5

Natal, Papai Noel e o nascimento de Jesus…

As Igrejas – católica e evangélica – condenam o consumismo natalino estabelecido pela industria cultural.

Mas comete o mesmo crime ao tentar sacralizar a festa pagã, incentivando a idéia equivocada de que, no Natal, deve-se comemorar o nascimento de Jesus.

Tudo em nome do proselitismo religioso o que, em essência, acaba sendo também uma forma de consumismo – o mercantilismo da fé.

Natal nada tem a ver com o nascimento de Jesus. Jesus não nasceu em dezembro e muito menos no inverno, como mostra o relato de Lucas.

Os historiadores mais respeitados e aceitos apontam o nascimento de Jesus no mês de abril. E nasceu em Nazaré, não em Belém, como impuseram os evangelistas Marcos e Lucas para conciliar a história do nazareno com o mito da profecia bíblica de Miquéias.

Portanto, quando a igreja “comemora” a morte de Jesus, durante a semana santa – também por interesses meramente  proselitistas – deveria, na verdade, comemorar seu nascimento.

O Natal é uma festa criada pelos povos antigos para comemorar a chegada do Sol, após o inverno rigoroso. Os povos antigos o comemoravam no dia 25 de dezembro, data do nascimento do deus pagão Mitra.

Como a igreja necessitava de uma data para comemorar o nascimento do seu símbolo maior, apropriou-se do Natal, festa já muito popular e com cunho religioso por causa de Mitra.

Daí passou a impor como data de festa para Jesus.

Mas a única relação do Jesus com o Natal é o clima de paz, confraternização e alegria que marca a data. Coisa que também o símbolo do Papai Noel representa bem, para despeito das igrejas e dos anti-imperialistas.

Natal é só uma festa, uma época para se divertir, dançar, beber, brincar, se confraternizar, comprar, renovar a casa e sorrir – quer queiram ou não os puristas.

E por si só, já é a melhor época do ano.

É este o verdadeiro espírito do Natal…

Publicado originalmente em 24/12/2009 como título “Natal não é o nascimento de Jesus”

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Falou besteira quando disse que Jesus não nasceu em Belém, ter 25 anos de experiência e muito pouco querer contradizer a biblia que foi escrita muitos antes e por homens que conviveram com Cristo.

  2. Porque entao os cristaos participam em festas pagãs?
    Falta sentido de responsabilidade e de compromisso com Deus.

  3. Interessante. Concordo com quase tudo que você escreveu, só não entendo uma coisa. O inverno que se inicia em 21 de dezembro é o do hemisfério norte, portanto, nessa data (25 de dezembro), é o hemisfério sul que “comemoraria” o fim de um rigoroso período de frio.
    Ocorre que, das antigas civilizações conhecidas (ou povos antigos, como você escreveu), nenhuma habitava o sul do hemisfério sul, localização em que, teoricamente, poderiam ocorrer invernos rigorosos na mencionada época do ano.
    Abraços.

  4. “O Natal é uma festa criada pelos povos antigos para comemorar a chegada do Sol, após o inverno rigoroso. Os povos antigos o comemoravam no dia 25 de dezembro, data do nascimento do deus pagão Mitra.”

    Porém o inverno no hemisfério norte não acaba no final de dezembro, na verdade o inverno começa em dezembro com o solstício de inverno, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março. Então não pode ser comemorada a chegada do sol nesta data pelos povos antigos.

  5. Não importa a data e nem o mês e sim o significado.
    “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” . (Isaías 9:6-7).
    Eis o verdadeiro significado do nascimento de Jesus Cristo. Veio nos salvar, nos dá a verdadeira paz que este mundo não como dá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *