0

Assembleia fará sessão “para todos e todas no Dia da Família”

Em nota distribuída nesta quinta-feira, 18,  Parlamento deixa claro que a posição da deputada Mical Damasceno, sobre sessão “cheia de machos” para comemorar a data reflete apenas a opinião pessoal da parlamentar, que teve forte reação nos meios sociais feministas do Maranhão

 

Mesa Diretora se posicionou contrário á opinião da deputada Mical Damasceno sobre o Dia da Família

A Assembleia Legislativa reagiu nesta quinta-feira, 18, à forte repercussão relacionada à declaração da deputada Mical Damasceno (PSD), que propôs uma sessão “cheia de machos” para comemorar o Dia da Família, em 15 de maio, e mostrar á sociedade que “o homem é o cabeça da família”.

Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira, 18, o comando da Casa afirmou que a sessão do dia 15 será aberta a todos e todas.

– O requerimento 146/2024, aprovado pela Casa e de autoria da deputada estadual Mical Damasceno (PSD), se refere à realização de uma Sessão Solene, que será aberta à participação de todos e todas, alusiva ao Dia da Família, pré-agendada para 15 de maio no plenário da Casa – diz a nota.

Em discurso na tribuna, a deputada disse que teve a “ideia divina” de realizar uma sessão apenas com homens  “para mostrar para a sociedade que quem é o cabeça da família é o homem”.

– Nós vamos encher esse plenário aqui no dia 15 de maio de macho; a mulher tem que entender que ela deve submissão ao marido, doa a quem doer, porque as feministas defendem que tem esse direito de igualdade, elas querem estar sempre numa guerra contra o homem (…) quem é o cabeça da família é o homem, assim como Cristo é o cabeça da igreja – afirmou Mical.

Diante da repercussão negativa da fala da deputada, a Mesa Diretora da Assembleia emitiu a nota pública para afirmar que, “embora respeitada dentro da pluralidade que compõe o Parlamento Estadual”, a declaração de Mical Damasceno “trata-se de uma opinião da parlamentar”.

A Assembleia também destaca que é “atualmente presidida, pela primeira vez na história, por uma mulher [a deputada Iracema Vale (PSB)], e tendo a maior bancada feminina de toda sua longa existência” tendo, ainda “forte atuação da Casa em defesa das políticas de gênero e contra todas as formas de discriminação”.

Os movimentos sociais e deputados da ala mais progressista da Assembleia pretendem homenagear todos os tipos de família durante a sessão solene do dia 15 de maio…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *