir das 20h…
Muito mais do que uma provocação ao modo de ver o mundo dos líderes evangélicos, ousadia dos cariocas Henrique Vieira e Cosme Felippsen – que não apenas abençoam, mas participam ativamente da festa – é também uma tentativa de conter o esvaziamento das igrejas cristãs no século XXI
HABITUÈ DA MARQUÊS DE SAPUCAÍ. pastor Henrique Vieira desfilou na Mangueira em 2024 e na Portela em 2025
Ensaio
Os dois vídeos que ilustram este post mostram uma situação antes inusitada, mas que já começa a se espalhar para o Brasil inteiro, numa tentativa de salvar a igreja evangélica do sectarismo, evitar o esvaziamento dos templos e inserir as congregações na cultura do século XXI.
o primeiro vídeo mostra o pastor Henrique Vieira, da Igreja Batista do Caminho, preparando-se para desfilar pela Portela na homenagem a Milton Nascimento;
o segundo vídeo traz o pastor Cosme Felippsen, da Igreja Assembleia de Deus, dando a benção apostólica ao carnaval em plena avenida Marquês de Sapucaí.
UM CRENTE COM MILTON NASCIMENTO. Pastor Henrique fez questão de desfilar pela Portela em homenagem ao artista
“Eu sou discípulo de Jesus, sou pastor. Estou pulando em alguns blocos e hoje à noite vou desfilar na Portela em homenagem a Milton Nascimento. Óbvio que eu recebo alguns questionamentos, alguns sinceros e outros bem maldosos sobre minha participação no carnaval. Um pastor participando desta festa? (…) E quanto este olhar que estigmatiza o carnaval, não tem a ver com intolerância, preconceito e racismo? Tudo aquilo que tem origem na cultura popular, negra e de origem africana é visto como alguma coisa errada e ruim”, reflete o pastor Henrique Vieira. (Veja vídeo acima)
“Sou Cosme Felippsen, nascido na primeira favela do Brasil, o Morro da Providência, pastor da Assembleia de Deus e do MNE, Movimento Negro Evangélico, da Frente Evangélica pelo Estado de Direito e do Coletivo Esperançar. Lamento profundamente por muitos dos meus irmãos em Cristo abandonar a cidade em época de carnaval e fazer retiro, dizendo que a cidade está nas mãos de satanás. Digo a vocês que a cidade e o carnaval não são do demônio, e sim dos cariocas. E de todos que amam a vida”, completou Cosme Filippsen. (Veja o vídeo abaixo)
EM MEIO AOS DEMAIS. Pastor Cosme Felippsen dá a benção ao carnaval
A postura dos dois líderes evangélicos – antes um escândalo capaz de levar à expulsão de uma denominação religiosa, agora é vista cada vez com mais naturalidade até em setores mais conservadores do segmento. E já se espalha pelo país, mesmo que num movimento ainda tímido.
Mas há uma explicação para o fenômeno.
de acordo com o censo demográfico, em 2010, o número de “evangélicos sem igreja” chegava a 9,5 milhões de pessoas que se declaram adeptos desta religião;
em 2022, os “desigrejados” – como são chamados estes fieis – já alcançavam 16 milhões de brasileiros, o que os coloca como a segunda maior força deste ramo religioso.
para efeito de comparação “desigrejados” são os crentes que têm a mesma postura religiosa dos católicos não-praticantes, os que professam a fé, mas não vão em igrejas.
“São muitos os fatores que refletem na subsistência do fenômeno dos desigrejados, porém se destacam os aspectos internos (eclesiásticos) e os aspectos externos (sociológicos). Entre os fatores internos se encontram a decepção com promessas feitas em nome de Deus e que nunca se cumpriram, desapontamentos relacionais, além das práticas e ensinos questionáveis ministrados em ambientes eclesiásticos e a repulsa com os maus exemplos e corrupções das lideranças (pastores, bispos e apóstolos). Já os fatores externos podem ser compreendidos dentro do momento histórico em que vivemos – da chamada pós-modernidade ou modernidade radicalizada -, fortemente marcado por uma visão de mundo pragmáticae utilitária e por uma pluralidade de escolhas religiosas, que permite ao indivíduo experimentar conteúdos religiosos diversos”, abordou o jornalista Matheus Leão, na reportagem “Por que milhões de evangélicos estão abandonado suas igrejas”. (Leia aqui)
BENÇÃO APOSTÓLICA. Pastor Cosme Felippsen orou ao lado de líderes espíritas, católicos e de religiões afro pelo carnaval na Marques de Sapucaí
O engenheiro PHd e palestrante Álvaro Vargas aponta que as igrejas cristãs estão esvaziando não apenas no Brasil, mas em todo o mundo; líder espírita, ele aponta três causas principais para o fenômeno, típico da sociedade líquida do século XXI:
1 – o fracasso das religiões institucionalizadas em atender as necessidades espirituais de seus adeptos;
2 – a evolução da sociedade que refuta seitas baseadas em dogmas que agridem a lógica e o bom-senso;
3 – a obsessão espiritual coletiva que se instalou na sociedade, as almas dos homens moralmente fracassados.
“Agride a nossa inteligência, a crença em que a origem da Humanidade partiu de apenas um casal, Adão e Eva, expulsos do paraíso por Deus quando comeram a maçã proibida. Conforme as informações científicas disponíveis, a evolução do homem levou mais de um milhão de anos, refutando este criacionismo bíblico. Essas seitas religiosas também assumem que a Terra foi criada em sete dias, quando foram necessários bilhões de anos para concluir a sua formação. Estes dogmas religiosos ainda agridem o bom senso quando advogam a existência de um céu ocioso e contemplativo para os eleitos, condenando ao inferno eterno os pecadores, num desmentido da sabedoria e do amor da Divindade”, diz Álvaro Vargas, em artigo de 2024.
A postura dos pastores Henrique Vieira e Cosme Felippsen ainda enfrenta forte resistência entre os líderes evangélicos; mas, se choca a crentalhada mais conservadora, pelo menos abre a perspectiva de que os evangélicos não estão isolados do mundo e pretendem abrir-se às experiências do terceiro milênio, após dois mil anos de uma espera pela vinda de um ser celestial que não se concretizou.
E enquanto ele não vem, há um mundo para se viver.