13

No lugar errado…

A obra do forum: inaugurada sem estar pronta...

Duas obras. Ambas com problemas estruturais e de custos. E ambas ligadas a um meio – o Judicial – onde a transparência e a legalidade deveriam ser o norte.

A construção do prédio das promotorias custou algumas dezenas de milhões de reais e terá que ser refeita.

A construção do fórum do Calhau custou outra centena de milhões e também foi entregue sem conclusão.

E nas duas um mesmo personagem, que parece fadado a estar sempre no lugar errado, na hora errada.

Trata-se do desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, ex-presidente do Tribunal de Justiça e ex-procurador-geral de Justiça.

O texto “Menos Obras, Mais Justiça”, do blog de Itevaldo Júnior, trata dos custos da obra do TJ e faz referências à do Ministério Público. E Gedeon participou das duas. (Leia aqui) 

É como se estivesse sempre no lugar errado, na hora errada.

Era Jamil Gedeon o procurador-geral de Justiça quando começaram as obras de construção da Sede das Promotorias, obra do Ministério Pùblico que ficou conhecida por “Espeto de Pau”, referência à incapacidade dos promotores de cuidar da própria casa. 

Espeto de pau: vergonha para o MP

Gedeon começou e o procurador Raimundo Nonato de Carvalho Filho concluiu o prédio, fechado cinco anos depois por falhas em sua estrutura. Agora, a procuradora Fátima Travassos anuncia nova reforma – praticamente uma nova obra. (Saiba aqui)

Mais tarde, Gedeon Neto foi eleito desembargador e chegou à presidência do Tribunal de Justiça. E mais uma vez acabou envolvido com estranhas obras.

Mas no caso do TJ foi o inverso: a obra do Fórum do Calhau começou com o desembargador Raimundo Cutrim, que orçou em R$ 39 milhões os seus custos. Valor que subiu a R$ 150,3 milhões na gestão de Gedeon.

E, mesmo assim, a obra foi entregue sem estar pronta, segundo revelou Itevaldo.

São apenas doi exemplos do que pode ocorrer se a pessoa pública não se der conta de um detalhe em sua trajetória:

O de evitar estar no lugar errado, na hora errada…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Marco Aurélio D’eça:

    O Espeto de Pau é uma vergonha para o Ministério Público, como bem acentuaste. Agora diante de uma nova reforma que se anuncia, acumulando milhões de desperdício do dinheiro público, sem que os causadores desse dano sejam punidos (Dr. Jamil Gedeon e Dr. Raimundo Nonato de Carvalho). Como ficam os promotores da probidade administrativa e do patrimônio público que não tomam uma providência sequer, para o desfecho desse caso. Pelo menos deveriam dar uma satisfação convincente à sociedade.

    No tocante a vícios de construção da obra, o STJ firmou entendimento dos prazos que delimitam a responsabilidade civil do construtor. Tal entendimento, inclusive deu ensejo à edição da Súmula 194 do STJ, que assim verbera: “prescrevem em 20 anos a ação para obter, do construtor, indenização por defeito da obra”, ficou assentado também que esse prazo é válido somente para aqueles vícios que ponham em risco a solidez da obra. É o caso concreto do “Espeto de Pau”.

    Afinal, chega de tantas omissões: onde estão os Fiscais da Lei?

  2. QUANTA BESTEIRA E IDIOTICE, DR, JAMIL COM UM PASSADO PROBO E ÍNTEGRO, COM ÍNDOLE ININGULÁVEL E INDISCUTÍVEL É O ÚNICO QUE REALMENTE FAZ ACONTECER REALIZANDO OBRAS EM PROL DE SUAS INSTITUIÇÕES QDO PRESIDENTE, VEJA O EXEMPLO DE QUANTOS FÓRUNS ELE INICIOU E INAUGUROU NOS 02 ANOS DE PRESIDENTE ! QUANTA INVEJA MAS COMO TODOS SABEM “A INVEJA MATA E COMO HEIN”. ME COMPRE UM BODE E VER SE MELHORA SUA NOTÍCIA TÁ.

  3. Só uma correção, Marco,
    O Ministério Público não faz parte do “meio judiciário”. Em verdade o Judicário é um “poder”, enquanto o MP é “instituição”.

    Feliz ano novo.

    resp.; Foi só uma questão de analogia. trabalha muito junto. Às vezes tão junto que não consegue ver. Por isso se confunde com o próprio Judiciário.

  4. Caro jornalista:
    Fui quase atropelado por um carro do Tribunal de Justiça do Maranhão, não deu para eu anotar a placa do carro, mas tinha um telefone atrás do veículo que dizia:Como estou ditigindo? com o telefone 21079514, liguei para o n° e uma servidora me atendeu, dizendo que eu tinha que informar a placa do carro. Continuei a minha investigação para descobrir o condutor, logo que o novo Predsidente assumiu procurei informação mais apurada e para minha surpresa fui informado que o novo chefe da Divisão de Transportes do Tribunal tinha mandado tirar todos os adesivos dos carros do Tribunal de Justiça que tinha o telefone para as denuncias de abuso. Agora eu te pergunto, será que o Presidente está sabendo dessa atitude retrogada por parte desse chefe ou é condizente com a sua atitude. Eu te pergunto o Presidente não é aquele do escandalo dos carros roubados do famoso mfiel depositário?

  5. Alem do que o dono do blog comenta acho que também as obras estão no lugar errado…todas estão em área de mangue!

  6. Deca,
    Parabéns. Matéria como esta mostra independência e
    Conhecimento dos fatos para ter coragem publicar.

  7. Será com anda a declaração de renda e bens de Jamil Gedeon?? Ninguém dá atenção a isso??
    Não é possível que ninguém veja que políticos e outros assemelhados enriqueçam tanto e os órgãos fiscalizadores não atentem para esses detalhes que são grandiosos!!!

  8. Não olvidemos das obras capitaneadas pelo mesmo na direção do TRE , pois ate hoje a sede do órgão apresenta problemas no anexo, na lamina d’água que se não for drenada continuamente, pode alagar tudo.

  9. Sou evangelico sabio. Marco, viera lima e pastor fabio não terá apoio dos evangelico, e olhe lá ser dois pastore no geral. A juventude que é a maior parte da igreja vai passa a vasoura neles e em caostelo. É só espera!

  10. Sou evangelico sabio e membro da assembleia. Eu e minha familia, não votarei em castelo… E nem a minha igreja.

  11. Governo estadual cede 130 carros ao Exército para policiamento no Ceará
    Viaturas vão ser utilizadas durante a paralisação da PM.
    Informação foi divulgada pelo Exército Brasileiro nesta terça-feira (3).

    Do G1 CE
    9 comentários
    813 homens do Exército Brasileiro e 204 da Força Nacional de Segurança estão de prontidão para reforçar a segurança no Estado (Foto: Rodrigo Carvalho/Agência Diário)No domingo, Exército reforçava a segurança no
    prédio dos Bombeiros, em Fortaleza
    (Foto: Rodrigo Carvalho/Agência Diário)

    Os 1.017 soldados das Forças Armadas e da Força Nacional vão ter 130 carros da Polícia Militar do Ceará durante a “Operação Ceará”, criada para reforçar o policiamento durante a paralisação dos policiais militares. Em nota divulgada nesta terça-feira (3), o Exército informou que o policiamento será reforçado em áreas consideradas “sensíveis”, como o Centro de Fortaleza, o entorno do aeroporto internacional Pinto Martins, a orla marítima e o Palácio da Abolição e o prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS).
    saiba mais

    * PMs e bombeiros do Ceará vão continuar parados após decisão da Justiça, diz associação
    * Justiça determina o retorno imediato dos policiais do Ceará ao trabalho

    Ainda de acordo com a nota, até esta terça-feira (3), 813 homens do Exército Brasileiro e 204 da Força Nacional de Segurança estão de prontidão para reforçar a segurança no Estado, totalizando 1.017 homens. Para aumentar o contingente, está prevista a chegada de outros 27 fuzileiros da Marinha e 108 militares do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, Natal (RN). As medidas foram tomadas para “manter os indicadores de segurança pública dentro da normalidade”.

    Sobre as ações de reintegração de instalações físicas e carros ocupados pelos manifestantes, o Governo informou que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) já foi acionado para que os procedimentos ocorram de forma “ordeira e pacífica”.

    Reivindicações
    Paralisados desde a última quinta-feira (29), policiais militares e bombeiros querem reajuste salarial de 80% até o fim de 2015, além de anistia a todos os policiais que participam do movimento. Segundo o comando do movimento de paralisação da PM, 10.000 policiais estão paralisados em todo o Ceará.

    Por conta da parada, o governo do estado decretou situação de emergência. Nesta segunda-feira (2), 2.449 homens do Exército, Forças Armadas e órgão de segurança faziam policiando da Grande Fortaleza nesta segunda-feira (2).

  12. Na verdade a obra não foi entregue…o que houve foi que o então presidente Jamil queria sair na foto de qualquer jeito…aí inventou uma cerimônia de inauguração que serviu mesmo para mostrar as duas prças que existem no novo Fórum…
    E pelo pouco número de trabalhadores que estão no canteiro de obras no momento, tudo indica que ficará pronta tão cedo, haja vista a grande quantidade de trabalho que há de ser feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *