12

Trade nacional reage à indicação política para o Turismo

Do blog Cazombando

Setores conservacionistas e anti-nordestinos não estão aceitando a indicação do novo Ministro do Turismo Pedro Novais do Maranhão. Esses “entendidos” que se apresentam como Trade nacional do turismo dizem que o cargo deveria ser ocupado por um técnico e não político.

Até concordo que o cargo devia ser ocupado por alguém formado na área, mas será mesmo esse o questionamento?

Esses senhores esquecem que os que antecederam o futuro ministro, nenhum tinha formação na área e muito menos atuavam no segmento do turismo. Ou será que o Walfrido dos Mares Guia, Marta Suplicy e o Ministro Luiz Barreto são bacharéis em Turismo ou empresários do setor e ninguém soube?

Bem, o que está em jogo é a manutenção de algumas regalias ou até mesmo a perda de espaços que eles juram ser deles. Ou será que esse “trade” está preocupado em perder o espaço de seus grupinhos, que sempre deram as cartas no MTur? Grupos esses, originários do Rio Grande do Sul, Bahia e do Ceará, que há anos estão no Ministério, e não tem conseguido elevar os números pífios de entrada de turistas em solo nacional e quando esses números crescem não se sustentam.

Senhores do “trade” nacional, o que não se admite é que em um país continental como o nosso, com belezas naturais sem igual, uma cultura autêntica e um povo valoroso, alegre e festivo, que recebe como nenhum outro lugar no mundo, tenham números de visitantes que nunca chega a casa dos 10 milhões por ano.

Então, é falta de atrativos ou é falta de competência, em promover o destino Brasil? Talvez a gritaria seja pelo fato de não quererem dividir os recursos do Ministério, onde a maior fatia do bolo é para seus estados que sempre tem os “melhores” projetos.

O que há de errado, então? Será que a rejeição ao Ministro é pelo fato do mesmo ser do nordeste e mais especificamente do Maranhão? Se turismo do Brasil sempre foi conduzido por políticos e porque só agora essa rejeição? Entendo que o cargo é político, mas a Executiva do Ministério deve ser composta de excelentes técnicos, isso sim, fará a diferença.

Não tenho dúvidas de que o futuro Ministro Novais, saberá escolher sua equipe, que por sua vez deve selecionar pessoas capazes a fim de obter os resultados necessários, aumentando a entrada de turistas em solo brasileiro para que ultrapasse a casa dos sete dígitos, melhorando assim, os números da balança comercial, com entrada de recursos advindos destes ilustres visitantes.

Não tenho dúvidas de que a liderança do Ministro Pedro Novais, sob a batuta da Presidente Dilma, será o ingrediente essencial para desenvolver todas as regiões turísticas deste Brasil, que vai muito mais além do Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Fortaleza ou Salvador. É só aguardar e acreditar no velhinho!

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Tolos! Pedro Novais não foi indicado para resolver os problemas do turismo do Brasil. A idéia e outra: áulico do honorável senador Sarney e seu grupo, ele estará lá porque existem grandes interesse financeiros. A copa e as olimpiadas gerarão milhões de dolares e as aves de rapina vislubram a possibilidade de se locupletarem ainda mais, com o rico butim. Alguém duvida?

  2. Que se dane o Novais e o Turismo… o povo quer é comprar TV e geladeira!

  3. O Trade tá com toda razão, se o Pedro Novaes fosse convidado para área de Tributos ou Finanças, tudo bem. Ele é 10. Mas turismo, tenha piedade. Tenho certeza que ele não conhece nem os 10 principais pontos turísticos do Maranhão.

  4. É piada Pedro Novais Ministro do Turismo. Foi um deputado medíocre, sem expressão, e sem voto. Sempre esteve em baixo das asas de outros políticos, nunca se destacou. Não entende nada de turismo, só como turista.
    Resta saber qual rumo a Governadora dará a pasta aqui no Estado, pois o atual secretário também não entende de turismo.

  5. É uma piada Pedro Novais, Ministro, além de não entender nada de turismo, foi um deputado medíocre, sem expressão, sem voto…
    Agora vamos aguardar o que acontecerá com a pasta aqui no Maranhão, onde o gestor também nada entende de turismo.

  6. Marco,sou maranhense,mas acho que a “trade”tem razão.O Turismo é uma das maiores indútrias do mundo,deveria sim ser dirigida por um técnico e, não um politico que diga-se de passagem é competente na área de finanças.Vide nosso exemplo estadual,o que Tadeu fez pelo Turismo?a não ser o proprio ter viajado muito.E,essa história de ser maranhense…já tivemos filhos da terra,em altos escalões,e, pra cá:nadicadenada…o maior adversário que Dilma terá não serão os partidos “ditos”de oposição;vai ser sem dúvida o PMDB.Já mostraram isso.A Dilma seria eleita com qualquer vice(PPS,PC do B etc.),mas foram escolher logo o Michel Temer,agora senhores espertos,aguentem…P.S.Dilma foi eleita pelo PL (Partido do Lula)

    Resp.; A questão, meu caro, é que já faz muito tempo q o ministro do turismo não é tecnico. Porque só agora o tal trade reivindica isso?

    • Acredito que o Mtur precisa de um tecnico porque as coisas não andam mt bem com uma pessoa que intende do assunto, quanto mais por uma pessoa que não entende nada de turismo, é um deputado pouco conhecido pelos maranhenses, só ganhou comprando voto e agora foi empurrado pra esse ministério.
      aqui no Maranhão vemos como está o turismo, abandonado, isso é que dá colocar politico pra comandar uma pasta que ele não entende….agora é que o turismo vai pro buraco.

    • justamente porque não tá dando certo Marco. Tu às vezes parece a mulher do piolho, por mais argumentos lógicos, racionais, tu não aceita quando vai contra o que tu defendes. Seria mais honesto reconhecer que tu nem sempre tem razão. Depois fica chamado o dep. Flavio Dino de professor de Deus e voce e o Décio são os professores dos professores de DEUS.

    • Pena que neste País ainda tenha GENTE que defende cargos como cabide de empregos.

    • Só porque o coisa vinha errada tem que continuar errada? Que mentalidade! Se Valfrido, Marta, etc, não entendiam, estava errado. Pedro Novais entende tanto de Turismo quanto eu de física quântica, ou seja, nada. O MTur também é responsável pela preparação do Brasil para a Copa e as Olimpiadas. Nada pessoalmente contra Pedro Novaes que, apesar de quatro mandato, no maranhão é um turista.

    • Sarará, teu choro é porque faz parte da tua curiola. Para com isso. Porque esse odio no coração.

  7. você sempre com essa balela de mídia antinordestina, o que acontece é que Pedro Novais nao entende de nada dessa pasta e os setores envolvidos, óbvio, reclamaram da sua escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *