11

Comissão de Saúde da Câmara visita Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e constata série de problemas

Helena Duailibe conversa com paciente internado na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga

Helena Duailibe conversa com paciente internado na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga

Iniciando o calendário de visitas aos centros de saúde de São Luís, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Helena Duailibe (PMDB), visitou na manhã desta quinta-feira (7), a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga. A atividade foi proposta pela médica, que já foi secretária estadual e municipal de saúde, portanto tem experiência na área e tem como avaliar os principais problemas do setor, além de propor soluções.

Durante a visita ao centro de saúde, Helena identificou uma série de problemas e levantou dados junto com o vereador Manoel Rêgo (PT do B), que também é componente da comissão. Ausência de médicos, medicamentos e reagentes laboratoriais foram alguns dos problemas encontrados.

 Muitos moradores da região que buscavam atendimento no local fizeram reclamações a Comissão de Saúde. De acordo com uma líder comunitária da área, que não quis se identificar, “nós estamos sofrendo com a situação, tem gente que tenta há 15 dias receber um atendimento para diagnosticar uma febre e não recebe o serviço”, revelou.

Outro problema encontrado pela comissão de saúde é a não utilização de leitos, atualmente a Unidade Mista tem disponível 26 leitos, mas deste, apenas 8 estão sendo utilizados, em algumas camas não existe nem colchão.

Se nós começarmos a utilizar esses leitos, nós vamos desafogar os Socorrões, tem que existir uma estruturação da rede pública municipal, temos que transformar essas Unidade Mistas em hospitais de retaguarda – declarou Helena Duailibe.

 A presidente da Comissão ainda explica o motivo de ter iniciado o trabalho pelas unidades mistas, “Os Socorrões I e II apesar das dificuldades estão muito mais estruturado, o nosso trabalho vai começar pela base, com experiência de ex-secretária, sei que o ideal é começar por aqueles centros que podem servir de retaguarda para desafogar os corredores dos principais hospitais”, declarou.

Manoel Rêgo, que também acompanhou a vista comentou:

 – muito complicada a situação da população, não podemos ficarmos inertes essa situação, nós vamos buscar soluções para esse problema.

Após a primeira visita, Helena Duailibe e Manoel Rêgo vão reunir com Sebastião Albuquerque (DEM), outro membro da comissão para analisarem a situação e emitirem um relatório para que possa ser apresentado na Câmara Municipal e logo após ao secretário de saúde.

Na próxima semana os membros da Comissão da Saúde vão subir da tribuna do legislativo municipal e apresentar as demandas da Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, além de anunciar os próximos centros de saúde que serão visitados.

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. ELA É UMA OPORTUNISTA,SEMPRE ESTA AO LADO DO GOVERNO,,FOI ASSIM COM JOSE REINALDO,JACKSON LAGO E ROSEANA

  2. E as “parentadas” dela nos cargos do município e do estado e sequer vão trabalhar?

  3. Helena Duailibe, uma hipocrisia, ela sabe que a saúde sempre foi assim, agora aparece de politica séria, acabou com a saúde do estado na época de Zé Reinaldo, qd era secretária, essa são minhas indignação,

  4. GENTEEE!!!!
    Onde tava essa moça bondosa durante os 4 anos que foi vice prefeita? Em miami? na europa? onde…????
    Agora vem ela toda mocinha querer fazer, me poupe ne?
    Oscar de melhor atriz pra ela.
    Ninguem merece

  5. Parabéns pela iniciativa vereadora!! Nós apoiamos!! Sabemos do seu compromisso, vamos a luta!!

  6. Engraçado, qdo. Era secretaria nada fez e agora quer mostrar serviço. Nao se enganem com esta carrinha de santa. Ela é uma rata velha, mete a mão e nao faz barulho. Depois conto mais!!!!!!

  7. O mais interessante é a hombridade como a Vereadora Helena Duailibe desempenha seu trabalho ,“nós estamos sofrendo com a situação, tem gente que tenta há 15 dias receber um atendimento para diagnosticar uma febre e não recebe o serviço”, revelou.
    pois como vice de caostelo e como Secretária de Saúde do Município e do Estado quando teve a oportunidade para presta o auxilio necessário a população não consigo resolver absolutamente nada versos nada agora ela vem com essa bazófia. Tem que se juntar em com o Ricardão poderoso chefão do Governo Rosengana.

  8. Helena Duailibe está de olho na Secretária municipal de saúde. O acordo com João Castelo para ela ser a vice seria essa Secretária mas Guardeninha cortou toda sua autonômia. Te cuida Prefeito… Helena e Afonso gostam de quem está no poder.

    Ela já tentou ser Presidente da Camâra Municipal e não deu certo. Onde tem onda ela gosta de sufar independente quem está na frente. É uma Duailibe que gosta de mamar do Governo.

    Abs

  9. “A atividade foi proposta pela médica, que já foi secretária estadual e municipal de saúde…” Tudo bem, alguns vão dizer: – antes tarde do que nunca !!!!! Caraca, e porque não fez quando foi secretária, vice de Caostelo e sei lá mais o que ??????? Esse pessoal parece que só aparece quando o problema tá horrível (AI TEM MIDIA – E TEM QUEM DÊ). O povo todo sabe o que acontece em cada setor da sociedade. Mas tem que formar comissão, visitar… É só perguntar pro “zé da esquina” que ele sabe!!! Doutores, é só perguntar pra “dona Maria” que ela tá por dentro… o Povo faz comissão todo dia: em filas, em amontoados, em aglomerações, jogados ao leu!!!!! E essa “galerinha” ai precisa fazer comissão! O povo quer é SOLUÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *