16

E quem perdeu???

 

Castelo, durante a votação

Do blog de Robert Lobato

Bem, o blog já deu opinião sobre quem ganhou as eleições deste ano. E onde há vitoriosos há perdedores, não é mesmo?

E quem teria perdido politicamente na eleição para prefeito de São Luis? A seguir, a opinião do blog.

O principal responsável pela derrota do prefeito João Castelo (PSDB) foi: João Castelo.

Nunca antes na história política do Maranhão  um político conseguiu afugentar tantos aliados como o tucano. É muito arriscado, em política, a gente afirmar que alguém “está morto”, mas a verdade é que Castelo sai pela porta da frente da Prefeitura da Capital com uma sensação de quem saísse pelos fundos.

De uma maneira geral é o tucano o grande perdedor da eleição.

Governador, senador, deputado federal, prefeito, Castelo entra encerra o ano de 2012 também com a sensação de quem vai direto para o pijama de sêda.

Contudo, nunca se pode subestimar um homem como Castelo, cuja política corre nas veias e nas entranhas.

Castelo é daqueles políticos que se ficar em casa somente assistindo as novelas da tarde, “das seis” e “das oitos”, morre mais cedo. É tipo Sarney!

Ainda que seja o maior derrotado eleitoralmente, a derrota não foi pior do que anunciavam. De um jeito ou de outro o prefeito ainda foi bem votado e deve fazer o deposito desse capital eleitoral na sua poupança política.

Sabem aquela piadinha que diz “nem ‘transa’ e nem sai de cima”? Pois é. Castelo pode até não transar, mas pode atrapalhar o “gozo” de muita gente por aí. Pode, inclusive, dar uma de Ednaldo Neves para melar a eleição de 2014.

José Reinaldo Tavares.

À primeira vista o ex-governador saiu baqueado desta eleição para prefeito de São Luis, mas só o tempo (não muito distante) vai dizer o tamanho da sua derrota.

Houve quem pedisse para abandonar a nau castelista logo após o primeiro turno, mas, ao contrário dos “Othelinos” que vagam por aí, Zé Reinaldo preferiu ficar até o fim do jogo ao lado prefeito, dando prova de lealdade a Castelo.

Daqui pra frente, porém, o futuro de Tavares não é muito certo.

Com Castelo reeleito poderia sonhar, novamente, com o Senado Federal, mas como deu Holandinha, o ex-governador poderá que se contentar com uma eleição à Câmara Federal.

Resta apenas saber se será pelas oposições…

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Quem perdeu foram os servidores que apoiaram castelo… Ele mesmo ta exonerando todooo mundo. Que modo legal de agradecer o apoio.

  2. Quem ganhou foi São Luís e o Maranhão, pois aos poucos vai se livrando de uma corja de políticos ultrapassados e que nem sequer têm criatividade para sugerir novas idéias para melhorar a cidade.
    Edivaldo e Flávio Dino são jovens, de mentes arejadas, inteligentes e bem relacionados a nível de Governo Federal. A parceria vai dar certo, com certeza!

  3. MARCOS, TUDO TEM SEU TEMPO, O DE CASTELO ACABOU, É MELHOR PEGAR O PIJAMA E ESCREVER ESSE LIVRO QUE NINGUEM VAI PERDER O TEMPO PRA LER, A NÃO SER QUE ELE CONTE TUDO, A AÍ SIM, PODE SER TORNAR UM BEST SELLER PARA BANDIDAGEM.

  4. precisava ver o rato branco(othelino) batendo palmas para edvaldo ontem, ladrão safado, era do pv de sarney filho, pulou pra ze reinaldo, depois jackson,depois castelo, depois edvaldo, vai ser traíra assim d´baixo da egua…

  5. A obviedade da derrota é clara. No entanto, quem ganhou, além do Candidado Edivaldo, foi o bom jornalismo. Este dever tão nobre de informar (e não de manipular, comprometer-se…) está muito avacalhado nestes blogs locais capitaneados por “pseudo jornalistas”…

  6. Pois é Marco,

    Boa pergunta. Creio que quem predeu, e sempre vai perder, é o povo iludido e ludibriado que acredita sempre em melhorias.

    Mas, infelizmente é como dizia Voltaire: Não há nada que esteja tão ruim que não possa piorar.

    É o que antevejo para o futuro de São Luís.

    Arthur da Távola

  7. Sabe o que estou fazendo agora? RINDO DA TUA CARA blogueiro!

    Resp.: E eu,minha cara, estou curtindo a vida.

  8. MARCO, QUEM PERDEU FOI A SARNEYSADA, O PT DO MARANHÃO E O CASTELO, QUEM GANHOU, FOI SÃO LUIS E O MARANHÃO, TOMARA QUE DÊ CERTO, TOMARA QUE O FLAVIO DINO FAÇA UMA MUDANÇA PARA A POPULAÇÃO DESPROTEGIDA DO MARANHÃO.

  9. Olha sem pretensão nenhuma acho quem ganhou foi Zé Sarney, essa galera que ta com Holandinha não dou 6 meses já estarão brigando a tapas, Holanda velho vai tirar o filho da rota de colisão, sabedor que o ano que vem os recursos para os municipios serão pequenos ele vai tê que pedir a benção de Sarney para tocar os projetos caso contrario, ele ta perdido!

  10. Particularmente entendo que o grande perdedor, em tese, foi Flávio Dino. Explico: se o candidato das oposições tivesse sido o Castelo, Flávio teria todos os concorrentes pela prefeitura aglutinados em torno do seu projeto 2014, incluindo Edivaldo e Roberto Rocha. Os excluídos- Eliziane, Tadeu, Zé Reinaldo e o próprio Castelo- a partir de agora, estarão livres para tomar as decisões que sejam mais convenientes para o futuro político de cada um. Basta um piscar de olho da águia…ela venceu novamente, e o audacioso projeto, agora, depende de Edivaldo. Ele dá as cartas!!

  11. Hum ! Quem perdeu novamente foi o povo,trocou uma quadrilha, por outra, com especialização apenas diferente.ficou muito claro durante a temporada de baixarias, que foram descobertos podresdos 2. Um mentia descaradamente, mostrando uma cidade que só existe no programa eleitoral dele.O outro disfarçou, disfarçou, e nunca explicou o que a gangue dos especialistas fazia a seu lado, e todo mundo mesmo sabendo disso, ainda fez questão de dizer que ele é o homem mais honesto, e capacitado do mundo.
    Hum! “Ilha rebelde” o caramba!!!!! v6 são é gado manso, fácil de enganar.

  12. hahahha ele realmente devia fazer com o Roberto Rocha o que sempre fizeram com ele pro senado!!
    quebrar a candidatura!

  13. MARCO, gostaria que você fizesse um artigo político detalhando os erros e acerto de Castelo desde a eleição de 2008 … entrando no assunto da interferencia da filha, aliados, obras … etc … Gostaria de saber se o que aconteceu foi justiça ou injustiça com ele

  14. Castelo tem um grande eleitorado na ilha, que pode atrapalhar muita gente por aí, se assim achar por não pendurar as chuteiras de uma vez com esta derrota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *