40

Edivaldo quer acabar com a cultura popular, dizem representantes de agremiações carnavalescas…

caranval2

Holandinha e seu secretário de Cultura, Chico Gonçalves (Imagem: Diego Chaves/O EstadoMaranhão

Os repesentantes dos principais blocos, escolas de samba e grupos carnavalescos de São Luís fizeram manifestação, hoje à tarde, contra a decisão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), de cancelar a realização do carnaval na capital maranhense.

Em tom de forte crítica ao prefeito, eles apontaram que há uma tendência do prefeito – que é evangélico – de acabar com as manifestações culturais na cidade.

Antes da manifestação, os representantes da cultura popular fizeram uma última tentativa de convencer Holandinha a garantir a estrutura do carnaval, em reunião articulada pelo deputado estadual Roberto Costa (PMDB).

Não adiantou. O prefeito se manteve irredutível – e acenou apenas com a possibilidade de repensar o projeto da prefeitura para 2014.

carnaval

Manifestantes fazem protesto contra decisão de Holandinha de não investir no Carnaval (Imagem: De Jesus/OEstadoMaranhã0)

Após a reunião, os dirigentes de agremiações chegaram à conclusão de que não há interesse do prefeito em fomentara cultura popular.

E já se mostram preocupados, inclusive, com o São João.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

40 Comments

  1. Edvaldo, aplique o dinheiro do carnaval na saúde, está correto, a PMSL deixou um buraco quase sem funda e não é justo com quem precisa de cuidados Médicos fica a margem da morte para pagar um carnaval que na minha opinião é desnecessário nesse momento. Ano que vem, Edvaldo, faça um carnaval para o povo, divulgue a cidade, vamos fazer como o recife que lota nesse período com turistas e gerando renda, mais no momento, melhor cuidadar da saúde dos que precisam..

  2. Essas festas chamadas populares são na verdade rituais tribais e não possuem nenhuma importância. Só sendo um tremendo abestado para assistir essa baboseira medieval. Eu duvido que o blogueiro D´Eça se desloque de sua casa para acompanhar no anel viário essa palhaçada até as 6 da mãnhã ou fique em frente a sua LED 3D full-HD de 65 polegadas assistindo o ‘grande’ carnaval de São Luis, duvido, DUVIDO !!!

    Resp.; De fato não vou a desfiles de escolas de samba – aliás, nem das do Rio eu gostei. Mas gosto da festa popular que é o carnaval de rua.

  3. PRA QUE CARNAVAL ?
    SÃO LUIS PRECISA É DE VERGONHA NA CARA, E O PIOR CARNAVAL DO BRASIL É AQUI, SE QUEREM CARNAVAL VÃO PEDIR DINHEIRO PRA ROSEANA ELA QUE GOSTA DE PATROCINAR ESCOLAS DE SAMBA.

  4. Os alternativos e revolucionários estão caladinhos, se fosse outro prefeito estavam reclamando. Quando eu leio financiamento público da cultura percebo que esse povo não entende nada de gestão pública e estão indo na contramão do governo federal que eles tanto se orgulham de fazer parte. “a gente quer comida, diversão e arte”

  5. ah pelo amor de Deus que noticia sacana, ainda ta reclamando da verba do carnaval !? (que ta indo pra SAUDE!) só pode ser sacanagem,eu apoio completamente essa decisão admiravel do prefeito, ao invés de investir numa festa que comprovadamente mata cada vez mais pessoas (basta ver os pedidos de doação de sangue, quadruplicam nesse periodo do ano), e deixam milhares entupindo os hospitais já entupidos (lembra da SAUDE, A VERBA QUE TU TA RECLAMANDO), injetar dinheiro no carnaval, é contribuir ainda mais pra precarização da saude, é um tiro no pé, diante da situação de calamidade publica em que os hospitais se encontram, deia é bater palmas pra uma aitude como essa, talvez tu não tenha nenhum parente no socorrão pra postar isso, agora a governadora não ta nem aí pra população, q venha show da virada (nunca tinha visto isso em são luis) pra torrar mais nosso dinheiro, em vez de pagar os funcionarios q tão trabalhando pra ela sem receber, quanta discrepancia e falta de sensatez, esse tipo de noticia postada é revoltante via tudo isso, podia falar o dia todo, mais tenho q trabalhar. E só pra constar (antes q possam dizer q sou evangelico ou sei lá pra justificar minha fala, pq é essa a tendencia de quem escreveuo post) sou ATEU.

  6. PARABÉNS EDIVALDO, vejo que és um autêntico evangélico e seguidor da palavra de Deus. CARNAVAL é festa do demônio, de cultura não tem nada. Carnaval as pessoas abusam da drogas e ainda se prostituem. QUE ACABE COM ESSA PALHAÇADA DE CARNAVAL!

    Resp.; Evangélico na polític também é coisa do demônio. Sobretudo evangélicos que se corrompem pelo poder e cobiça da política.

  7. GERIR A CIDADE SEM AS INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS, POLÍTICAS OU SOCIAIS???COMO É QUE É, MEU CARO?VC TÁ FALANDO DE IMPARCIALIDADE? NEM NO JORNALISMMO E NEM EM ÁREA NENHUMA DO CONHECIMENTO, MEU NOBRE….SÓ SE COLOCARMOS NO LA RAVARDIERE UM ROBÔ PROGRAMADO….O QUE SE PODE FAZER É GERIR SEGUINDO OS DITAMES DA LEI…SIMPLES ASSIM….E SE O CARNAVAL E O SÃO JOÃO ACABAREM, QUAL A IMPLICAÇÃO MESMO???NUNCA VI UM LUGAR DESENVOLVIDO TER FESTA POPULAR…E FALO DESENVOLVIDO DO PONTO DE VISTA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS….QUEM QUISER FESTA QUE BANQUE A SUA PRÓPRIA….

  8. Concordo com o que ele fez, mais espero que realmente aplique o dinheiro na saúde pois esta uma lastima, e como ele é um homem de Deus acho que ele vai fazer algo diferente, sei que terás erros, mais espero que seja menor que os acertos.

  9. A população já começa a perceber que essa estória de rombo não é bem assim do jeito que alardeiam por aí, parece haver um certo exagero nas contas, uma distorção proposital para justificar a inércia da gestão quanto a questões que necessitariam de respostas urgentes, como fora prometido na campanha e que até agora nada. Eu só gostaria de saber o que está sendo feito com os milhões que já entraram no cofre da prefeitura desde o primeiro dia do ano? Pra onde estão indo? Cadê a transparência?

  10. Caramba dizer que o cara vai ser o pior prefeito pelo fato de priorizar a saúde em vez de carnavalé muita burriceeeee!!! Isso é revoltante gente…carnaval tem em todo lugar…ficam revoltados so pq esse ano nao vai ter esse carnaval que nem organizado era…o dinheiro era repassado mas era uma porcaria!!! convenhamos. Eita São Luís de gente desinformada, ficam kerendo priorizar algo que e momentaneo em vez de saúde, preferem vê gente morrendo nos hospitais pra ter essa festinha ralada que é o carnaval de São Luís. Essa cidade eh uma desgraça msm…começando pelas pessoas….por isso so tinha político corrupto no poder antes, Castelo fez o q fez, deixou a prefeitura sucateada, sem condições pra fazer um carnaval que prestasse e ainda tem gente que diz Volta Castelo…eh muita sacanagem msm.

  11. É incrível como as pessoas conseguem serem tao hipócritas!!!! Que adianta fazer carnaval se São Luís não está preparada pra receber em seus hospitais dezenas de pessoas que xegam nos hospitais públicos acidentadas, esfaqueadas dentre tantas outros acontecimentos bem comuns nessa época carnavalesca. Não critico a decisão do prefeito nem acho que essa decisão seja porque ele seja evangelico ou não. Tenham bom senso meu povo…vao morrer é se não tiver carnaval só esse ano?? Tem tantos outros carnavais por aiii e querem fazer tanto escandalo por conta disso. Esperem o proximo ano para julgar, quando as coisas estiverem mais estáveis, aiiii sim vao vê qual a verdadeira pretensão do prefeito. O povo so quer festa, depois reclamam da saúde, educação etc. Ahhh vai entenderr’!!!

  12. edivaldo esta certissimo. quem deve esta desesperado e dono de bloco e escola de samba. vao mamar nas tetas do capeta.

  13. Eu sou evangélico, não é justo pensar porque temos um prefeito que confessa também a mesma fé que ele terá que acabar com Carnaval, podemos observar que o Prefeito Edvaldo disponibilizou as verbas para o período carnavalesco, quem não foi ele? Claro que não, o problema está com as lideranças da Cultura que não resolveram pegar o recurso e também não colocar os blocos para desfilarem. Não é mais culpa do prefeito, a verba foi separada, agora os movimentos culturais se arrependeram em não pegar o recurso….

    Eu vejo que a cultura é importante sim, mas a Saúde da Sociedade é muito mais… Pois não é a saúde da minoria que se diverte com carnaval e sim a de todos os carnavalescos, católicos, umbandistas, evangélicos e sociedade em geral…..Eu não vejo que o Prefeito irá acabar o carnaval, e sim priorizando o que é mais importante para a sociedade no momento….

    Resp.: Quem tem que provar que não tem nada contra o Carnaval é Holandinha, meu caro. E não há dúvida de que o fato de ser evangélico tem um peso muito maior na sua gestão. E ele e os evangélicos, deveriam saber disso quando buscaram a eleição. Será que Holandinha seria tão duro com um pedido para uma cruzada dos seus irmãos em Cristo? Ele precisará responder o tempo inteiro a estas questões. Caso contrário, estará implantando obscurantismo cultural em São Luís, meu caro. Quem faz questão de exibir sua fé, até de forma ostensiva para um prefeito, é ele. Basta ver seus gestos de apontar para o céu a todo momento. Ninguém quer saber da relição do prefeito – se ele é ateu, evangélico, católico, umbandista, gay, hetero, negro ou branco. O que se espera é que ele tenha a capacidade de gerir a prefeitura em todos os seus aspectos, sem se deixar levar pelas influências religiosas, culturais ou familiares. É simples assim.

  14. Eu acho que o povo tá é acostumado em ganhar dinheiro fácil, quando acontece um negocio desse ficam tudo desesperado. vamos voltar com o carnaval de antigamente era tão bom, não tinha passarela era carnaval de rua mesmo, começava na deodoro e ia pelas as ruas do centro, tá certissimo Edivaldo Holanda Jr.
    deixem que quiser criticar, fazendo carnaval ou não o povo sempre vão reclamar.

  15. RECEBEM MUITO DINHEIRO E FAZEM O CARNAVAL DE PAPEL SE A CHUVA CAIR NO DOMINGO DE CARNAVAL NA TERÇA-FEIRA AS ESCOLAS E SÓ ARMAÇÃO FALTANDO 9.000 POLICIAIS E NÃO TENDO SAUDE NA CAPITAL, NÃO PODEM TER CARNAVAL, VALEU EDVALDO 2014 NÓS SE BATEMOS.

  16. isso é uma falta de respeito com o povo de são luis, não repassar o dinheiro para as escolas e blocos carnavalescos, tenho certeza que existi uma lei que ele é obrigado a repassar essa verba que é especifica e destinada ao incentivo a cultura maranhense, isso é crime de prevaricação, não foi decretado estado de calamidade pública. é 36 essa é a mudança que ele prometeu,

  17. Se ele tivesse apoiado o carnaval, a manchete aqui seria “Prefeito gasta milhões no carnaval enquanto morre gente nos hospitais”. Assim caminha a humanidade e os blogueiros que se prestam a fazer politicagem como se fosse notícia.

  18. QUEM GOSTA DE CARNAVAL DEVE PROCURAR AS CERVEJARIAS PRA PATROCINAR ESSA TRANSLOUCADA FARRA, O NOSSO DINHEIRO, OU SEJA PÚBLICO, DEVE SER EMPREGADO PRINCIPALMENTE EM SAÚDE E EDUCAÇÃO, NÃO ACHO JUSTO QUE TODA A POPULAÇÃO FINANCIE ESSE DESNECESSÁRIO DESEJO DE REBOLAR.

  19. Cara, fala sério. A precariedade e o amadorismo desses grupos só envergonham. Marco D´Eça está certíssimo, chega de verbas para ‘alimentar’ meia dúzia de GRANDES dirigentes que se dizem representantes da cultura popular. Querem dinheiro ? Silvio Santos vem aí.

  20. Mas a governadora já liberou, dizem os jornais, 4 milhões a esses gulosos e insaciáveis dirigentes de bloco e escolas de samba. O que querem mais os espertos ‘divulgadores’ da cultura local ? Sei, querem as notas, aquelas bem azuis e de prreferência em abundância. Aqui na comunidade está em ‘gestação’ o bloco BOTA DINHEIRO NO MEU BOLSO. Quem sabe agente não fatura uma graninha para pagar o IPTU e o IPVA 2013 ???

  21. Isso é puro preconceito por ele ser evangélico.
    O prefeito nunca disse que vai deixar de fomentar as festas juninas. Nunca sequer sinalizou nesse sentido.
    Esse povinho tem preconceito por ele ser evangélico.
    Se o prefeito deixar de fomentar as festas juninas por ser evangélico ele realmente estará errado, mas não é esse o motivo em relação ao carnaval.
    PURA ESPECULAÇÃO!

  22. Edivaldo está querendo acabar com a “cultura” do roubo de dinheiro público.
    O dinheiro é nosso, cacete, é conosco que tem que ser gasto.
    Vão trabalhar como nós trabalhamos, comboio de vagabundos!

  23. Fala serio né!?Sem noção comentários como estes colocados em seu texto,o fato de ele ser evangélico não tem nada haver,pessoas que são contra Holanda querem é colocar lenha na fogueira,tudo para ver ele na pior,hooo povo medíocre viu?!A saúde na nossa cidade esta uma negação e o povo pensando em diversão,carnaval pode se deixar para os próximos anos,mas agora no momento tem que se interessar com o que realmente vale apena.O ser humano tem que ter pelo menos um pouco de consciência ,ao invés de sair falando bobagens por ai!

  24. ELEGERAM O URUBU! AGORA É ESPERAR ELE COMER A CARNIÇA. ESSE MARCELO MUNIZ, É UM TREMENDO DE UM BABÃO DO PREFEITO, TÁ DOIDO PRA PEGAR UMA BOQUINHA, FOI CANDIDATO A VEREDOR COM MEIA DÚZIA DE VOTOS.

  25. Kkkkk. Ta ai o prefeito que vocês queriam!!!!! Kkkkkk…fim do carnaval, fim do sao João, fim de todas as festas em sao luis!!!!

  26. É MUITA COVARDIA PENSAR ISSO A PREFEITURA ESTÁ
    SUCATEADA VAMOS PARA VERDADE…AGORA FICAR COM
    PICUINHAS TEM NADA A VER…SEM RECURSO NÃO SE FAZ
    NADA…VAMOS TRABALHAR E PENSAR NA SAUDE E EDUCA
    ÇÃO DO NOSSO POVO…A PREFEITURA ESTÁ CERTA

  27. Gente cadê a ridicula da Helena Leite com o pilantra do Juarez e Joel Jacinto, se calaram. Quanto será que essa oportunista desqualificada ganhou. O pior que ainda tem gente que perde seu tempo pra ouvir uma louca dessa, falar merda na rádio acompanhada desses Juarez que não vale nada. Acho é pouco pra esse povo que votou nesse que vai ser o PIOR prefeito que são luís ja teve.

  28. TA CERTO PREFEITO , SOU CATOLICA ,GOSTO DE CARNAVAL MAIS UM ANO SEM ELE ,NINGUEM MORRE ,SIM SEM SAUDE, K ESSE POVO KER,ESSAS ESCOLAS NÃO FAZ NADA DURANTE O ANO TODO, NAS SUAS COMUNIDADES E NEM BENEFICIO DAS ESCOLAS , SO KEREM DINHEIRO PUBLICO , MUITOS AI NEM RECEBEREM AINDA DO CARNAVAL PASSADO ,AGORA VEM FALAR MAL.POUPE NE, PROCURAM TRABALHAR FORA DA EPOCA DO CARNAVAL EM PROL DAS ESCOLAS DE VCS. COMO AS DE FORA FAZ, SEJAM PRODUTIVOS E CRIATIVOS PARAM DE KERER SO MOLEZA, KER DANÇAR SE VIRAM UM POUCO , SAI DAS TETAS DO GOVERNO VÃO MAMAR NAS DE VCS E TIRA OLHO DO DINHEIRO PUBLICO.

  29. No dia que Edivaldo Holanda ganhou a eleição para prefeito, o povo estava comemorando com muita música(e não era evangélica não, viu..), bebida… eu vi, ninguém me disse não. Aposto que todos esses, adoram carnaval! adoram uma festinha, agora…se não for o Estado pra fazer. Eita povo que não sabe votar, tome…hehehe. Ah! Pra completar, votem no Flávio Dino em 2014. Aí vcs vao ver o que é bom pra tosse!

  30. Tu é um cara de pau… Pau mandado, só serve pra semear discórdia!!!! Assim, vcs estão fazendo um desserviço para a população!!! Querer manobrar tudo e a todos confundindo todo mundo!! Affff… Dá nojo de tudo isso!!!!!!!

    Resp.: É, né?! Então, tá!

  31. Edivaldo está corretíssimo, primeiro o mais importante não é festa e sim saúde, segundo, a farrra estava demais principalmente para os diretores e presidentes de várias Escolas de sambas e grupos de blocos, onde só querem mamar nas tetas do governo, seja estadual ou Municipal, é o caso da CIA. e muitos outros, que não querem arregaçar as mangas e trabalhar de verdade para que o verdadeiro carnaval aconteça.o prefeito pega uma prrefeitura quebrada e com uma dívida de quase 15 milhoes de reais e ainda vem o ex secretário de Cultura -da gestão anterior-tem a cara de pau de ir reivindicar recurso da atual administração. Bem pessoal um ano sem estrutura não mata ninguem vamos no preparar para 2014, abraços a todos.

  32. Sem questionar a existência do rombo, mas, questionando o tamanho do buraco, a população já começa a perceber que essa estória de rombo não é bem assim do jeito que alardeiam por aí, parece haver um certo exagero nas contas, uma distorção proposital para justificar a inércia da gestão quanto a questões que necessitariam de respostas urgentes, como fora prometido na campanha e que até agora nada. Eu só gostaria de saber o que está sendo feito com os milhões que já entraram no cofre da prefeitura desde o primeiro dia do ano? Pra onde estão indo? Cadê a transparência?

  33. Para ele, coisas do demônio! Que aberração. Como tem gente arrependida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *