25

Caso Décio: 13º elemento foi só mais uma trapalhada da polícia…

Nunca existiu 13 indiciados no caso Décio Sá, apesar da polícia falar repetidas vezes que este era o número real dos envolvidos.

Só agora, com a revelação do blog de Gilberto Léda, sabe-se que são apenas 12 os denunciados pelo Ministério Público, baseado na lista da polícia.

O 13º elemento foi, portanto, mais uma trapalhada da polícia no caso.

Trapalhada como a que envolveu os dois policiais da Seic também acusados pelo crime (Leia aqui)

Trapalhada como a envolvendo o advogado Ronaldo Ribeiro, que ora apreceu como indiciado, ora não. (Leia aqui)

E depois foi denunciado pelo Ministério Público.

Veja a lista completa dos denunciados:

1 – Gláucio Alencar

2 – José de Alencar Miranda

3 – Ronaldo Ribeiro

4 – Alcides Nunes da Silva

5 – Joel Durans Medeiros

6 – Júnior Bolinha

7 – Fábio “Capita”

8 – Fábio Aurélio “Buchecha”

9 – Jhonatan de Souza Silva

10 – Marcos Bruno de Oliveira “Amaral”

11 – Shirliano Graciano de Oliveira “Balão”

12 – Elker Farias Veloso

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. Resp.; Como a gente só vai poder saber lá na frente se eels são criminosos ou não – após recursos mais recursos – como eles podem me processar, agora, por chamá-los assim? Eles vão ter que esperar a decisão judicial transitado em julgado, daqui cinco, dez anos.

    Em quem disse que eles precisam esperar a decisão TRANSITAR em julgado? QUEM PRECISA ESPERAR É VOCÊ PRA CHAMAR DE CRIMINOSO…..

    ACORDA DOIDO, LARGA DE FALAR BESTEIRA

    Resp.; A polícia já chamou, rapz. A polícia diz que eles são assassinos e quadrilheiros. E já povou qu são para o MP, que denunciou todos, sem sobrar um. E a polícia também save que são, pois os mantee presos. Portanto, meu caro…

  2. Acho engraçado essa Marivalda, Chico, Jonh Carlos e tantos outros. Quando a PF, sob o comando do tal Delegado Pedro Meireles, realizava as famigeradas e abusivas operações no MA, aí sim todos os presos e indiciados eram BANDIDOS, incluindo meras telefonistas e servidoras de cafezinho que absurdamente também foram presas, mas sequer foram denunciadas pelo MP. Mas agora é diferente? Deve-se respeito à Constituição, direito de defesa, ninguém é considerado culpado até……….. Como se muda um discurso ao sabor dos intereses!!!!

  3. Você está acuado e nao tem nenhuma humildade em admitir que forcou a barra. Uma pena.

  4. Filhao, olhe em suas respostas comentários da Marivalda acima. Se ele(s) são criminosos como vc tanto prega, só saberemos lá na frente! O fato eh que hoje são apenas acusados, uns com culpa no Cartorio, como o Jhonatan e outros apenas supostamente envolvidos, como o Capitao. Não quero inocentar ninguém, mas deram muita importância para o que o mais culpado se todos falou. Apenas tome cuidado com algumas posições e afirmações. Como disse, vc eh melhor que isso! Quanto a situação de todos os acusados, tenho algumas duvidas que não ficam no ar, por exemplo, nunca divulgaram nenhuma transcrição de telefonemas do Capitao, pq não existem! Num caso como esse, seria de interesse até mesmo da policia que esses diálogos fosse divulgados para acabar com as duvidas que todos ainda tem…

    Resp.; Como a gente só vai poder saber lá na frente se eels são criminosos ou não – após recursos mais recursos – como eles podem me processar, agora, por chamá-los assim? Eles vão ter que esperar a decisão judicial transitado em julgado, daqui cinco, dez anos.

  5. Indiciar e denunciar não os torna bandidos, isto graças ao principio da presunção de inocência. Vamos esperar o julgamento. Enquanto isso faça um esforço pra manter a postura e o profissionalismo.

  6. Bandido tbm pode ser um suposto jornalista que, além de imparcial e COMPRADO, ainda vai sair com POBRE lascado depois de pagar as ações que vai vai tomar no rabo pelo simples fato de chamar os SUPOSTOS acusados (em caixa alta pois eh assim que o Capitao foi acusado no processo) de bandido e criminoso! Seja um pouco mais profissional e menos emocional, meu caro! Vc eh melhor qu isso, não se deixe levar pelo sistema que te BANCA. Ah quanto as suas escutas, elas não existem!!

    Resp.: Me diga onde é que estou chamando especificamente o capitão de bandido e criminoso? Há algum nome nos meus textos ou cometários? Agora: ele é acusado pela polícia e denucniado pelo Minsitério Público como participante de um assassinato. Isto é um fato. A polícia diz que ele deu a arma que foi usada para matar Décio Sá. Ele foi indiciado como participante da quadrilha que matou Décio.

  7. A informaçao que não se tinha, você quer dizer, né? É evidente teu descontrole emocional diante de uma crítica. Mas é notório a sua falta de comprometimento com a verdade, seja passando informaçoes erradas, confiando em fornte duvidosas ou, o que é pior, INVENTANDO. Se isso, pra você, é buscar “fazer um trabalho com excelencia” só resta lamentar pelo pessímo profissional que o jornalismo maranhense dispoe. Parece que vc esqueceu o juramento que fez no memonetto da formatura.

    Não precisa ficar nervoso por ter sido pego na mentira….

    Quanto ao tal Elker, não tenho preocupação nenhuma com a pessoa dele, mas sim no quão claro, a partir do depoimento deste, está que houve manipulação nestas investigações, que pessoas foram ensaiadas para dizer o que queriam que fosse dito, a forma lamentável como foi conduzido.

    resp.; Ah, agora entendi pra que parte vai sua tentativa de defesa. Mas minha cara, posso até ser péssimo jornalista para você, mas não sou bandido, como os que você tenta defender. Os depoimentos, minha cara, a questão da arma do assassino ou outros detalhes, são de somenos importância no caso. Para manter presos estes bandidos – indiciá-los e denunciá-los – a polícia e o Ministério Público dispõem de outros tantos elementos que os incriminam até o pescoço. Repito: são todos bandidos. E se basear apenas no depoimento deumoutro bandido, é só um desespero de causa. Não adianta.

  8. Caro Deça, tenha a humildade de admitir um erro, como inclusive já o vi fazer aqui. Você afirmou categoricamente que, e com a aspereza que lhe é caracteristica em suas respostas, que o Elker não tinha nada a ver com o caso e já havia sido liberado.
    ________________________________________________
    Fonte
    23/07/2012 – 09:03
    Deça, você pode dizer o que se fez do envolvido que foi preso no estado de MG? Já está no MA? Consta que o mesmo foi interrogado ainda em MG e teria dado uma versão diferente sobre a procedência da arma, dando inclusive detalhes sobre a mesma. Parece que este não passou pelo mesmo “ensaio”. Você poderia averiguar esta informação e trazer novas notícias para seus leitores?

    Resp.; Não tem nada disso. O preso em Minas Gerais não tinha nada a ver com o crime. Apenas conhecia o Jhonatan das andanças pelo mundo do crime.
    ________________________
    Bom, se não tinha nada a ver com crime, pq foi denunciado????? Imagino que vc estava equivocado ou MAL INFORMADO (ponto negativo pra você que deu uma informação sem sabe ou que confiou demais em uma fonte)

    Outro ponto que merece destaque é esse seu acesso aos áudios… Jogue abertamente com seus leitores, eu e você sabemos muito bem que não é bem assim….. nem no que diz respeito ao seu acesso a eles bem como ao que você falou sobre o conteúdo…. Quem teve acesso aos diálogos e aos autos como um todo sabe-se que nada foi provado sobre o fornecimento da arma. e NÃO HÁ DEPOIMENTO NEM ESCUTAS QUE INCRIMINEM OU QUE RELACIONEM FÁBIO CAPITA AO ASSASSINATO DÉCIO E MENOS AINDA COM O DE FÁBIO BRASIL.
    O que se tem é o seu relacionamento de amizade, e isso inclui ligaçoes telefonicas, contudo sem conteúdo duvidoso, APENAS Jr Bolinha ( com mais ninguém do GRUPO). O Capitão deveria ser investigado no que diz respeito ao esquema de agiotagem. Mas as falhas estão aí e todos estão vendo, embora muito queiram varrer a sUjeira pro tapete, inclusive fantasiando dialogos mirabolantes que não existem e e inventando acesso.

    Lembre-se, sinceridade, humildade e bom sendo nunca é demais pra um jornalista.

    Resp.; A infromação que se tinha naquela época era esta minha cara. E ele parecia tão insignificante para o rpocesso que ninguém lembrava. Mas qual a importância deste Elker pra você? Por que a preocupação com ele? O fato é que ele está (está mesmo, nem sei? deixa e ver a lista…) denunciado. É só mais um no rold e criminosos que mataram Décio minha cara. Só isso.

  9. Concordo com o Abi. Voce é o jornalista e nao o leitor. Voce é quem tem a obrigação de infirmar.

  10. Você sempre foge do debate ou responde de forma ofensiva os seus leitores quando a postagem não lhe agrada. Não pode ser tão parcial assim e nem criar fatos para tentar dar ares de robustez a indícios que têm a consistência de uma lesma. Como pode ter ouvido os grampos da polícia, se são milhares de horas de escuta? Não faz mais nada na vida? Passou dias no fórum ouvindo todas essas fitas? Dificilmente as escutas estão disponíveis. É mais provavel que tenham sido degravadas e transcritas nos autos. Então, não ouviu. Possivelmente teria lido, o que também não acredito pois os advogados dos réus não tiveram este privilégio.
    Você escreve com base em especulações, sabe Deus a serviço de quem. Por que? O que você ganha tentando abafar a participação de gente graúda que sequer foi incomodada? Por que quer deixar apenas os que já foram indiciados respondendo por esse crime? Por que meias verdades?
    Seja um verdadeiro jornalista. Deixe de filtrar as notícias e fale tudo. Não se preste a esse tipo de papel. Honre o seu diploma e seja fiel ao seu juramento.

    resp.; Por que você não cita aqui, coma coragem de um verdadeiro home, identiicado corretamente, quem são “os graúdos que sequer foram incomodados”? Cite, apresente os dados e eu faço a matéria. Combinado? O restostoé blábláblá de quem está acuado, amigo. Não levo nem em consideração.

  11. ESTAMOS ESPERANDO A VERDADE, EM BARRA DO CORDA TODOS O POVO SABE COMO COMEÇOU E QUEM TAMBEM PARTICIPOU DA EXECUÇAO DE DECIO. TEM UN BANDIDO QUE MORA EM BARRA DO CORDA, NASCIDO EM SAO DOMINGOS

  12. Voce pode dizer o nome do advogado de defesa que mostrou a escuta?

    resp.: Claro que não. A lei me garante o sigilo da fonte, meu caro.

  13. Marco Deça meu caro na verdade NÃO HOUVE “TRAPALHADA” DA POLÍCIA…nada impede que o promotor denuncie apenas “neguinho” desde que haja outros dados que possam identificar o denunciado, não é necessa´rio nome completo, filiação e outras coisas…portanto não fale algo baseado apenas no que vc acha. Veja que alguns mandados de prisão possuem apenas o seguinte: “prenda e recolha á cadeia Zé de tal o qual atualamente encontra-se em lugar incerto e não sabido”. Dessa forma nada impedira que o tal “neguinho” fosse denunciado, o que pode ter ocorrido é que além da alcunha não havia qualquer outra informação acerca do criminoso, mas aí só os autos podem dizer.
    veja: Não impede o oferecimento da denúncia a ignorância a respeito de algumas dessas qualidades e mesmo do nome do imputado se é possível reproduzir na peça vestibular elementos que possam individuar a pessoa do imputado (idade, sexo, características físicas, dados particulares, sinais de nascença, alcunha etc) (Mirabete, 2000, p. 124).

    Resp.; Como você mesmo respondeu às suas ponderações – e a resposta é exatamente o que eu disse no texto – nem preciso me dar ao trabalho, certo?

  14. Esse tal de João Caladão, deve ser algum adversário politico de Brejo, querendo se aproveitar fazendo denúcias q não tem nada haver com Marcos Caldas.
    Deixe o homem trabalhar, faça a mesma coisa, trabalhando Deus ajuda é isso q vc precisa João Caladão

  15. Você ouviu as escutas telefônicas? Nem os advogados dos réus conseguiu tal proeza e você já tomou conhecimento disso? Então, é esse o amplo direito de defesa que a Constituição assegura: a imprensa sensacionalista tem acesso aos autos e a defesa não?

    Resp.: Os advogados de defesa todos ouviram, não adianta fazer média de cerceado com a sociedade. Aliás, foi um dos advogados de defesa que mostrou. Amigo: bandido é bandido, esteja ou não punido. É simples assim.

  16. Deca esse Elker não foi o que foi preso em MG? Lembro que no depoimento dele el cita que a arma foi repassada ao Jhonatan pelo tal Balão… Lembro tbm que alguém questionou isso aqui no blog e vc disse que ele nem fazia parte do inquérito… Agora, se ele faz parte do inquérito e o depoimento dele eh valido, o que ainda mantém o capita preso? Cade o nome do Pedrinho? Até que enfim colocaram o nome dos bandidos da PC… Abraços

    Resp.; Já disse diversas vezes e repito: o problema do capita não é apenas a arma. Há gravações telefônicas e depoimentos que o incriminam com a quadrilha e com o caso Décio.

  17. Meu Deusssss, essa Flávia está ficando desequilibrada gente! Caso de internação já! Querida, minha convicção já está formada sobre todos esses senhores, quer dizer… a minha, de todos os delegados envovidos no inquérito, do MP e acredito que da Juíza também. Agora o que acontecer no judiciário daqui pra frente ninguém sabe, porque o mesmo está falido tempos, principalmente no Maranhão. No mais. já falei que vou ignorar todos os seus posts! Esse será o último que respondo, mas estarei sempre de olho no desenrrolar dessa saga! Última coisa, a respeito do delegado, a própria polícia declarou que à indícios do seu envolvimento na agiotagem com nada comprovado, e não na morte do Décio, se informe melhor antes de postar desesperadamente tolices! Abraço e maracujina pra você!

  18. É óbvio e ululante que existe um décimo terceiro e um décimo quarto envolvidos na morte do Décio Sá e nos crimes de agiotagem, acontece que a polícia nao pode divulgar porque eles tem imunidade parlamentar e se a polícia fosse esperar por licença da Assembleia ia morrer de velha e o processo nao andaria nunca e, se fosse esperar pelo Tribunal de Justiça do Maranhao os tataranetos do Décio nao consegueriam ver este caso encerrado e os principais acusados na cadeia. Ninguem me tira da cabeça que o Deputado da bala tambem comnhecido por Deputado Play nao esteja metido até o gargalo na morte do Décio, pois o seu melhor amigo e advogado que tem dois ISOS no Gabinete dele está todo enrolado e ele fica fora dessa… me contem outra. Ele é o décimo terceiro e o décimo quarto o Aluísio já denunciou. É simples assim…

    Res.: Meu caro Calado, o caso já está no MP. Foi o MP quem divulgou os 12 denunciados.

  19. Meu caro deca,vc estava certo qdo informou o indiciamento de 13,pois o decimo terceiro e o neguinho que nao foi denunciado pelo fato da policia nao possuir a identificação do mesmo,dai o mp requereu em forma de diligencia à policia civil para que possa ser identificado e após ser denunciado pelo mp.mas tbem estava certo quando se referiu as “trapalhadas” da PC,pois tanto se falou em provas técnicas e no bojo de mais de 1700 páginas,nao se tem nada de concreto contra os denunciados,existe apenas o “falso testemunho” de um homicida que nao merecia estar vivo.vale ressaltar que a quantidades de escutas telefônicas se restringe a apenas 33 segundo entre o shirliano e alguém desconhecido.resumindo vc afirmou que seriam 13,e treze foram indiciados,porém só foram denunciados 12,por conta da inexistência de identificação do 13.

  20. sera se nao fizeram foi tirar o nome de alguem, alguem vc sabe quem, depois uma tensa reuniao no palacio???
    POLITICASS….POLITICAS….

  21. A maioria de vocês blogueiros… e vc principalmente, publica tudo que ouve ou supõe (método inovador em jornalismo que se diz informativo, já que se baseia nas adivinhações do onisciente jornalista) e depois joga a culpa em terceiros. É por isso que entre os repórteres que trabalham na área policial é motivo de chacota. Se pretende “conhecedor” de investigação criminal e com isso ainda induz seus incautos leitores em erro.
    Assim tem sido quando afirmou que a polícia não descobriria os assassinos do caso Décio. Assim o é quando divulga, diariamente, informações erradas como quando chamou policiais do Denarc de ladrões sem sequer ouvir ou pedir informações a alguém daquela Delegacia (e o fato, que não era roubo, ocorreu no 4º DP.
    Entenderia esse furor midiático e desqualificado se o blogueiro se posicionasse em seu nicho próprio: o de blogueiro sensacionalista e ávido mais por número de acessos do que pela qualidade do que publica. Acontece que já li aqui que esse blogueiro se considera “acima do bem e do mal” e de lá faz seus julgamentos. Outra hipótese é a de que, de tão malquisto, não sái mais de sua mesa para checar informações, e, de lá, devaneia nas fofocas que lhe chegam.

    Resp.: As declarações de 13 indiciados foi da própria polícia. A degelda-geral chegou a afirmar que haiva quatro nomes sem divulgação. Ainda na semana passada, depois do vazamento do nome de Ronaldo Ribeiro, em primeira mão neste blog, a polícia continuava insistindo num 13º elemento. Não adianta vir agora justificar. Se eu fosse apontar todas as trapalhadas desta polícia neste caso, meu caro, não dva para por só num texto. E tem mais um, que estará publicadoás 20 horas. Aguarde. Não sou repórter policial, portanto, não preciso me relacinr com a polícia. E como também não sou bandido, esta relação é ainda menor.
    Frequento todos os ambientesem onde exerço meu trabahod e repórter político – na Assembleia, no Palácio dos Leões, prefeitura, comitês e partidos políticos. E mantenho agenda com todas fontes do meio político. não saio de casa para frequentar confrarias ou bocas-livres com repórteres – e principalmente na área policial, com o qual não mantenho relação.
    Não sou acima do bem e do mal, apenas procuro fazer meu trabalho com excelência. E isto quase sempre causa inveja em preguiçosos e incompetentes. E também não sou santo, mas procuro levar uma vida equilibrada, em todos os aspectos- profissional, pessoal, social e familiar. E isto tambem causa inveja nos desajustados. É simples assim.

  22. Fiquem esperando, já disse vcs vão ter q desembolsar uma boa grana para o Delegado Pedro Meireles, ele não vai deixar barato, e tu Chicão q foi preso com a mão na massa, ave de rapina engaiolado por ele, te prerara pra ser preso de novo, teu processo já acabou? Ele continua trabalhando e muito, fiquem na expectativa. DIVA eu te conheço, tu faz jus a tua sigla – departamento de investigação da vida alheia -, eu sei q tu queres ser mulher mas a tua natureza te deixou na coluna do meio.

    Resp.: Minha cara, as escutas telefônicas que ouvi hoje não sugerem isso que você espera. O negócio é feio mesmo. Termos do tipo “Orcrim” outros mais. E as conversas de Ronaldo Ribeiro, então? Não tenha tanta certeza no que você está falando, minha cara…

  23. E tua cara agora hein? não disseste que tinhas colocado a foto dele no teu blog, que ele estava no velório do Décio? É hora da polícia te procurar pra saber de onde tu conheces o 13º elemento, ou querias dizer que estava no meio daquela foto explorada por ti? Ou querias chamar o delegado de bandido? te explica agora?

    Resp.: Você tá louca? Qundo eu disse isso? Foto em meu blog? Como? se nem sabia quem era?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *