7

O ruído na comunicação de Arnaldo Melo…

Arnaldo Melo: dificuldades na comunicação

Não há qualquer dúvida de que o deputado Arnaldo Melo (PMDB) seja um dos mais decentes parlamentares da Assembléia Legislativa, com postura de gentleman no trato com os colegas e com a imprensa.

Mas há algo errado com o parlamentar desde que assumiu a presidência da Assembléia, no início de fevereiro.

O estilo retraído ampliou-se e a dificuldade de diálogo com colegas, com jornalistas e com a sociedade foi pelo mesmo caminho.

Uma causa aparente: o erro na montagem da comunicação da Casa.

A publicitária Dulce Bito é, sem dúvida, uma profissional de mão cheia na área do marketing e da produção de eventos, não há como negar. Mas não conhece o funcionamento das relações políticas, não entende os bastidores da Assembléia Legislativa e não tem relação com a maioria dos profissionais que cobrem o Poder.

Somando a timidez e retração do presidente com a falta de ambiente da assessora o resultado é um clima de tensão constante, que levou à Assembléia uma sequência de polêmicas nunca vista em um início de legislatura.

A patente falta de ambientação da diretora de comunicação poderia ser corrigida com a montagem da equipe.

Mas houve erros também nesta organização.

Priorizou-se a nomeação de pessoas sem a menor relação com a cobertura política, deixando de fora profissionais do dia-dia da Assembléia e com anos de experiência na seara política do estado.

Sem interlocução, o Comitê de Imprensa – órgão independente na estrutura da Casa, sem subordinação alguma à Secom – fica sem referência no tratamento a cada parlamentar. 

A administração de Arnaldo Melo também se ressente de um articulador em plenário. Os aliados que o levaram ao poder são, em sua maioria, jovens inexperientes, estreantes no jogo político.

Todos os presidentes do Poder Legislativo nos últimos anos tiveram um lugar-tenente em plenário. Alguém com certa ascendência sobre os demais deputados, que pudesse fazer a articulação com os colegas enquanto o chefe de poder cuidava da gestão.

Sem contato com as raposas da Casa, os jovens aliados do atual presidente acabam gerando ainda mais polêmicas com os parlamentares veteranos.

E de erros em erros, a situação vai ficando insustentável…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Marco, você foi muito feliz na sua colocação. Realmente a Dulce Brito é uma excelente profissional de marketing e há mais de 10 anos vem com brilhantismo comandando o marafolia e outras promoções do setor. Agora ser assessora de comunição da assembléia é bem diferente do que ela faz pois para isso precisa-se respirar o dia a dia politico da assembleia e ter um trato diário com os profissionais de imprensa que cobrem o setor, coisa que ela nunca fez. E é por isso que a cada dia vem tendo esse distanciamento entre o presidente da assembleia, a imprensa e os parlamentares.

  2. o cargo nao esta no teu nome, mas no da tua mulher e do teu sobrinho

    resp.; Meu sobrinho? Já tem até este, amigo? Pode dar o nome dele aqui, meu caro???

  3. O TEXTO FOI BEM DEFINIDO COM UMA CONSTRUÇAÕ EQUILIBRADA, SEM RANÇOS OU MAGÓAS MIUDAS. GRANDE. DEMONSTRANDO UM EQUILIBRIO PRÓPRIO DE UM JORNALISMO SENSATO E LÚCIDO. RESTA AO ARNALDO E SEUS ARROUBOS INDÔMITOS SE INDULTAR DE SEUS DESEQUILIBRIOS E VAIDADES. MARCO, O CONVIDA A UM PENSAR REFLEXIVO E VER TÃO PEQUENO TEM SIDO SUA CONDUTA E ORIENTAÇÃO AOS LIDERADOS, TANTO OS DEPUTADOS QUANTO DOS PAGOS PELO PODER. E PIOR, OS QUE O REPRESENTÃO, SEGUNDO O TEXTO, ALIMENTÃO A DISCORDIA E A AGRESSÃO, DEMONSTRANDO SEREM INOCENTES E INFANTIS. PERCEBEMOS TAMBÉM QUE OS ARTIGOS DE SUA MIDIA, ALEMA, SÃO PROVOCATIVOS E INSINUATIVOS O QUE CORROBORA COM A ASSERTIVA DE MARCO QUE FALTA VISÃO DO RAMO DA POLTICA POR PARTE DE DULCE. OU SEJA, COMPORTA-SE MAIS COMO QUEM TÁ DIVULGADO SHOW DO MARAFOLIA QUE EM PROCURAR EQUILIBRIO DENTRO DE UM PARLAMENTO, QUE POR SE SÓ JÁ ADVERSO E TÃO DESGASTADO PELA SOCIEDADE. SERIA ARNALDO O MAIS HONESTO DE TODOS OS PRESIDENTES A PONTO DE CRIAR TANTA CELEUMA A PONTO DE DIZER QUE MARCELO TAVARES FOI DESONESTO POR FAVORECER DEPUTADOS DE OPOSIÇÃO, HAJA VISTA, AUMENTO EM FOLHA SÓ COM ORDEM DO PRESIDENTE , PORTANTO DE INTEIRA E UNICA RESPONSABILIDADE DE MARCELO. JOGA LAMA ATÉ NOS ALIADOS. MARCELO TEM QUE SE EXPLICAR. ARNALDO É NA VERDADE O UNICO QUE, EM VÁRIOS ANOS. CONSEGUIU EM TÃO POUCO TEMPO MOSTRAR INABILIDADE EM SE DESGASTAR, E LEVAR OS COLEGAS COM ELE JUNTO A MIDIA. PENSE!!! AINDA HA TEMPO

  4. Vc é purista demais pra não entender que este critério de escolha foi definido por Fernando Sarney e seus interesses empresariais ?Está bem claro isto, ou seja, o que importa são os fins, no mais esta Assembléia serve pra quê ?

  5. Prezado Marco, não há eira, nem beira no seu texto, você foi claro e bem pontual em tudo. Parabéns, fazia tempo que não lia algo de tamanha sensatez em um blog.

  6. Hummmmmmmm ja sei porque ta reclamando ja tiraram teu iso gordo da comunicação não é ?

    resp.; Não tenho cargo na Assembléia, meu caro, desde 2005, quando deixei a sub-secretaria de Comunicação Social, nas gestão de Carlos Alberto Milhomem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *