14

Ele nunca será presidente…

Nenhum brasileiro sonhou tanto com a pressidência da República quanto José Serra (PSDB).

Nem mesmo Lula, que só entrou na luta sindical levado pelos amigos – já adulto, quando despertou o interesse político. Nem Fernando Henrique Cardoso (PSDB), uma invenção de Itamar Franco (PPS) e do Plano Real.

Serra não! Serra, desde criança, sonhava com o poder.

Foi líder de classe, dirigiu grêmios estudantis e chegou à presidência da UNE. Tudo numa bem montada estratégia de trajetória e preparo para ser presidente do Brasil.

Mas nunca será!

José Serra é o que se pode se chamar de o homem certo na época errada. A despeito de todo o seu preparo técnico, ele perdeu o timming da história política, se perdeu no rancor e no ódio pelas sucessivas derrotas e entrou na briga sempre na hora errada.

Não há político no Brasil com tanto azar quanto José Serra, isso também é verdade.

Era impossível ganhar de Lula em 2002. Mesmo com o apoio de FHC, Serra foi derrotado pelo petista. E adquiriu ali o recalque e o ódio pelo Nordeste, que iria omprometer, a partir dali, sua trajetória presidencial.

Mesmo assim, fez tudo certo, apoiado, claro pelo Grande Capital e pela mídia-paulista-quatrocentona-falida-e-antinordestina. 

Enquanto usava a Prefitura de São Paulo e o governo paulista como trampolim – jogando Geraldo Alkimin (PSDB) como “boi-de-piranha” em uma eleição perdida, a de 2006 -usava também as insituições públicas e a imprensa para tirar os potenciais adversários do caminho para 2010.

Fez assim como José Dirceu, o preferido de Lula, e com Antonio Palocci, seu substituto natural.

Pronto! Estava pavimentada a estrada para a tão sonhada chegada à presidência em 2010.

Nem José Serra nem a mídia-paulista-quatrocentona-falida-e-antinordestina puderam imaginar, no entanto, que Lula fosse capaz de eleger um poste.

E eis que surge Dilma Rousseff, que o próprio Lula só conheceu há apenas oito anos – e que nunca havia disputado qualquer eleição.

Mas José Serra perdeu esta eleição presidencial para si mesmo. Na ambição de chegar ao poder, não conheceu limites – nem éticos, nem morais, nem políticos.

E em 2014, os tempos serão outros; os nomes também.

É o tipico caso daquele que tinha tudo para ser e nunca será.

Eis a história do fracasso de José Serra…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Os Serristas deviam copiar a foto deste post e aumentar para colocar em suas salas de espera e esperar por ele ser presidente dos maiores mentirosos e derrotados do país.

  2. è com tristeza que vejo um presidente arrogante e prepotente fazer seu sussessor, é o pior dos cenários, hoje a democracia e o respeito as instituições morreram juntas!

  3. Sou nordestino, maranhense da Capital, atualmente morando aqui em Imperatriz, onde a Dilma venceu de forma bem apertada, como o próprio Marco acentuou noutro post e, sinceramente, creio que a vez do Serra já passou. Votei nele, inclusive, mesmo sabendo que não ganharia por 2 motivos, o primeiro porque o Governo Lula desfruta de aprovação popular praticamente arrasadora e, diante desse quadro, fica muito difícil se fazer oposição aqui no Brasil. Segundo, porque ele e a Dilma protagonizaram uma das campanhas mais sujas que já se viu neste País nos últimos 21 anos. Afinal, como já disse o Duda Mendonça, quem bate perde. Serra também perdeu para a abstenção, que foi muito alta, visto que muitos eleitores de Serra o trocaram por uns dias na Praia ou no Campo!!!

    Mesmo assim, caso os Governos Tucanos Paulistas fossem tão ruins, por que, então, os eleitores paulistas preferiram resolver a parada no último dia 03??? É pela mesma razão que motivou a escolha de Dilma Rousseff hoje: continuidade daquilo que está dando certo e correção daquilo que dá errado!!!

    Por fim, tomara que a Governadora Roseana consiga transformar o MA no SP do Nordeste, chegando a rivalizar com o próprio!!! Se não….. olha o Flávio Dino em 2014 aí gente!!!

  4. Marco, abaixo o que vem rolando da net sobre o nordeste

    31/10/2010

    O preconceito é aqui
    “A culpa é do Nordeste.”

    A região “só nos fode”. Quem, aliás, “é a favor de jogar uma bomba no Norte e (principalmente) no Nordeste” levanta a mão.

    Mas “deplorável” mesmo “é pensar que o Nordeste escolhe o presidente, mas nós que pagamos a conta”.

    Injuriados com a escolha do sucessor de Lula, simpatizantes do tucano José Serra decidiram atacar a região que, desde o começo da campanha, deu a Dilma Rousseff (PT) larga folga nas intenções de voto.

    Essas declarações foram coletadas entre 20h e 21h deste domingo, após uma busca no Twitter por mensagens com a palavra “Nordeste”.

    Algumas mensagens criticam a desqualificação dos nove Estados, tratados por muitos como um país à parte. Mas a maioria dos tuítes responsabiliza os nordestinos pela “derrota da democracia” nas urnas.

    No Nordeste (25% dos eleitores brasileiros), a petista tinha, na antevéspera das eleições, 63% das intenções de voto, contra 30% do tucano, segundo pesquisa Datafolha.

  5. É incrível como a ignorância ainda campeia mesmo entre aqueles que tem acesso a informações, propiciada principalmente pela variedade que a Internet oferece. Dizer que “José Serra é um homem público exemplar, tocador de bons projetos” é típico de quem só assiste novela/Jornal Nacional e ler revista Veja/Folha/Estado de São Paulo, que traduzem perfeitamente a “estupidez burguesa” que assola essa nação, capiteneada por uma classe social preconceituosa, limitante, que vê o Brasil apenas naquilo que for interessante para São Paulo. O triste é perceber que nós mesmos, tão distantes daquele Estado, somos voluntariamente cooptados em seus desejos, não percebendo a armadilha feita.
    Obs.: Não sou filiado a qualquer partido.

  6. Nunca diga nunca meu caro. José Serra é um homem público exemplar, tocador de bons projetos. E mesmo com todos esses esquemas do poder, teve votação muito expressiva. Devagar com o andor. Quem nunca será presidente é Roseana, porque lhe falta estatura moral e preparo. Toma!!!!!

    Resp.: José Serra nunca será presidente. Acabou!!!

  7. Concordo com o texto, mas lamento…sinceramente, considero-o um bom gestor, um sujeito inteligente e muito preparado para um cargo tão grande como é a Presidência da República.
    Nesta eleição, não votarei em Serra, mas a despeito de tudo o que se falou na mídia, sinceramente não o vejo como um candidato anti-nordestino. Vejo sim nele, um forte viés pró-privatização e de diminuição do tamanho do Estado, coisas com as quais não concordo, apesar de respeitá-las como opções para o país.
    Agora, tb acho que passou a vez do Serra na Presidência…futuramente talvez volte ao Senado ou mesmo à Prefeitura de São Paulo, mas a hora é de renovação no PSDB…este partido, que é muito importante para a consolidação da democracia brasileira!

  8. Aqui no Maranhão temos um outro político com esse mesmo infortúnio. Flávio Dino. Tao arrogante quanto o Serra, tão sem sorte quanto quanto o Psdbesta, opa, digo psdbista.

  9. Discordo de você, acredito que ele tem muito mais persuasão que Dilma…
    Sinceramente a disputa vai ser apertada, quem eu queria como presidente não foi, que é Mariana Silva, quando votei nela senti que dei uma forte contribuição para o Brasil e o Mundo!!!
    Com esse seu texto, parece que você nasceu com Serra, todos sabemos que os eleitores de Dilma são pessoas pobres desconhecem essas ideologias!
    Quem é Dilma? Só porque tem nome de Lula, mas o próprio Ciro Gomes revelou o que tdos sabem, que José Zerra é o cara e outra não vi tanto apelo por parte da Governadora para votar no 2º turno em Dilma, nem apareceu na propaganda dela..
    Quem vencer a Família Sarney se alia e se ele ganhar essa sua opinião vai mudar pode ter certeza!! ia ser um prazer ver isso, só lembrar uns tempos atrás entre Fernando H. e Lula quem Roseana era a favor?
    Beijos

  10. Oi Marco! excelente texto…….. so esse paragrafo aqui show “Mas José Serra perdeu esta eleição presidencial para si mesmo. Na ambição de chegar ao poder, não conheceu limites – nem éticos, nem morais, nem políticos.”

    Abcs…

  11. Este pode ir para qualquer lugar, não vai fazer falta.
    Quando é que vais fazer uma matéria mostrando que o menino Flávio nunca vai ser governador do Maranhão?
    Ele foi lider estudantil, deputado federal, candidato derrotado para prefeito e governador.
    E ai, ele vai?

  12. Concordo que ele nunca será presidente!!!
    Mas você também nunca será jornalista!!!

    resp.: Eu não tenho esta rpetensão, apésar do dilploma. Prefiro dar opinião.

    • EU TE ODEIO SERRA CONCORDO QUE VC NUNCA SERA PRESIDENTE VC E UM LADRAO ME DESCULPA TE DISSER ISSO MAS SO FALO DO QUE EU ACHO EU TABEM NAO TO DEFENDEDO A DILMA MAS E MELHOR ELA DO QUE VC EU AMO O LULA E EM 2014 ELE SERA DE NOVO O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL

  13. Roseana também nunca será presidente. Isso faz dela uma derrotada?
    José Serra participou de conquistas importantes para o país no ministério da saúde, por exemplo.
    Também realizou governos competentes em São Paulo, aquela terra pela qual seustextos demonstram desprezo, mas que, bem ou mal, dá a muitos nordestinos oportunidades que não eles não têm no NE.
    Ele (Serra) tem seus graves defeitos, como todos os políticos, ou melhor, como todos os seres humanos, mas esse seu texto é de uma parcialidade muito semelhante à que está na coluna do Sarney do EMA de hoje.
    Será Marco D’Eça um ghost-writer de José Sarney?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *