22

Prefeitura demite professores contratados…

Professores em protesto no Centro

Os cerca de 500 professores contratados da rede municipal de ensino começaram a receber nesta quinta-feira comunicado de demissão da Secretaria de Educação.

Com salários frequetemente atrasados, abandonados pelo sindicato da categoria, estes professores agora terão que se virar na Justiça para receber o que deveriam.

Mas a prefeitura pode ter dado um tiro no pé.

Estes contratados são, na verdade, concursados do próprio município.

Ele foram aprovados em concurso público em 2005. Dois anos depois, às vésperas de vencer o prazo de validade do concurso, foram chamados para trabalhar, mas na condição de contratados.

A maioria deles tem, inclusive, ação judicial para ser incorporada ao quadro de servidores do município.

Patrocinada pelo advogado Diogo Cabral, esta ação já obteve vitória nas duas primeiras instãncias da Justiça do Trabalho.

A prefietura pode, portanto, criar para si um grande problema com estas demissões…

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. Tem algum professor ou professora que já conseguiu ser efetivado(a)? depois que moveu ação com o advogado Diogo Cabral?
    Contate-me.

  2. Eu quero o endereço, fone, email, desse advogado.
    É urgente.
    Quem souber, me dá essas informações.
    Agradeço.

  3. É triste perder um contrato assim. Mas em relação a efetivação desses contratados o que não permitiu , foi o fato deles terem sido contratado após os 4 anos , ou seja, o prazo do concurso já havia expirado . Sendo que ,quando ainda na administração de Tadeu Palácio , contratar os excedentes do concurso foi considerada uma forma justa , já que ,não estava sendo realizada através de apadrinhamento político.Torço por vcs .

  4. EU QUERO CHAMAR A ATENÇÃO DOS QUE PASSARAM NESTE CONCURSO DE 2008 QUE JÁ ESTÁ PARA FINDAR O PRAZO. É O SEGUINTE: SAÍ NO DIÁRIO OFICIAL DO DIA 27/09 UMA LISTA QUE INICIA COM A CLASSIVICAÇÃO 451- MARIA DE LOURDES….E VAI ATÉ 772 CARLA JULIANE…. O QUE ME CHAMA A ATENÇÃO É QUE NO SITE DA PREFEITURA SÓ CONSTA ATÉ A CLASSIFICAÇÃOI 707 JANINARA…. PROCUREM O DIARIO OFICIAL…

  5. sou professora contratada (era) do concurso de 2002 e quando procurei ajuda do sindicato o que que me foi dito é que eu não deveria ter esperanças quanto a nomeação e lembro-me bem que a presidente do sindicato falou-me, que eu deveria passar no concurso para requer a nomeação, quando na verdade eu não entrei pela janela, pois sou oriunda de um concurso público e estou apenas lutando por u direito meu que me foi negado, mas vale lembrar que maior do que DEUS não há ninguém e que com a ajuda dele e dos que apoiam a nossa luta alcançaremos nosso objetivo.
    ps: devemos ficar atentos pois a semed já começou a receber a documentação para contratar professores para nos substituírem, e mais uma vez burla a legislação. QUE VERGONHA ESSA ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS!!!!

  6. Eu sou contratada (era) buscei ajuda do sindicado e nunca me foi negada! justiça seja feita! pois a culpa é desse prefeito….Mais nós podemos mudar essa realidade nas proximas eleições.

  7. Se o sindicato nunca fez isso foi porque os próprios contratados não quiseram, pois temiam uma demissão em massa o que acabou acontecendo. Você precisa se informar melhor!

  8. Esse é o prefeito que vocês elegeram agora não adianta reclamar agora vai piorar, as eleições estão chegando votem novamente nele e tomam mais quatro anos de taca para aprender. Tem mais promessas nas campanhas politicas, apagem das suas memorias o que elem tem feito, ou seja, o que não fez e votem nele

  9. Querido Marcos, acho que você deveria se informar melhor sobre determinados assuntos antes de repassá-los aos internautas, pois o sindicato nunca abandonou os professores, já o advogado Diogo Cabral eu nunca vi defendendo professor e sim quilombolas, se o mesmo move essa açõa ele está sendo pago para isso.

    Resp.: Exatamente. Ele está sendo pago pelos contratados para defendê-los na Justiçã e garantir sua nomeação como concursado. Coisa que o sindicato nunca fez. E já ganhou em duas instâncias. Simples assim.

  10. Querido Marcos, acho que voce deveria se informar antes sobre determinados assuntos para poder fazer certos comentários, pois o sindicato sempre esteve ao lado dos professores independente de ser ou não concursado. Quanto ao prefeito que voces escolheram agora tomam taca para aprender e não esqueçam as eleições estão chegando votem novamente nele e preparem para sofrer mais quatro anos.

  11. Estou contratado desde 2005 e, passei nos dois ultimos concursos e, nada de nomeação. Salários atrasados, sem férias, sem vale-transporte, sem reajuste e, trabalhando nas piores condições.Pedi ajuda de quem? Promotor de Educação fraco, vereadores submissos (exceto Rose Salles), Maranhão fadado a ser o pior HDH.

  12. ESSE É O GRANDE PREFEITO JOÃO CASTELO QUERIDO DA POPULAÇÃO E AINDA TEM GENTE QUE VOTA NELE,DEIXANDO MUITAS MÃES E PAIS DE FAMILIAS DESEMPREGADOS COM CERTEZA MUITOS QUE VOTARAM NELE, DESEMPREGADOS E EM SITUAÇÕES DIFICEIS,MAS DEUS É JUSTO E ELE FARÁ JUSTIÇA,ELE NÃO DORME E É IMPARCIAL NAS CAUSAS!POVO DO MARANHÃO ACORDEM!

  13. CASTELO PARA COPMEMORAR 400 ANOS DE SÃO LUIS, DEMITE 400 PROFESSORES, O RESTANMTE É PEIXE.
    O QUE MAIS ME INTRIGA NESSE COINCURSO DE 2008, É QUE APOS O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO DIA 30 DE SETEMBRO 2011, HOUVE UM OUTRO EDITAL EM OUTUBRO SE NÃO ME ENGANO, E FOI RETIRADO DO SITE, SÓ PROCURAR, QUE APARECE EM DUPLICIDADE. MAS ATENÇÃO: BUSQUEM O DIARIO OFICIAL, COM CERTGEZA TEM MUITOS CANDIDADOS QUE NEM SABEM QUE FORAM CONVOCADOS.

  14. Caro Marcos, acho que voce foi infeliz no seu comentário a respeito do Sindecato, pois o sindecato é proibido pelo Estatudo do Magistério. A filiação se dá com os professores efetivos, mas o sindecato nunca se fortou em recebe-los e orientá-los, inclusive colocando a disposição o apoio juridico.Obrigado.

    Resp.: A ação que ele smovem na Justiça tem advogado particular, o Diogo Cabral. O Sindicato os trata como intrusos, quando deveria brigar pela ua efetivação. Este é o ponto.

  15. kkkkkkkkkkkkk ESSE É O JOÃO CAOSTELO QUE EU CONHEÇO.

    MUITA IXPIRIÊNCIA.

  16. desculpem-me mas é êste o prefeito que voces escolheram agora são obrigados a engoli-lo pois ex prefeito bem que mostrou para vcs o caminho e vcs não escutaram portanto não tem o que reclamar é so reelegerem o velho decrepito e continuar pegando porrada

  17. Também sou professora contratada na mesma situação. Passei no concurso de 2002, em 2006 fui chamada pela administração de seu Tadeu Palácio que, que em 2008 nos chamou para entregarmos a documentação viabilizando a nomeação e, infelizmente não resolveu nada. Deixou tal episódio para a atual administração que uma verdadeira avacalhação ao municipio de São Luís. Assim como os demais colegas, retiro do meu bolso o dinheiro que infelizmente apesar de pouco, pois, não é reajustado a mais de cinco anos, para cumprir com a obrigação de levar material de higiene e escolar para as crianças utilizarem. O prefeito, que deveria cumprir com a sua função não está nem ai. E, no final das contas, somos nós que pagamos pela imoralidade que tem sido a administração do seu Castello e Guardeninha. Vocês merecem o que foi feito com Guadenia quando prefeita. Tocar fogo na prefeitura.

  18. NESSA HISTORIA NOS PODEMOS PERCEBER QUE QUEM SE PREOCULPA REALMENTE COM A EDUCAÇÃO SÃO OS PROFESSORES, JÁ ESSE CASTELO NÃO TA NEM AÍ, E O PIOR É QUE TEM GENTE QUE ESTÁ VENDO TUDO ISSO E AINDA TEM CORAGEM DE VOTAR NELE!!É RUIM HEIM…..EU SEMPRE SOUBE QUE ESSE CASTELO NÃO É CASTELO É BARRACO

  19. CONCORDO. CASTELO DEU TIRFO NO PÉ. TEM PROFESSORES QUE TEM CONTRATO DESDE 2002, FIZERAM O CONCURSOI, OASSARAM E NÃO FORAM CHAMADOS PARA NOMEAÇÃO E SIM PARA CONTRATO. OCORRE QUE NO DEMONSTRATIVO DO IMPOSTO DE RENDA CONSTA FÉRIAS, SENDO QUE ESSES PROFESSORES NUNCA RECEBERM FÉRIAS COMO TAMBÉM VALE TRANSPORTE. EU NÃO DUVIDO QUE ESSES QUE ESTÃO SUBSTITUINDO OS CONTRATADOS, NÃO SEJAM CABOS ELEITORAIS, O QUE SE TEM QUE FAZER, É CHECAR O NOME DO PROFESSOR QUE VEM SUBSTITUIR, COM A LISTA DO DIÁRIO OFICIAL. NESSA PREFEITURA TUDO PODE ACONTECER……

  20. sou uma educadora contratada da rede municipal de educação e recebi tbm essa notícia lamentável, pois passei cinco anos me dedicando a educação das crianças do nosso municipio que estudam em ambientes completamente abandonados sem o mínimo de materiais necessários para desenvolver uma educação de qualidade e foi do meu bolso que comprei lápis, caderno, lápis de cor, papél A4 e até materiais de higiene que são fundamentais no processo de ensino aprendizagem. espero que o prefeito pense um pouco no que está fazendo, somos cerca de 400 professores e fomos aprovados no concurso de 2002 sendo que fomos impedidos de assumir mesmo havendo vagas deixaram expirar o concurso nos cotratando posteriormente….pura sacanagem e até hj brigamos na justiça por esse direito que nos foi tomado.lmas mesmo com todas essas dificuldades me orgulho em ser educadora e em ter participado da educação de centenas de crianças que serão cidadãos de bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *