16

A homossexualidade na Igreja Católica…

A renúncia do papa Bento XVI ao título de chefe mundial da Igreja Católica – ele faz hoje a sua última aparição oficial no posto – recrudesceu o debate sobre pedofilia e homossexualidade na denominação religiosa.

Desde o anúncio de que o papa iria renunciar ao comando da igreja nesta quinta-feira 28, os escândalos sexuais de padres e bispos voltaram à tona – desta vez envolvendo até mesmo cardeais que participariam do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI.

Mas por que há tantos padres gays na Igreja Católica? Ou, pelo menos, por que surgem tantos casos de pedofilia nesse meio social?

Ao que parece, a própria doutrina da igreja acaba estimulando a busca da batina por homossexuais.

A exigência do celibato para sacerdotes funcionaria como uma espécie de “armário”, atraindo jovens que encontrariam neste tipo de cortina de fumaça uma forma de esconder sua condição sexual.

Numa igreja evangélica ou protestante – ou mesmo na sociedade secular – seria mais difícil para um jovem do sexo masculino alcançar a maioridade sem se relacionar com mulheres.

Tudo isso fruto também da cultura cristã impregnada, que disseminou a equivocada ideia de que ser gay é estar no pecado e distantes dos desígnios de Deus – uma tolice que funciona como mantra quanto mais atrasada é a sociedade.

Na igreja católica, homossexuais fugindo da opressão encontram a justificativa para não estar acompanhado exatamente o fato de ser padre, frei, seminarista…

Protegidos pela batina e pelo celibato, os jovens conseguem esconder sua condição da pressão familiar e social.

Mas acabam sucumbindo às “concupiscências da carne” de forma deturpada, usando da condição sacerdotal para abusar de menores – uma consequência da imposição doutrinária.

Como a igreja também é patrimonialista, estes “desvios” acabam sendo escondidos para evitar escândalos que levem a dilapidação patrimonial.

Desta forma, ao longo da história, os padres homossexuais se sentiam ainda mais protegidos no armário da doutrina celibatária.

O problema é que os tempos são outros, e a aura de santidade já não é vista por toda a sociedade, que tomou coragem para denunciar.

E o resto da história está sendo contada nos tempos atuais…

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Ningúem lembra se , quando foi que começou a falar , quando criança .Com certeza também não sabe como começou a ter gosto por pessoas do mesmo sexo .
    Quem explica? Como começou ? Porque ?
    Na minha leiga opinião , um dos motivos que fazem o sexo masculino ter gosto por sexo masculino é a criação por parte de mães separadas , pelo fato da referencia masculina não estar presente dioturnamente , de meninOs ficarem sempre vendo as mamães se maquiarem etc…Na fase dos 2 anos em diante , se as mamães não ensinarem que um menino brincar com um baton ou comprar roupas com cores em detalhes rosa por , rosa ou lacinho daqui ou dali e achar que isso é normal e que é criança e não tem nada a ver , provavelmente esse menino vai crescer afeminado com todos os tregeitos da mãe e acabará pegando gosto no decorrer do seu desenvolvimento .
    Isso é o que eu acho .Não sei como funciona no caso feminino ter gosto sexual por feminino , mas que eu conheço e acompanhei casos de meninos serem criados pela mamãe ser obrigado a ser todo organizadinho e crescer vendo mamãe se vestindo . Sem que um homem, esteja presente para que o subconciente desta criança evolua com masculinidade e também não se lembre do porque ser macho e gostar de mulher gostar de ser hetero .
    Toda essa discussão aí é consequência de seres criados por negligencia de seres humanos e o adulto está sendo punido como no caso de padres etc…Um pit bull só será agressivo se for criado para agredir , desde filhote .
    Tem que ficar de olho desde neném , já ir instruindo , a ser homem ou mulher .

    resp.: comparar seres humanos com pit bulls, legal…

  2. Engraçado,se quem acredita na bíblia é manipulado e quem acredita no próprio ser humano o que é?!Na verdade é o sujo falando do mal lavado, fala sério.Realmente leitura é um antídoto contra ignorância,por isso recomendo esta pesquisa feita pelo o próprio ser humano primata: Richard Cohen, o autor do livro sobre a homossexualidade,explica que é ‘’um mito afirmar que se nasce gay porque cientificamente isso não é válido. ‘’Se não conhecem recomendo saber um pouco sobre ele,afinal a ciência do homem primata esta ai para isso,e para quem não conhece as palavras sagradas ,o tempo todo vai ter que se basear apenas em pesquisas humanas primatas,sendo que na bíblia já tem ‘’a resposta’’ a muito tempo,a ciência só vem confirmando,e quando não sabe como explicar diz apenas que são teorias,pois a dúvida é só o que vão encontrar.E para quem acredita que tudo é evolução,destes eu tenho pena,pois se for depender de evolução,a raça humana estar perdida definitivamente,achar que tudo é natural,que tudo é uma condição humana,triste fim desse homem primata.Lembro quando saiu esta matéria aqui: ‘’Bóson de Higgs foi o principal avanço científico de 2012’’ ,depois leio outra matéria: ‘’Descoberta coloca teoria do bóson de Higgs na berlinda.’’E ai!? vocês me perguntam!A questão é que surgiu uma pergunta muito básica, e ao mesmo tempo muito complexa para a cabeça do homem primata: ‘’E o que dá massa para o bóson de Higgs?’’ E a resposta da ciência qual é!? Simplesmente ‘’não sei’’ .Gosto da ciência primata,mas tem coisas que não dar para se fazer de Deus.E em relação aos homossexuais, a ciência primata já deu uma boa pesquisada,se ninguém sabe…só existe gene de macho e fêmea(humano),o resto é ’’ loucura espiritual’’,não estou falando de ‘’espírito’’ ,mas do intimo de cada um de nós,duvido que aqui entre esses leitores quando ofendidos,machucados,excluídos,…,não sentem uma ‘’dor na alma’’,nem que seja pequena,mas sentem,que chamo de ‘’sentimentos confusos’’(quando muito sensíveis chegam a se matar,ficar depressivo,usar drogas,ser um alcoólatra,compulsivos,desenvolver taras,ter desvios de conduta,ter visões e assim vai ), e isso é o que vem ocorrendo com a humanidade,estão ficando doentes da ‘’alma’’,achando que tudo tem que ser normal,que tudo é evolução e tem que ficar assim mesmo.Haa D’Eça,antes que eu esqueça,o homossexualismo está mais para ser um comportamento ,por influência do egoísmo do ser humano primata ao longo de sua existência por poder e ganância,deixando de lado os verdadeiros princípios(se é que me entendeu)…que dar a entender que é algo ‘’genético’’,ou como preferir, uma ‘’evolução’’ …Mas para quem quer pensar além dessa vida medíocre,saberá que muito já se perdeu nesse mundo.Mas no fim ,ainda acredito nele 🙂 !E passe bem D’Eça.

  3. TU É VIADO ?

    resp.: vEado é um animal encontrado na natureza, minha filha…

  4. Um texto digno de reprodução. Concordo com o que escreves, tanto no texto quanto nos comentários. Fico triste é de ver tantos tolos gritando tolices em um meio como esse, demonstram serem pessoas manipuladas e com um nível de cultura limitadíssimo, incapazes de ver além do que é de fácil assimilação. Leitura é um antídoto fortíssimo contra a ignorância…

  5. Agora sim Marco….se vc partir da idéia de que a bíblia e Deus não passam de tolice, então dá pra compreender. Agora a IGREJA segue a BíBLIA e a bíblia NEGA O HOMOSSEXUALISMO. simples assim. Ninguém é obrigado a se guir a igreja, mas quem o fizer, deve fazer nos termos que determinar a bíblia.

  6. Marco, dizer que homossexualismo é pecado, ñ é fruto da cultura cristã nem trata-se de idéia equivocada que ser gay é estar no pecado, muito menos UMA TOLICE, como vc diz. Se vc ler a Biblia sagradae 1Co 6. 9 e 10, se certificará disto. “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados (homossexuais), nem os sodomitas (os que praticam sexo anal),
    nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    1 Co 6:9 e10

    Resp.: Mas é exatamente por isso que eu digo que é uma tolice, minha cara! Por que se baseia em baboseiras bíblicas. A condição homossexual é uma condição humana, não escolhida, não decidida e não definida pelo hoemmne, mas pela própria natureza. Querer “curar” o homossexualismo é uma aberração; querer “livrar” o homossexual espiritualmente, é uma violência; querer “tratar” o homossexualismo como problema psiquico é cretinice. O homossexual é e ponto, minha cara. O resto, é baboseira manipulada ´pela crença nesta tolice chamada Deus.

  7. Para você é simples assim,que não pensa além dessa vida que tem!Seu papo é como de muitos que acham que tudo é normal,daqui a pouco,vai dizer que alguém quem é pedófilo é algo natural e que vai fazer parte da futura humanidade!

  8. Qual é Marcão, pô meu irmão vc tá com marcão comigo, ainda pouco fiz um comentário a respeito deste assunto e vc me respondeu que eu já havia falado aquilo, quando na realidade nunca me reportei a vc sobre este assunto.

    Resp.: Anh????

  9. O ser humano a cada dia que passa se torna um ser irreconhecível,penso que não é necessário saber através da bíblia que esse mundo esta ficando louco,quem bem entende e pensa de verdade,sem achar que tudo é preconceito,ou sei lá o quê mais,saberá que o homem foi feito para a mulher e a mulher para o homem,e entenderá que crianças são seres indefesos,sem maldade alguma,e que a pedofilia é uma doença da alma humana,entre outras coisas absurdas que vem ocorrendo,acredito que quase nenhum ser humano pensa em sua parte espiritual,que podemos ser guiados por seres ruins também,e se deixarmos os nossos medos nos dominar coisas estranhas podem acontecer diante qualquer olhar,os seres humanos estão se tornando doentes,muitas vezes algo que parece não existir nada de errado,acaba se tornando algo danoso para o futuro da humanidade,temos que ficar atentos sempre aos sinais que vem ocorrendo nos últimos tempos,como já disse,não precisa saber através das palavras sagradas que esta acontecendo algo,basta observar na ‘’ciência do homem primata’’,ela vem mostrando tantas pesquisas ,do quanto somos seres sujeitos a conflitos internos e externos…ou simplesmente olhar a sua volta.

    Resp.: Isto é uma tolice, meu caro. O natural é que o homem seja de uma mulher e uma mulher de um homem. Mas, como em tudo na natureza, há os casos de exceção, que independem da vontade do homem. E isto nada tem a ver com esta tolice que no mund ocidental se chama de Bíblia. A homossexualidade não é uma opção, não é uma doença, muito menos um disturbio ou ataque psicótico, psíquico ou sobrenatural. Ea é, simplesmente, uma condição humana. E como tal, existe desde a existência do homem – que nada tem a ver com esta outra tolice, chamada criação. E como condfição humana, deve ser respeitada, como se respeitaria as outras condições humanas e naturais, que fjam ou não do natural. É simples assim.

  10. Não devemos confundir homossexualidade com pedofilia. Há pedófilos heterossexuais e pedófilos homossexuais. Da mesma forma como há padres heterossexuais e padres homossexuais que respeitam o voto do CELIBATO. Por outro lado há aqueles que, desrespeitando o voto do celibato, tem vida sexual ativa, sejam homossexuais, sejam heterossexuais. Acredito que não devemos misturar a discussão da orientação sexual dos padres e o desrespeito ao celibato com o crime de pedofilia, que deve ser denunciado e combatido sempre.

    Resp.: O post não trata de pedofilia. O post, como o título deixa bem claro, trata de homosseualismo na Igreja Católica. E opina sobre a possível razão para terem tantos padres homossexuais. E isto também está claro no texto. Pedofilia é uma outra questão, que não está sendo abordada no texto em tela. E em nenhum momento o texto está misturando o homossexualismo e o celibato com pedofilia. E isto também está claro.

  11. A Bíblia é bem clara sobre o homossexualismo:

    “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é”. (Levítico 18:22 ACF)

    “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus”. (1 Coríntios 6:9-10 NVI)

  12. O problema não é a homossexualidade. Ser gay não é pecado. Há muitos padres gays no Maranhão que são assumidos e não há problema nisso. A questão é outra, e tem o nome de PEDOFILIA. Essa sim preocupa o Papa que saiu porque não conseguiu vence-la na Igreja.

  13. Cada caso é um caso. Não vou dizer que na igreja católica não tenha homosexuais, assim como nas “evangélicas” quanto nas “protestantes”. Não se pode querer desqualificar toda uma igreja por uma atitude impensável de uma única pessoa. É pra isso que se tem o ceminário pra poder preparar e pra ver se realmente se tem vocação pra isso, porque muitos desistem no meio do caminho. Mas mesmo assim, com toda essa preparação, ainda sim, surgem vestígios de formação deformada. A homosexualidade pode acontecer em qualquer instância, na igreja e na família. Agora, pode ter uma certeza de que quando um padre é denunciado, ele jamais poderá celebrar uma missa, ele vai ser sempre padre, mas jamais poderá exercer as atividades de padre. Ai me perguntam: e se o padre casar? Bom, eu diria que não solucionava a situação, porque também existem casos de homosexualidade em homens casados, vulgo “homens gilete” que corta dos dois lados.
    O homem tem duas vocações, ou ele forma família ou ele é religioso. Quando se forma família, eu serei responsável pela santidade da minha família, eu protegerei, se meu filho cair doente, esteja onde eu estiver largarei tudo pra ir ao encontro do meu filho, e isso não é anormal, isso é amor de Deus. A família já é em sim um verdadeiro calvário de lutas, vitórias.
    Agora, uma coisa é certa, jamais um padro irá de deixar de atender seu filhos, sua família pra se dedicar a um mendigo que bate na sua igreja. Jamais amigo. Porque é próprio da natureza humana se preocupar com aqueles que nos amam, principalmente se for um membro da família. E se seu amar meu filho mais que um desconhecido, se eu tiver que levar meu filho no hospital e tiver que fazer uma oração pra um desconhecido, como ficará a situação deste desconhecido ao saber que não vai poder receber a oração porque o padre teve que levar seu filho ao hospital? Jesus disse: quem amar seu pai e sua mãe, mas que a mim, não é digno de mim. Ora amigos, se eu amar meu filho mais que o meu dever de divulgar o evangelho, não é digo de Cristo. Por isso que não se pode misturar as coisas. SE tens vocação pro matrimônio, lute pela santidade dele, se tiveres vocação pro celibatário, lute mais ainda.

  14. Marco, qualquer instituição religiosa, seja cristã ou não, possui casos de pedofilia, homossexualismo, entre outros.
    Não é exclusividade da igreja católica e nem do cristianismo a ideia do pecado no homossexualismo. Esta aí o islamismo que até hoje apedreja e enforca gays.
    Mas concordo que é por uma falha da Igreja que esses casos estão frequentes e também acho que a batina é uma opção de fuga para um jovem confuso sobre sua sexualidade e que sofre pressão da família e da sociedade por ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *