0

Juscelino Filho enaltece discurso do presidente Lula na ONU

Para o ministro das Comunicações, fala forte e histórica reitera o retorno do Brasil ao protagonismo internacional; redução das desigualdades deu o tom do discurso

 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enalteceu o discurso do presidente Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira, 19. Segundo ele, a fala forte e histórica reitera o retorno do Brasil ao protagonismo internacional, 20 anos após a primeira participação de Lula na ONU e 14 anos depois da mais recente, em 2009.

Por tradição, o Brasil é o primeiro país a falar nas reuniões, abrindo os debates.

“Sobre o Brasil, o presidente destacou nosso trabalho para unir e reconstruir o país, com paz, respeito à democracia, sustentabilidade, participação social e luta contra a fome e outras mazelas que causam sofrimento à nossa gente. Foi enfático ao falar também do compromisso a implementar todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e ao sugerir a igualdade racial como o 18º”, observou Juscelino Filho.

Ainda de acordo com o ministro, o combate às desigualdades deu o tom do discurso de Lula.

“O recado foi muito claro aos líderes das nações: o mundo está cada vez mais desigual, e falta vontade política daqueles que o governam. Inclusive, quando defendeu indignação com a fome, a pobreza, a guerra e o desrespeito ao ser humano, o presidente foi fortemente aplaudido. No total, foram sete momentos em que ele foi interrompido por aplausos”, afirmou.

Entre outros momentos em que o presidente Lula foi aplaudido, na Assembleia Geral da ONU, destaque para quando citou a redução do desmatamento no Brasil, quando reforçou a importância da liberdade de imprensa e quando defendeu salários iguais entre homens e mulheres.

“O Brasil não apenas voltou, mas voltou gigante ao cenário mundial”, finalizou o ministro Juscelino Filho.

Da assessoria

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *