20

Recado às eleitoras maranhenses…

Di9ma e Roseana...

Por Mônica Moreira Lima
Jornalista

As mulheres do Maranhão saíram nesta quarta-feira às ruas do Centro de São Luís para manifestar o seu apoio a duas mulheres que estão em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de voto no Estado e no país: Roseana e Dilma.

Ambas cotidianamente citadas em minhas orações noturnas há bastante tempo e pelo mesmo motivo: as duas são sobreviventes.

Dilma venceu um câncer e Roseana superou inúmeras intervenções cirúrgicas, a mais delicada no cérebro, para se livrar de recorrentes nódulos, felizmente benignos.

Superar obstáculos e vencer preconceitos. Sina de toda mulher brasileira. Luta de tantas Roseanas e Dilmas por esse Brasil afora, do Oiapoque ao Chuí.

Acredito em Dilma. E ao contrário do discurso surrado da oposição, afirmo com convicção: “ela vai dar conta do recado”.

Assim como votei no Lula nas três vezes em que ele perdeu a eleição. Pela certeza de que ele era capaz. Foram preciso quatro tentativas até que o povo perdesse o medo de votar em um legítimo representante do nosso Nordeste e dos pobres desse nosso imenso país.

O Maranhão na última eleição, em alguns de seus 217 municípios deu a quase totalidade de votos válidos ao Lula. Fenômeno extraordinário que se repete com Dilma.

O maranhense não é petista, é Lula Futebol Clube.

Sabemos que Dilma sempre vestiu e honrou a camisa desse time. Joga com desenvoltura, não calça salto alto, tem humildade, uma virtude inerente aos que são craques dentro e fora de campo. Essa mulher guerreira tem espírito esportivo, sabe sua vez de marcar e a de fazer tabelinha com toda a equipe de governo. Tem uma liderança nata e respeita o adversário.

Se Lula é o cara. Dilma é a nossa cara. Elegante como só as mulheres sabem ser. Não entra no jogo sujo, não puxa o tapete de ninguém, respeita as regras do jogo e recebe a imprensa de braços abertos. Participa de debates e sabatinas atendendo a todos os convites democraticamente. Isso num contexto eleitoral em que uma fatia considerável da imprensa que detém ampla maioria de audiência tucanou vergonhosamente tentando criar, sem sucesso, um novo caçador de marajás para nos empurrar goela abaixo.

Nem é preciso esperar Dilma assumir no dia 1º de janeiro para vermos implantada uma nova política de gênero no país. Ela já está em andamento. A visão feminina do atual governo se reflete no Bolsa Família e nas obras do PAC onde a mãe de família é a titular da conta e todas as unidades habitacionais são entregues em nome da mulher.

Transferir a autonomia financeira doméstica à mulher em uma sociedade patriarcal como a brasileira é uma verdadeira revolução do ponto de vista dos direitos da mulher.

Só um presidente como Lula que honra as calças que veste ou as saias que o acompanham.

Esse é, na prática, o maior avanço dos direitos femininos nesse país e a melhor ferramenta contra a violência doméstica. Se o principal cadeado que prende a vítima ao agressor é a dependência financeira: aí está a chave para a libertação da mulher brasileira vitimada pela covardia dos nossos compatriotas.

Lula é o presidente com maior apoio popular da nossa nação em todos os tempos. Por ser o presidente que prometeu distribuir renda no país e cumpriu. Além de ter se tornado um líder político de expressão internacional. Hoje o Brasil está no mapa das grandes potências mundiais pela sua conduta diplomática em favor da paz, do respeito aos direitos humanos e da soberania nacional.

Roseana, como sua líder do governo, apoiou e angariou forças para aprovar cada um de seus projetos. Tem muita gente querendo pegar carona na onda de popularidade do Lula, mas que na hora das marolas dos mensalões e de outros factóides, abandonou o barco e se fingiu de morto.

Roseana resistiu. E ele reconhece e retribui esse apoio agora, nessas eleições, com a mesma lealdade que o grupo Sarney sempre teve ao seu governo.

Dilma e Roseana caminham juntas num momento decisivo sócio-economicamente para o nosso estado. Refinaria de petróleo da Petrobras em Bacabeira, siderúrgica, aciaria, ampliação de portos, descoberta de reservas de gás em Capinzal do Norte e poços de petróleo à vista. Novas oportunidades de crescimento econômico, de geração de emprego e renda para o povo maranhense, de um salto considerável na qualidade de vida da nossa gente.

Não é hora de desperdiçar voto. É hora da mulher que detém a maioria do eleitorado, decidir essa eleição.

Todas nós fomos geradas nove meses dentro de uma mulher. E somos responsáveis por fabricar as novas gerações. Nesse ponto a participação do homem é infinitamente menor e mais prazerosa.

Se Deus nos fez capazes de construir novos seres, quanto não será mais fácil para uma mulher, gerenciar uma nova fase do nosso estado e continuar a construção de um novo país?

Mulher vota em mulher. O futuro do Maranhão e do Brasil está em nossas mãos.

Reproduzido de “O Estado do Maranhão”

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. O PROBLEMA DA MONICA É BEM CLARO ELA TÁ FALANDO BEM DA ROSEANA PQ AS TV DAQUI FECHARAM AS PORTAS PRA, COMO ELA MSM TAVA RECLAMANDO QUE TINHA DINHEIRO PRA PAGAR O HORARIO NA DIFUSORA, MAS NÃO DEIXARAM ELA LÁ , PQ ELA É PARENTE DA CLAY. E ELES NÃO A QUEREM EM TV NENHUMA. ENTÃO TÁ JOGANDO O BARRO PRA VER SE COLA.

  2. 3 Motivos que levará a eleição segundo turno
    Primeiro Motivo – Informações na internet que Dilma foi terrorista e assaltante de bancos
    Segundo Motivo – Campanha de Igrejas contra a Dilma – Principalmente dos Evangélicos atraves de sites e nas ruas
    Terceiro Motivo e Principal Motivo se chama Marina Silva. Ela terá uma votação surpreendente no dia 3. Aposto que ela terá 16% a 18%. Não voto nela porém sei que ela irá fazer um verdadeira onda verde no dia 3.
    Sei também que Marina Silva é a unica capaz de vencer a Dilma no segundo turno. Porém ela Marina não irá pro segundo turno. Mas levará o Serra pro segundo turno contra a Dilma.

    Minhas Apostas para o dia 3
    Dilma Rousseff – 45%
    José Serra – 30%
    Marina Silva – 17%
    Plínio – 1,5%

  3. NÃO É QUE EU PENSAVA QUE MÔNICA SÓ ERA UMA JORNALISTA MUITO FOGOSA, BONITA E EDUCADA. MAIS AGORA TIREI A CONCLUSÃO QUE ELA É MUITO INTELIGENTE EM ESTÁ DO LADO DAS MULHERES QUE SERÃO MELHOR PARA O MARANHÃO E SUA GENTE. PARABENS MÕNICA PELO LIVRO E O DIVULGUE MAIS PELA INTERNET.

  4. Sabe quando alguém ‘MIRA’ o momento para lançar o anzol e lá na frente visgar um peixinho ? Quem sabe uma boquinha na ‘MIRAnte’ ? Faz bem quem ‘SECOMunica’ !!!

  5. guerreiras são as mulheres que trabalhadoras, quebradeiras de coco,pescadoras, lavradoras, mulheres como marina, que tem história mas roseana que sempre viveu com diheiro do povo nunca trabalhou nunca passou fome pra criar seus filhos conta outra que essa não colou.

  6. Nestas eleições existe muita babação.

    Roseana Sarney teve a sua oportunidade de mudar a história do Maranhão. Fez governos desastrosos e corruptos. Só é candidata porque é mimada pelo pai.

    No grupo Sarney existem pessoas mais capacitadas para melhorar o nosso estado, cito como exemplo o Lobão e o Sarney Filho.

    Como disse o Zé Dirceu, Dilma é invenção do Lula e ficará refém dos “progressistas” do PT.

    Eu estou fora disso.

  7. POIS OLHA, ESTIVE NA PASSEATA DAS MULHERES EM APOIO A ROSEANA, E FOI MARAVILHOSA, QUEM VIU O ARRASTÃO, FICOU IMPRESSIONADO COM A QUANTIDADE DE MULHERES, UMA BELEZURA. VAMOS EM FRENTE. É ROSEANA, É ROSE, É ROSE, É ROSE……….

  8. Ô Adriana, Mônica Moreira Lima é sobrinha de Clay Lago e sobrinha por afinidade de Jakson.
    É prima de longe do músico Arthur Moreira Lima ( seguramente o molhor pianista do Brasil) que é seguramente a figura mais ilustre e sensata da familia.
    Hoje, pelo texto apresentado, Mônica deve ter caido na real.

    • Apenas quis fazer uma piada Amigo da Onça, póis acho que mesmo ela tendo tantas pessoas boas em sua família se comporta como uma demente que mesmo os parentes querem distancia

  9. Será que se as duas tivessem procuirado o SUS, estariam aí para contar e fazer História?

  10. Quem é Monica Moreira Lima? Marco quando for se referir a algum cometário de outra pessoa, coloque ao menos alguém que ainda exista.

  11. Estou emocionado, não votaria em nenhuma das duas, mas agora tenho certeza absoluta de que não devo votar mesmo. Roseana foi uma invenção de Sarney, ele é o cabeça deste clã, Roseana é uma candidata mecânica e seus discursos são repetitivos bem como suas práticas. Dilma é uma invenção do Lula, embora mais competente e menos enrolada que Roseana, jamais votarei nela apenas porque o Lula manda. Meu voto para governador é Flávio Dino 65 e para president é Marina Silva 43.

    • Senhor João, concordo plenamente com o senhor. Já estar até vergonhoso a Rosengana no seu programa ficar repetindo as mesmas coisas de campanhas passadas, me lembro que na campanha de 2006, o lula tinha sua voz grada pedindo voto para Rosengana em ligações de telefone nas residencias, agora ele pedi voto para ela no seu programa na tv e radio, isto já encheu saco de muitos eleitores de ver ele e Dilma pedir voto para a senhora Rosengana.

  12. As mulheres representam hoje 51,8% dos votantes no país.
    São 69,4 milhões de votos femininos.
    Votarei na Dilma, para Presidente do Brasil, e Roseana, para Governadora do Maranhão.
    Elas estão comprometidas com a luta do povo e com o direito das mulheres, por isso, merecem o meu voto.
    E vão se eleger no 1º turno!!!
    Vamos lá gueereiras!!!

    • é critina vc é mais uma que talvez pediu alguem pra digitar as palavras pra vc, pelo visto é isso mesmo que afirmei., si vc estivesse lido a história do maranhão, não teria esse ponto de vista quanto as tais guerreira, vc tem até razão em relação a Dilma, pois foi guerrilheira na querrilha do araguaia, agora quanto a Rosengana ela é guerreira, em que??????? ela vai ganhar mesmo no primeiro turno, mais sabe o que? sua passagem lá para o Amapá…

  13. Eh Mônica,
    Calma com o andor que o santo é de barro. Sou mulher mas discordo totalmente de tua afirmativa. Dilma foi uma péssima terrorista, pois se deixou pegar pela polícia, se pelo menos fosse o Chacal!. depois foi ser empresária e faliu, tentou fazer uma pós graduação e nunca terminou, casou duas vezes e não deu certo, agora você vem me dizer para confiar em alguem que sozinha nunca deu certo e que só tá onde tá porque o Lula a colocou lá. Jabuti em arvore ou foi enchente ou alguem o pôs lá. Pega Leve, José Serra sim é um homem preparado para nos governar.
    Mariana

  14. Apesar de n votar mais em Jackson por varios motivos pq vc n fala dele tbm com mais de 70 anos eu acho sofrendo de varios problemas de saude… e ate hj vivo e cheio de vida mesmo depois de sofrer o golpe politico que sofreu… fale bem do velhinho ele merece tbm tem varios defeitos mais isso é uma qualidade sobreviver 2 anos de acusações saiu do governo sem termina o mandato e ainda esta ai correndo atraz de voto

    Deus eu tenho fe que ele tem algo reservado pra todos nos o que agente az de ruim um dia se paga UM DIA…. esta chegando o dia….

  15. Ta bom… Uma mais santa e Guerreira que a outra…
    nunca passaram por necessidade financeira quando ficaram doentes tiveram condições de ter melhores medico melhores medicamentos ai me pergunto e a maioria das mulheres que tem problemas de Saude e varios filhos pra cuidar… ¬¬ se fosse assim, elas humildes de familia pobre ai sim diria essas sao guerreias… agora dilma é papagaio de lula e boneto ao mesmo tempo e roseana é a sobra e sempre sera a sobra do pai….

    entao n vale de nada isso ai

    Vote em Dilma e tenha Diceu e Cia no Governo Vote em Roseana e tenha Ricardao no Governo n coloco nem sarney

    ¬¬

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *