27

Quem não gosta de carnaval, também não gosta de São João…

Bumba-meu-boi: expressão folclórica de São Luís, que deve ser fomentada

Este blog apoia a decisão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) de não pagar cachê a grupos carnavalescos de São Luís.

Para este blog, os recursos públicos devem ser investidos no Carnaval apenas na estrutura da festa e no fomento à divulgação e à atração do turismo relacionado ao período.

Mas este blog não concorda com o uso da fé como desculpa – mesmo que às escondidas – para não realização da festa momesca. Edivaldo Holanda Júnior é crente evangélico e como tal não gosta de carnaval.

O ex-prefeito e ex-governador Jackson Lago (PDT) também não gostava de carnaval – e de nenhum tipo de festa ou comemoração popular.

Jackson nunca passou o carnaval em São Luís – e este blog sempre criticou sua postura contrária às manifestações populares.

A postura de Holandinha neste carnaval perpassa o mero debate da crise financeira e vai mais longe: não deixa de ser também um debate cultural.

Se Holandinha não gosta de Carnaval, também não gosta de São João e de nenhum tipo de manifestação “mundana”, como definem os evangélicos.

Mas o São João é uma manifestação cultural típica de São Luís.

E como tal – goste-se ou não dele – tem o potencial turístico que deve ser respeitado e fomentado pela prefeitura e pelo governo. 

Holandinha é prefeito de uma cidade onde maioria não tem ligação com o movimento evangélico. E como governa para todos, deve garantir a todos os direito às manifestações culturais, folclóricas e festivas desta cidade.

No Carnaval de 2013 há a desculpa da falta de recursos para investir.

Mas o São João está aí, e a programação deve ser pensada. Não apenas como festa em si mesma, mas como projeto de atração turística e, consequentemente,  de atração de recursos.

É bom que o prefeito de São Luís tenha consciência do seu papel.

Caso contrário, o bumba-boi também pode ficar sem palco para se apresentar…

Marco Aurélio D'Eça

27 Comments

  1. fala sério gente. realment. os mesmos q cobram saúde e educação são os mesmos que cobram a política pão e circo. o carnaval e o s. joão não vão acabar, mas é preciso q se priorize as obrigações q por sinal são urgentes e a situação da cidade requer isso, ou vcs acham q n?

  2. Caro Marco:
    Em uma sociedade capitalista, vivemos nela e não em uma sociedade teológica, a cultura, qualquer que seja ela, é uma mercadoria. Em sendo assim, não compreendo o porquê da defesa do não pagamento dos grupos carnavalescos da Ilha e da defesa do pagamento de cachês a cantores de fora da Ilha. Ñão foi o Estado que pagou o show de Roberto Carlos? Por que a Prefeitura não pode pagar as despesas do carnaval?

  3. Desonestidade intelectual. Ninguém disse que o prefeito vai deixar de apoiar o São João na capital.
    Meras ilações de caráter especulativo.
    LAMENTÁVEL!

  4. Ele somente não vai fazer este ano o Carnaval como diversas outras prefeituras ate mesmo Coroatá cuja a prefeita é Tereza Murad, devido as dificuldades financeiras.

  5. É melhor fazer um grande culto evangélico no período junino, com a pregaçãode (paga, claro) de homens de Deus, honestos e justos como Edir Macedo, Silas Malafaia, Hernandes e o Valdemiro Santiago.
    Aí a gente muda a cultura maranhense. Simples assim.
    Muitos turistas virão assisitr ao culto, o pessoal dos bois e do carnaval se converte e vira obreiro.
    Não é uma boa idéia?

  6. MARÇO! ESSES PICARETAS DA GANG DE HOLANDETE ESTÃO TOTALMENTE POR FORA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA.E RICARDO VAI BRINCANDO,TESTANDO ESSES ESTUPIDOS COMUNISTAS INCOMPETENTE,VISTO QUE, ESSE INCIPIENTE GESTOR TRAVESTI DE ALCADE NÃO TERIA COMPETÊNCIA NEM DE ADMINISTRAR UMA ESCOLA DA FAMÍLIA,COMO PODERÁ ADMINISTRAR UMA CIDADE DA COMPLEXIDADE DE SÃO LUÍS.
    DUVIDO QUE ALGUMA COISA MELHORE NESSA ILHA,E SERIA BOM QUE ESSE MINISTÉRIO PÚBLICO VEDETE COMECE LOGO FICAR ESPERTO COM ESSA TURMA DE INCOMPETENTE,SALVO ALGUMAS EXCESSOES

  7. pergunta: de todos os prefeitos que já passaram na prefeitura de são luis, qual o que não repassou o dinheiro para escolas desfilar?
    esse repasse vem do ministério da cultura para este fim, incentivo as brincadeiras, agora porque o cidadão se diz evangélico vai acabar com a cultura popular de um povo, se continuar assim temos que começar a fazer movimentos, contra essa discriminação.

  8. Pergunta: Vc ja esteve pelo menos alguma vez num socorrao da vida… ja passou pelo menos uma hora la? Vc eh hipocrita… ta olhando p seu umbigo… carnaval tras dinheiro… tras diversao e contrapartida tras muitas mortes… acidentes que vao ainda mais lotar um sistema de saude que ja naum funciona… muitos aki tem preconceito religioso e detonam todos como se todos fossem iguais. Se ele aplicasse o dinheiro todo no carnaval… muita gente ia falar mal dele por fzr isso com a saude numa calamidade! Opa… se ainda naum precisou usar o sus… sorte a sua!

  9. kkkkkkkkkkkkkkk…Como encontramos ainda pessoas segas, desorientadas e perdidas no contexto …Edvaldo não tem que quer ou não gosta do carnaval e João…tem que fazer quando for possível, quando a cidade e estiver adequada pra receber alguma coisa……Muito lamento a resposta de Marcos D’eça em não conseguir convencer o Natinho Gomes de que o Prefeito não vai realizar o Carnaval porque não quer! o que é isso “abençoado”. Sei que sempre ficas-te contra nós evangélicos. Não lutamos contra a cultura de vocês que somente apresentam felicidade e alegrias falsas, porque por trás delas os hospitais lotam de pessoas feridas e muitas delas terminam chegando nos cemitérios, período esse em que os motéis da cidade lotam pessoas que procuram satisfazrem seus desejos sexuais e que terminam saindo contaminadas pelo DST’S e AIDS, onde muitas das adolescentes engravidam dando trabalhos para os pais….
    Em relação as verbas para as Igrejas, diga-me alguma lei que favorece as Igrejas? Nenhuma…Então até podemos começar a brigar para que as Igreja possam obter recursos da Cultura para realizar os retiros e os demais eventos culturais que são riquíssimas e que infelizmente não são reconhecidas pelo Estado…Vamos dividir os recursos de São João para os blocos de bum-boi, quadrilhas e outras danças com os Eventos culturais Evangélicos…vocês não querem não é mesmo..só pra vcs…srsrsr

  10. Bem feito! evangélico não.. crente! crente que os outros são besta!!! eles não gostam de Natal, dias das mães, dias dos pais, ovos de páscoas… etc.
    Sabem o porque? é tudo gasto, é comprar, é dinheiro e dinheiro eles aprenderam desde cedo, é pra dá para os “bestas” dos Pastores. Resultado: segundo a revista Forbes, o Edir Macedo é o mais bilionário do Brasil, o 2º é Valdomiro o 3º é Malafaia e por aí vai, o Holandinha vai entrar nesta lista depois da baba da Prefeitura. Só que somente crente não elege Prefeito. O que comentei aqui, vai ter vários alienados “crentes” que vai se doer, agora como disse o deputado: Doa a quem doê-la!! kkkkkkkkkkkkkkkk

  11. roseana gosta de carnaval so que o do rio de janeiro vc lembra quanto ela deu as escolas do rio ano passado isso e conversa marco vc e muito agressivo com o prefeito

  12. As brincadeiras juninas daqui são esteticamente muito bonitas e atraem turistas, mas continuo a achar que o poder público deve fornecer apenas a infraestrutura para a festa. Esses grupos devem buscar patrocínio privado. A arrecadação de impostos deve até diminuir nestas festividades pois paralisa vários outros setores da economia e ninguém dá Nota Fiscal da comida que é vendida e os grupos que, sendo remunerados e portanto prestadores de serviços, não pagam ISS pelas apresentações em clubes e festas e etc. Por outro lado aumentam as despesas com limpeza, segurança e saúde. Com tantos problemas que temos, será que vale a pena gastar tanto com isso, pelo menos por enquanto?

  13. O que o blogueiro faz nesse texto são meras conjecturas sem qualquer base fática, especulações preconceituosas.
    Não é porque Holandinha é evangélico que não tenha a obrigação de fomentar o São João, pois essa festa certamente trará recursos para São Luís com o turismo.
    Seja um pouco mais honesto.

    Resp.: Não disse que ele não tenha obrigação. O que ele não tem mesmo é vontade.

  14. Investir em cultura é obrigação do estado e pelo que já li vários alimentos que foram doados ao socorrão forma colocados no lixo sem explicação. O carnaval tem que pagar por ser uma “festa profana” e o prefeito ser evangélico? Creio que não, a cidade só tem a perder sem a passarela, já pensaram nas pessoas que trabalham nesses dias de carnaval e tiram um lucro bom disso? Já perguntaram a elas como estão se sentindo sem a passarela? Seria um outro questionamento polêmico.

  15. Caro Marco. Meu respeito e admiração, como voce sabe que tenho pelo seu profissionalismo.
    É lógico que a cultura, as festas populares, fazem parte do patromônio de nosso povo, apesar dos prjuízos morais, financeiros, espirituais, familiares e até vidas que são ceifadas durantes essas festas da cultura. O prefeito, independente do seu credo religioso, da sua fé, se é evangélico ou não, deve atender a todos os segmentos da sociedade, pois segundo a nossa democracia, o governo é para todos. Agora tem um porém nessa questão: investir nesses eventos culturais, como pedem os seus promotores, na situação em que se encontra nossa cidade, no referente a saúde, principalmente, é como se o pai de família fosse para a festa deixando o seu filhinho doente em casa, precisando remedio, e ele gastar o dinheiro com diversão. Neste momento acho mais coerente cuidar do mais necessário, do que do importante.

    Resp.: Tudo isso que você falou, Natinho, é a teoria. Na prática, se o prefeito não tiver vontade de fazer – por fé ou por má-fé – ele não faz e pronto. É assim que funciona a vida no dia-dia, fora das elucubrações, das teorias, dos textos e das mensagens bonitas dos púlpitos.

  16. Desta vez tenho que concordar com você.
    Carnaval e São João trazem turistas para o Maranhão, portanto, trazem receita. Mais acima de tudo, caro Marcos, as festas populares são nossa identidade e precisam ser preservadas.

  17. A atitude do Prefeito foi acertadissima, agora nós maranhenses temos um Governo que deixa de investir no Basico, Educação, Moradia, Saúde etc… pra trazer artistas de fora com cachê milhonario e fazer carnaval, é como disse um imperador Romano, pão água e circo e tudo termina bem.

  18. QUANDO NÃO SE TEM NOTÍCIAS DE VERDADE, CRIA-SE UMA POLÊMICA INÚTIL, COMO BEM ESCREVEU O JOÃO.

  19. em março o prefeito terá que anunciar se terá ou não são joão,pois precisa difulgar para o Brasil manifestação que realmente atraí turista para os hoteis de são luis

  20. Os evangélicos querem o poder e o dinheiro pra acabar com as manifestações culturais. Eles compraram quase todos os teatros e cinemas e transformaram em templo dessas seitas religiosas. O intuito deles é acabar com a cultura. Enquanto isso Roseana que não tem nada de besta aproveita pra fazer a vontade do povo investindo pesado no carnaval maranhense e nas festas juninas, no tambor de criola e no bumba meu boi. Essa oposição só dá tiro no pé.

  21. Concordo com vc marco, mas lembre-se q são joão é um santo e com tal os evangélicos não cultuam como dizem, então tu acha q vai ter são joão..meu caro pode esperar sentado pois ele vai inventar outra desculpa.

  22. Eu até estava me admirando você ficar do lado de Holandinha quando o mesmo juntamente com pessoas representantes do carnaval maranhense decidiram não realizar desfiles na passarela do samba, e não citar a religião como fim para essas atitude. Pronto, acabou a admiração D’eça.

  23. Caro Marcos, Caso vc queira por mais lenha na fogueira, que tal investigar quanto o Governo do Estado, só no carnaval quanto foi destinados as igrejas e não aos grupos, para festejarem o carnaval? Essa de que o prefeito é evangélico não invalida nada. A manobra do Estado em querer ser bonzinho não tem cola. Basta ver que neste carnaval os recursos caíram como vem caindo nos últimos anos. Já que os comandantes do Estado querem mesmo fazer carnaval, porque não investem também nos municípios ? ou melhor os próprios municípios em via de regra só teem ajuda por emendas parlamentares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *