25

“É muito barato matar um jornalista hoje no mundo”

Por Bernardo Mello Franco, Observatório da Imprensa

Os assassinatos por encomenda se tornaram uma ameaça maior à vida de jornalistas do que as guerras. O alerta é de Jim Boumelha, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês). Ele cobra ações dos governos para frear as mortes e acusa as Nações Unidas de não tomarem medidas práticas que ajudem a reforçar a segurança dos profissionais que cobrem conflitos.

Um relatório divulgado pela IFJ no último dia 31 informa que 121 jornalistas foram assassinados em 2012 no exercício da profissão ou em represália por seu trabalho. O ranking de mortes é liderado por Síria (35 casos) e Somália (18), que vivem conflitos armados. O Brasil aparece em quinto lugar, com seis mortes – Eduardo Carvalho, do Última Hora News (MS); Valério Luiz, da rádio Jornal 820 (GO); o blogueiro Décio Sá (MA); Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, do Jornal da Praça (MS); Mário Randolfo Marques Lopes, do Vassouras na Net (RJ); e Laécio de Souza, da Sucesso FM (BA).

Está à frente de países que passaram por guerras, como Iraque e Afeganistão.

“A impunidade é muito grande”

(Continue lendo a entrevista completa com Jim Boumelha aqui)

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. Derçaa eu acredito muito em vc infelizmente vc não vai poder fazer perguntas porque pelo que lhe conheço vc iria descobrir muitas coisas que até agora não foi revelado inclusive sobre a gravação do Aluízio que segundo vc postou no seu blog que tinha e até hoje ainda não postou mas estou do seu lado para saber realmente quem está por traz de toda essa trama um abraço boa tarde…

  2. Derça eu admiro muito…
    Já que vc vai ter a oportunidade de está na frente da juíza do caso decio pergunte a ela quem era o promotor marcado p morrer quem era os empresários envolvidos,e cader o primo do jhonata k foi preso e fugiu da delegacia de roubos e furtos de veículos segunda informação foi resgatado pelo o delegado Maymone que era peça principal nesse processo ai tem coisa te vira Aluízio não adianta mandar forjar provas já sabemos quase toda a verdade queremos justiça mas realmente com os verdadeiros mandantes um abraço

    Resp.; Eu não vou fazwer entrevista, meu caro incógnito. Eu vou depor. Não tenho que perguntar nada, tenho que responder.

  3. DERÇA NÃO É TÃO CARO MATAR UM PROMOTOR DE JUSTIÇA, PORQUE ATÁ HOJE O MINISTÉRIO PÚBLICO NUNCA CORREU ATRÁS DE INVESTIGAR QUEM ERA O PROMOTOR MARCADO PARA MORRERFALADO EM DEPOIMENTO PELO MATADOR DO DÉCIO.
    O ALUISIO ABAFOU TUDO, DEVERIAM INVESTIGAR ISSO A FUNDO, INCLUSIVE ANDOU MENTINDOPELOS BASTIDORTES, QUE ERA O COROBA, MAIS ELE SABE REALMENTE QUEM ERA E MENTIU MAIS UMA VEZ .
    FORA ALUISIO E SUA QUADRILHA!!!!!
    VALEU DERÇA VC SIM ESTÁ MAIS DO QUE CERTO.

  4. AMIGO DERÇA ESSE CASO DÉCIO TEM MUITA COISA AINDA A SER ESCLARECIDO, CADE O PRIMO DO JHONATA QUE SUMIU DA DELEGACIA DE FURTOS E ROUBOS DE VEÍCULOS E VIROU ÉTER.
    QUE SABIA DE TODO O ENSAIO DO PAPAGAIO, COMO PODE TER FUGIDO ? TANTOS DETENTOS JUNTOS, SÓ ELE FUGIU, JÁ ESTOU SABENDO QUE FOI A POLÍCIA QUE FEZ O RESGATE .
    ATÉ HOJE A FAMÍLIA ESTÁ ATRÁS DESSE DELEGADO MAYMONE, BOTOU O CHEFE NUMA SINUCA , VAI SE ENROLAR TODO DESSA VEZ E OUTRA QUANDO FALA EM GRAVAÇÃO, ELE DÁ LOGO CUTRIMFOBIA.
    DERÇA POR ISSO SOU FÃ DE CARTEIRINHA DO SEU BLOG, PORQUE NINGUÉM TE INTIMIDA. VALEU!

  5. Derça a cidade de onde veio a orden para os empresarios execultar o decio e a mesma que os inocentes estam tentando consegueir as suas liberdades e um quebra cabeça muito facil de ser montado… obrigado pelo espaço um abraço

  6. DERÇA ESSE ALUISIO PENSA QUE O POVO DO MARANHÃO É BOBO, TODOMUNDO SABE QUE O MATADOR REVELOU TUDO NO INICIO DAS INVESTIGAÇÕES.
    QUE TINHA UM PROMOTOR PARA MORRER, ELE FALOU QUE ERA UM PLANO DIABÓLICO E TINHA DOIS FIGURÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL POR TRAS.
    O QUE TINHA HAVER COM AGIOTAGEM?
    DERÇAAGORA VI QUE TEM COISA ERRADA,EU NÃO ETENDO O PORQUE O MINISTÉRIO PÚBLICO AINDA NÃO SE MANIFESTOU? SÓ A POLÍCIA FEDERAL PARA RESOLVER ESSA INJUSTIÇA.

  7. se botar a federal nno caso isso se resolve logo. esse negocio eh enrolado..ja pensou? ia ser uma bomba ver os figuroes na blazer kkkkkk

  8. Derça eu acho isso um absurdo esta na cara realmente quem tinha interesse de matar o deçio agora tive certeza já liguei tudo derça os presos estão de laranja vc além de corajoso é muito inteligente por isso k o delegado Maymone estava te ameaçando agora tem k mandar o secretário de volta para a terra dele vc está de parabéns… Derça na verdade ninguém quer que o crime do deçio nem barato e nem impune o que queremos é a verdade e a verdade está no inicio do depoimento k falava dos empresários e dos marcado para morrer k tinha um promotor no meio e porque desviaram as investigações, Aluízio e maymone vai ter k se virar eles sabem da verdade, só no Maranhão mesmo

  9. DERÇA VC LEMBRA NO INICIO DAS INVESTIGAÇÕES QUE O JHONATAN REVELOU QUE A PESSOA QUE O CONTRATOU TINHA TAMBÉM O CONTRATADO PARA MATAR UM PROMOTOR, UM SINDICALISTA E UM AMBIENTALISTA E POR TRÁS DE TUDO TINHA DOIS FIGURÕES DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, O PORQUE NÃO INVESTIGARAM, BEM AÍ ESTAVA QUASE DESVENDADO O CRIME, REFLITA BEM E RESPONDA O QUE VC ACHA.
    ESTOU COM VC ATÉ O FIM DESTA NOVELA, QUE ESTÁ PERTO DE ACABAR.
    ABRAÇOS

  10. DERÇA DA ONDE VEIO A ORDEM PARA OS EMPRESÁRIOS EXECUTAR DÉCIO, É ONDE OS INOCENTES ESTAM TENTANDO SUA LIBERDADE. É MUITO FÁCIL ESSE QUEBRA-CABEÇA, VC SÓ DESCONFIA, MAIS AINDA NÃO MONTOU.
    OBRIGADO PELO ESPAÇO.

  11. DERÇA DE ONDE VEIO AORDEM PARA OS EMPRESÁRIOS EXECUTAR DÉCIO, É ONDE OS INOCENTES ESTAM TENTANDO SUA LIBERDADE .
    É MUITO FÁCIL ESSE QUEBRA-CABEÇA, VC SÓ DESCONFIA, MAS AINDA NÃO MONTOU.
    OBRIGADO PELO ESPAÇO.

  12. DERÇA NÃO EXISTE CRIME PERFEITO, VC VAI VER NO FINAL QUE VC É QUE ESTAVA CERTO, OS VERDADEIROS MANDANTES ESTAM SOLTOS BRINCANDO DE MENINO RICO SUBINDO E DESCENDO DE HELICOPTERO E OS LARANJAS PRESOS. MAIS A VERDADE JÁ ESTÁ VINDO A TONA.

  13. Caro derca, tudo esta vindo a tona o que mais me revolta e ver esse aluizo blindando poderosos empresários e esse del Maymone deveria se prestar e não compartilhar com toda essa molecagem a pf tem que entrar nesse caso e botar os verdadeiros mandantes na cadeia, inclusive prender os delegados que compartilharam com toda essa armação, por isso que mandaram para bem longe o matador para não falar a verdade mais a casa vai cair para aluizo e sua gangue, por isso tentaram intimidalo mais não adiantou. Pois, lhe conheço e vc não tem rabo preso com ninguém um abraço e boa noite!

  14. Pare o mundo quer quero descer!!!!!
    Genteeeee que é isso????? Esse assunto quanto mais se comenta, mais ele da pano pra manga!
    E vamos caminhando assim… Pra a impunidade de verdadeiros assassinos….pois aqui no maranhaoma coisa funciona assim mesmo… Na base das amizades de gente influente!!!!
    Simples assim

  15. Um PH Amorim, R$ 500.000; um William Bonner, RS 2.000.000; um Marcos D’Eça, uns R$ 200 e uma garrafa de Pitú. Concordas????

  16. gente como pode uma pessoa julgar outra sem ter sertesa! concertesa, saberemos da verdade um dia. Não julges de algo que não sabem! pois com mesma medida que medires vos medirão tambem! vc ja se imaginou num tribunal inocente! pois isso é serio!

  17. Ocaso Décio sá ficou impune,então para os mandantes é fácil pois tem acobertamto confirmdo e provado. O filme tropa de elite retrata muito bem a realidade desse país e diz até de onde vem a fonte de tudo. Brasília! O próprio sistema matou o Décio. E a família metralha segue firme,com poder,dinheiro e principalmente blindada… ja dizia cazuza: “Brasil mostra tua cara, quero ver quem paga,pra agente fica assim… Brasil, qual teu negocio? O nome do teu sócio? Confie em mim…”

  18. sei…
    realmente é muito barato para quem manda matar!
    mas em compensacao sai muito caro para quem foi preso no lugar dos verdadeiros mandantes.
    Alguns se apegam na “agiotagem” para justificar o assassinato, o que ate agora nada foi provado…
    pasmem….

  19. tem que ir atrás é de quem tinha motivo pra matar Décio, isso sim. Acho que a discussão tem que passar pela CPI da pistolagem. A coisa não parece ser tão simples como foi dito pela policia não. Tem gente que precisa aparecer no processo pra que muita coisa seja esclarecida de fato.

  20. meu amigo, realmente aqui ta muito barato mesmo matar jornalista, porque dá em pizza.
    A certeza da impunidade dos verdadeiros mandantes do assassinato de Decio Sa me enoja, eles conitinuam soltos e rindo da cara de todos já que não vao pagar pelo que cometeram…
    o Bando que está preso vai está pagando o pato para os figuroes que estão usurfruindo da amizade do secretário de segurança;
    e fica tudo assim por isso mesmo…
    o agiota e o velho pelo visto vao comer esta bronca no lugar dos politicos e empresários ricaços!!!
    simples assim..

  21. Realmente, e aqui no maranhao que os verdadeiros mandantes nem ao menos sao descobertos e ficam impunes, soltos e desfrutando da vida enquanto bodes expiatórios pagam o pato!!!!
    Esse eh o nosso maranhao!!!!

  22. Seeltivo p nutricionostas Soc I. .????
    no twiter do diretor geral: ” Terminada a avaliação dos mais de 100 currículos de nutricionista. Já foi enviado para o email dos… fb.me/1RdNgT7H1 ”
    Sabem aonde levar o curriculo? Quando será o concurso público?

  23. Portanto devemos levar ao congresso a discussão sobre a pena capital para esses canalhas sanguinarios matadores de aluguel e mandantes como essa Glauciete Alencar. Junia Bolete e Jonhatas Souza,além de todos envolvidos em tramas macabras e covardes como essa que vitimou Décio Sá e outros jornalistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *