15

“É assim mesmo!”, diz diretor da Caema sobre esgoto estourado…

Esgoto estourado na região da Cohama; para a Caema, é assim mesmo…

O diretor de operações da Caema, Cristovam Rodrigues, encontrou uma forma direta e desprezível para eximir-se das responsablidades do cargo diante da população que cobra eificiência da companhia.

Ele simplesmente, vejam só, estabeleceu um “é assim mesmo!”, para responder à sistemática cobrança dos moradores da região da rua Boa Esperança, entre a Cohama e o Turu, que sofrem com um esgoto estourado nas proximidades do residencial Vivendas da Cohama.

Na cabeça de Cristovan, os moradores têm que se contentar com a correnteza de sujeira e fedentina que escorre no local – desde que a própria Caema desativou uma estação elevatória na região – por que, segundo ele, não há qualquer solução para o problema (?).

O esgoto nunca havia estourado, até que foi construído um condomínio de prédio às margens da Boa Esperança. Este condomínio faz o bombeamento do seu esgoto até a rede que passa atrás do Mateus da Cohama.

Crsitovam: pouco trato na relação com consumidores

Mas, segundo as próprias equipes da Caema, a compannhia desativou a estação – outro tema para o qual o seu diretor de operações não tem explicação – levando a rede a não suportar o bombeamento dos dejetos.

O resultado é que os esgotos estouraram nas regiões mais baixas. E a Caema mostra nãos aber o que fazer.

Mostrando absoluto desconhecimento de causas, consequências e soluções de problemas operacionais, o diretor de operações da Caema, falou um absurdo “é a assim mesmo!”, diante da aflição e da sistemática cobrança dos moradores.

E o esgoto continua estourado, jorrando dejetos em via pública, justamente nas proximidades de pizzarias e restaurantes, que agora são ameaçados de interdição pela Vigilância Sanitária.

Mas para Cristovan, “é assim mesmo!’…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Ele disse isso:”os moradores têm que se contentar com a correnteza de sujeira e fedentina que escorre no local”, duvido! Com a educação e a competência que fazem parte desse ser humano, acho que ele tem muita fibra… já deveria ter jogado essa CAEMA pra fora da sua vida a muito tempo. Uma pessoa dessa que nunca se envolveu em negociatas, que de fato veste a camisa e luta pelo que acredita deveria estar em outro lugar… A Caema é reflexo de má administração a anos, quem trabalha sério responde pelos erros de muitos. Só pra vocês saberem tem empresas que estão com pagamentos em atraso a 4 meses tem gente passando fome porque a CAEMA não repassa pagamentos aos funcionários terceirizados, isso é problema GRANNNNNDEEE!

  2. Que cristovam é competente, todo mundo sabe. É um excelente técnico, que começou na companhia quando ainda era estudante de engenharia. Sabe tudo da empresa. Isso é matéria dirigida. Denegrir a imagem de um profissional estudioso, professor e conhecedor dos problemas da companhia, é muito feio e anti-ético. Agora ninguém pode fazer milagre. A caema é um problema de anos do governo do estado e Ricardo Murad / deça quer achar um “cristo”. Acho que o Cristovam já fez seu papel. Na verdade fez muito pela CAEMA, com todas as dificuldades, pois o proprio governo não tem nenhum interesse que a empresa preste um bom serviço a população.

  3. é muito fácil jogar a culpa em cima dos outros, todo mundo sabe que a caema está dessa forma devido a ingerencia do governo estadual, há muito tempo é essa politica de pão e circo quando se trata da caema, D’éça o seu blog é muito bom, mas de alguns tempos pra cá voce tem se mostrado totalmente intencional, o Cristovam tem muita competencia eu o conheço muito bem, mas existe uma limitação que não foi imposta por ele e você sabe muito bem disso, ninguém consegue trabalhar sem ter as condições necessárias para execer as suas funções, o problema da caema é por ela ser simplesmente largada a míngua pelo desgoverno que aí está, acho que a solução seria a privatização da mesma, talvez só assim veríamos a compatencia do Cristovam.

    Resp.; Que o próprio Cristovam diga isso publicamente.

  4. marco,

    Como um balaio que andava com o carro adesivado na campanha do Jackson Lago, vai contribuir para um bom trabalho da equipe da governadora Roseana,´Só no Maranhão isso acontece balaio diretor da CAEMA

  5. Lula estava certo quando disse que nós estamos na merda.
    Graças a competente atuação do Sr. Ricardo Murad!

  6. Esse tá mais preocupado em paquerar por aí do que trabalhar pela população. É o DOM JUAN !

  7. SOU MORADORA DESTA RUA A 11 ANOS, ESSE ESGOTO SEMPRE TEVE GRANDES PROBLEMAS, MAIS DEPOIS QUE FIZERAM O CONDOMINIO BOA ESPERANÇA, NÃO TEM COMO RESPIRAR, TODOS OS DIAS ESTOU DENUCIANDO, P/ A MIDIA POIS AINDA É QUEM ESCUTA A POPULAÇÃO, MAIS DEIXO UM RECADO P/ CAEMA E A PREFEITURA, NÃO FICA CALADA JÁ TENHO UM GRANDE NUMERO DE ASSINATURA DE MORADORES, P/ ENTRAR VIA MINISTERIO PÚBLICO, POIS PAGAMOS OS IMPOSTOS MAIS CARO DE TODO PAIS, SÃO LUIS TERIA QUE SER CIDADE MODELO.

  8. Caro Marcos Deça em vez de voce querer denegrir a imagem de um grande técnico que veste a camisa da caema voce deveria ter reclamado diretamente com o Cristovam e não escrever babozeiras que seu problema com certeza já estaria resolvido leia o Blog do Robert Lobato, a Caema tem sim muitos problemas por culpa do governo que não quer investir em Saneamento e por isso todo mundo quer esculhambar a empresa porque é a unica que dá Ibope mas seu corpo técnico é muito gabaritado, pena que não tenham condições de trabalho para resolver todos os problemas. Com relação ao que publicou Robert Lobato, nenhum blog serve de parâmetro para este aqui, meu caro. Respeito a todos, mas este blog tem linha própria.

    Resp.: Reclamei diretamente com o Cristovan diversas vezes, inclusive sobre este mesmo esgoto. Aliás, disse isso a ele, novamente hoje, numa ligação dele após a publicação do post. O problema é que a Caema está fazendo paliativos, empurando com abarriga, quando deveria dar soluções definitivas. Pior: o próprio Cristovam disse a mim que não tem solução definitiva.

  9. Cristovam e´um bom tecnico veste a camisa da CAEMA, falta-lhe condiçoes de executar seu trabalho.

  10. Rapz, brincadeira, é esse teu chefãooo RM, esse cara, não resolve nem o problema da CAEMA (que está ligada diretamente a sua pasta). Você, deve culpar é o RM, ele sim, é o verdadeiro culpado…Só quer fazer UPA´S,, pois, resolver problemas de esgoto não dá retorno $$$$$….Se ele, procurasse resolver o problema da CAEMA, ja´estaria ajudando na Saúde de muita gente. Simples assim.

  11. caro Marco, o saneamento básico em São Luis é de responsabilidade da prefeitura municipal, logo cabe à mesma rever a concessão dada à CAEMA, estabelecer metas e fiscalizar custos, preços praticados aos consumo e atendimento, tanto de água potável como de esgoto. O resto é balela e enganação. É simples assim.

  12. O governo do Estado não consegue bota redeas na Caema, imagine com o Socorrão II

  13. Continúo achando que se a CAEMA se acabar ninguem vai sentir falta, tal é o estado de degenerescência administratva, técnica e financeira porque passa a empresa, principalmente nos (des) governos de Roseana. Acho que deveriam privatizar logo esse entulho administrativo pra ver se se salva alguma coisa.

  14. Tantas mazelas no Governo e a unica Secretaria que leva chibatada é só a Companhia de Sacaneamento Basico, me compre um bode caro blogueiro xiita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *