8

A Secretaria de Administração Penitenciária…

Três nomes são cotados para a recém-criada Secretaria de Administração Penitenciária do governo Roseana Sarney (PMDB).

Um deles é o ex-promotor Clésio Muniz, com experiência na área criminal; o outro é o atual secretário de Direitos humanos, Sérgio Tamer. E um terceiro seria o coronel Francisco Guedes, comandante do 24º Batalhão de Caçadores.

Caso se confirme a ida de Tamer, Muniz ficaria na Secretaria de Direitos Humanos e Guedes seguiria para Brasília, após deixar o 24º BC, em janeiro.

A criação da Seap é justificada assim pelo futuro chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva:

– A Secretaria de Segurança gasta 70% do seu potencial com os problemas penitenciários. Com a criação de uma pasta específica, a Segup dedicaria mais tempo ao combate ao crime e a manutenção da Segurança Pública no estado.  

O nome do novo secretário será anunciado na p´róxima semana pela governadora Roseana Sarney (PMDB).

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Dr. Sergio Tamer possui capacidades impares entre os nomes citados, não que desconsidere os outros nomes que almejam essa pasta. No entanto vale afirmar/confirmar que Dr. Sergio  tem vivência em direitos humanos, que é essencial em uma área onde a sensibilidade neste aspecto faz-se primordial, soma-se isso a sua capacidade de articulação política tanto no Maranhão como em Brasília, porque necessariamente política pública também é feita na prática, não só de capacidade técnica (que Tamer possui fartamente) mas também de destreza política, e nessa última epígrafe Tamer também faz jus ao seu nome, uma simples justificativa que poderia citar é que Tamer comandou nacionalmente o Partido da República, que é atualmente um dos maiores partidos de nossa república. Acredito que ninguém chega ao topo de uma montanha sem persistência, além de enfrentar caminhos difíceis.

    Finalmente, Dr. Sergio é um atributo da soma de ambas as partes, tanto técnica como política, que fazem desses atributos a justificativa da soma da capacidade e do conhecimento primordial necessário na política e gestão pública de qualquer estado de nossa federação.

  2. Marco, Sérgio Tamer é competente, hábil, tem bom trânsito e, com certeza, é o nome mais indigado para assumir essa secretaria. Ele fez um excelente trabalho na Sedihc.

    • Sérgipo Tamer foi bem na Sedihc, mas no novo governo que será mais técnico, exigirá para esta pasta outro tipo de “core competence”. Neste caso, a governadora será acertiva se convidar o promotor Clésio Muniz, pois sua biografia o credencia para esta secretaria.

  3. seria interessante o francisco guedes, do exército, porque ele gosta de aparecer na coluna social e em programas de colunistas do maranhão!

    • Coronel Guedes é um excelente pessoa e extremamente comprometido com o seu trabalho. Quando alguém tenta fazer com que o exército seja mais integrado com a comunidade local, sempre aparecem aqueles malas para criticar e achar que o cara quer apenas uma promoção pessoal. O Cel. Guedes certamente não precisa disso. Contudo, devo concordar que o negócio dele é outro.

    • BRINCADEIRA É UM COMENTÁRIO COMO ESSE.
      TENHO CERTEZA DA COMPETÊNCIA DO CLÉSIO. SEI QUE ELE FARÁ UM ÓTIMO TRABALHO CASO SEJA ESCOLHIDO PARA ESSA SECRETARIA.

    • Como grandre Promotor que é, atento às causas das minorias de todo o Estado, tenho certeza que Clesio Muniz será um excelente secretário. Testemunhei várias vezes ele utilizar dos seus próprios recursos para ajudar os mais necessitados.
      Este nome, comprova o compromisso da governadora de montar uma equipe de técnicos experientes para o próximo governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *