40

Tendência: Castelo vence o primeiro turno; Holandinha, o segundo…

Castelo mantém dianteira no 1º Turno, mas no 2º…

A Escutec deve confirmar em sua última pesquisa do primeiro turno, a ser divulgada domingo em O EstadoMaranhão, a provável liderança do prefeito João Castelo (PSDB) no primeiro turno das eleições – embora já apertadíssima em relação a Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

É isto que mostra a tendência de votos registrada nos primeiros lenvantamentos, nos tracking e nos relatórios dos vários institutos.

O Escutec ainda não conseguiu achar  Holandinha (PTC) à frente em nenhum dos seus levantamentos. E esta tendência deve se confirmar nas eleições do dia 7 – embora faltem ainda exatos 10 dias para o pleito.

Holandinha tem boa dianteira num confronto direto

O problema para Castelo começa exatamente com o início do segundo turno.

Em todos os levamentamentos – incluindo os primeiros relatórios da Escutec – as simulações de segundo turno entre Castelo e Holandinha mostram o candidato do PTC sempre à frente.

E a diferença não é pequena, variando senpre entre 10 e 15 pontos percentuais.

Para o prefeito, que disputa a reeleição, este dado é preocupante e perigoso, uma vez que pode se tornar irreversível. Para alterá-lo e manter a vantagem do primeiro turno, o jogo será muito mais político do que eleitoral.

Os números da Escutec de domingo devem mostrar, portanto, o que este blog sempre disse: Castelo será o primeiro colocado na disputa com os demais candidatos.

Mas no segundo turno a coisa muda de figura…

Marco Aurélio D'Eça

40 Comments

  1. nao entendi bem a pergunta, mas vou dar corda.
    Desde sempre!

    Resp.: Ah, não entendeu? O Jackson que eu conheci sempre foi ateu, sempre criticou a manipulação das religiões e sempre desprezou esta bobagem que pos cristãos chamam de Deus. Como você é um mero impostorzinbho, não sabe disso e ficou sem entender a pergunta. Mas é canalhice, cara, usar a memória de uma pessoa morta…

  2. Marcao
    vc escreve muito bem e eu nem tanto, as vezes troco algumas letras, é que minha formacao nao é exatamente nesta área, o que tambem nao serve pra explicar erro tao grosseiro, embora alguns autores, que certamente leste, afirmem que é mais importe a mensagem,mas estou tranquilo por nao sentir na obrigacao de estar sempre certo. A propósito, depois que descobri que nao tenho obrigacao de estar sempre certo, minha vida melhorou muito. Recomendo refletir sobre isto!
    Outra recomendacao que pode lhe tornar uma pessoa melhor é ser mais humilde, mas isto nao se aprende na escola!
    Que Deus, em sua infinita bondade continue lhe abençoando!

    Resp.: Mas agora me responde: desde quando voc~e passou a crer no Deus dos cristãos???

  3. Certamente, meu caro D’eça, tudo isso é um grande aperitivo para que a verdade se esconda, mais a verdade é como a luz, jamais se escoderás. Você é a verdade, sempre escreveu a verdade e a grande Verdade desde muito tempo quem realmente é o prefeito de São Luis é ROSEANA SARNEY, por que somente é quem faz alguma coisa por esta Cidade. O resto só ganancia por cargo e Dinheiro. não se preocupe você é 10, 100, 1000. SAÚDE E ANOS DE VIDA PRA V. Abraços sinceros..

  4. Amigo Marco
    nossas diferecas politicas nao me intristecem, tao pouco seus posts, posto que reconheco suas necessidades, nada mais que democracia. Este post, no entanto, me intristeceu pela sua posicao quanto a Deus. Ele nao tem recalque que lhe obrigue a demonstrar seu poder, mas sua misericordia dura para sempre!
    Que Deus, em sua infinita bomdade lhe abençoe!

    Resp.: Jackson Lago certamente não escreveria Entristece com “I”. E muito menos falaria essas baboseiras sobre o que os cristãos chamam de “Deus”.

  5. CALMA GENTE, SE VOCÊ NÃO GOSTOU DO POST, DIGA ISSO EM FORMA SEU DEPOIMENTO, MAS UM DEPOIMENTO COM FATOS QUE COMPROVEM QUE HOUVE ERROS NO POST, FICAR SE DEGLADIANDO E AFRONTANDO NÃO COLA, CHEGAMOS AO PONTO DE COLOCAR DEUS NO MEIO, PUSERAM – NO ATÉ COMO VILÃO, TEM FÉ EM DEUS E NÃO PRECISO DE IGREJA PARA ISSO, SE VOCÊ NÃO ACREDITA ISSO É COISA SUA E ISSO A DE SE RESPEITAR. DEUS NÃO É O MOTIVO DA IGUINORÂNCIA DO POVO, TEMOS ESCOLAS E BONS LIVROS QUE NOS ORIENTAM SOBRE OS MALES DO MUNDO MODERNO, DEIXAR QUE ALGUÉM IMPLANTE OBOBRINHAS NA SUA CABEÇA, É ALGO QUE SÓ VOCÊ PODE PERMITIR, SEMPRE VENHO AQUI E LEIO OS POSTS, SE ACHEI TENDENCIOSO OU NÃO ISSO FICA COMIGO, E POSTO ALGO PARA QUE TODOS VEJAM QUE EU VEJO DIFERENTE, MAS JÁ MAIS VOU FALAR DO BLOGUEIRO, ESCULACHAR, ISSO É TÍPICO DE DOIDO. QUANTO A VOCÊ MEU AMIGO MARCOS, ACHO QUE VOCÊ TEM QUE RELEVAR, CERTOS TIPOS DE COMENTÁRIOS, EU TENHO COMIGO QUE A MELHOR FORMA DE REBATER CERTAS COISAS, É NÃO REBATER, POIS COISAS BOAS MERECEM SER COMENTADAS E TIRAR- SE PROVEITO. ESPERO NÃO TER OFENDIDO EM MINHAS PALAVRAS. BOA TARDE.

    Resp.: Não ofendeu de maneira alguma, meu caro. Foi muito lúcido o comentário. Parabéns e obrigado.

  6. AAHh tinha esquecido…o Marco é um excelente jornalista,o único problema dele é não ser FLAMENGUISTA e sim VASCAINDO !!! KKKKKKKKKKKKK……

  7. Acho que em uma horda de desocupados estão usando o blog para atacar o jornalista Marco.Aqui não estamos para julgar as convicções politicas e religiosas do cara.Os fatos políticos,sociais e econômicos sim.esses devemos comentar,debater,trocar idéias respeitando as opiniões alheias….não vamos transformar os debates em baixarias sem sentidos.Esqueçam o dono do blog,vamos nos deter nos temas,civilizadamente !!!

    Resp.; Obrigado, amigo. Sinceros agradecimentos.

  8. Essas pesquisas mudam como o vento. Já chegaram até a dizer que Holandinha ganharia no primeiro turno, adiaram agora pro segundo, depois da eleição ou vão dizer que Castelo roubou ou irão dizer que estavam apenas preparando terreno pra próxima eleição, mas que na próxima eles irão ganahr. como sempre o futuro incerto que nunca chega. Vão sonhando.

    Na falta de lideranças locais e do povo da ilha de São Luís, o jeito é buscar figurinhas de fora. Só que eles não votam aqui. Lembro-me bem que o povo dizia: Dr. Jackson é um homem bom, mas o que acaba com ele é a corja de safados que estão no governo dele. Pois bem, essa ‘corja’ depois de Jackson morto procurou outro pra se segurar no poder. Um com cara de novo e sem experiência, porque os demais já conhecem a fama de sugadores da tal corja. O escolhido foi Edivaldinho Holanda. Jackson ficou segurando a prefeitura por muito tempo para arregimentar aliados em todo o estado, com isso, a prefeitura deixou de investir na capital e serviu apenas as campanhas eleitorais da oposição.

  9. Marco D’eca, PARABENS! Primeiro pela coragem de declarar publicamente a tua indignacao pelas bobagens escritas na Biblia e tua descrenca pelo Deus Vingativo do Kleiton. No meu passado de QUASE-PADRE, por falta de opcao, li diariamente as “Sagradas Escrituras'”, por ininterruptos 13 anos e 8 meses. Conheco todos os capitulos e todos os versiculos dos seus Livros e, sem querer influenciar ninguem estou seguro no meu conhecimento: Voces, cristaos, que compram com seus dizimos, de padres e principalmente de pastores evangelicos as delicias eternas do Paraiso (ferias eternas na praia de Ipanema, com lindas mulheres e outras delicias), garanto: E TUDO UMA GRANDE BOBAGEM! Textos biblicos servem apenas para enriquecer padres, pastores e politicos corruptos. Segundo pela tua analise, concluindo pela inevitavel derrota do CAOStelo, gracas ao Deus Vingativo do Kleiton, que certamente, deve estar muito chateado com os desmandos do CAOS.

    resp.: Obrigado or corroborarmeu pensamento, caro. Mas saiba que é umabatalha ifícil. Afinal, são mais de mil anos de domínio da igreja na mente das pessoas. È muito difícil de mudar tudo iss compouco mais de 500 anos e acesso ao conhecimento. Há inda os intereses políticos e econômicos que fazem com que esta tolice chamada “Deus” mantenha seu controle sobreas mentes mais curtas, pelas mãos de pares e pastores.

  10. É Carlosjorge, ele pode ficar 4 anos aprendendo as coisas e depois mais 4 pode tentar fazer e depois lança Weverton Rocha prefeito, boa união. 13 é a melhor opção!

  11. Deça, vc já foi sensato e confiável um dia.
    Hj não é mais.
    Não passa de um blogueiro qualquer, que se perdeu por besteiras proprias. É serio mesmo. Besteiras prorias.

    Sobre o segundo turno, o que faz e sempre fez diferença é a rejeição.
    Castelo pode ter apoio de Sarney, Tadeu e Eliziane juntos que não ganha.
    Todos podem dar apoio pra eles, só o apoio não garante votos. Os 3 candidatos citados não detem e comanda o voto de ninguém. E é justamente desse eleitorado de Sarney(macaxeira), Tadeu e Eliziane(+ Holanda) que garante a alta rejeição de Castelo, consequencia da sua pessima admnistração.

    Não adianta, pode receber apoio de quem for, não garante nada.
    E ainda mais se receber apoio de Sarney. Aí é que o 36 vai avançar e confirmar a vitoria.

    É como já foi dito acima. O povo, a massa de São Luis enxergou a mudança e a esperança em Edivaldo, politico novo, que já fez alguma coisa por São Luis e principalmente, não se aliou com Sarney e nem se envolveu em nenhuma falcatrua desses politicos desse Estado.

    Eu costumo dizer que a pessima admnistração de Castelo fez foi ajudar Edivaldo nessa Campanha.
    Pq vem o Castelo de um lado, o Macaxeira de Sarney de outro. 2 candidatos que o povo inteligente e esperto de São Luis não vota. Um por natureza que é Sarney e o outro em função da sua PESSIMA admnistração.
    E aí quem chega??? Um bom candidato, sem nome sujo, jovem, sem ser Sarney e bom de voto. Bingo pro Dino.

    Espero que o Dino ganhe em 2014 e seja um bom Governador.

    Eu sei que vc Deça, vai é no 36!!!

  12. CADA ELEIÇÃO É CADA ELEIÇÃO, CADA MOMENTO É UM MOMENTO. MESES ATRÁS CASTELO NÃO PASSAVA DE UM SEGUNDO LUGAR BEM DISTANTE DE TADEU PALÁCIO QUE LIDERAVA TODAS AS PESQUISAS. O RESULTADO HOJE É DIFERENTE. EM 2008 A MESMA COISA. CASTELO GANHA O PRIMEIRO TURNO, FLÁVIO DINO DEVE VENCER NO SEGUNDO, E OLHA AI O QUE DEU. ELEIÇÃO NÃO É MATEMÁTICA. CASTELO SE NÃO LEVAR NO PRIMEIRO, VAI LEVAR NO SEGUNDO, NÃO TENHA DUVIDA, HOLANDINHA NÃO TEM ESTRUTURA NEM PREPARO PRA ENFRENTAR CASTELO.

  13. Marco
    Muita gente aqui não entende que o PENSAR tem ligação com o contraditório, ideologia é um troço que as vezes até quando é bom pode ser ruim.

  14. Raaaapaz essa eleição castelo ainda leva no 1 turno, lembre dia 8 do q escrevi aqui…

  15. Marcos D’eça, Quem é o seu candidato a Prefeito? E cuidado com a Escutec, tu não está sabendp que o governo do Estado está pagando essa empresa fajuta para divulgar pesquisas falsas, té coça blogueiro puxa-saco, a tua marra termina na eleição de 2014, tua “musa” vai rodar.

  16. Edvaldo e muito fraquinho para ser prefeito nao sabe nada sobre sao luis

  17. Pétala. é muito mais fácil Eliziane ficar neutra do que apoiar esse velho safado. Soooonha com os 7% dela para Castelo. O perfil do eleitorado de Eliziane se aproxima de Edivaldo Holanda Jr.
    E se Tadeu apoiar Castelo, vai ser muito incoerente e pouca coisa vai alterar o atual cenário para o segundo turno.
    Com sua baixa rejeição, Holada Jr. certamente tem um potencial de crescimento muito grande. O pior cego é aquele que não quer ver.
    O que sobra pra Castelo é o apoio da Sarneyzada.
    É 36!

  18. Ah, esqueci de dizer, a Pétala está desesperada pq o candidato dela não passa dos 30%, Pétala, vou te dar uma bandeira do 36 pra vc pular pro lado daqui tb.kkkkkkkkkkkkkkkk

  19. O problema é que o povo castelista não quer aceitar que Edivaldo Jr. virou uma febre em São Luís, o povo vê nele a esperança da mudança de verdade. Castelo prometeu e praticamente não fez nada, acho um absurdo ele vir agora na cara dura falar que vai implantar auxilio pra mãe gestante, escola em tempo integral, bilhete único (ideias de Edivaldo) e etc, pq não fez antes? Pq deixou as crianças sem escola até metade do ano? Pq não implantou o bilhete único nesses 4 anos que passou na prefeitura? Pq não cumpriu 1/5 de suas propostas que fez em 2008? Por favor né? Só vota em castelo quem é partidário e quem cargo na prefeitura ISSO É FATO e algum e outro eleitor que ainda se deixa cair na lábia desse Castelo mentiroso. E gente, estou vendo os comentários, concordo com o blogueiro, vcs detonam ele (eu tb faço isso as vezes) e não querem ouvir? Eu já chamei ele de falso, controverso entre outros adjetivos, mas me sujeitei a ouvir de volta tb, éo toma lá dá cá… Mas ultimamente ele até que está bonzinho, estou achando que ele pulou pro lado de cá… kkkkk É 36!!!

  20. ACORDA BB, VAI EXPLORAR O QUE, O POVO CANÇOU DE LOROTAS, VOU FAZER O BOM PREÇO NO MEU PRIMEIRO MÊS DE MANDATO, AGORA VAI FAZER O MÃE LUDOVICENSE, VAI TE CATAR DOENTE MENTAL!

  21. marco,

    Sei não. No segundo turno Holandinha estará sozinho na TV. Não terá mais centenas de vereadores e laranjas atacando Castelo dia e noite por ele. Além do mais, terá que usar ataque requentado. Ou seja, a máscara de mocinho dificilmente se sustentará

    Já Castelo terá mais tempo para explorar suas ações e poderá se defender olho o olho caso Holandinha parta pra o ataque. Sem falar que muita coisa envolvendo Holandinha ainda não veio à tona. Além disso, o candidato de Dino provavelmente vai sofrer pela arbitrariedade do seu mestre em relação a outros candidatos. Coisas que não vimos no 1º turno…

    Em suma: só um fato novo impulsiona uma campanha no 2º turno. E Holandinha dificilmente mostrará isso…

    Abraço

  22. É a mãe-Diná do maranhão esse Kleiton!!!!!!!!!!!!!!!!
    Depois não quero choro!!!!
    kkkkkkkkkkk….

  23. Tendência: São Luís se transformar numa cidade melhor de se viver!!eh 36!

  24. Tendência: São Luís se transformar numa cidade melhor de se viver!!!!!!!!!!!!Eh 36!!!!

  25. Marcos, eu acho que tu és o único blogueiro que trata os leitores assim… De maneira ríspida .costumo acessar este blog várias vezes ao dia, mas vou deixar de buscar esta fonte, pois sou leitor, e me identifico mais com quem está deste lado de cá. Quem se propôs a ter responsabilidade social aqui foi vc, nao é vc o jornalista? não identifique no leitor um inimigo, pois ele, inclusive, é quem te garante o pão nosso de cada dia!

    Resp.: Passar bem…Divirta-se nos outros blogs. Se conseguir…

  26. VC SÓ MOSTRA OS COMENTÁRIOS QUE VC QUER E EM QUE PODE DAR SUAS RESPOSTAS IGNORANTES E SEM FUNDAMENTO ALGUM? AGORA QUANDO SAIR REPORTAGENS COM CASTELO NA FRENTE…

    Reps.: O blog é meu, respondo a quem quiser. Se quer falar o qu quer, vai ouvir o que não quer.

  27. Bom. Todos sabemos que Castelo deverá fazer alianças no segundo turno. já é sabido que Eliziane Gama pensa para o lado tucano. E Tadeu, depois do boicote que levou do pessoal da bandalheira do 36, que inventou que ele tinha retirado sua candidatura, assim como o golpe com maestria de dino em 2010, ficou super chateado, e irritado com a liga da “in”justiça da oposição. Acredito que, esses dois candidatos vindo pro lado do 45, fortalecerá ainda mais o Castelo durante a eleição, visto que um tem forte influência sobre o eleitorado jovem e evangélico mais fiel, o outro, sobre o funcionalismo público. Concordo quando tu falas que pesará realmente mais estratégias políticas e eleitorais. Mas todos sabemos que, se Holanda ganhar, viveremos um segundo governo Javkson, visto que s companhias do Edigago são as mesmas, podres, e sanguessugas. Isso virá à tona com mais veemência no segundo turno. ainda teremos pros dois, mais tempo de televisão, onde Castelo poderá aproveitar e falar muito melhor de seus projetos e programas. Obrigada, Marco Aurélio, adoro teu blog. Apesar de saber de suas vertentes políticas, respeito a maioria das coisas que tu escreves aqui. Beijos

  28. Cuidado Marcos Deça O DEUS que você não acredita é vingativo. Cuidado com o que você fala de Deus.

    Resp.: Ah, ele é vingativo? Então ele é mau? Vingança é um sentimento mau. Se Deus, como a Bíblia diz, é absolutamente bom (Veja bem “Absolutamente”, não “um pouco bom”) como ele pode ser vingativo? São as contradições das tolices bíblicas, não meu caro?

  29. Isso é análise dos fatos e não aquelas baboseiras a respeito do crescimento do WO nas pesquisas. Queria influenciar quem? Não subestime seus leitores (e nem os ofenda, como fez acima com o Kleiton e o Cristiano). Aceite os questionamentos, afinal a sua opinião é apenas isso: uma opinião.

    Resp.; O que não dá o direito, também, de ninguém me ofedner, certo? Por que só eu não posso ofedner? O jogo não é igual para todos? Não tenho problema algum de quem quer falar o que quiser aqui. mas tem qu ouvir o nque não quer. É simples assim.

  30. Esse blog sempre disse que castelo ganharia o primeiro turno? Me lembro de um post vc falando que a eleicao poderia inclusive acabar no primeiro turno a favor de edivaldo jr. Mas eh isso ai, vc v a pesquisa e fala oq esta la! Melhor so colar a pesquisa mesmo e evitar comentarios ridiculos! Pessimo!

    Resp.; O poblea é que vocês são absolutamente alienads, tapados mesmo. Só interessa o que é bom pra vocês. Como eu penso, isso irrita. Mas não dou a mínima pra vocês.

  31. n era vc q dizia q as trackings apontavam queda de edivaldo? ¬¬

    Resp.: Há 30 anos atrás, acreditava eu que Deus era bom e o mundo seria salvo. Hoje não acredito mais nesta bobagem. Há 10 anos atrás, dizia eu que queria montar um restaurante. Já montei e não quero mais. Há duas horas atrás, eu não sabia qual a boa de hoje no happy hours. Agora sei. As coisas mudam, amigo. Só os imbecis permanecem sempre iguais. O que eu disse ontem, pode não ser o mesmo do que digo hoje – e nem será igula ao que vou dizer amanhã. Então, tolo, deixe de se apegar a bobanges. Por que eu disse uma cosia ontem não posso dizer outra hoje? Não seja tolo.

  32. Marcos então tu reconhece que teu candidato Macaxeira não vai pra lugar nenhum. Posso lhe assegurar que o primeiro turno Edivaldo ganha com até 4 pontos de vantagem de castelo. E tem mais é impossível Castelo reverter os mais de 35% de rejeição contra 7 de Edivaldo, falta 10 dias para tirar São Luis do buraco.

    Resp.; Em primeiro lugar, onde está escrito que eu tenho candidato? Já declarei aqui pra quem eu voto? E foi em Washington? Se foi, mostre aqui. O resto do seu comentário é só tolice de torcedor apaixonado. Ñem merece resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *