17

Estão acabando com a Polícia Militar…

Formatura da PM: só haverá coronéis na tropa?

Se os poderes Executivo e Legislativo não tomarem uma posição drástica, a Polícia Militar do Maranhão terá de fechar as portas.

Os fatos dos últimos meses mostram que a corporação já não tem o respeito interno e vem sendo tratada de acordo com conveniências pessoais por membros do Judiciário.

A absurda greve dos policiais militares é apenas um exemplo que fere de morte a briosa, com a quebra da hierarquia e disciplina.

Outros fatos marcantes de 2011 também imploram por medidas enérgicas e urgentes para se preservar a caserna.

Primeiro foi a determinação judicial para que o comando da PM promovesse diretamente a coronel um capitão que se considera apto ao posto. De acordo com a decisão, o oficial pularia dois postos – major e tenente-coronel – alcançando a mais alta patente com menos de 40 anos.

Depois, a mesma Justiça decretou a ilegalidade da greve dos PMs, mas cruzou os braços, como que se eximindo da responsabilidade de por fim ao movimento.

Por último, a decisão do desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, que deu a um coronel – com prazo de permanência no posto já vencido – o direito de permanecer na ativa.

Pelas leis que regem a Polícia Militar, um coronel pode ficar  no posto por, no máximo, oito anos.  É uma forma de garantir a promoção aos que vêm atrás.

Rachid ignorou as regras militares e usou como justificativa o argumento de que “ninguém pode ser aposentado compulsoriamente aos 60 anos”.

Mas se os que estão à frente não saem, o que fazer com os que vêm atrás e também merecem ser promovidos?

Pelo argumento rachidiano, o capitão promovido à jato a coronel, bateria recorde no posto, ficando mais de 30 anos na ativa.

Seria o fim da Polícia Militar do Maranhão…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. D’eça, como todos os quatro coronéis que entraram na justiça parece que vão mesmo ficar, pois todos tiveram a liminar concedida, a única saída agora é o comandante geral forçar a exoneração do coronel Pinheiro Filho da Assembléia, porque aí teríamos garantida pelo menos a promoção de um coronel neste final de ano.

  2. Deça,
    Ô policinha fraca de oficial superior, principalmente os fechados. Vão embora seus parasitas. Vão procurar outras coisas para vcs fazerem. OU NÃO SABEM FAZER!

  3. Amigo Deça,
    Tive antes o cuidado de pesquisar, e constatei que em nenhum
    dos 26 Estados da Federação, um Coronel tenha entrado na Justiça pra permanecer no cargo. Com exceção do Maranhão.(o 27)..logo o Maranhão.. ja tinhamos um precedente, Cel Romão também ja havia conseguido esse feito, Mais diante das ameaças do Comandante a época Pinheiro Filho de lhe mandar para a cidade de Balsas, o mesmo recuou e recolheu-se a sua insignificancia. Agora temos, Linhares(ze buscapé), Uchoa(batatinha), Aderson(cascatinha) e Saldanha(sargento Garcia) Todos… QUATRO ZEROS A ESQUERDA..

  4. É por isso que nossa briosa corporação não alça vôos maiores, estamos emperrados com decisões liminares como essas. O TJ soube se posicionar perfeitamente quanto à PC da Bengala aprovada pela AL quando não lhe competia apreciar, agora o desembargador rasga de ponta a ponta a Lei 6.513 (Estatuto da PMMA) que em seu inciso II Art. 120 esclarece perfeitmente o rito da aposentadoria após 08 anos no ultimo posto e com mais de 30 anos de serviço. Pelo que vejo o desembargador esta legalizando liminarmente na PMMA a PEC DA BENGALA. Acho que ele se esqueceu que pra ser desembargador foi preciso outros renomados aposentarem-se se não ficaria como muitos na PMMA………Marcar Passo. Infelizmente o MA, como a muito neste pais, existem leis, mais na sua plenitude muitas não funcionam como realmente deveriam.

  5. realmente isso é um absurdo! se não vejamos a começar por esse capitão se ele fosse a coronel a policia teria mais coronéis que tenentes pois os 122 oficiais mais antigos do que ele também teriam o direito de assim ser, esses coronéis, uchôa, suspeito de participação na morte de prefeito, linhares vivia reclamando dos coronéis que não reformavam portanto atrapalhavam os outros de serem promovidos, adecio nunca trabalhou só vive enrolando, e também era outro que vivia a critica os coronéis por não querer sair, na verdade essa é uma ótima oportunidade da governadora se livra logo desses coronéis que não tem compromisso nenhum, e promover novos coronéis que lhe teriam lealdade e trariam novas idéias e pensamentos para policia e que tenham o respeito da tropa, pois 17 coronéis na pm e Ivaldo fez o que fez, eles estavam era achando bom e já se articulando para tomar o lugar do franklin, tanto que só se manifestaram a rrespeito da greve quando foram cobrados pela governadora e isso através de um documento muito frágil e de péssima elaboração

  6. Foi justamente por isso Marcos que nós policiais tivemos que fazer o que fizemos na assembléia legislativa. Dizem que a Lei nos proíbe de fazer greve, ok, tudo bem, mas a mesma lei nos diz que o soldado da PM tem que ser promovido com 5 anos de serviço, mas sabe o que é que acontece na realidade? Somo promovidos com 20 ou mais anos de serviço, Marcos a Lei diz que devemos receber diárias quando saímos para trabalhar em outra localidade, mas não recebemos. Nós lutamos Marcos no dia 23, justamente por uma lei de promoções que não permita que um coronel fique durante 50, 60 ou toda sua vida no posto de coronel, pois isso, além de ser ILEGAL, atrapalha toda a Polícia Militar. Por isso Marcos, como a justiça decretou ilegal a greve da PM e não decreta tal ilegalidade com relação a esses coronéis ? Foi por isso Marcos que nós não paramos a greve quando foi decretada ilegal pela justiça, pois não merece credibilidade por nossa parte. Obrigado.

  7. PORQUE NAO ACABAR LOGO COM A RAIZ DO PROBLEMA PODE PAGAR O QUE FOR A UM POLICIAL ELE SEMPRE VAI ACEITAR PROPINA POLITICO MILIONARIO E ETC TUDOMESMA COISA, O MAL SO SE RESOLVE CORTANDO PELA RAIZ>
    Policiais civis de São Paulo são investigados pela Polícia Federal sob suspeita de exigir propinas de R$ 3 milhões para deixar de prender traficantes, entre agosto de 2010 e março deste ano, informa André Caramante. Ao menos 12 policiais do Denarc e do Deic, considerados órgãos de elite da Polícia Civil, aparecem nas 1.771 páginas do inquérito

  8. PARABÉNS MARCO D´EÇA, ESTOU INSATISFEITO E REPUDIO VEEMENTEEMENTE ESSA DECISÃO DO DESEMBARGADOR QUE DE FORMA UNILATERAL, SEM OUVIR O JUIZ QUE INDEFERIU A LIMINAR DIA 02/12, SEM OUVIR O COMANDANTE DA PM, PROC.GERAL DO ESTADO E MUITO MENOS O MINISTÉRIO PÚBLICO, PROLATA DECISÃO BISESDRÚXULA EM AGRAVO DO DIA 05/12 E CONCEDE A LIMINAR NO DIA SEGUINTE, 06/12. NÃO É DE SE ESTRANHAR UMA DECISÃO DE UM DIA PARA O OUTRO. VAMOS LEVAR O ESTUDO DESSE CASO PARA O CNJ. É INÉDITO COMO DECIDEM QUASE ON-LINE NO MARANHÃO.

  9. marcos queria ver se vc fosse um militar que sofreu as injustiças da promoção o que vc diria! o capitão em assunto tem direito sim a promoção! assim como varios outros. se o estado não dar o direito a quem tem, cabe a justiça dar. com relação a greve, vc não fala que nós militares ganhamos em ultima instancia o direito ao escalonamento, mais sua rainha não cumpriu e nem vai cumprir, vc diveria cobrar isso tambem, ou vc ta comedo de perder o seu emprego!!

  10. Será que a Procuradoria Geral do Estado ainda funciona, ou interessa somente aos procuradores os casos em que são beneficiados com uma porcentagem do valor da causa. É uma vergonha para a administração do Governo de Roseana Sarney Luis Moura sair da penitenciária e voltar ao posto de delegado de polícia, inclusive com direito a receber salários atrasados. Por esses motivos é que o sistema de segurança está falido e polícia militar está vivendo momentos de desrespeito, inclusive para com a Governadora Roseana Sarney que aceita tudo calada

  11. Caro Marcos importante sua abordagem que embora não tenha sido dado a devida importancia causará estragos irremediaveis a corporação PM que ja se encontra combalida. Vc acha que se tivessemos uma classe de coroneis ao nivel que se espera teriamos chegado a essa situação de caos que hoje impera na Instituição. É voz corrente dentro do quartel que o Secretário não tem um nome em condições de substituir o atual comandante geral. Agora imagina termos que engolir essa safra por tempo indeterminado.É como vc bem disse será o fim da Instituição. O pior que essa decisão gerará um efeito cascata que levará a PMMA a um estado vegetativo por puro capricho de alguns coroneis que não conseguem ficar longe de algumas regalias. Espero que a governadora tome uma decisão firme que evite deixar prosperar essa medida equivocada de conseguencias imprevisiveis. Ao desembargador que deu essa liminar quero expressar minha indignação e dizer ao mesmo que maior que os interesses individuais está o da Instituição que caminha para quase 180 de existencia. Agora marcos pergunte quais as funções desenvolvidas por esses coroneis e motivo pelo qual eles querem permanecer nos quadros. Vc terá uma supresa desagradavel

  12. Que ótimo.. se eu já tinha motivos pra fazer corpo mole no serviço, esses asquerosos coronéis conseguiram me estimular mais ainda a não trabalhar. 🙂
    Além de serem péssimos exemplos de oficiais superiores (nível baixo de conhecimento) ainda demonstrar terem interesses financeiros individuais apenas para com a Briosa.

  13. Marcos, Eu, e tantos outros maranhenses, estamos vendo a falência dos orgãos de segurança do estado do maranhão. Porém, é visivel a inoperancia dos mandatários da secretaria de segurança e o alto comando da PM; pois é inadimissivel que uma corporação entre em greve e seus gestores não tenham sequer, a possibilidade de negociar com seus comandados, se isso não for falta de comando é o que? por essas e outras se faz necessária uma intervenção urgente por parte da Governadora, pois da forma que as coisas estão o que virá pela frente pode ser trágico tanto para os membros da seguança como para a população de modo geral.

  14. Marcos, não foi o poder legislativo que aprovou a tão propalada “pec da bengala”. Ora, se pode para uns, então tem que poder para os outros – “ou se restabelece a moralidade ou todos nos locupletamos”.

  15. MARCO, EU NÃO ENTENDO ESSAS AGRESSÕES GRATUÍTAS SUAS CONTRA OS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS, VEJO GREVE DE POLICIAIS EM BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E NINGUEM FOI PUNIDO, NO MARANHÃO ATÉ AGORA SOMENTE VOCÊ FICA REMOENDO O FRACASSO DE UM GOVERNO, PORQUE NOS OUTROS ESTADOS O GOVERNADOR TOMOU A FRENTE E RESOLVEU, NO MARANHÃO A GOVERNADORA FUGUI, E SOMENTE UM “JORNALISTA” FICA REMOENDO A GREVE, ACHO QUE VOCÊ QUERIA MESMO ERA VER SANGUE OU MORTE IGUAL A MORTE DA PROFESSORA NA GREVE DELES.

  16. muito importante essa abordagem, tenho vários conhecidos na policia militar e essa decisão do desembargador é traumatica para os integrantes da PM. em conversa com um deles, foi categórico em afirmar que o coronel linhares beneficiado com a liminar, foi um dos que era contra a permanência de romão, que tentou usar o mesmo artificio. é preciso dar nome dos coroneis que estão por trás dessas decisões. eu me pergunto, o que leva um militar no último posto a querer permanecer na corporação com seu tempo vencido? será que é pra trabalhar? esses mesmos oficiais estão abrindo mão de vantagens para permanecer? como fica aqueles que dependem das vagas asseguradas pela justiça? é assim que a justiça do maranhão espera ser enaltecida com essas atitudes protecionistas e isoladas? será que se fosse o coronel linhares que estivesse aguardando sua vez para ser promovido ele ficaria satisfeito? é preciso que o governo do estado tome providências saneadoras na PM, ou então caminha para um caos administrativo interno, que com certeza vai desembocar nos serviços prestados a comunidade.

  17. Marco é verdade que não é somente um coronel, mas todos que estão vencendo o tempo de 08 (oito) anos entraram na justiça para permanecer? Poderia investigar essa situação e postar?

    Resp.: O blog de Jorge Aragão já trouxe matéria sobre o assunto. São três ou quatro coronéis que quererm ficar mesmo após o tempo de ir para a reserva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *