51

22 mil prestam serviço à Prefeitura de São Luís…

Holandinha garantiu aos próprios SPs que não demitiria

São 22  mil os funcionários do tipo Serviços Prestados na capital maranhense.

Há gente até da época da administração Jackson Lago (1996/2002), passando pela de Tadeu Palácio (2002/2008) e mantidos pela gestão de João Castelo (PSDB), que ora se encerra.

A maioria dos SPs é formada por indicados de dirigentes partidários e de vereadores e suplentes de vereadores. Há uma pequena parcela de contratados sem indicação.

Até hoje, nenhum prefeito teve coragem de demitir os SPs deixados pelo antecessor. Apenas amplram o número com os seus.

No caso de Castelo, por exemplo, até o atual prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi beneficiado com cerca de 600 SPs, segundo a deputada Gardeninha Castelo(PSDB).

Mas em 2009, a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta em que se comprometia a não contratar mais nenhum Serviço Prestado, a menos que demitisse outros.

Durante a campanha, a revelação de que o deputado federal Weverton Rocha (PDT) havia solicitado ao prefeito, oficialmente, a lista de SPs em São Luís, gerou forte especulação de que o então candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) iria demitir boa parte destes trabalhadores.

Holandinha foi obrigado a ir à TV garantir que não demitirá ninguém e que irá trabalhar com todos o servidores – efetivos, comissionados e serviços prestados.

O vídeo com as garantias do prefeito eleito é hoje um dos mais acessados do Youtube.

Mas ao fazer a promessa no horário eleitoral,  Holandinha ainda não sabia quantos eram os SPs.

E nem quantos aliados estariam interessados nestes postos.

E o caso ainda pode “pegar fogo”…

Marco Aurélio D'Eça

51 Comments

  1. Ola sou contratada da prefeitura em janeiro desde ano pelo semus. A ate agora nunca recebi nada de salario alguém sabe pq não saiu estamos trabalhando desde janeiro

  2. Valorizar funcionario ???? Fala sério, no IPAM eles estao sendo massacrados por aquela presidente e uma tal de Monica Coordenadora, a bruxa de vassoura e essa de dizer q seus gestores são Tecnicos, so se for tecnicos de gastar dinheiro e denegrir a imagem de funcionarios q sempre trabalharam. Acorda Holanda, bota a quela Carolina p rua, ela sim merece ir p rua, n os q trabalham uma eternidade pela PREFITURA.

  3. Gente !! ele ta contratando antes mesmo de demitir, la no IPAM ta cheinho de cara nova e os efetivos q exerciam cargos em comissão q votaram nele foram simplesmente EXONERADOS, pode ???? Para darem lugar aos NOVOS, essa gestão é desonesta como todas as outras, tdas as promessas dele eram só mentiras, os funcionarios estao sendo humilhados e massacrados p gentinha nova q chegou se achando e estão DENEGRINDO a imagem do Prefeito. Abra o olho q faz uma limpeza moral la no IPAM, pq aquela Carolina ta fazendo burrada em cima de burrada, acabou ate c o posto de vacinação q tinha lá. MEU DEUS !!

  4. DEMITIR ASSALARIADOS E FACIL PRATICO ESTES PRECISAM ESTAR NO SERVICO PUBLICO E PROCURAM ALGUM POLITICO PARA TRABALHAR , E O CASO DA GRANDE MAIORIA DO SERVICO PRESTADO. AGORA GANHAM ACIMA DE 2 SALARIOS MINIMOS E NAO CUMPRIR NEM A HORA PARA CHEGAR AI E UMA VERGONHA E AINDA DIZER QUE QUEM OS COLOCOU LA FOI PREFEITO, VEREADOR OU DEPUTADO , POR SER AMIGO, MULHER, MARIDO, IRMAO OU COMPANHEIRO DE PARTIDO…E UMA POUCA VERGONHA E O PIOR SR PREFEITO NÃO SABEM TRABALHAR!NAO SAO QUALIFICACAO PRA EXERCER TAL FUNCAO ESTA E A RALIDADE DOS COMISSIONADOS SR PREFEITO.

  5. QUE LEI E ESSA Q SO COBRA O TRABALHO PARA SERVICO PRESTADO. SE CLARAMENTE QUEM NAO CUMPRE O ESTATUTO DO SERVIDOR PUBLICO SAO OS COMISSIONADOS…CARGOS ESTES SIM , COM SALARIOS ALTISSIMOS , NAO LEVAM FALTA , CHEGAM QUANDO QUEREM , TE DEIXAM HORAS ESPERANDO ATENDIMENTO! SEM RESPEITO ALGUM ! SE VANGLORIAM POR SEREM COMISSIONADOS E DIZEM ATE O NOME DO SEU PADRINHO EM ALTO E BOM TOM ! VAMOS CALCULAR MELHOR QUEM GASTA MAIS OS SERVICOS PRESTADOS QUE NA SUA MAIORIA SAO OS POBRES COITADOS QUE RECEBEM SALARIO MINIMO E SAO HUMILHADOS PELOS CARGOS COMISSIONADOS ESTES EXIGEM HORA PARA CHEGAR DO ASSALARIADO E SEM HORA PRA SAIR. TENHAM CIENCIA DISSO PRINCIPALMENTE O SR PREFEITO EDVALDO HOLANDA, POIS SUA IMAGEM E USADA POR SERVIDORES COMISSIONADOS VISTO QUE ERAM PARA SEREM DE SUA CONFIANCA QUE COLOCAM O SEU NOME EM INJUSTICAS NO TRABALHO. O POVO VE ISSO! E O NOME QUE VAI FICAR SUJO E O SEU NAO DESSES COMISSIONADOS QUE NAO CUMPREM NEM A HORA PRA CHEGAREM AO TRABALHO IMAGINEM SUA CARGA HORARIA. SITUACAO ESSA QUE OCORRE NA SEMUS.

  6. Concordo plenamente que para ser servidor publico deva ser concursado! Correto! Enfim estamos em uma certa realidade de muitos apradinhados politicos, sim, mas entre estes apadrinhados podemos perceber tambem o outro lado disso; LEMBRAM DA RELACAO DOMINANTES x DOMINADOS Considerando que a imagem dos servidores prestados passam a sociedade e que são preguicosos,nao cumprem horarios e faltosos. Concordo também que alguns servidores fazem isso sim, não concordo que e a grande maioria. Vou já explicar o porque. Vale lembrar estes servicos prestados na sua maioria sao cargos que recebem salario minimo! Isso e veridico podem pesquisar!
    Lembrando senhores salario minimo, este que para a grande maioria e pouco e irrisorio, para estes servicos prestados e muito. Enfim nao justifica atitudes inadequadas ao servico Agora percebam que a briga na politicagem nao e pelo servico prestado e sim por cargos comissionados, CARGOS DE COMISSÃO. Sr Prefeito EDIVADO HOLANDA , tome ciencia que os CARGOS COMISSIONADOS , ou seja de sua confiança, estão agindo numa verdadeira relacao de dominantes e dominados, impondo suas vontades para os servidores servico prestados. Não acredito que o Sr tem ciencia disso ate por que direitos e deveres segundo a Constituição são para todos. As faltas, penalidades são aplicadas apenas aos servicos prestados. Os servidores Comissionados( RECEBEM ACIMA DE 2 SALARIOS MINIMOS) não tem horarios, faltam, chegam a hora que querem e ainda impoem penalidades aos servidores prestados(SALARIO MINIMO) justamente por não serem regularizados, ou seja, nem efetivo, nem comissionados. So vale lembrar que a Lei deveria ser para todos , isso e perceptivel na maioria das secretarias municipais do municipio de São Luis. Ex: Um servidor SERVICO PRESTADO, solicitou a uma Assessora ( Servico Comissionado) da Superintendencia de Controle, Avaliacao, Regulação e Auditoria- SEMUS , isso na presenca da Superintendente (SAlario acima de 4 salarios minimos) que saisse 30 minutos mais cedo por ter outro trabaho. Seu pedido foi negado logico, mais seus Coordenadores, Auditores ,(ambos cargos COMISSIONADOS) todos recebem salarios acima de 2 salarios minimos chegam quando querem , nao levam falta, nem advertencia e nao cumprem sua respectiva carga horaria.
    Enfim o problema ta no servico prestado, ou no cargo comissionado. Estamos ainda na epoca de DOMINANTES x DOMINADOS.

  7. é porquê esse sarara não sabe quando se deve usar o termo “literalmente” , o termo literalmente é usado quando a tratica vai acompanhado da teoria sentido real como sentido figurado, esse deça tá assim só de falar mal de quem não deve.

  8. Caro D’Eça, você diz que o termo “literalmente” refere-se ao fogo e não ao circo. Como mandou que eu refletisse, refleti. E concluí que quando se diz “pegar fogo literalmente”, significa arder em chamas, com labaredas e fumaça.Você não quer ver um incêndio de verdade, quer?

    Resp.: Eu não tenho que querer nada, minha cara. Não sou SP da prefietura, não sou o prefeito e nem sou aliado do prefeito. Essa pergunta você tem que fazer é ao p´refeito. Ou aos SPs.

  9. Tomara que demita todos e substitua por concursados, assim a prefeitura vai gastar menos dinheiro com funcionários e mais com obras e compra de material médico hospitalar.

  10. A maioria dos sp recebem e não trabalham seus padrinhos politicos são em sua maioria presidentes de partidos e vereados, tudo é uma questão de apoio politico para o projeto 2012 de flavio dino e apoio é o que ele vai querer e precisar muito para realmente entrar forte na disputa para governador,mexe com esses partidos é dar um tiro no pé.
    Vocês acham que todos aqueles vereadores estão com pereirinha por que?

  11. Marco eu concordo com vc na sua resposta a Zeus. Eu sou concursado e olho alguns colegas de trabalho q são uma lástima. Muitos preguiçosos, outros negligentes, e a maioria sem compromisso com o serviço público. Antes eu levantava essa bandeira, esse discurso chato q concursado é mais competente. Porra nenhuma! Tudo papo furado! Concursado é ET? Não, é daqui de nossa sociedade formada por gente desse tipo

  12. Só uma coisa: CONCURSO PÚBLICO JÁ!! Que se faça cumprir a LEI e acabem com essa pouca vergonha nessa prefeitura de M…DA daqui de São Luis

  13. Marco D’Eça no Brasil nem bula de remédio é imparcial a indústria Farmacêutica é muito perigosa… quando sugeri imparcialidade usava de ironia e vc sabe disso… de qualquer forma gostei do tema.. tinha lido algo no JP que segue abixo…Caro Dr. Pêta

    No último domingo, na Seção Cartas ao Dr. Pêta, um leitor convidou, de forma inteligente, a sociedade a discutir o Sistema Único de Saúde (SUS). Naquela oportunidade era chegada a hora do eleitor expressar
    através do voto a escolha do candidato com melhor Plano de Governo.

    Uma semana depois, já temos um cenário tendo como prefeito eleito Edvaldo Holanda Júnior, uma equipe de transição trabalhando e a construção do novo secretariado municipal, a ser composto, segundo o
    próprio Edivaldo, por técnicos experientes. Prevalecendo este entendimento, a população e os profissionais de saúde aguardam um nome
    ‘NOVO’ para ocupar a Secretária de Saúde (Semus) que seja capaz de ofertar soluções para os problemas que se arrastam há décadas e que esteja à altura para enfrentar os desafios que a pasta apresenta.

    Entre estes desafios, cito: (1) adequação do corpo de servidores da pasta à decisão em segunda instância da Justiça do Trabalho que acolheu a denúncia contida na ação civil pública Nº 607/08; (2) Aprimorar os mecanismos de participação social e transparência como
    forma de combater a corrupção e contribuir para melhorar a qualidade do serviço; (3) e o principal otimizar o corpo de profissionais existentes em detrimento de novas contratações.

    Ana Alice – São Luís-MA

  14. Se houver demissão certamente será daqueles que trabalham todos os dias e não tem padrinhos, os demais continuarão recebendo salários sem pisar nas secretarias, pois com diz a materia são apadrinhados por políticos.

  15. Marco Aurélio D’Eça, aos outros tipos de circo não se aplica a expressão “literalmente”, certo? Concordo que a língua portuguesa é difícil, mas um jornalista deve estar preparado para ela.

    Resp.: O literalmente não se refere ao circo, mas ao fogo, minha cara. Mas se você quiser achar que é pro circo, fique à vontade. Não dou a mínima…

  16. Decio…vc sabe como ninguém provocar uma boa e saúdavel discussão parabéns!!! Gostaria que o nobre jornalista de forma imparcial aborda-se também o enorme cabide de empregos na Secretária Estadual de Saúde… O Governo do Estado também foi denunciado pelo Ministério Público do Trabalho (Ação civil pública N°1151/08 6° Vara do Trabalho) e já foi ondenado em primeira e segunda instância…. queremos concurso público na Secretária de Saúde do Estado!!!

    Resp.: Eu não escrevo texto imparcial, meu car. Eu só escrevo opinião e análise. E elas todas, como devem ser, são um ponto de vista. E pontos de vistas jamais serão imaprciais. Quer imparcialidade? Leia bula de remédio.

  17. Decio, a Prefeitura de São Luis ingressou com recurso junto ao Tribunal Superior do Trabalho, a ação civil pública NUMERAÇÃO TRT : 00607-2008-004-16-00-3, a perefitura foi condenada em primeira e segunda instância…

  18. Prezado blogueiro, você diz que quer ver o circo pegar fogo, literalmente. Ora, o único circo que temos na cidade é o Circo Nelson Brito. Seria esse mesmo que você quer ver pegando fogo? Porque se for “querer ver o circo pegar fogo literalmente” só sobra para esse. Qualquer que seja o candidato eleito para qualquer governo – municipal, estadual ou federal – sempre torço para que ele, ao pegar na rodilha, tenha forças para arcar com o peso do pote. Afinal, um mau governo atinge a todos os cidadãos de maneira perversa. Torçamos, então, para que dê tudo certo.

    Resp.:Há outros tipos de circo, meu caro. Reflita…

  19. A lei tem que ser cumprida doa a quem doer, besta é quem acredita em conversa de politico, mania que as pessoas tem de não querer cumprir a lei, bota todo mundo na rua, e abre concurso publico se é o caso.

  20. Campanha é uma coisa, gestão é outra! Tem que demitir sim, mesmo importando num desmentido à época de eleição. Isso não diminuirá o Edvaldo Holanda Jr. Ele tem que se apresentar como um gestor sério e comprometido com a austeridade orçamentária e também com a moralidade publica. Todos sabemos que milhares desse não trabalham , além de acumular com outros cargos, o que constitui uma ilegalidade. Temos que deixar de criar polêmicas no intuito de tentar colocar nossos gestores em situações dificeis apenas para a pratica do exercicio de embate e briga política. O grupo Sarney, e vc Marco, como porta voz desse grupo têm que deixar de mão essas velhas praticas de quiprocós politicos e tratar com mais franqueza o povo. Verdadeiramente, o Holanda Jr. não poderá fazer uma administração transparene e responsável sem a ajuda e cobrança de todos. Cobranças responsaveis e para o bem da sociedade. É preciso enterrar de vez o atraso do Maranhão, atraso que está na mente das elites e grupos dominantes, e de parte da mídia também. Vejo como retrógrado o post acima, e deixo registrado minha veemente e dura crítica a esse tipo de conduta: criar polemicas e situações para o futuro administrador (da cidade de todos nós!) que tem como pano de fundo apenas a politicagem. Abs.

  21. Tive o trabalho de comentar novamente para refutar teu raciocínio. Se os SP e/ou comissionados são tão mais inteligentes, ágeis e menos preguiçosos que os concursados, o que eles fazem nesse meio se são tão maravilhosos assim? O fato de que a maioria dos concursados agem como indolentes pode ser do inchaço do serviço público em funções desnecessárias em detrimento de áreas realmente importante Por exemplo, SAGRIMA que quase não tem agrônomos, só barnabés) ou má gestão. O país não estimula o empreendedorismo, a solução viável são os concursos. Isto é uma tristeza. Boas cabeças que deixam de produzir algo para se enfurnar na vida burocrática por uma desmerecida estabilidade. Neste ponto concordo contigo.

  22. Marco vc nao se decide!!! Hora vc fala em SP hora vc fala em comissionados!!! O que esta em questao E A CONDICAO ILEGAL DOS SPS… Nao concordo q Holanda Jr va ter problemas com a demissao em massa!!! Ja que vai abrir oportunidades para varios q estao estudando!!! Nao concordo com vc de q os concursados saos pessimos prestadores de servico!!! CASTELO EMPOSSOU ILEGALMENTE PARA ASSESSORIA DE CAPITACAO DE RECURSOS UM SR. MARIO FELIPE, SEGUNDO DENUNCIA FEITA NO MINISTERIO PUBLICO, CONFORME NOTICIADO EM UM BLOG… ESSE SENHOR NAO TINHA OS PRE REQUISITOS EXIGIDOS PARA O CARGO. AINDA ASSIM, CASTELO O NOMEOU… CARGOS INDICADOS NAO SAO DERIVADO DE COMPETENCIA MEU CARO… CONCURSO E UM BOM NEGOCIO SIM!!! IMAGINA O SALARIO DE UM JUIZ, PROMOTOR, DELEGADO, AUDITOR, ANALISTA ETC… 80% DOS SPS DA PREFEITURA NAO TEM NIVEL MEDIO E 90% NEM VAO TRABALHAR!!! QUE EFICIENCIA EM ???? alcancar um cargo publico atravez de concurso e o meio mais democratico que existe em nosso pais!!! Se vc sabe um meio mais justo me avisa…

  23. SOU A FAVOR DO CORTE GRADUAL E RESPONSÁVEL E ISSO UM BOM ADMINISTRADOR RESOLVE, É MELHOR CORTAR DO QUE FALTAR VERBA PRA EDUCAÇÃO E SAÚDE. SE VC FOR A QUALQUER SECRETARIA, TEM MUITA GENTE FALANDO DE FUTEBOL, NOVELAS OU CONTANDO PIADAS E O QUE RESTA PRA VC É O PÉSSIMO ATENDIMENTO.

  24. Ninguém é de ferro. A gente se chateia, acha o mundo injusto, que a raça humana não presta e todos esses dramas que tanto conhecemos… Mas meu caro…a campanha acabou e você notadamente está muito pessimista. Você pode não ter usado a palavra mentiroso, mas pra um bom entendedor meias palavras bastam. O Castelo mentiu, ou como vc preferir, faltou com a verdade em muitas coisas que disse durante a campanha… Dai o povo resolveu mudar, e ai? Muda prefeito, muda contratado…normal. Principalmente, aqueles apadrinhados que só recebem. Vai dizer que não existem?! Fico abismado como um jornalista de alto gabarito como você ficou aparentemente revoltado com os comentaristas:” Quero ver o circo pegar fogo. Literalmente…” “Pra fazer política, mentiu pro povo? Mas ele não é crente?” Desde quando crente é santo? Você está indignado, debocha da opinião dos outros e deixou-me uma dúvida: Estaria o nobre jornalista preocupado com a cidade? Eu espero que sim. Você dizer que concursado é preguiçoso, é absurdo! Deixou claro o seu preconceito e quem sabe despeito…Olha, acredito que eles se esforçaram para estar lá… Tem muita gente inteligente que não tem oportunidade, assim como tem muita gente inteligente que estuda, passa num concurso, ou monta o seu próprio negócio, ou desempenha um excelente papel como comissionado…papel que aliás, tem seu risco. Um comissionado pode ser exonerado a qualquer hora, sabia? Sobre serviço público, hoje é muito diferente, estamos melhorando, mas tem gente de todo tipo em todo lugar. Vai dizer que não? Deça, ao invés de ficar torcendo pro novo prefeito errar, que tal ficarmos atentos aos próximos capítulos? Acompanhando de perto, cobrando… 22 mil Sp’s? Veja só o que o J Paulo disse! Você concorda? Creio que não…

    Resp.: A prática, a realidade, não vive me meias plavras, de interpretações de textos. No dia em que achar que Holandinha é um mentiroso,direi sem rodeios, até por que nãod evo satisfações a ele.

  25. SPs fantasmas, faltosos, inaptos para a função e que causem prejuízos para os cofres públicos não podem continuar.
    Essa esculhambação tem que ter fim.
    Funcionário público tem que ser concursado.
    Isso é compra de voto descarada.

  26. Amigo, mais uma vez, vc fala de concursado com uma certa
    “bravata”….Talvez, vc se refira aos concursado antigos (quase se aposentando…que é o caso da Receita do Estado, CGE, Saude, Educação e tantas outras repartições publicas do nosso pobre estado e principalmente, do Executivo). Venha passear um pouco no Judiciário, vá numa Vara ou Secretaria do Forum da Capital, e veja o quanto tem concursado fazendo coisas corretas (quase 80% universitários),e com uma boa prestação aos jurisdicionados)..Falo isso pq sou Advogado, e sem o quanto aquele poder, tinha um monte de parentes empregados em gabinetes….Vc, ao falar de servidor publico, esquece dos conrusados do TCU (um dos melhores orgão para trabalhar atualmente…Alem de uma boa remuneração, tem excelentes beneficios…Quantos colegas tinha na Vale do Rio Doce, e hoje são funcionários publicos nas mais altas esferas….Esses muito inteligentes SIM, mas, que não aguentaram a humilhação de trabalhar na inciativa privada (muitos em cargos de gerencias), e que não tinha vida própria…Hoje, vivem um vida dos sonhos, continuam com alto salário e contribuindo para a melhoria do serviço publico. Na vida, vejo que temos 3 caminhos a percorrer…Sair para o empreendendorismo (e viver, sob constante medo das movimentações do cenario economico, cheios de incerteza e malabarismo com alta carga tributária e tantas outras coisas), ser funcionário privado (que no nosso caso..sobra UNIHOSP, UNIMED, UD, SAO DOMINGOS, COCA-COLA, VALEL ALUMAR – QUASE FALIDA..CEMAR – QUE NÃO TEM LÁ ESSAS COISAS PARA SEUS FUNCIONÁRIOS)….OU SER MESMO SERVIDOR PUBLICO…..VC AO MEU VER, NÃO É NADA…VIVE DE GANHAR DINHEIRO POR TRAZ DE M COMPUTADOR, MUITAS DAS VEZES, COM POSTAGENS MEDIOCRES COMO ESSA…SE DAR VALOR MEU CARO….Blogueiro, sobrevive, até o momento em quê, não chega um e come o bandeco…OLHA O LUIS CARDOSO AI…

  27. EI! QUAL É DEÇA? CALMA AÊ!
    EU SOU CONCURSADO E NÃO SOU NADA DISSO QUE VOCÊ DISSE AO RESPONDER O COMENTÁRIO DO DITO ZEUS!!
    NÃO GENERALIZA NÃO! ATÉ PORQUE TEMOS METAS A SEREM CUMPRIDAS TANTO PELO CNJ QUANTO PELO PRÓPRIO TRIBUNAL!!!

    Resp.: E por acaso está generalizado no texto? Deixei bem claro: é a ampla maioria dos concursados. Ampla mesmo. Amplíssima. Mas ainda há os que se salvam. Pouquíssimos, mas há.

  28. ele nao e besta, vai dizer q o ministerio publico ta obrigando a prefeitura a colocar p fora todos q nao forem concursados, tirando assim o dele da reta.Mais tem muita gente so recebendo, na falida coliseu entao.

  29. Agora, me digam: pode um desatino desses? Será que os prefeitos que puseram essa gente toda, fazem o mesmo nas suas vidas privadas? Claro que não! São gastos correntes inócuos que oneram os cofres municipais. Não pensem que na esfera estadual é diferente. Façam um levantamento e verão que a coisa é ainda mais sórdida. Mas sabe de que é a culpa? É do povo. Se um candidato aparecesse dizendo que iria reduzir os gastos e, provavelmente, teria que demitir pessoal, seria dizimado. O povo espera sempre por um paizão gastador. E, como dizia minha sábia vó, com pólvora alheia não se faz mira.

  30. Eu acho que o prefeito eleito tem mesmo é que demitir todo mundo e abrir concurso público. Assim ele gera emprego com estabilidade e acaba com essa “compra de votos” legalizada, visto que quem é contratado, não vota em outro candidato que não seja aquele que lhe deu o emprego.
    Tem que demitir e lançar concursos.

  31. Gasta-se milhões de reais empregando milhares de pessoas sem concurso e que não teriam capacidade de estar lá.
    Este dinheiro gasto com folha de pagamento seria mais bem empregado em infraestrutura.
    É por motivos como esse que São Luis é esta cidade suja, feia, poeirenta, sem esgoto, sem calçadas, sem praças , sem arborização.
    Tem que demitir todos e gastar o dinheiro em melhorar a cidade.

  32. Neste desgoverno de CAOSTELO,só o que ele fez foi empregar SP,tem secretaria, como a semgOv que na epoca de TADEU,a folha era +ou-dois milhoes e hj, ja passa de oito milhoes. Portanto quem deve levar o sarrafo e esse pessoal que ele empregou, para garantir a eleicao da filha e comprar vereadores, pior que muitos sao funcionarios fantasma!!!!!

  33. O grupo do Edivaldo Holanda Jr. terá que pensar muito bem antes de demitir os serviços prestados. Até porque o Flávio Dino tem o único objetivo: ser governador do Maranhão em 2014.
    Se eles demitirem todo esse pessoal, vai pegar muito mal para o seu governo, principalmente no Flávio Dino.
    Quanto a situação dos servidores, eu não sou contra a existência do concurso público.
    Mas demitir todos os serviços prestados eu acho um erro, porque há servidores que trabalham 10, 15, 20 ou muito mais do que isso.
    Não é justo toda essa gente sair com a mão a frente e outra atrás.
    Porque muitos são pai e mãe de família, e que nem sequer ter o ensino médio completo.
    Que perspectivas terão essas pessoas de arrumar outro trabalho sem o mínimo grau de escolaridade e com a idade avançada (acima dos 50)?
    Está certo que existem servidores fanstamas que apenas só recebe e não trabalha, mas o que realmente trabalham e batem ponto não podem pagar pelos outros.
    Está certo que a lei deve ser cumprida.
    Mas toda lei/regra há uma excessão.
    Como disse o próprio blogueiro, “quero ver o circo pegar fogo”.
    É que eu sempre falo aos meus amigos.
    “A desgraça dos outros é circo para o público rir.”
    E tem como resolver esse problema, porque em Brasília há um projeto de lei (no momento não me recordo a numeração) tramitando no congresso o projeto de lei que efetiva os servidores que tem mais de 10 anos de serviço nos órgãos público. Passando a ser efetivado com status de servidor concursado.
    Algumas prefeituras (principalmente as capitais) como Recife por exemplo, os servidores foram efetivados, alguns até com 5 anos de serviço.
    É errado? Eu acho que não. Porque não se pode demitir um trabalhador honesto que todo santo dia bate o seu ponto e cumpre religiosamente as suas obrigações.
    Ainda mais sendo que o mesmo não tem o grau de escolaridade exigido minimamente.
    Na iniciativa privada como exalta o blogueiro, não é essa maravilhosa toda. É bom pra quem é patrão, que se enriquece as custas do trabalho alheio, pagando a merreca pelo força de trabalho num trabalhador.
    Se a iniciativa privada fosse essa maravilha toda, a concorrência dos concursos não aumentaria ano a ano, os cursos preparatórios iriam a falência, principalmente o Curso Wellington que é referência para os concurseiros.
    Ninguém quer mandado pelo patrão, nem mesmo vender a sua força de trabalho para enriquecer ainda mais a empresa, sendo que o mesmo não é recompensado a altura.
    Porque a produção do trabalho é coletivo, mas a apropriação dos resultados obtidos pelo trabalho coletivo é individual.
    Empresa privada é bom para quem tem o curso superior e com alto grau de escolaridade, e quem não tem esses requisitos será um mero explorado vendendo a sua força de trabalho com baixa remuneração e ajudando a enriquecer ainda mais os patrões.
    Serviço é estalibilidade, é a certeza de direitos garantidos por lei, direitos de combater o assédio moral por exemplo, reivindicar ao patrão por direitos, no contrário, greve.
    É por isso que há muito gente deixando a iniciativa privada e voltando aos estudos para ter o sonhado emprego público com estabilidade.

  34. Sou servidora federal e geralmente leio alguns blog’s, dentre os quais o seu se encontra inserido. Mas, fiquei surpresa em ver comentários com tanta notícia desencontrada. Primeiro, cargos comissionados estão previstos na própria CF/88, então o fato de alguém ter estudado e passado no concurso não o exime de vir a ser subordinado a alguém sem vínculo efetivo com o ente público, ou seja, apenas comissionado, mas que em alguns casos serão ocupante de cargo efetivo, uma vez que também há previsão legal para que um percentual dos cargos comissionados seja preenchido por servidores ocupantes de cargos efetivos. Segundo, o que pude apurar os SP’s são uma forma, que no direito administrativo se denomina, de contratação precária, visto que não possuem qualquer vínculo legal com a administração pública. Então, caso realmente exista esse TAC, provavelmente nele não deve haver essa possibilidade de novas contratações precárias caso se demita algumas já existentes, haja visto que a justiça não iria fazer concessões que vão de encontro à CF. Terceiro, pelo que vi no vídeo, o prefeito eleito foi bem claro quando disse que não iria demitir quem estivesse trabalhando, mas nada falou sobre aqueles que apenas recebem. Assim, acho perfeitamente justo, principalmente para com aqueles SP’s que efetivamente cumprem sua jornada de trabalho, que o prefeito eleito desligue quem nada faz sem que venha a ser contraditório ao seu discurso. Vamos aguardar pelos acontecimentos, penso que o prefeito eleito deverá saber conduzir muito bem a situação, porque ele até podia não saber o total de forma precisa, mas provavelmente tinha uma ideia.

  35. Marco,
    Por gentileza faça uma enquete sobre os pagamentos que o prefeito Castelo tem que fazer para as empresas que trabalharam para sua gestão. Estou preoucupado pois trabalhei para ele e tenho receio que não receba meus pagamentos pelos serviços que prestei. Nos ajude!

  36. Sou sp. ha 12 anos,porem presto 30 horas semanal , sendo que deste universo de 22 mil cerca de 15 mil so recebe por isso faca neles vc. concorda blogueiro?

  37. A criatura estuda tanto para passar em um concurso e quando assume descobre que será chefiado por um SP ou comissionado burro como uma porta, completamente incompetente, que só está lá porque lambe a bota de algum político. Não há estímulo ou dedicação para o trabalho desta forma. Tem de sair todos comissionados e SP, tanto da prefeitura como do estado, assim como do legislativo. Só a justiça que teve “cojones” para fazer uma limpeza.

    Resp.; Meu caro, eu garanto a você que, em 90%, os comissionados são sempre mais inteligentes, ágeis e menos preguiçosos que os concursados. Passar em concurso não mede inteligência. E geralmente são os mais inteligentes que recusam os concursos, por que sabe a mediocridade que é o serviço público concursado. inteligentes vão para a iniciativa privada, abrem o próprio negócio e – de vez em quando – são chamados para exercer uma função de secretário. mas não ficam ór que se deparam com a massa de servidores concursados, cheios de vícios, incapazes, acomodados, preguiçosos e sem interesse algum em fazer a coisa andar. Esta é a realidade, meu caro – em 99% dos casos. Com suas honrosas exceções.

  38. Não entendo a indignação do jornalista…Chamar o EH de mentiroso? E o Castelo, por acaso ele foi verdadeiro? Fala sério! 22 mil Sps é um absurdo! Claro que nesse meio tem gente que trabalha, que cumpre o horário…Mas tem muito gente que só recebe. Então, o certo é reavaliar, demitir e fazer concurso em todas as esferas do poder público. Todas! Tem muita gente boa que estuda , é comprometida e precisa de oportunidade. Pra mudar um lugar é preciso mudar a forma de governá-lo é preciso que as leis se cumpram. Não acredito que os Sp’s não entenderam…Dê a César o que é de César..

    Resp.; Mentiroso??? Por que você gostam de botar palavras em minha boca. São coisas que voc~es mesmos têm vontade d e dizer, mas não têm coragem, né?

  39. Pra inicio de conversa esses serviços prestados ja sabiam quando entra que a qualquer momento vai sair fora e se quiser ficar tranquilo apenas com concurso publico. E tem que botar pra rua mesmo pois essses nao votaram nele e ele tem que botar que trabalhou pra ele e votou aquele que se entregou de corpo e alma nas caminhas ruomo a vitoria. Tu marco deve ta com medo tu ta nessa relaçao dos 22 mil kkkkkkkkk, pois mesmo sabendo que castelo destrui a prefeitura, vc o defendeu com unhas e dentes.

  40. Pois eu tinha um Sp na prefeitura a 6 anos e Castelo mais a filha dele me demitiram, ia trabalhar todo dia na semus assim como outras pessoas ele demitiu muita gente, Holandinha tem que demitir mesmo tem muito vagabundo que não faz nada e so recebe dinheiro ora bolas tem gente ate no exterior, da uma limpeza geral holandinha isso e mais que justo.

  41. Holanda jr nao disse que iria manter os SPS!!! Ele falou que nao vai demitir e que irar valorizar os servidores publicos, no meu entendimento ele se referiu na propaganda eleitoral aos concursados e nao aos SPs, ate porque ele nao tem saida tera que demitir sim!!! Visto que, eles nao tem amparo legal algum!!! Eles pondem ter 15 ou ate 20 anos de servico, a constituicao e clara o engresso ao cargo publico e atraves de concurso publico de provas e titulos, ressalvados os cargos em comissao de livre nomeacao e demissao. Um exemplo ressente de demissao em massa foi o que o tribunal de justica do maranhao fez com mais de 4 mil contratados, tinha gente com mais de vinte anos. Todos os prefeitos que mantiveram tem que ser responsabilizados e a os SPs so resta recorrer a justica do trabalho… LEI NAO SE DISCUTE, CUMPRE-SE…

    Resp.: Ah, foi isso que ele disse, é?!? Então ele que explique aos 22 mil que esperavam coisa diferente. E pague o preço por isso.

  42. OLHA CAMPEÃO DAR A CESAR O QUE É DE CESAR, OS ALIADOS DEVEM SER CONTEMPLADOS DENTRO DOS LIMITES ISSO FAZ PARTE DE QUALQUER GRUPO POLITICO E VC SABE MUITO BEM DISSO, AGORA FICA FAZENDO CHARME COM A PLATÉIA…

  43. Amigo, você está postando informações, nem tanto verdadeiras. Veja a fala do prefeito eleito “Você, servidor, que cumpre as suas funções, pode ficar tranquilo que iremos trabalhar juntos…”, sabemos que há muitos Sp´s, que nem conhece o caminho do trabalho (principalmente, aqueles lotados na última gestão)…Portanto, com esses o prefeito EH, não deve explicação alguma.

    Resp.: Ah, é?!? Ah, tá! Entendi… então vai mesmo haver demissão, é isso?!? Ok!

  44. Marcos, a questão é: o diz o pessoal do Ministério Público e do Judiciário sobre esse descaso e flagrante desrespeito da nossa lei maior, que determina em seu Art. 37, inciso II a realização de Concurso Público para o preenchimento do quadro de pessoal das entidades públicas?
    A Justiça vai continuar fazendo vista grossa para essa prática ilegal, imoral que afronta a todos nós contribuintes?
    O Prefeito tem que cumprir a Lei sob pena de responder por crime de improbidade administrativa, e o MPMA tem que sair do anonimato, cumprir com as suas obrigações e tomar as providências que a situação exige e dar um basta nessa pouca vergonha, que é a utilização dos órgãos públicos para dar emprego para aliados e cabos eleitorais de políticos sem escrúpulos, que se utilizam do poder para tirar vantagens odiosas.
    O Ministério Público tem muito o que explicar sobre tudo isso e dizer publicamente a razão de até o presente momento não ter tomado nenhuma providência e exigir da Prefeitura, da câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa não terem feito concurso público para dotar os seus quadros com pessoas devidamente selecionadas em procelo legal, assim como determina a Constituição Federal.
    Lamentável que um assunta dessa magnitude seja tratado com esse descaso todo!
    Não é por menos que vivemos num dos estados mais atrasados da Federação.

    Resp.: Mas o prefeito eleito também se beneficiou desta prática para “obter vantagens odiosas”. Em suma, o que você propõe é que o prefeito demita os SPs? por que então ele não assumiu iso na campanha? Pra fazer política, mentiu pro povo? Mas ele não é crente, que não dve mentir? Não tem problema: de qualquer forma, ele precisa esclarecer esta questão mais cedo ou mais tarde. E vou ficar aqui cobrando.

  45. É impossivel ele não demitir,1º ele como vc comentou não sabia quantos eram os SPs e também como vc informa que o atual Prefeito assinou um Ajustamento de Conduta que apenas poderá contratar se demitir ficará difícil para o Edivaldo ,pois ele provavelmente ele tem alguns compromissos politicos e terá que demitir caso contrario a folha irá ficar maior o que não é possivel.E também esses não votaram no 36, vc não acha.

    Resp.; Ah, é issso, néé?! Hummmm. Estou entendendo, estou entendendo… Então estes SPs que se preparem, né? É, minha cara, parecer que este negócio vai mesmo “pegar fogo”.

  46. E agora Marco, o que fazer com tanta gente???
    A Prefeitura de Sao Luis é pessima em atendimento e em tantos outros serviços. Eu me recuso a acreditar que esses 22 mil SP’s trabalhem de corpo e alma, infelizmente é a realidade e sabemos disso.

    Resp.; Quem tem qeu responder é o Holandinha. Ele não p´rometeu não demitir ninguém? Eu quero ver é o circo pegar fogo, meuc aro. Literalmente. Quem não pode com o pote, não pega na rudilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *