32

No PSTU também é tudo em família?

A imagem mostra vários outros militantes do PSTU maranhense, além das figurinhas carimbadas

O PSTU se notabilizou nas eleições do Maranhão por reivindicar para si a supremacia da crítica a todos os demais grupos políticos que exercem o poder no estado – dos Sarney aos Lago, passando pelos Lobão, pelos Murad e agora também pelos Dino.

As contradições do discurso e as revelações de que, no seio da legenda, também funciona uma espécie de “panelinha” na divisão do poder, pode tirar da sigla o charme da postura contestadora que a marcou em 16 anos de vida.

O PSTU maranhense indicou para vice-presidente na chapa do candidato José Maria, a educadora Cláudia Durans. 

Nome habilitado para o posto, elogiado inclusive aqui neste blog.

Mas Claudia também tem outros familiares na disputa eleitoral deste ano – exatamente como os Lobão, os Sarney…

A irmã da candidata a vice-presidente – Cláudicéia Durans – é um dos candidatos do partido ao Senado; divide a chapa com o economista Luiz Noleto Chaves.

Detalhe: o PSTU é radical na crítica à participação de parentes de políticos nas disputas eleitorais.

A mãe das meninas, Maria do Carmo Durans, vem a ser a primeira suplente na chapa de Noleto.

Em comentário neste blog, coube a Noleto explicar a profusão de parentes entre os candidatos unificados.

– Somos contrários a utilização de suplentes, independente de parentesco. Neste momento, só lançamos candidatos a suplentes por obrigação eleitoral – diz o candidato.

Mas tinha que ser três candidatos de uma única família? Não havia outros nomes na legenda capazes de assumir o posto com a mesma qualidade?

E o leitor, o que pensa a respeito???

Marco Aurélio D'Eça

32 Comments

  1. ESSE PSTU, É SÓ UMA MOLECAGEM GROSSEIRA DE UM BANDO DE BEÓCIOS,IMBECIS, QUE NÃO SABEM 10% DA FILOSOFIA COMUNISTSTA E ANARQUISTA, É UM ANTRO DE TROCA-TROCA DE CASAIS, SERIA BOM ELES IREM PARTICIPAR DO PROGRAMA TROCA DE CASAIS DA BANDEIRANTES.
    AGORA TODOS SABEM QUE ESSES PILANTRAS DO PSTU SÃO LARANJÃO DE JACKSON, ZÉ BOIZÃO REINALDO E SUA BISCATE DE BRASILIA. O POVO MARANHENSE NÃO DEVE ACREDITAR NESSES CANALHAS E CABE À JUSTIÇA ELEITORA INVESTIGAR ESSA FORMAÇÃO DE GANGUE OU QUADRILHA QUE SE TORNOU ESSE PARTIDINHO DE ALUGUEL PSTU(PARTIDO PAU NO CÚ).

  2. AS NOTÍCIAS DO AMAPÁ SÓ INTERESSAM A UMA MINORIA, OU SEJA, AOS BALAIOS. QUE FIZERAM DE TUDO P/ ELEGER UMA CANDIDATA AO SENADO, QUANDO O ZÉ REINALDO ERA GOVERNADOR, ENVIARAM OS TUBOS DE DINHEIRO DO POVO DO MARANHÃO P/ BANCAR A CAMPANHA DESSA SENHORA . ISSO É QUE É VERGONHOSO. DESSE JEITO O POVO NÃO AGUENTA.

  3. CARO JORNALISTA E DEMAIS LEITORES, REALMENTE O PSTU TÁ ENCOMODANDO MESMO MUITA GENTE, NO DESESPERO, SEM NENHUM CUIDADO USAM ATÉ FOTO DE OUTROS MILITANTES DO PARTIDO DE OUTRO ESTADO NO INTUITO DE FERIR O PSTU NO MARANHÃO.

    ABAIXO SEGUE UMA NOTA DO BLOG : http://www.pstumaranhao.blogspot.com

    A proposta deles e a nossa: a batalha entre a verdade e a mentira. *

    Certo dia, um desses jornalistas capacho das oligarquias, que não é burguês, mas defende ideologicamente os interesses da elite (e os seus obviamente) vociferou que o PSTU continuava com o mesmo mantra de todas as eleições. O que esse jornalista queria dizer é que o PSTU mais uma vez não apontava as propostas e se repetia na mesma cantilena. Vamos refletir sobre esse mantra jornalístico.

    Desde a redemocratização do Brasil quantas propostas, nas muitas eleições passadas e na atual, vocês já ouviram? Quantas propostas milagrosas de diferentes candidatos e partidos anunciaram o fim da miséria, a melhoria da educação, o aumento de salário de professores e professoras, o saneamento básico de todas as cidades, dentre centenas de milhares de outras propostas? Esses candidatos – os de sempre! – com os mesmos mantras de propostas foram eleitos, e por que a miséria continua? os salários são baixos e os esgotos e doenças estão aí em céu aberto? Quantos candidatos e partidos depois de eleitos e após dezenas de propostas anunciadas, vem a público anunciar que as propostas não foram encaminhadas e que ficam para uma próxima chance! Resposta: nenhum!

    Então significa que elas, as famosas propostas, foram implementadas? Então porque os problemas supracitados continuam? Resposta: (e isso o jornalista não diz) as propostas não eram propostas, eram mentiras! Mas quem não tem propostas não é o PSTU?

    Reduzir a jornada de trabalho, fazer a reforma agrária, criar uma empresa pública de transporte, reestatizar as empresas privatizadas como a CEMAR e o banco do Estado, fazer concurso público para professores e professoras e aumentar o salário, implementar o salário mínimo indicado pelo DIEESE, construir as políticas de cotas raciais vinculadas às sociais em todos os setores públicos, fazer obras públicas que garantam emprego, reduzir impostos dos trabalhadores e trabalhadoras e sobretaxar as empresas, não pagar a dívida externa etc., etc., etc., não são propostas?

    Existe um modelo de proposta a ser seguido? As propostas da burguesia e oligarquia são propostas, dos trabalhadores são mantras? As propostas deles são verdades, as nossas são mentiras? Vejamos o que diz a sabedoria da África.

    Uma história africana nos conta que, certo dia, a verdade e a mentira entraram numa guerra violenta, cujo resultado foi a mentira cortando a cabeça da verdade. Desesperada a verdade começou a tatear o chão, as árvores, as pedras procurando a cabeça; a cabeça que a mentira cortou… Até que encontrando uma cabeça, arrancou-a do lugar onde estava e a recolocou no pescoço… A partir daí, a verdade passou a vida inteira contando mentiras…

    É essa a verdade das oligarquias e da burguesia! A verdade com a cabeça da mentira! Cabeça que engana cuidadosamente estudada e organizada pelo publicitário, afinal: a propaganda é a alma do negócio! Isso mesmo: – negócio! A eleição pra burguesia e pra oligarquia (e isso não está no mantra da verdade do jornalista) é um negócio que vai gerar lucros e enriquecê-los da noite para o dia; ou do dia para a noite, como queiram, afinal de contas a ordem dos fatores não altera o resulta do furto!

    Sendo assim, acredito que esse modelo (manual, formulário, roteiro, mantra(?), cartilha) de propostas – que os jornalistas ligados as emissoras e jornais da oligarquia e burguesia defendem – parece seguir a máxima nazista segundo a qual uma mentira contada mil vezes se torna verdade! Portanto, cuidado com a mentira travestida de verdade ou a verdade da mentira da burguesia. É a mesma coisa como 2+2 são 15, 12 e 65…

    Poderia ser 16, mas não seguimos essa cartilha e esse modelo, pois em verdade não mentimos aos trabalhadores e trabalhadoras já que a luta de nosso povo, portanto de nós mesmos, não segue cartilha. Ela é dinâmica, flexível, histórica e verdadeira conhecedora de uma única verdade: a resistência!

    Sendo assim, não precisamos de milhares de propostas de verdades mentirosas, pois a nossa grande proposta é o agir! Agir na greve, na manifestação, nas passeatas, nos movimentos sociais e sindicais, no movimento negro, na luta da classe explorada e oprimida pelo capital. Olhe para o lado num desses lugares de resistência e verás um bandeira nossa e um(a) militante do PSTU dizendo o que é preciso ser tido e fazendo o que é preciso fazer. Portanto, nossa grande proposta – mãe de todas as outras, citadas acima e que estão nos programas, sites, panfletos e jornais – é o fazer! Pois, assim como é expresso em nosso mantra: é preciso lutar é possível vencer !
    * por Rosenverck Estrela ( o Verck)

    ah, por fim será que Roseana vai no debate da MIRANTE ?

    resp.; Tolices. Puras tolices ideológicas de esquerdóides-mirins adestrados por professores desocupados de universidades públicas que se perderam no tempo e no espaço e passam a vida em masturbações mentais com os coitadinhos discípulos.

    • POIS É, DEPOIS DESSE BLÁBLÁBLÁ DE 50 ANOS ATRÁS O JOVEM REVOLTADO NÃO COMENTOU E FUGIU DO POST QUE FALA DA FAMÍLIA DURANS E AGREGADOS NO COMANDO DO PSTU. VALAM DOS OUTROS MAS FAZE IGUAL E ATÉ PIOR!
      ISSO,É CLARO, NÃO COMENTAM PORQUE SÃO PROGRAMADOS PARA DIZER FRASES SOMENTE DE EFEITO (??) E DISCURSOS SEM CONTEXTO COMO ESSE.
      EU JÁ ME CANSEI DESSES TALIBÃS NAUM SEI COMO VC AINDA AGUENTA, MARCO.

  4. Pegunta,

    Porque a Mirante não dá notícia do AMAPA?

    Resp.; Porque a Mirante é do Maranhão. Simples assim…

  5. Esse partido PSTU é uma palhaçada. Esse falso moralista Marco Silva, nunca trabalhou na vida, sempre se deu bem vivendo as custas do Sindicato, vivia fazendo greve na empresa que eu trabalhava, na época a empresa era a Pena Branca, fez com que vários país de família perdesse seus empregos. Fico enojada quando vejo a propaganda política do PSTU… O sujo, e muito sujo, falando do mal lavado!!!
    Galera nunca vi tanta gente feia junta, mas estou vendo agora no partido do PSTU… sai pra lá, isso é macumba braba.

  6. É isso aí rapaziada. Esses comentários maldosos só nos dá mais visibilidade. Daí a máxima mostrada nos programas: É preciso lutar, é possível vencer!

  7. Diante da matéria publica tenho algumas considerções a fazer. Voçê como jornalista inteligente afirma que o atual governo do estado so prioriza a propria familia e os famigerados ao seu redor. Nas enterlinhas entendo o que voçê vem escrevendo ultimamente, quer se libertar desta forma politica “jornalistica” práticada no Maranhão mas infelizmente não pode, ou seja, não tem pra onde ir, melhor manda teu curriculum para a Rede bandeirantes de televisão especificamente para o Programa CQC lá talvez o caro poderá fazer jornalismo de verdade.
    Desculpe pela sinceriade,

  8. Tenho nojooo, são iguais ou piores do que o seus opositores. São praticamente uns analfabetos, nem sabem falar direito, credo, não suporto ver e nem ouvi-los falar.

  9. SEMPRE ACHEI ESSE POVO DE PSTU UNS LOUCO E DESEQUILIBRADOS, ESSE MARCO SILVA É UM ANTIPATICO, FEIO, UM REVOLTADO ETERNAMENTE ARMADO COM SEU FALSO MORALISMO… RIDICULO, ATOA, LARANJA PODRE…

  10. Eu acredito na rapaziada…………..
    è isso ai, SÓ A PROPINA MUDA A VIDA,
    Freud explica, mas o Diabo justifica.

  11. FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU
    FORA PSTU

  12. O Hertz Vice-governador é esposo(companheiro) da Cláudicéia Durans – é um dos candidatos do partido ao Senado, Marco Silva é esposo(companheiro) da Cláudia Durans, candidata a vice-presidente. Até onde sei o partido-parentesco anti-burgues maranhense termina aqui.

  13. OPA FINALMENTE SAIU ESSA MATÉRIA, ALGUMA VEZES JÁ VIM AQUI NESSE BLOG E EM OUTROS DA CAPITAL DENUNCIAR ESSE FALSO MORALISMO QUE IMPERA NESSA TURMA DE OPORTUNISTAS, “ELES FALAM DOS SUJOS E SÃO SUJOS E MUITO MAL LAVADOS”, NAS POUCAS VEZES QUE SE LAVAM. E DENTRO DA ESTRUTURA DELES É DITATORIAL O DISCURSSO DE QUE SÓ ELES PODEM TUDO, ELES SE FECHAM E NIGUÉM PODE NEM PENSAR, TEM QUE SER BOCA DE SIRI.VAMOS DIVULGAR ISSO PRO BRASIL TODO.
    PARABÉNS PELA MATÉRIA.

  14. Marco, você deu um tiro no coração do PSTU. Uma vez (ainda bem que acordei desse desadelo) eu quis me filiar a um importante partido de esquerda e minha filiação não foi aceita, porque falaram que eu era burguês. Agora imagina o burguês aqui. Perdi o pai com 13 anos e minha mãe teve de sustentar a mim e aos meus 2 irmãos com uma pensão do INSS e um salário de professora. Só fui ter um carro com 25 anos. Comprei um fusca 83 no ano de 2000. Antes desse grande e saudoso carro, sempre andei de ônibus. Só fui melhorar de vida quando me formei e passei em um concurso público. Hoje posso dizer que estou satisfeito com minha vida econômica, mas continuo na classe média. Porém, para esses partidos radicais, sou um burguês. Se sou burguês, gostaria de saber onde está minha Igreja? Onde estão meus meios de produção para explorar a mais valia? Onde está o meu poder? Se os partidos de esquerda souberem onde está tudo isso, favor me avisem, pois até hoje não os encontrei. Abraço.

  15. “FAÇA O QUE EU DIGO, NAO FAÇA O QUE EU FAÇO” !!! Só a luta muda a vida ne ?? sei sei sei !!!! AI AI !!!!

  16. Deça, vc esqueceu de dizer que uma dessas Durans é esposa do Marcos Silva, candidato a Governador do PSTU

    • PENSAMENTO LINDOS DELES, ESPOSO GOVERNADOR, ESPOSA VICE PRESIDENTE E CUNHADA SENADORA E SOGRA SUPLENTE DE SENADORA, ÊTA FAMILIA ESPERTA, QUASE NAO SE CRIAVAM.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Décio, dá pena, todos com cara de anarquistas e moleques, sem a mínima condição de exercer cargos eletivos. Roberto

  18. Marcos este PSTU é formado por um bando de VAGABUNDOS ALOPRADOS (não trabalham) que mama nas tetas dos sindicatos e nada mais. O resto e Lero Lero………………….

  19. Eu penso que tanto faz. Olha, eu tenho amigos no PSTU, vocês vão me desculpar, mas eu não participaria de 16 anos de eleição para não ser votado. Ou o PSTU muda sua postura ou é melhor acabar com isso. Trata-se de uma disputa por votos, não de uma contestação. O grande problema é que o PSTU idealizou uma classe trabalhadora que não existe, e faz um discurso para seres inexistentes. Como quem não existe não vota, esta aí o resultado. Mais uma vez me desculpem, cavalheiros. Sinceramente, eu gostaria de ter no poder pessoas democráticas, justiça seja feita, vocês são os únicos que se manifestam no blog, consideram-se iguais a nós. Mas reformulem suas idéias para coisas mais práticas, por favor.

  20. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!!
    Caboclo, não tem jeito, aqui no Maranhão até as “esquerdas” são tortas!!!!
    Incrivel, eu admirava tanto o PSTU, gostava do seu programa eleitoral. Nas eleições passadas ele foi a novidade. Mas depois que deixaram o ” só a luta muda a vida”, e mudaram pro “só laranjando mudo de vida”, a coisa ficou foi feia pra ele!!!
    Que coisa feia!!!!
    Dá nojo assistir ao seu programa eleitoral…
    Não venha ele com esse discusso de que é coisa da direita reacionária…se o partido fizer uma pequisa de opinão verá como é quase um unanimidade essa decepção com esse partido!

  21. ESSES RADICAIS NÃO TEM UM PROJETO POLÍTICO. SÃO CANDIDATOS NA ONDA DE FALAR MAL DA FAMÍLIA SARNEY, COMO JACKSON, FLÁVIO DINO, DUTRA, ADERSON LAGO, ETC, SE COLAR, COLOU, É MAIS OU MENOS ASSIM, ESQUECEM QUE AO POVO INTERESSA ÃS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS, POLÍTICAS PÚBLICAS P/ MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA, E NÃO ESSES “CHAVÕES”. DISSO O POVO TÁ CANSADO.

    • voce são todos uns ridiculos!
      voces querem comparar um partido sem representação política alguma, com partidos que estão a anos no poder do estado e do país?
      o pstu nao tem nem filiados, os que ai se apresentam são pessoas que se conhecem a anos e tem afinidades política e ideologicas que so podem ser expressadas de dois em dois anos.
      quem daria ouvidos ao pstu em uma praça publica ou memos em uma unversidade (berço da maioria deles)?
      o unico canal que eles tem é o horario político gratuito em periodos eleitoreiros.
      o que é mais irritante nas falas desse “jornalista”, são as contradições encontradas ao longo de todos esses comentarios postados aqui.
      novamente, coerencia é um conceito pouco estudado por ele.
      é aquela velha hitória, quando os interesses em jogo são a minha posição, vale qualquer coisa. inclusive apontar como defeitos nos outros as praticas feitas por mim.
      mas que quando eu as efetuo está tudo bem. afinal, eu estou no poder, então vale tudo para manter a minha posição. inclusive não me dar conta das coisas que escrevo para manter um emprego mixo de puxa-saco do patrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *