35

Para que serve o Castelão???

O blog do jornalista Zeca Soares informa que o governo Roseana Sarney (PMDB) fará nova concorrência para a reforma do Estádio Castelão. E que o contribuínte poderá arcar com mais R$ 50 milhões na nova obra.

Fechado desde 2002, o Castelão já consumiu mais ou menos R$ 50 milhões nos governos José Reinaldo (PSB) e Jackson Lago (PDT). E continuou fechado.

Neste período, o futebol maranhense encolheu tanto que foi parar na Quarta Divisão e já não consegue público sequer para balançar o bom e velho Estádio Nhozinho Santos – a não ser em algumas partidas nacionais.

Diante disto, uma pergunta: para que serve o Estádio Castelão?

Inaugurado há quase 30 anos, o estádio só lotou em algumas ocasiões: nos jogos da Seleção Brasileira e em apenas dois jogos do Sampaio Corrêa – a decisão da Série C de 1997,  contra a Francana (SP) e aquele fatídico 5X1 do Santos, pela antiga Commebol, de 1998.

De lá para cá, passou mais tempo fechado.

Ainda que diminua sua capacidade de público, com a instalação de cadeiras, o Castelão será sempre desproporcional ao tamanho do futebol maranhense.

Reconstruí-lo ou reformá-lo, é, portanto, um desperdício de dinheiro público.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

35 Comments

  1. AMIGOS:
    PRIMEIRAMENTE, QUERO INFORMAR QUE A FOTO ACIMA É REALMENTE DO ESTÁDIO CASTELÃO DE SÃO LUIS/MA
    MORO NO RECIFE HÁ MAIS DE 16 ANOS E SEMPRE ESTOU OBTENDO INFORMAÇÕS DO FUTEBOL MARANHENSE.
    VEJO AS COLOCAÇÕS DE VÁRIOS COMPANHEIROS A RESPEITO DAS OBRAS NO ESTÁDIO CASTELÃO. ENHO QUE FAZER ALGUMAS OBSERVAÇÕES: O CASTELÃO, ASSIM COMO O ALBERTÃO, O REI PELÉ, O MACHADÃO ENTRE OUTROS SÃO ESTÁDIOS GRANDIOSOS E QUE OS CLUBES QUE JOGAM NESSES ESTÁDIOS ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO DO SAMPAIO, MOTO OU MAC E ATÉ MESMO O PAYSAUNDU, REMO, TUNA LUSO, NACIONAL, RIO NEGRO E SÃO RAIMUNDO, TAMBÉM ESTÃO ATRAVESSANDO O MESMO INFERNO ASTRAL QUE OS CLUBES MARANHENSES, PORÉM NEM POR ISSO OS DIRIGENTES OU TORCEDORES DOS CLUBES ACIMA MENCIONADOS NÃO FALAM OU COMENTAM SOBRE A DEMOLIÇÃO DESSES ESTÁDIOS, AQUI FALTA MENCIONAR O MANGUEIRÃO, QUE JÁ É OLÍMPICO E O VIVALDÃO QUE JÁ FOI DEMOLIDO PARA DAR LUGAR A OUTRO ESTÁDIO PARA A COPA DO MUNDO DE 2014.
    PESSOAL, ACOMPANHEI DESDE 1982 (ANO DE INAUGRUAÇÃO DO ESTÁDIO CASTELÃO) ATÉ 1989, INÚMEROS JOGOS NAQUELE ESTÁDIO E POSSO AFIRMAR COM CONHECIMENTO DE CAUSA QUE NOSSO ESTÁDIO É BELÍSSIMO E DE EXCELENTE QUALIDADE, LOGICAMENTE QUE MUITO IRÃO DIZER E OS CLUBES? BEM, A MINHA RESPOSTA É A QUE MUITOS JÁ COMENTARAM: FALTA ESTRUTURA, PLANEJAMENTO E COMPROMETIMENTO DOS NOSSOS DIRIGENTES, ALÉM É CLARO DE UMA VERDADEIRA LIMPEZA NA FMD, QUE AO MEU VER SEU ALBERTO FERREIRA JÁ DEVERIA HÁ MUITO TEMPO TER DEIXADO A PRESIDÊNCIA DAUQLEA FEDERAÇÃO.
    SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA O CASTELÃO AINDA TEVE VÁRIOS JOGOS QUE LOTARAM O ESTÁDIO EM VÁRIAS OCASIÕES ALÉM DAQUELAS ACIMA MENCIONADAS, COMO EM 1987 OS DOIS CONFRONTOS ENRE SAMPAIO E MOTO CLUB; VÁRIOS JOGOS DO MOTO CLUB NA SEGUNDA DIVISÃO; VÁRIOS JOGOS DO SAMPAIO TAMBÉM NA SEGUNDA DIVISÃO, ENTRE OUTROS.
    SÃO LUÍS NÃO É MAIS AQUELA CIDADE DE 500 MIL HABITANTES, BASTA OLHAR O NOSSO AEROPORTO QUE JÁ FICOU PEQUENO PARA O TAMANHO DA CIDADE E A RODIVIÁRIA QUE JÁ NÃO SUPORTA MAIS A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS QUE POR EMBARCAM OU DESEMBARCAM.
    AMIGOS, FALO DIRETO DA CIDADE DO RECIFE QUE É UMA GRANDE METRÓPOLE, PORÉM SÓ TEM O ESTÁDIO DO ARRUDA (QUE É DO SANTA CRUZ) PARA REALIZAR OS GRANDES JOGOS. QUEM DERA QUE AQUI TIVESSE UM ESTÁDIO PÚBLICO COM ESTA ENORME CAPACIDADE, OU SEJA, MAIS DE 80 MIL PAGANTES, POIS HOJE COM A REESTRUTURAÇÃO DOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL A CAPACIDADE DOS MESMO TENDEM A DIMINUIR.
    ESPERO TER CONTRIBUÍDO UM POUCO COM ESSA POLÊMICA, QUE PARA MIM SÓ TERIA UMA SOLUÇÃO: MELHORAR TODA A INFRAESTRUTURA DO CASTELÃO E COLOCAR UM ADMINISTRADOR PARA RESPONDER PELA GESTÃO DO ESTÁDIO, BEM COMO ZELAR POR ESSA GRANDE PRAÇA ESPORTIVA DO MA, QUE JÁ DEU MUITAS ALEGRIAS NO PASSADO AO POVO NÃO SÓ LUDOVICENSE MAIS TAMBÉM A TODOS OS MARANHENSES.

    LUIS HENRIQUE SANTOS PASSOS – DIRETO DO RECIFE

  2. Alô Marco D’Eça, alô Geraldo Castro,

    Não coloquei foto alguma do Castelão e muito menos do Mineirão. Apenas o D’Eça citou o meu BLOG pela matéria que fiz. Se há alguma foto trocada não tenho nada a ver com isso.

  3. Caro Marco,
    Boa pergunta esta.
    Além deste tal Castelão (em Fortaleza também é Castelão), temos também um outro problema que é o ginásio Costa Rodrigues.
    Alguns teimam em exigir que o governo termine a “obra”, pois o mesmo´ser Historico(?)
    A minha opinião é que deve se fazer ali sim uma área de lazer (praça, etc)
    O local não oferece as minhas condições de estacionamento durante o dia. Somente à noite é que é viável, isto é, depois das oito.
    Espero que o secretário Joaquim estude bem estes dois casos.
    O Castelão deveria ser alugado para grandes Show’s ou jogos do campeonato brasileiro como é feito em vários estádios do interior de São Paulo.
    Cordeeiro

  4. Não precisamos esperar o futebol maranhense se reerguer para a reforma ou construção de um grande estádio, acho que o Estado, o Poder Público, tem que fazer sua parte, dar o pontapé inicial e efetivar o ressurgimento do Castelão, só assim os times maranhenses terão a oportunidade de tentar andar com as próprias pernas, e essa reformulação só será completa se mudarmos também a maioria dos dirigentes que ai se encontram. O Castelão só será um elefante branco se não for feito o básico para um esporte que é o mais popular do mundo, ou seja, fazer rolar a bola, jogos promocionais, campeonatos (escolares, juniores, amadores, profissionais) etc…,. São Luís está num caminho sem voltar para um grande desenvolvimento, alavancado com a vinda da Refinaria para o município de Bacabeira, vizinho da nossa Capital, temos que olhar para o futuro, portanto, é sim necessária a realização desta grande obra, entendo seu ponto de vista Marco, mas de um modo geral, ganha o esporte, o turismo e a população em geral.

  5. Isso eu ja sabia que vcs blogueiros da mirante não dão a minima para a cultura do Maranhão so pensa em pegar cala boca dos cofres publicos.

  6. tenho que concordar com você no que escreveu aí em cima, mas se bem que com Roseana no governo e a quadrilha que a segue sempre haverá desperdício de dinheiro…

  7. è dinheiro gasto à-toa, alem do fato de ja terem sido gastos cerca de 100 milhoes nos governos passados ainda vem agora mais 50 milhoes???pra que????50 milhoes dá pra duplicar a jeronimo de albuquerque ou a holndeses!!!Pensem nisso. Esporte nao se resume a Futebol..e pior ainda é o futebol maranhense!!!!!!!!!!

  8. Marco, Tu entendes muito de futebol. Tenho a solução: VOÇÊ, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL. GOSTOU DA IDEIA?

    Resp.; Não!

  9. A primeira coisa a fazer é mudar o nome do paquiderme em questão, como o grande Jakson foi quem proporcionou a última e grande reforma ( 50 pilas jogados no esgoto), o estadio deveria ser chamar Jakão ( tambem em homenagem a lei do cão) ou Lagão.
    No mais fica a pergunta:
    Como anda o processo para apuração da roubalheira perpetradas na SEDEL de Weverton Rocha?
    Digo isso, pois frequentemente vejo o comentarista esportivo Herbert Fontenelle e o Advogado Cleber Viégas soltos, apesar de estarem sendo processados por peculato (roubo com nome bonito).
    Dizem que Fontenelle e Alberto Ferreira são amigos do peito.

  10. Primeiro: essa foto é do Mineirão…

    Segundo: Coisa rara viu Marco, vou discordar de você. Acho que o Castelão é o ponto fundamental de reerguimento do futebol maranhense. É claro que outras coisas precisam também ser feitas, como a profissionalização dos nossos dirigentes. Mas com ele reformado, os times maranhenses terão novo ânimo ao futebol, sem contar as oportunidades de patrocínio que surgirão com a visibilidade nacional que só o novo Castelão poderá proporcionar e a limpeza na imagem do futebol maranhense no cenário nacional, que só conhece o tão judiado Nhozinho Santos, já sem nenhum estrutura.

    Outro ponto de fundamental importância é que não será só o futebol maranhense que vai ganhar com o Castelão reformado, como também o próprio Governo do Estado, que acabará com as cobranças dos opositores com dor-de-cotovelo se o Castelão estiver parado. Sem contar nos milhares de votos que ela vai deixar para quem ela vai apoiar nas eleições em 2014, ainda mais se a Seleção Brasileira vier novamente a jogar aqui.

    Então, meu caro Marco, acho que com o Castelão reformado todos têm a ganhar. Simples assim…

  11. Pede pra Rose reformar São Januário então Marco, pra vc ver teu Vasco ser vice como sempre!!!
    Simples assim!!!

    resp.; Se você quer saber, estive no Rio agora há pouco e o templo sagrado passava por uam reforma para a temporada 2011. Com recuresos próprios. Porque o Vasco tem centro de treinamento e estádio para receber qualquer clássico. Aliás, onde fica o estádio do seu time?

  12. Marcos,

    Concordo plenamente com o seu posicionamento. Parabéns pela coragem de tratar desse assunto da forma como já deveria há tempos ser tratado. Isto já não deveria fazer parte das “prioridades” de governante que diz estar preocupado com as necessidades da população.
    O desporto é porta de entrada para mudanças de comportamento, de atitude e de postura de que tanto necessitamos especialmente das nossas crianças, dos adolescente, dos joves e até dos adultos que hoje são desprovidos de habitos salutares, e são presas fáceis para mundo dos vícios, das drogas, da violência e da criminalidade. O Governo tem a obrigação de desenvolver políticas de incentivos às práticas desportivas, e para tanto precisa garantir e oferecer esparços que garantam o oferecimento de atividades múltiplas especialmente nas nas escolas, que até onde se tem conhecimeto nenhuma oferece condições para o desenvolvimento de projetos dessa natureza.
    Precisamos investir os poucos recursos de que dispomos de forma a garantir mudanças e promover o desenvolvimento de uma cultura onde se priorize a inclusão e a possibilidade de transformação na vida das pessoas.

  13. servil uma vez no show o grande encotro com zé ramalho, elba ramalho, alceu valença e geraldo azevedo,mas se for pra reformar pra futebol é melhor demolir.

  14. Caro Marco, gostaria que o nobre amigo modificasse esta foto, pois a mesma não é do nosso estádio Castelão, mas sim, do Mineirão hoje em reforma para a Copa 2014. Se foto veio junto com a matéria, então o erro foi do outro blog.

    Resp.; Já reparei este detalhe, meu caro Vovô. Mas você não omitiu opinião sobre o texto, porquê?

  15. Caríssimo, a questão não é simples assim. Padece o senhor de uma visão estratégica.
    Se pensarmos numa perspectiva de futuro, poderíamos imaginar que ao invés de implodirmos o Castelão poderíamos investir esses 50 milhões adaptando-o à uma praça de esportes onde funcionariam escolinhas, preparando os atletas do futuro. Transformar o entorno num grande centro de lazer e oficinas, tirando as crianças do tráfico de drogas que moram ali ao lado no Barreto. O problema não são os 50 milhões, o problema chama-se seriedade e vergonha na cara. O que o governo Jackson fez ao Ginásio Costa Rodrigues é caso de cadeia (e ninguém foi preso), e lá foram jogados no lixo 5 milhões.
    Temos sim, que fortalecer O Joaquim e O Clineu na Secretaria de Esportes para recuperar o tempo perdido e transformar o Castelão num centro esportivo de excelência. Nossas crianças irão agradecer.
    O maior desafio do atual secretário de esporte não será captar recursos (ele sabe fazer isso muito bem), o maior desafio do Joaquim será pulverizar as traças e cupins que acabaram com o esporte maranhense.

    Resp.: Romântico, mas inócuo. Isso poderia ser feito pelos próprios clubes de futebol. E para fazer isso, não precisa agregar a um estádio, caro e dispendioso. Os 50 milhões poderiam ser usados para modernizar o Estádio Nhozinho Santos, que serve muito bem ao futebol maranhense. O Castelão é um elefante branco, meu caro.

  16. Marquinhos, a pergunta: Para que servi o Castelão? É de uma pertinência irretocável.
    Construído ainda no governo Castelo, com dinheiro de empréstimo de banco estatal, na época da ditadura, do tipo: a desaparecer de vista(naquela época nem Ministério Público havia), o Castelão é o símbolo mais autêntico da decadência do futebol do Maranhão.
    Causa-me espécie, portanto, saber que a Roseana, a qual tem propalado aos quatro cantos do estado, que fará o melhor governo da sua vida, se quer pense em enterrar, literalmente, 50 milhões de reais, naquele monstrengo.
    Só como sugestão: por que a senhora governadora não investe 15 milhões no FIALHÃO, campo de pelada localizado no bairro Fialho, a área mais nobre de São Luís, e o transforma em um pequeno estádio com a capacidade para 15 mil torcedores?
    Garanto a senhora que estará de bom tamanho, levando-se em conta o minúsculo futebol do Maranhão.
    Por favor, Governadora, tenha mais compromisso com o gasto dos sofridos recursos financeiros do nosso estado.
    Herbertt Morais

  17. Caro Marco:

    Nada mais absurdo que, em um dos estados mais pobres da Federação, o Governo gaste 100 milhões com um estádio de futebol ao qual não comparecem nem mil pessoas. O Ministério Público, se funcionasse, deveria denunciar esse absurdo. 100 milhões, se bem aplicados, diminuiria em muito a condição miserável do Estado. Governadora, lembre-se de suas palavras de que iria fazer o melhor governo de sua vida. Como, não resolvendo o problema da pobreza no Maranhão?!

  18. O CASTELÃO É UMA OBRA QUE DEVE SER RECONSTRUIDA, POIS PODEMOS TRAZER VÁRIOS EVENTOS PARA SÃO LUIS.NÃO SÓ PARA FUTEBOL SERVE O CASTELÃO, POIS PODERÍAMOS, NAS SUAS DEPENDENCIAS, PROPICIAR CURSOS DIVERSOS PARA A JUVENTUDE SE QUALIFICAR PARA O TRABALHO NAS FUTURAS INDUSTRIAS A SEREM IMPLANTADAS NO ESTADO.

  19. Sem falar que se seguirmos o final de sua matéria : ” o Castelão será sempre desproporcional ao tamanho do futebol maranhense.” e acreditarmos mesmo que “sempre” será tudo igual , melhor parar de trabalhar e lutar por prosperidade e dias meçhores…

  20. Marco, seria melhor fazer um bumbódromo no Castelão. Creio que apresentações de grupos de boi seriam mais legais e mais rentáveis. Abraço.

    resp.: Desde que não financiadas pelo poder público. Que se movimentem com as próprias pernas.

  21. Caro, Deça.
    Acredito que mesmo com o esporte em baixa no nosso estado, o estádio Castelão precisa estar em pleno funcionamento.É inadmissível que uma capita de 1 milhao de habitantes não tenha uma praça de esporte de respeito, para falar a verdade nem o pequeno Nhozinho Santos oferece o conforto mínimo que o torcedor merece.Mesmo com o futebol em baixa e com clubes na 4ª divisão do campeonato,podemos comprovar que apesar de uma campanha mediana como a do Sampaio, no ano passado, teve público para lotar o Nhozinho Santos na partida contra o Guarani de Sobral. Notamos nesse momento que o torcedor gosta do esporte e merece um espaço digno para a prática do mesmo. Já basta nossa cidade ser completamente desprovida de qualidade de vida e não oferecer museus , praças , praias limpas e com infraestrutura , não oferecer boas opções de lazer. Se o Governo puder que recupere não só o Castelão mas também outras praças de esporte e lazer.

  22. Parabéns Marco!!!
    Criticar quando se deve criticar e elogiar quando deve elogiar.
    Estou gostando de ver seu posicionamento nas matérias aqui postadas.
    Que você mantenha essa postura.

    Valeu!!!!

  23. Não entendi, não!
    porque vc colocou no post
    a foto do MINEIRÃO…?
    Qual a relação?!?!
    Lerdão!
    (só pra rimar)

    • esse ai, nunca entrou no castelao.alias nunca passou nem perto,esse castelao e`bonitinho como falam os maranheses.e´sim,o CASTELAO A BESTADOOOOOOOOOOOO.

  24. Por isso eu jogo é PlayStation !!!!!!!!

    E sou flamenguista que nein o presida da FMD uahuhauahuhauahuha

  25. Caro Marco,

    O CASTELÃO SERVE PARA AS FALCATRUAS FEITAS POR JACKSON E ZÉ REINALDO, OS QUAIS ESTÃO A RESPOMDER PROCESSO NA FEDERAL.

    O ESTADIO DEVIA SER TRANFORMADO NUM COLÉGIO OU UNIVERSIDADE…
    NOSSO FUTEBOL MERECE TER , MESMO SÓ UM NHOZINHO SANTOS.

    Abraços,

  26. Concordo com você Marco. Acho que a melhor opção para esse espaço chamdo Catselão seria a derrubada do mesmo para assentamento de pessoas que vivem em área de risco na Capital Maranhense. O Futebol Maranhense cabe muito bem no Nhozinho Santos. Parafraseando você simple asim. rsrsrrs

  27. O Castelão é inversamente proporcional ao medíocre futebol maranhense. A questão não pode ser apequenada colocando-se a culpa exclusivamente na FMD. O declínio do nosso futebol vem ocorrendo ao longo de décadas. Falta acima de tudo CREDIBILIDADE para os dirigentes, incluem-se aqui os políticos aproveitadores da boa fé dos torcedores, crônica esportiva, etc,etc,etc,………..etc. Precisaremos de pelo menos 15 anos para recuperarmos o futebol maranhense. Hoje no estádio, não temos torcedores, temos testemunhas de jogo.

  28. Esporte é saude, bem estar para população e divertimento, o povo maranhense não precisa disso?

    Resp.; O povo maranhense tem várias praças esportivas espalhadas pelo Maranhão. O Castelão é um elefante branco. Desperdiça dinheiro público ano após anos. os clubes daqui deveriam, cada um, já ter o seu estádio. É assim em qualquer lugar do mundo – inclusive no Nordeste. Só no Maranhão o futebol vive ás custas do dinheiro público.

    • Desperdiça porque não tinha uma administração adequada, agora com o nosso novo secretario isso vai mudar, quando o Sampaio estava na serie C do Brasileirão o Castelão vivia lotado. Torço muito para que o nosso Castelão volte a nos trazer alegria. E se nem o Flamengo que é a maior torcida do Brasil tem estadio!? Não entendi sua resposta. E aqui em São Luis deve ser só o Nhozinho Santos? Campeonato Maranhense, Copa do Brasil e Brasileirão é muito melhor no Castelão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *