8

Bira do Pindaré: o desagregador…

Bira do Pindaré: soberba afasta aliados

É impressionante a postura desagregadora que marca a trajetória do deputado estadual Bira do Pindaré (PT), desde as épocas do sindicalismo bancário.

Postura que se acentua ainda mais agora, quando ele se movimenta para ser candidato a prefeito pelo partido.

Legendas como PMDB e PDT, que admitem apoiar o PT nas eleições de outubro, deixam claro que só tomam esta decisão se o petista escolhido for o vie-governador Washington Oliveira.

Mesmo na chamada oposição “dinista”, formada por PSB, PPS, PP, PCdoB e PTC, Pindaré não consegue agregar.

Se vencer as prévias do PT, deve ter, no máximo, o apoio do PCdoB, dada a sua ligação com o ex-deputado Flávio Dino. PSB, PPS, PP e PTC certamente tomarão outro caminho que não o do petista.

Com o "padrinho", único que o tolera no grupo dinista

O deputado estadual também desagrega internamente na própria legenda.

Desde que anunciou candidatura, Bira do Pindaré perdeu aliados históricos no PT, como os militantes Almir Bruno e Erionaldson Castro, hoje alinhados ao projeto de Washington Oliveira.

Almir Bruno, inclusive, deixou claro os motivos de sua saída: “Bira do Pindaré é personalista e desaglutinador”, disse Bruno, na nota do coletivo “Vanguarda”.

É com esta postura desagregadora – fruto da empáfia e da soberba que marcam sua personalidade – que Bira pretende vencer as prévias do PT.

Vai conseguir???

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. o projeto de Bira não é de petista é do pc do b ele quer dar o pt para o pc do b. fora bira do pt

  2. KKKKK Almir Bruno petista histórico? desde quando Eri Castro esteve com Bira? O PCdoB é só o que precisamos e queremos pra vencer as eleições.

  3. Basta ver o diário oficial para se saber como o apoio do PT se dá neste momento ao grupo Sarney. Que diga o Kleber Gomes….

  4. O problema é o pragmatismo e o fisiologiamo que tomaram conta do PT local e nacional. O Bira, cidadão sério, correto, petista de primeira hora, é, como vários outros históricos, um “estranho no ninho”.

  5. O BIRA É SÉRIO, ESES OUTROS ESTÃO LEVANDO A GRANA E MUITA GRANA, ESSA É A MANEIRA DE ACABAR COM O PT DO MARANHÃO, É COMPRANDO, E CARO PORQUE PETISTA QUE TEM VERGONHA NÃO SE VENDE.

  6. Prezado Marco,

    Talvez vc não conheça de verdade o companheiro Bira do Pindaré. Não preciso me esconder para defender o companheiro. Sou aliado do mesmo desde da época de pastoral da juventude, militamos juntos. Foi como militantes da pastoral da juventude que iniciamos a nossa caminhada política, tanto no meio sindical como partidária. Bira sempre militou no mesmo lado, nuca se vendeu ou se rendeu. No movimento sindical se manteve sempre na oposição, ajudou tomar o sindicato das mãos dos pelegos, que na época era comandado por pessoas ligadas a direção do Banco do Estado do Maranhão, que servia os interesses do grupo Sarney. Foi membro do Movimento de Oposição Bancario-MOB, que ganhou a direção dos bancários por dois mandados consecutivo. Depois o grupo se desfez, não por culpa do Bira, mas por causa dos diferentes pensamentos ideológicos dos membros da direção. Disputou a direção como candidato a presidente contra uma chapa encabeçada pelo Januario que representava o grupo do vie-governador Washington Oliveira, chamado articulação sindical. Ganhamos a eleição, mesmo com a tentativa de fraude do outro grupo, mas a justiça garantiu a vitória do grupo de Bira, presidiu o sindicato por três anos e elegeu o seu sucessor, Enock Bezerra. Quando saiu da direção do sindicato para ser delegado do trabalho, deixou o grupo unido, que só se dividiu nas últimas eleições, que aconteceram em 2009. Em relação aos “aliados históricos” tenho o prazer de dizer para vc, que os nomes citados nunca foram. São pessoas lutadoras e que tem seus valores, mas nunca foram aliados históricos. Se vamos conseguir a vitória, não sabemos, mas uma coisa tenho certeza, o Bira já mais se deixará vencer pelo simples desejo de ter o poder. Nem, Lula, nem Dilma, muito menos Sarney fará o companheiro esquecer os seus princípios básicos, que com certeza não são os mesmos dessa turma que se vendeu. Se vamos ganhar a disputa interna, não sabemos, mas digo a vc, será mais uma bela batalha, comandada por alguém que nunca fugiu das lutas.

    Um grande abraço
    Paulo Serra

    Resp.: Com a paalavra Almir Bruno e Eri Castro, até então aliados de Bira.

  7. Caro Jornalista

    Acho que perder “aliados” estóricos (com ‘e’ mesmo) do nipe de Almir Bruno e Erionaldson, significa que Bira é que sai ganhando, ainda que não leve as prévias. Eri e esse imberbe Bruno, são oportunistas de primeira oferta. Seus argumentos não convencem sequer uma criança, tal fragilidade e falta de credibilidade. Eri tem larga folha corrida por onde passou. Com aliados assim qualquer candidato sério fica mais frágil. Mas cola muito bem em macaxeira. Excelente aquisição, não deve ter sido muito caro. Paulo Marinho Jr que o diga nas últimas eleições. Erí tem fama desde os Maristas.

  8. Conheço Bira da época do Sindicato e lembro que a chapa dele rachou bem no meio por conta de sua postura arrogante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *